Cadastre-se grátis

Tesouro Direto Selic: saiba o que é e como investir

Tesouro Selic é um investimento em títulos públicos do governo brasileiro, com rentabilidade atrelada à taxa Selic, a taxa básica de juros da economia. Suas vantagens incluem segurança, liquidez diária e baixo risco de perda de valor.


Uma das alternativas que muitos brasileiros encontram para sair da Poupança hoje e migrar para aplicações seguras e mais atraentes é o investimento no Tesouro Direto. Entre os títulos mais buscados, está o Tesouro Selic. E é sobre ele que vamos falar hoje.

Neste artigo, vamos explicar o que é o Tesouro Selic, qual é a rentabilidade, como você pode investir em títulos públicos, entre outras informações. Vamos lá?

O que é Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é uma das modalidades de títulos públicos, antigamente chamada de Letra Financeira do Tesouro (LFT). 

O Tesouro Selic é conhecido por ser pós-fixado, ou seja, sua rentabilidade está atrelada à variação da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Isso significa que o rendimento desse título varia de acordo com a oscilação da taxa Selic, oferecendo segurança e liquidez diária aos investidores, pois é possível resgatar o dinheiro a qualquer momento. 

É uma opção popular para quem busca investimentos de baixo risco no Brasil.

Como funciona o Tesouro Selic?

Se a taxa Selic cai, o rendimento do Tesouro Selic também cai. Então, você já deve estar pensando em como ficou o rendimento deste título quando ocorre essa mudança.

Nós vamos falar sobre isso. Mas antes de saber como esses cortes afetam o rendimento do Tesouro Selic, é importante entender o que é a taxa Selic.

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia nacional, ou seja, tem forte influência no mercado brasileiro de forma geral e nas aplicações de Renda Fixa.

Essa taxa é revisada a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom), órgão decisório ligado ao Banco Central do Brasil (Bacen).

Apesar de muitas pessoas pensarem que essa taxa é determinada autoritariamente pelo Bacen, o que as reuniões do Copom efetivamente fazem é apenas sinalizar uma meta para as taxas de juros da economia.

Veja, no gráfico abaixo, a variação da taxa Selic nos últimos anos:

Portanto, o Tesouro Selic funciona de um modo muito simples, sua remuneração paga ao investidor o valor da variação da Selic durante o prazo do investimento acrescido de uma taxa prefixada. 

Assim, o Tesouro Selic passa a ser mais procurado quando essa taxa está em momentos de alta, ou seja, quando o governo precisa controlar a inflação de modo mais intenso aumentando os juros. 

Como investir no Tesouro Selic?

Quando uma pessoa resolve investir dinheiro em títulos do Tesouro Direto, está comprando títulos públicos, isto é, ligados ao governo brasileiro. Mas isso não significa que seja arriscado.

Apesar da ligação com o Governo, investir no Tesouro Selic ou nos outros papéis do Tesouro envolve baixíssimo risco.

Isso porque, mesmo em momentos de crise, o governo consegue honrar suas dívidas internas com a emissão de mais papel-moeda. Essa iniciativa pode até gerar descontrole inflacionário, mas você, que investiu, receberá seu capital, com os devidos juros, na data combinada.

Com a dúvida sobre a segurança resolvida, que tal aprender como investir no Tesouro Selic? Não se preocupe, pois você verá que pode ser muito fácil e rápido. Veja só um passo a passo:

1. Cadastre-se em uma corretora de valores

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Ela tem a função de custodiar seus títulos, ou seja, funciona como uma ponte entre você e o Tesouro Direto. Pode ser preciso enviar por e-mail alguns documentos (como RG e CPF), e, em pouco tempo, você já terá uma conta ativa.

Embora esse processo possa ser feito também por um banco, a vantagem da corretora é que, além de ser focada em investimentos, você também tem a chance de contar com ajuda especializada para escolher os ativos mais adequados ao seu perfil e definir uma estratégia de investimento.

2. Aguarde o recebimento do seu login e senha da área restrita do Tesouro

Quando você receber esses dados, já pode começar a aplicar: tudo é feito pela internet, de forma rápida e intuitiva. Após a confirmação da compra, o valor será descontado da sua conta na corretora.

3. Fique atento ao recebimento dos valores

Quando um título vencer ou você receber o pagamento de juros, os valores são enviados para a sua conta da corretora. Tudo é automático e, em muitos casos, você ainda pode agendar ordens de compra ou venda. Muito simples, certo?

Por que a Selic cai ou sobe?

Afinal, por que a taxa Selic cai e sobe várias vezes durante o tempo? E o que isso tem a ver com o que é Tesouro Selic?

Entender os sucessivos cortes da Selic tem a ver com compreender o contexto econômico nacional. Juros altos tornam tudo mais difícil: comprar uma casa, abrir um novo negócio, emprestar dinheiro, consumir e investir. Ou seja, juros altos desaquece a economia.

O problema é que a crise econômica — desemprego, queda de renda, fechamento de empresas etc — já fez esse papel de desestimular o consumo, fazendo com que a inflação atingisse os menores níveis da história.

Diminuir a taxa de juros facilita o acesso ao crédito, estimula o consumo, aquece o mercado imobiliário e reduz o custo do dinheiro emprestado. 

Essa mecânica tem tudo a ver com Tesouro Direto Selic, já que a remuneração desse investimento está atrelada à taxa básica de juros.

De acordo com a variação, o Tesouro Selic passa a render mais ou menos no mercado. Por isso, é preciso fazer análises e comparativos com outros tipos de aplicações a ver, conforme o prazo, seus objetivos e nível de risco, se esse título público vale a pena.

Quais são os impostos cobrados no Tesouro Selic?

Independentemente do título público escolhido, se é Tesouro Selic ou outro disponível, os custos e as taxas Tesouro Direto são os mesmos:

Taxa de custódia

É cobrada pela B3, com percentual de 0,20% ao ano, sobre os valores dos títulos. Ou seja, se você tiver R$100 mil investidos, pagará algo em torno de R$300,00.

Taxa de administração

É cobrada pela corretora de valores e normalmente serve para cobrir custos como, por exemplo, abertura de cadastro, serviços de transferência de valores e recolhimento de Imposto de Renda.

A boa notícia é que muitas corretoras isentam os investidores dessa taxa, o que reforça a importância de escolher uma boa corretora de valores, especialmente uma que ofereça ótimo custo-benefício.

Imposto de Renda no Tesouro Selic

Aqui vale a mesma regra de outras aplicações em Renda Fixa: alíquota regressiva de acordo com o prazo de investimento. Ou seja, quanto mais tempo seu investimento dura, menor será o percentual a ser pago. Veja só:

PrazoAlíquota
Até 180 dias22,5%
De 181 dias a 360 dias20%
De 361 dias a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

IOF

No Tesouro Direto, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide somente quando os resgates são realizados em um período inferior a 30 dias. Ou seja, se seu investimento durar mais do que isso, você já não vai precisar arcar com esse custo.

Tesouro Selic ou IPCA: qual título do Tesouro escolher?

Uma dúvida muito comum é: Tesouro Selic ou IPCA? Qual é melhor?

Os dois títulos possuem características interessantes para quem investe. No entanto, para saber qual escolher, é preciso avaliar seu perfil e sua estratégia em relação ao título do seu interesse.

Tesouro IPCA x Tesouro Selic

O Tesouro IPCA possui maior volatilidade no curto prazo, sendo mais indicado para quem busca uma aplicação de longo prazo. É por isso que ele costuma ser mais procurado por quem está pensando lá na frente, para complementar a aposentadoria, por exemplo.

Por outro lado, o Tesouro Direto Selic possui baixa volatilidade no curto prazo, sendo uma boa opção para quem precisa fazer uma reserva de emergência ou acredita que possa precisar dos recursos em menos tempo.


De toda forma, em muitos casos, utilizar uma calculadora de investimento pode facilitar essa escolha. Que tal usar uma calculadora de Tesouro Selic e comparar a rentabilidade dessa aplicação com a de outros investimentos?

Quem investe precisa entender que o ideal é diversificar a carteira de investimentos para aumentar as chances de bons resultados.

Além do Tesouro Selic, existem outras aplicações que proporcionam boa rentabilidade e segurança, como CDB, LCI, LCA e alguns Fundos de Investimentos. O Tesouro Selic deve ser apenas um entre outros bons ativos que compõem sua carteira.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!