Cadastre-se grátis

10 estratégias de diversificação de investimentos para milionários

As melhores estratégias de diversificação para milionários são: variar ativos, estratégias e setores econômicos; investir em imóveis por mais de um tipo de ativo; diversificar internacionalmente, usar estratégias de hedging, procurar investimentos mais arrojados (private equity, hedge fundse, venture capital), explorar mais opções na Renda Fixa, alocar capital em Fundos de Investimentos e investir com a ajuda de um Assessor. 


Investidores milionários possuem um desafio constante em relação à gestão de seus investimentos e patrimônio.

A necessidade de proteger e rentabilizar o dinheiro, ao mesmo tempo em que se minimiza os riscos e se evita a concentração excessiva, torna a diversificação uma estratégia indispensável.

Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar as principais estratégias de diversificação de carteira de investimentos e patrimônio para investidores milionários, auxiliando na tomada de decisão e no gerenciamento de riscos.

O que é e qual é o objetivo da diversificação de um portfólio milionário?

Diversificação é uma estratégia que visa a mitigação de riscos em uma carteira de investimentos por meio da alocação de recursos em diferentes tipos de ativos e setores, buscando minimizar a exposição a flutuações e incertezas do mercado.

Para investidores qualificados, é possível equilibrar a exposição a diferentes tipos de ativos e classes de investimentos, reduzindo assim a vulnerabilidade a possíveis perdas em um determinado setor ou mercado.

Dessa forma, a diversificação não se trata apenas de uma distribuição aleatória de recursos, mas sim de uma estratégia planejada e consistente.

É importante que essa diversificação seja feita de forma inteligente, levando em conta não só as necessidades e objetivos do investidor, mas também as condições do mercado, a análise de risco, o histórico de performance dos ativos e as perspectivas econômicas e políticas.

Onde os milionários brasileiros investem e guardam seu dinheiro?

Uma boa maneira de começar a elaborar estratégias de diversificação é estudar como os atuais milionários e bilionários diversificam seu patrimônio hoje no Brasil e no mundo. 

Uma pesquisa recente do Valor Investe constatou que os investidores brasileiros mais ricos tinham, em média, 19% aplicados em ações e 36% em Fundos Multimercados. 

Além disso, essa pesquisa trouxe insights interessantes como:

  • Os milionários tinham mais da metade (66%) do dinheiro em aplicações mais sofisticadas, como dar mais espaço para as Small Caps, por exemplo.
  • Na Renda Fixa, os investidores de alta renda preferiam produtos como LCIs e LCAs (13%) para rebalancear a carteira ao invés de títulos do Tesouro Direto.
  • Os produtos que mais apareceram foram Fundos de curto prazo, títulos públicos e Fundos Multimercados. 
  • A alocação dos investidores de alta renda, em 2019, se distribuía, em média:
Produto% da carteira
Poupança12%
CDB11%
Fundos de curto prazo20%
LCI e LCA e LF 11%
Títulos Públicos e Fundos de RF 17%
CRA, CRI e Debêntures e FIDC 2%
Fundos Imobiliários2,7%
Cambial0,1%
COE e outros1,4%
Multimercados10,9%
Fundos de Ações4,1%
Ações livres7,2%

Fonte: Anbima e Valor Investe

Tenha atenção ainda que esse é um levantamento de 2019 e é claro que as estratégias se adaptam conforme o valor da taxa Selic, do cenário de risco do mercado e da atratividade dos diferentes produtos.

Outra pesquisa, essa feita pelo BNP Paribas Wealth Management, em um cenário de juros mais baixos em 2019, analisou o patrimônio de mais de mil clientes em 19 países e avaliou como eles investem:

Como os ricos investem no mundo?*
Millennials (18 a 35 anos)Baby boomers (acima de 55 anos)
Ações: 19%Ações: 21%
Próprio negócio: 18%Próprio negócio: 21%
Renda Fixa: 17%Renda Fixa: 13%
Caixa: 14%Caixa: 14%
Private equity: 10%Private equity: 7%
Imóveis: 9%Imóveis: 14%
Hedge Funds: 4%Hedge Funds: 3%
Investimentos sustentáveis: 4%Investimentos sustentáveis: 4%
Doações e filantropia: 2%Doações e filantropia: 2%
Investimento anjo: 2%Investimento anjo: 1%

Fonte: BNP Paribas Wealth Management
*Considera América do Norte, Europa e Ásia, em 2019.

Como diversificar os investimentos: 10 estratégias para investidores milionários

Hoje, além dos tradicionais investimentos de Renda Fixa e Variável, existem diversas estratégias que os investidores milionários podem utilizar para diversificar e proteger sua carteira de investimentos e patrimônio, tais como: alocação de ativos com ajuda de gestores profissionais, a diversificação geográfica, a seleção de setores promissores e a utilização de instrumentos de proteção como opções e contratos futuros.

Com o avanço da tecnologia, novas oportunidades de diversificação e interesse por aplicações mais arrojadas têm surgido, como os investimentos em criptomoedas, crowdfunding, venture capital e private equity.

Cada uma dessas opções apresenta características específicas, que devem ser avaliadas em conjunto com as estratégias já existentes, para que sejam escolhidas as melhores alternativas de investimento.

A seguir, falaremos de 10 estratégias que são essenciais para que uma carteira que já superou o primeiro milhão podem seguir para ampliar os ganhos e proteger o seu patrimônio.

1. Comece pelo básico

Toda estratégia de diversificação, independentemente do tamanho do patrimônio, deve começar pelo básico, isto é, evitando a concentração em mais de uma classe ou ativo em especial. Para isso, considere os seguintes tópicos:

  • Ativos diferentes: uma carteira bem diversificada está distribuída em várias classes de ativos: ações, FIIs, BDRs, Fundos de Investimentos, estratégias cambiais, títulos públicos e privados.
  • Estratégias com prazos diversos: além dos ativos, é preciso pensar nos prazos, ou seja, traçar planos de diversificação pensando no curto, médio e longo prazo.
  • Setores da economia: na escolha de ações, Fundos, debêntures, etc, é fundamental também optar pela diversificação em diferentes setores da economia.
  • Renda passiva: uma boa estratégia também destina parte do patrimônio para a geração de renda passiva, como uma boa carteira de dividendos ou Fundos Imobiliários, por exemplo.
  • Reserva de emergência: uma boa reserva de emergência evita com que você mexa nos seus investimentos antes do prazo. 

2. Invista em imóveis de formas diferentes

Entre os mercados queridinhos do investidor brasileiro, uma das formas de diversificar investimentos para um investidor milionário é através do mercado imobiliário.

Você pode optar por comprar imóveis físicos, como apartamentos, casas ou prédios comerciais, ou ainda investir em Fundos Imobiliários, LCIs ou CRIs.

A vantagem de investir em imóveis é que esse mercado apresenta baixa correlação com outros ativos financeiros, como ações e títulos de Renda Fixa, o que pode trazer maior estabilidade para a carteira.

Além disso, o investidor pode obter retorno tanto com a valorização do imóvel quanto com a renda gerada pelo aluguel.

3. Diversifique a carteira internacionalmente

A diversificação internacional é importante para investidores de alta renda, pois oferece exposição a diferentes economias e mercados, distribuindo o risco de concentração em mais de um continente ou país.

Além disso, investir em países com moedas e economias diferentes pode ajudar a proteger a carteira contra flutuações cambiais e outros riscos específicos regionais.

Algumas formas de diversificar internacionalmente incluem investir em Fundos de Índice globais (ETFs internacionais), BDRs de empresas multinacionais, títulos de dívida estrangeira e investimentos imobiliários em outros países.

É importante lembrar que, ao investir internacionalmente, é preciso considerar as diferenças regulatórias e tributárias, além de pesquisar as condições políticas e econômicas em cada região.

4. Utilize estratégias de hedging

Outra dica importante é utilizar estratégias de hedging para proteger a carteira contra possíveis quedas de mercado.

Estratégias de hedging são essenciais para investidores ricos que buscam blindar suas carteiras contra possíveis perdas. Existem diversas maneiras de realizar o hedging, como por meio de opções, contratos futuros, swaps e outros instrumentos financeiros.

Com o auxílio de profissionais especializados e a análise cuidadosa das alternativas disponíveis, os investidores milionários podem tomar decisões mais informadas e proteger seus investimentos.

5. Considere investimentos alternativos e mais arrojados

Ademais, portfólios milionários podem considerar investimentos alternativos e mais arrojados, como investimento anjo, private equity, hedge funds e venture capital para obter retornos diferenciados e complementar as estratégias de investimento tradicionais.

Embora possam envolver mais riscos e exigir maior conhecimento e expertise, esses tipos de investimentos podem oferecer oportunidades únicas de ganhos, principalmente em mercados menos explorados e em setores em plena ascensão.

6. Diversifique dentro da Renda Fixa

Os investimentos de Renda Fixa estão entre os preferidos dos milionários. Mesmo nessa classe mais conservadora e defensiva, é possível descobrir boas oportunidades de ganhos.

Por isso, muitos deles buscam retornos acima da taxa DI por meio de ativos como as LCIs, LCAs, títulos no mercado secunário, debêntures e outros produtos de crédito privado

Por falar na taxa do CDI, confira o seu rendimento mensal nos últimos anos:

7. Proteja-se da inflação

Ter uma abordagem abrangente e proativa para a gestão de risco de inflação pode ajudar os investidores milionários a proteger e aumentar sua riqueza a longo prazo.

Nesse sentido, é importante diversificar suas carteiras de investimentos para incluir ativos que se beneficiam da inflação, como por exemplo, imóveis, commodities, ações de transmissoras de energia elétrica, entre outros.

Além disso, os investidores ricos podem utilizar estratégias de hedge contra a inflação, como investir em títulos indexados ao IPCA, a fim de minimizar o impacto desse fenômeno econômico em seus patrimônios.

8. Diversifique em Fundos de Investimentos

Os Fundos de Investimentos permitem ao milionário o acesso, com uma única aplicação, a uma variedade de ativos financeiros.

Além disso, tais Fundos  são gerenciados por profissionais altamente capacitados, o que pode trazer mais segurança e retorno. 

Existem diversos tipos de Fundos de Investimentos, cada um com suas características e objetivos específicos, o que possibilita ao investidor encontrar um fundo que esteja de acordo com o seu perfil de risco e objetivos financeiros. Os principais são:

Principais tipos de Fundos de Investimentos

9. Prepare-se para diferentes cenários econômicos

Durante tempos de recessão econômica, investimentos mais conservadores e proteção contra a inflação podem ser mais adequados.

Em tempos de crescimento elevado na economia, investimentos em ações e ativos mais arriscados podem gerar retornos mais elevados.

Por isso, é importante que os investidores milionários mantenham suas carteiras diversificadas e estejam prontos para ajustá-las conforme o cenário econômico evolua. 

10. Conte com um Assessor de Investimentos

Para investidores milionários, contar com um Assessor de Investimentos é fundamental. Esse profissional pode ajudar a elaborar um plano de investimentos que leve em consideração as necessidades, objetivos e perfil de risco, além de monitorar e ajustar a carteira de acordo com as mudanças do mercado.

Além disso, ele pode fornecer informações valiosas sobre investimentos em diferentes classes de ativos, estratégias de diversificação e oportunidades que o investidor poderia não ter acesso de outra forma.

Contar com um Assessor também pode ajudar a manter a disciplina e a evitar decisões precipitadas em momentos de incerteza ou volatilidade do mercado.

Lembrando que, aqui na Toro, você pode ter uma Assessoria Exclusiva e personalizada de acordo com seu patrimônio:

Assessoria Exclusiva
(Patrimônio acima de R$ 100 mil)
Assessoria Digital
(Patrimônio até R$ 100 mil)
✔️ Alocação de investimentos direto com seu Assessor Exclusivo✔️ Live diária da Assessoria
✔️ Análise de portfólio com recomendações✔️ Atendimento por Whatsapp
✔️ Atendimento prioritário por WhatsApp✔️ Taxa Zero e Corretagem Zero
✔️ Reuniões periódicas e planejamento financeiro junto com seu Assessor Exclusivo✔️ Recomendações de investimentos
✔️ Conteúdos exclusivos e lives semanais com o time de Análise✔️ Cursos grátis para começar a investir do jeito certo
✔️ Produtos exclusivos para a sua carteira✔️ Facilidade no uso da plataforma de investimentos

Assessoria Exclusiva Toro: mais vantagens para investidores milionários

Quando se trata de investir quantias mais elevadas, é crucial encontrar a assessoria certa para uma alocação inteligente do seu patrimônio.

Agora, você pode contar com a expertise dos nossos Assessores Exclusivos, prontos para fornecer um suporte personalizado e ajudá-lo a construir uma carteira de investimentos diversificada e rentável com todos os ativos do mercado, preparada para qualquer cenário econômico.

A Toro é uma corretora inovadora, ágil e totalmente digital, que conta com Assessores preparados para auxiliá-lo no gerenciamento eficiente das suas finanças, oferecendo benefícios exclusivos, especialmente para quem investe um patrimônio acima de R$ 100 mil.

Preencha o formulário abaixo e receba o contato de um Assessor da Toro:

fundo-lp-assessoria-100k-blog

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!