Cadastre-se grátis

O que é a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros)? Descubra!

A BM&F é uma Bolsa de Valores brasileira que realiza negociações de contratos futuros e opções sobre diversos ativos, como commodities, moedas, índices e taxas de juros. Além disso, a BM&F oferece serviços de registro, compensação e liquidação de operações realizadas em seus ambientes de negociação, garantindo a segurança e transparência das transações.


Você provavelmente já ouviu falar da BM&F, certo? Muitas pessoas já viram ou escutaram algo a respeito da BMF e Bovespa, mas não sabem exatamente do que se trata.

A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) ou Bovespa BMF, como você já deve imaginar, está diretamente ligada à Bolsa de Valores.

A história dessa instituição tem grande importância para o mercado financeiro. Se deseja investir suas economias e quer saber mais sobre esse assunto, leia o texto até o fim.

Você encontrará muitas informações sobre o que é BM&F Bovespa e como a Bolsa de Mercadorias e Futuros pode ser vantajosa.

O que é BM&F?

BM&F significa Bolsa de Mercadorias & Futuros. Ela também é chamada pelos jornais e noticiários de “Bolsa de Valores” ou apenas de “a Bolsa”.

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), ela é uma associação privada e civil.

O seu maior objetivo é registrar e negociar operações financeiras. É por isso que ela é tratada como o grande símbolo do mercado financeiro. Pode parecer complicado à primeira vista, mas, na prática, é bem simples.

Nela, são negociadas ações, cotas de Fundos de Investimento, preços de bens agrícolas e recursos naturais (commodities), além de títulos públicos e privados.

Para entender melhor, imagine uma loja com inúmeros vendedores e produtos. Você entra nesse lugar e pode comprar o que quiser, em diferentes quantidades. Mais do que isso: você pode acompanhar as mudanças nos preços e vender o que comprou por um preço maior e, assim, ganhar dinheiro.

Apesar de cheio e aparentemente confuso, esse grande mercado é bastante organizado: tudo é negociado com rapidez e muita transparência. A BM&FBovespa tem autonomia financeira, patrimonial e administrativa. Suas atividades são fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Mas antes de saber como ela funciona, no tópico seguinte vamos entender um pouco do histórico dessa instituição.

A história da BM&F 

Em 26 de outubro de 1917, empresários paulistas ligados à exportação, ao comércio e à indústria criaram a Bolsa de Mercadorias de São Paulo. Ao longo dos anos, ficou conhecida pela negociação de contratos agropecuários, envolvendo bens como café, boi gordo e algodão.

Em julho de 1985, surgiu a Bolsa Mercantil & de Futuros. Em pouco tempo, conquistou posição de destaque diante das principais Bolsas de commodities do mundo.

Em 1991, a Bolsa de Mercadorias de São Paulo e a Bolsa Mercantil & de Futuros se uniram sob a sigla BM&F, aliando tradição e dinamismo. No ano de 2002, a BM&F adquiriu os títulos patrimoniais da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) e deu início ao seu processo de expansão.

A fusão da BM&F e Bovespa

A BM&FBovespa faz parte da principal Bolsa de Valores do Brasil, que já chegou a ter 9 Bolsas. Porém, nada se compara à sua relevância em território nacional.

Ela se originou a partir da fusão entre BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e Bovespa Holding, que ocorreu em 2008. Depois dessa união, se tornou a maior referência da América da Latina. Além disso, ela também tem importância no mercado internacional.

História da Bovespa 

A Bovespa foi fundada em 23 de agosto de 1890, graças a Emílio Pestana. Em 1895, foi reaberta com o nome de Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo. Nesses tempos, as negociações eram registradas em enormes lousas e as cotações eram gravadas com giz.

Em 1967, se tornou uma instituição, transformando-se em uma associação civil e sem fins lucrativos. É nesse contexto que surgiram as corretoras de valores e os operadores. Depois disso, a Bolsa passa a ser chamada de Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Hoje em dia ela faz parte da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) resultado de uma nova fusão, dessa vez com a CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados), em 2017.

O mais importante que você deve saber é que, independentemente do nome atual, a Bolsa de Valores brasileira oferece um universo muito interessante de ativos que podem elevar seus investimentos a um novo patamar.

Agora que já sabemos um pouco da história da BM&F, vamos entender como ela funciona na prática.

Como funciona a BM&F?

A BM&F é responsável por possibilitar diversos tipos de investimentos. Por meio dela, é possível negociar commodities agropecuárias, minerais, recursos naturais, moedas, taxas de juros e assim por diante.

Se a sua ideia é comprar as ações de uma grande empresa, saiba que a Bolsa é a instituição que vai regulamentar essa aquisição e acompanhar a variação dos preços.

Ou seja, voltamos ao exemplo usado no começo do artigo: a Bolsa é um mercado com vários produtos, vendedores e preços. Você tem a possibilidade de comprar o que quiser e também pode vender quando achar mais interessante.

Todas as negociações são realizadas com o máximo de segurança e agilidade.

Nessa loja enorme, você encontra diversas tabelas que ajudam a entender quais compras e vendas valem a pena no momento.

Para negociar na BM&F, você pode comprar um contrato futuro. Eles são acordos de compra e venda negociados pela internet. Essas negociações são realizadas a partir de um “lote mínimo”, além de terem um preço combinado com antecedência. 

É o caso dos contratos futuros de dólar, índices, café, boi gordo e milho, por exemplo.

Cada contrato tem seu próprio código de identificação e data de vencimento. Por exemplo, CCMU22 é o código do contrato futuro de milho com vencimento em setembro de 2022.

Vale lembrar que, para investir em uma dessas alternativas, você precisa de uma conta em uma corretora de valores. Ela será a ponte que vai te conectar à Bolsa de Valores hoje.

O que são contratos futuros?

Os contratos futuros são ativos negociados em um ambiente da Bolsa de Valores que poucos conhecem: o Mercado Futuro. Esses contratos são divididos em derivativos financeiros e derivativos agropecuários. Assista ao vídeo a seguir e conheça os principais:

Antes de tudo, é válido entender o que são derivativos: são instrumentos financeiros com valores que derivam de outros ativos. Eles são utilizados com dois objetivos diferentes: para se proteger da variação no preços ou realizar lucros.

Em termos resumidos, os derivativos financeiros são aqueles que se relacionam a índices, taxas de juros ou moedas. Alguns exemplos disso são:

Os derivativos agropecuários, como o nome já entrega, são o que estão ligados ao agronegócio. Por isso, são exemplificados por:

  • Milho.
  • Café.
  • Boi Gordo.

Vale esclarecer que os minicontratos, como minidólar (WDO) e mini-índice (WIN), costumam ser os mais negociados. Entenda mais sobre essa diferença dos minicontratos com os contratos cheios a seguir.

O que são minicontratos?

Quem compra ou vende minicontratos estabelece um compromisso, para uma data posterior, de venda ou compra de um ativo, seja ele mini-índice (WIN) ou minidólar (WDO)

A grande vantagem do minidólar e do mini-índice em relação aos “contratos cheios” é que eles são mais acessíveis. Isso significa que você não precisa de tanto dinheiro para começar a operar.

Por exemplo: os minicontratos correspondem a uma fração da modalidade cheia. No geral, eles seguem a mesma lógica dos contratos futuros: trabalhar com a expectativa sobre a cotação futura de um determinado ativo, seja para se resguardar de oscilações, seja para especular.

No próximo tópico, veja qual é a melhor plataforma para operar contratos futuros.

Qual é a melhor plataforma para negociar contratos futuros?

Se você tem interesse em negociar contratos ou minicontratos futuros, mas não sabe por onde começar, o primeiro passo é aprender a fazer as operações do jeito certo, contando com a ajuda de profissionais qualificados.

Aqui na Toro, você pode contar com o nosso time de experts para te ajudar com aulas gratuitas sobre o tema.

Além disso, é importante ter acesso a plataformas gratuitas que ofereçam recursos e ferramentas para te ajudar a operar com segurança e agilidade. 

Quer conhecer as melhores plataformas de Day Trade para operar contratos? Então confira o infográfico abaixo:

Em resumo, nem todo mundo conhece esse segmento da Bolsa de Valores. Entretanto, quem já sabe o que é BM&F e como ela funciona pode ter bons resultados, porque consegue investir de forma inteligente aproveitando boas oportunidades.

Aliás, este mercado é muito mais acessível do que se imagina. Ele está ao alcance de todos, mesmo se você está começando agora, com pouco dinheiro, ou se já tem certa experiência e capital maior disponível para investir.

E já que estamos falando de operações na Bolsa, aproveite para conhecer o Profit Toro Trader, plataforma 100% gratuita para sempre. Comece hoje mesmo a potencializar seus lucros na Bolsa de Valores.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!