Cadastre-se grátis

Day Trade: o que é e como funciona a modalidade mais ágil da Bolsa

Day Trade é uma estratégia de negociação na Bolsa de Valores em que um trader compra e vende ativos financeiros, como ações, moedas e commodities, em um mesmo dia. O objetivo é lucrar com as pequenas flutuações de preços desses ativos, geralmente usando alavancagem para aumentar os ganhos. 


Se você está aprendendo como investir na Bolsa de Valores, já deve ter ouvido por aí sobre as diferentes modalidades que existem. Muitas pessoas que não conhecem bem esse mercado acreditam que só tem como investir em ações (ou outros ativos) de uma única maneira.

Só que, na verdade, existem diferentes possibilidades. E uma delas é o Day Trade, a modalidade mais ágil da Bolsa. Essa é a razão que faz tantas pessoas se interessarem pela Bolsa de Valores cada vez mais: pela chance de poder ganhar dinheiro em pouco tempo.

A seguir, entenda o que é o Day Trade e como você pode potencializar os lucros no curtíssimo prazo.

O que é Day Trade?

O Day Trade é uma forma de realizar operações na Bolsa de Valores que começam e terminam no mesmo dia. Por isso, quando a ideia é aproveitar o curtíssimo prazo da Bolsa, é do Day Trade que estamos falando.

A palavra em inglês pode ser traduzida livremente como “negociação diária”, ou seja, uma operação que é feita e finalizada em apenas um dia. 

O que nem todo mundo sabe na hora de aprender o que é Day Trade é que as operações desse tipo podem durar apenas alguns minutos. Essa agilidade encanta muitas pessoas e pode trazer ótimos resultados.

É por isso que o Day Trade é muito buscado: é possível lucrar aproveitando as pequenas oscilações que acontecem diariamente.

No entanto, precisamos avisar: para saber o que é Day Trade de verdade e lucrar neste mercado, é preciso ter ampla noção do que se está fazendo.

Muitas pessoas se deixam levar por promessas vazias, esperando ficar rico de um dia para o outro. Então, se aventuram de forma irresponsável e por isso acabam perdendo muito dinheiro.

Assim, é importante que você busque uma forma de aproveitar uma das modalidades da Bolsa mais fascinantes da forma correta, contando com a ajuda de profissionais especializados, que vão estar ao seu lado te ensinando as estratégias que realmente funcionam.

Bom, agora que você já sabe o que é Day Trade, vamos entender mais um pouco sobre como essa modalidade funciona. Continue lendo!

Como funciona o Day Trade?

Entender como funciona o Day Trade não é difícil, veja só: a ideia principal é observar a movimentação do preço de uma ação ou de um ativo no curtíssimo prazo, ou seja, em alguns minutos ou horas.

O mercado é composto por pessoas, certo? E nós, seres humanos, temos a mania de agirmos em padrões. Então, um trader inteligente observa as oscilações da Bolsa para identificar esses padrões e saber a hora certa de operar. E como enxergar essas tendências?

Através de uma análise dos dados que o mercado mesmo apresenta. Para o Day Trade, a mais usada é a Análise Técnica.

Ela é uma ferramenta excelente para examinar o movimento do mercado a partir de diversas informações e, então, determinar o que tem mais chances de acontecer com os preços de um ativo no curto e curtíssimo prazo.

Com uma análise bem feita, você pode identificar o cenário com maiores chances de acontecer em pouco tempo e aproveitar essa janela. Então, para realizar o Day Trade, você precisa comprar a ação, aguardar que ela se valorize (conforme a tendência mostrava) e vendê-la em seguida.

Vamos a um exemplo? Se você comprou ações da Petrobras hoje às 10:30 da manhã, por exemplo, e as vendeu às 10:43 hoje mesmo, você realizou uma transação de Day Trade.

Vale lembrar um detalhe importante: essa modalidade não é exclusiva para operar ações de empresas, também é possível realizar operações com outros ativos, como os contratos negociados no Mercado Futuro.

Você pode operar Day Trade com:

  • Ações de grandes empresas como Petrobras, Vale, Via Varejo e JBS.
  • Contratos Futuros de índice, dólar, café, boi gordo e afins. Neste caso, podem ser negociados contratos cheios ou minicontratos.

Vale lembrar que as análises dos ativos, por mais bem feitas que sejam, não conseguem prever o futuro com certeza. Elas indicam o caminho com maior chance de acontecer, mas como tudo na vida, pode ser que aconteça algo inesperado. E aí, o cenário aguardado pode não ocorrer.

Se você é iniciante e não sabe como fazer uma análise detalhada para enxergar esses padrões que mencionamos, não se preocupe.

Aqui na Toro nós facilitamos essa tarefa para você. E o melhor: não há falsas promessas. Vamos te mostrar que é possível sim ganhar dinheiro com Day Trade, mas os bons resultados dependem de você utilizar as estratégias certas, que vamos te ensinar, e ter a disciplina para não agir por impulso.

Para ganhar a tão sonhada consistência no Day Trade, é preciso saber usar o conhecimento a seu favor, mantendo a calma diante dos momentos mais desafiadores. 

Por isso, se você quer entender tudo sobre Day Trade e começar a operar, conheça a nossa trilha de cursos gratuitos, do iniciante ao avançado:

Qual é o valor mínimo para fazer Day Trade?

Agora você já sabe o que é Day Trade e como ele funciona, chegou a hora de tirar uma dúvida bastante comum: “qual o valor mínimo para fazer Day Trade?”. Bem, muitas pessoas têm essa curiosidade porque imaginam ser preciso ter muito dinheiro disponível.

Só que a realidade é outra história. Para fazer uma operação na Bolsa de Valores, seja de Day Trade ou outra modalidade, não existe valor mínimo.

O que vai determinar o valor necessário para fazer uma determinada transação é o valor do ativo que você deseja negociar. Há ativos que custam bastante dinheiro e outros que podem custar algo na casa dos centavos.

Por isso, fique feliz em saber que é possível operar Day Trade com pouco dinheiro.

Mas afinal, como começar a fazer Day Trade? Por onde começar? É o que mostraremos no próximo tópico.

Como começar a fazer Day Trade?

Para começar a operar no Day Trade, antes de mais nada, você entender como funciona a dinâmica do mercado. É claro que você não precisa ter doutorado em Economia, mas é importante aprender sempre algo sobre esse universo.

Para ser trader, inclusive, não é necessário ter uma formação específica na área. Você pode fazer operações na Bolsa para ganhar uma renda extra, para potencializar seus lucros ou se tornar um profissional de trading. Tudo dependerá dos seus objetivos e metas pessoais.

Inclusive, muitas pessoas procuram um curso de Day Trade antes de começar a operar. Se você ainda não chegou nesse ponto, a seguir nós mostraremos o passo a passo para você começar nessa modalidade: 

1. Abrir sua conta na Toro

A corretora de valores é uma intermediária essencial para fazer suas ordens de compra e venda de ativos chegarem até a Bolsa de Valores. Portanto, abrir conta em uma instituição que leva a sério a eficiência e segurança das suas transações é muito importante.

Aqui na Toro, você pode abrir sua conta pela internet em poucos minutos e começar a aproveitar o melhor do mercado. Você não paga nada para abrir e nem manter sua conta, e ainda tem Corretagem Zero em todas as suas operações na Bolsa de Valores.

2. Identificar seu perfil

Uma etapa importante desse processo é conhecer qual é o seu perfil de investidor. Por exemplo, é bem provável que você não invista da mesma forma que o seu pai, certo? Talvez ele seja mais conservador e menos aberto ao risco do que você.

Portanto, saber qual é o seu perfil é fundamental para que você possa traçar a estratégia mais adequada para alcançar seus objetivos. Para fazer essa descoberta aqui na Toro, você responde rapidamente a algumas perguntas sobre as suas expectativas e tolerância ao risco, por exemplo.

Com essas informações, vamos te mostrar qual é o seu perfil e também já indicar quais alternativas são mais interessantes para você. Tudo isso de forma 100% gratuita.

3. Saber qual ativo negociar

Como já falamos, para ter bons resultados, é preciso saber o momento de comprar e vender um ativo. E, para fazer isso, é necessário observar o mercado para encontrar essas janelas de oportunidade.

4. Fazer cursos na área

É de extrema importância que você estude os princípios básicos de Day Trade antes de começar. Como esse mercado oscila muito, é essencial se aprofundar no tema para evitar prejuízos.

Por isso, como já reforçamos anteriormente, comece por um curso básico e, aos poucos, você conseguirá entender como o mercado funciona na prática.

Dessa forma, seguindo um passo de cada vez, você vai começar a se familiarizar com os termos e poderá aproveitar o melhor da Bolsa sem dores de cabeça.

Quais são as vantagens do Day Trade?

Mesmo depois de entender o que é Day Trade e como ele funciona, talvez ainda não esteja tão claro por que essa modalidade tem conquistado cada vez mais o gosto dos brasileiros.

Para te ajudar a entender esse panorama melhor, veja agora algumas vantagens que o Day Trade oferece:

1. Agilidade

Como já falamos, essa modalidade é famosa pela rapidez em que as operações podem ser feitas. Dessa forma, o intervalo entre comprar e vender um ativo pode durar apenas alguns minutos.

Com toda essa agilidade, é mais fácil enxergar os lucros no fim do dia, pois não é preciso esperar muito tempo para checar se a operação trouxe bons resultados ou não.

Um lembrete importante: a agilidade é muito boa, mas também exige atenção de quem opera e uma plataforma de qualidade para conseguir aproveitar as oportunidades de Day Trade no momento certo. Afinal, alguns segundos podem fazer toda a diferença.

2. Liquidez

Junto da agilidade, a liquidez interessa bastante quem quer ter o dinheiro no bolso em pouco tempo. E não é para menos: no Day Trade, você consegue saber quanto foi seu lucro ou prejuízo no mesmo dia. Então quando o pregão acaba, você já sabe quanto conseguiu ganhar ou quanto vai ter que pagar de prejuízo.

Você recebe o dinheiro dos lucros em pouco tempo e não precisa esperar muitos dias, ou até semanas, para ter o dinheiro no bolso.

Ou seja, em pouco tempo você já pode usar esse capital para aplicar em outras oportunidades ou utilizá-lo de outras formas que desejar.

3. Alavancagem

A alavancagem é uma vantagem e tanto para quem não dispõe de muito dinheiro para operar. Com essa alternativa, você só precisa ter uma pequena parte do total de dinheiro movimentado.

Imagine se você negociar R$10.000 em algumas ações e vendê-las no mesmo dia, digamos algumas horas depois, por R$11.000. Nesse exemplo, você conseguiu lucrar R$1.000, que vão para a sua conta.

Agora, imagine que a operação tivesse tido um prejuízo de R$1.000. Em vez de ter que pagar o total de R$11.000, você teria que arcar com o custo dos R$1.000 apenas. E é essa a ideia que faz muitas pessoas se interessarem pelo Day Trade: você só recebe ou paga a diferença entre os preços de compra e de venda do ativo.

4. Margem de Garantia

No tópico anterior, mencionamos os benefícios da alavancagem. E mesmo que você não precise ter o valor completo para operar, é necessário contar com uma Margem de Garantia.

Como o próprio nome já indica, ela é uma garantia que você está oferecendo à Bolsa para provar que tem condições de arcar com o prejuízo da operação, caso ele ocorra.

Ela é exigida justamente para manter o equilíbrio do mercado, além de garantir que quem lucrou receba o valor correto e quem perdeu pague a quantia necessária.

Além disso, a Margem não precisa ser apenas em dinheiro. Alguns títulos de Renda Fixa, como CDB e Tesouro Direto, e até mesmo ações da sua carteira podem ser oferecidos como garantia.

5. Análise Técnica

A Análise Técnica, ou Análise Gráfica, é essencial para quem vai fazer Day Trade. É por meio dela que é possível identificar o momento certo de comprar ou vender uma ação, por exemplo.

Focando no curtíssimo prazo, essa análise observa o movimento do mercado a partir do gráfico de preço de um ativo e, assim, consegue identificar alguns padrões e tendências. Com isso, fica mais fácil saber que um determinado ativo tem grandes chances de se valorizar nos próximos minutos ou horas.

Além disso, é preciso contar com as melhores plataformas para executar a Análise Técnica corretamente e com resultados satisfatórios.

6. Prejuízo estimado

Vale ressaltar que as análises são ferramentas poderosas, mas não são infalíveis. Isso quer dizer que elas não conseguem determinar com 100% de acerto o que vai acontecer no futuro.

Elas apenas indicam um caminho baseado em probabilidade. No entanto, sabemos que a Bolsa de Valores é bastante dinâmica e que um cenário pode mudar muito rápido. Por isso, é importante se preparar antecipadamente para reagir a essas mudanças. É aí que entra o prejuízo estimado.

Muito conhecido também como Stop loss, esse mecanismo deve ser ajustado na hora de operar.

É como se você estivesse avisando para a Bolsa que aceita perder até um determinado valor e, que a partir dele, a operação deve ser encerrada para evitar perdas significativas.

Lembre-se: operar na Bolsa de Valores não é questão de sorte, e sim de estratégia. Fazendo bom uso dessa ferramenta, você pode estimar suas perdas e minimizá-las, evitando prejuízos muito maiores.

7. Viver de Bolsa

Outro ponto positivo do Day Trade é a possibilidade de ter ganhos muito altos. É claro que esse alto potencial de retorno vem junto aos riscos maiores. Mas, como já explicamos, é possível operar de forma estratégica e suavizá-los.

E aí, com as chances de ganhar dinheiro em pouco tempo, muitas pessoas decidem se dedicar a realizar operações na Bolsa de Valores, especialmente de curto e curtíssimo prazo. Quer entender isso melhor? Veja a seguir como é a vida de um trader no tópico seguinte.

Vida de trader: como viver de Bolsa?

Viver apenas dos ganhos conquistados na Bolsa de Valores não é uma missão impossível, mas requer bastante disciplina e dedicação. Veja só quais são os pontos principais da rotina de um day trader:

Organizar sua rotina

O dia deve começar sempre com a definição de metas diárias. Por isso um trader deve sempre estipular o que será acompanhado e quais são os ativos que devem estar no seu foco.

Dentro dessa organização também cabe a estruturação dos ganhos e perdas diários, para manter um bom controle financeiro e ajudar a estabelecer metas possíveis. Essa organização é muito válida para ajudar a avaliar seu desempenho como trader.

Acompanhar o cenário econômico

Uma das primeiras tarefas de um day trader, antes mesmo da Bolsa de Valores abrir, é se atualizar sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. E também o que está na agenda para acontecer durante o dia.

Como você sabe, o mercado é feito de pessoas e a reação delas frente a acontecimentos importantes pode influenciar o preço das ações para baixo ou para cima. Alguns fatores que são importantes para ter atenção:

  • Cenário político interno e externo.
  • Perspectivas da inflação.
  • Relação entre real e dólar.
  • Mudanças na taxa Selic.
  • Fatos relevantes do universo corporativo.

Fazer operações de Day Trade ao vivo

A atividade do day trader pode ser muito solitária. Apesar da adrenalina de poder ganhar dinheiro com pouco minutos, muitas pessoas se sentem sozinhas presas à tela do computador ou celular.

A boa notícia é que hoje é possível participar de lives diárias onde você pode operar ao lado de grandes experts do mercado e também tirar dúvidas ao vivo.

Outra ótima vantagem é que você se conecta a outros traders e troca experiências com eles, formando uma verdadeira comunidade. Você pode passar o que já aprendeu e aprender de volta várias outras técnicas com quem sabe tudo de Day Trade também.

No Day Trade ao vivo, você ganha o melhor dos dois mundos: pode tirar dinheiro do mercado com agilidade e se sentir parte de um time que entende muito do assunto. Aqui na Toro, temos uma live gratuita todos os dias, de segunda a sexta, das 9h às 17h no nosso canal do YouTube.

Dê o play aqui embaixo e participe:

Analisar sua estratégia

Lembra quando falamos sobre manter tudo organizado para avaliar seu desempenho como trader? É para ajudar nesta tarefa também.

Uma dica fundamental é estar sempre disponível para entender se as estratégias estão funcionando direitinho e ajustá-las se for preciso. 

Descansar

Pensou que para ser trader é preciso estar conectado 24 horas por dia? Nada disso, é muito importante manter sua saúde física e mental. E, para isso, fazer intervalos e estabelecer períodos de descanso é essencial.

Você pode recarregar as energias só ou junto dos amigos e da família. Vale ler um livro, dar um passeio, fazer atividade física, conversar sobre outros assuntos, ou então curtir um cinema ou um barzinho em boa companhia.

É muito importante ter esses momentos de relaxamento para voltar à rotina no dia seguinte. Com a cabeça mais leve para poder manter o foco nas suas operações, vai ficar mais fácil trilhar um caminho vencedor e realizar seus maiores sonhos.

Faça o curso gratuito Day Trade para Iniciantes

Como já falamos aqui, um trader de sucesso observa atentamente o mercado para encontrar as melhores oportunidades e aproveitá-las na hora certa. Essa observação é feita através de gráficos de preço dos ativos. Neles, é possível perceber a movimentação do mercado e encontrar janelas de oportunidades para fazer bons negócios.

Uma atitude essencial de um trader é agir baseado em dados e não em “achismo”.

Sabemos que é difícil controlar a emoção diante de uma promessa de ganho, mas contra fatos não há argumentos. Por isso, um trader deve sempre manter a cabeça fria e agir de forma estratégica.

Porém, nem todos têm o conhecimento necessário para começar a fazer Day Trade e lucrar com o mercado no curtíssimo prazo. Se você quer começar a realizar esta atividade, nossa principal dica é: aprenda com quem realmente entende do assunto.

Existem várias pessoas hoje na internet afirmando que sabem o que é Day Trade, mas na verdade muitas delas não dominam de fato esta atividade. Se vir por aí promessas de grandes ganhos e sem nenhum risco, desconfie.

A Bolsa oferece excelentes oportunidades, mas os riscos são reais. Por isso, recomendamos que você aprenda com o nosso time de Analistas certificados.

No curso gratuito Day Trade para Iniciantes, você vai ver na teoria e na prática, do básico ao avançado, como dominar este mercado e conquistar resultados excelentes sem ter que fazer loucuras e expor seu dinheiro a riscos desnecessários. Faça seu cadastro gratuito para liberar seu acesso às aulas agora mesmo.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!