Cadastre-se grátis

Euro ou dólar: qual é mais forte e protege melhor sua carteira?

O dólar é a moeda mais forte do mundo na atualidade e considerada um porto seguro em momentos de instabilidade econômica. Contudo, o euro, mesmo em poucas décadas, já desenvolveu forte estabilidade e reputação como uma das divisas mais seguras para quem visa acumular patrimônio. Nesse sentido, é importante estudar para saber escolher o Euro ou Dólar para comprar ativos atrelados a essas moedas.


No mundo das finanças, a escolha entre investir em euro ou dólar, além de outras proteções cambiais, tem impacto direto na proteção da sua carteira, além da sua rentabilidade de longo prazo. 

Essas duas moedas influenciam os mercados globais de maneira significativa e representam forças econômicas distintas.

Mas qual delas oferece uma proteção mais sólida para seus investimentos? Neste conteúdo, exploraremos a força relativa do euro e do dólar, analisando fatores como economia, estabilidade política e impacto global.

Compreender as nuances dessas moedas é fundamental para tomar decisões sobre alocação de ativos e garantir a segurança da sua carteira financeira em um cenário internacional em constante mudança. Vamos lá?

É vantajoso comprar euro ou dólar em espécie?

Para viajar, você vai precisar trocar seus reais pela moeda do local que vai visitar. Contudo, tirando essa situação e alguma outra bem específica, não vale a pena comprar euro ou dólar em espécie (notas e moedas) como investimento, sobretudo no longo prazo.

Adquirir euro ou dólar em espécie como estratégia de investimento não é vantajoso por várias razões:

  • Inflação: moedas físicas não geram retorno ou rendimento expressivo. Ao longo do tempo, a inflação pode corroer o poder de compra dessas moedas, reduzindo o valor do seu investimento.
  • Perda ou roubo: manter grandes quantias em moeda física é arriscado devido à possibilidade de perda ou roubo. A falta de segurança pode resultar em perda total dos recursos.
  • Risco de declaração: a compra de moedas estrangeiras em espécie deve ser declarada corretamente no Imposto de Renda. Não declarar ou fazer isso incorretamente pode resultar em penalidades e problemas legais.
  • Oportunidade perdida: em vez de manter moedas físicas, investir em ativos que gerem rendimentos ou crescimento ao longo do tempo é mais eficaz para aumentar o valor da sua carteira.
  • Custos com impostos: transações com moedas físicas também inclui o custo com IOF e o spread que garante o lucro das casas de câmbio.

Por isso, em vez de comprar notas e moedas de euro ou dólar, é válido considerar investir em Fundos Cambiais, ETFs ou outras possibilidades que permitam exposição a moedas estrangeiras de maneira mais eficiente, segura e rentável.

Além disso, consultar um Assessor de Investimentos pode ajudar a tomar decisões mais adequadas ao seu perfil de investidor.

Qual é a moeda mais forte e segura do mundo hoje?

Atualmente, tanto o euro quanto o dólar americano são considerados algumas das moedas mais fortes e seguras do mundo por diferentes motivos, como:

DólarEuro
Amplamente aceito como a principal moeda de reserva global, usado em transações comerciais internacionais e em investimentos.O euro é a segunda maior moeda de reserva mundial e é adotado por 19 dos 27 países membros da União Europeia.
A economia dos EUA é uma das maiores e mais diversificadas do mundo, o que contribui para a estabilidade do dólar.A força do euro está ligada à solidez econômica dos países que o utilizam e ao peso econômico da zona do euro como um todo.
A estabilidade política e a capacidade dos EUA de responder a crises econômicas fortalecem a confiança no dólar.A União Europeia adota políticas econômicas e fiscais abrangentes para manter a estabilidade da moeda e dos países membros.

Ambas as moedas são consideradas “porto seguro” em tempos de instabilidade econômica global devido à sua liquidez, aceitação internacional e fortes economias subjacentes.

Além do euro e do dólar americano, algumas outras moedas são consideradas seguras e fortes devido à estabilidade econômica e política de seus países emissores, tais como:

  • Libra Esterlina (GBP): embora não seja considerada tão segura quanto outras moedas mencionadas, a libra esterlina é usada como moeda de reserva e ainda é influente devido à história e à estabilidade do Reino Unido.
  • Franco Suíço (CHF): a Suíça é conhecida por sua estabilidade política, economia sólida e sistema financeiro bem desenvolvido, o que confere ao franco suíço uma reputação de segurança.
  • Iene Japonês (JPY): o Japão é uma das maiores economias do mundo, e o iene é frequentemente procurado como moeda de refúgio em tempos de turbulência financeira.
  • Dólar Canadense (CAD): o Canadá é rico em recursos naturais, tem uma economia estável e é considerado um país político e economicamente seguro.
  • Coroa Norueguesa (NOK): a Noruega é beneficiada por sua indústria de petróleo e gás, e a coroa norueguesa é apreciada por sua estabilidade.
  • Dólar Australiano (AUD): a Austrália possui uma economia diversificada e recursos naturais abundantes, o que contribui para a força do dólar australiano.

No entanto, a classificação de “mais forte” e “mais segura” pode variar dependendo de fatores econômicos e geopolíticos em evolução.

É sempre importante acompanhar as tendências e considerar a diversificação de ativos para mitigar riscos em qualquer carteira de investimentos.

Euro ou dólar: qual vale mais?

Por falar em valor, atualmente tanto o euro quanto a libra tem valor nominal acima do preço de 1 dólar.

Observe no gráfico abaixo a paridade entre essas moedas e a variação do índice DXY, indicador que mede o desempenho do dólar em relação a uma cesta de divisas estrangeiras ponderadas:

Vale a pena investir em euro e dólar?

Como dissemos, ao invés de comprar as moedas físicas, vale muito mais a pena investir em ativos atrelados ao euro ou ao dólar. Ao fazer isso, você expõe seu patrimônio a investimentos que podem se valorizar ao longo do tempo, gerar renda passiva e vencer a inflação

Investir no dólar oferece uma sensação de segurança, visto que a moeda possui mais de 200 anos de história, como mencionado anteriormente. No entanto, em momentos de crise na Europa, é observado que o euro pode chegar a paridade com o dólar, como observamos no gráfico acima.

É importante estar preparado para diversas situações de ganho, mas reconhecendo que o euro carrega consigo seus riscos inerentes e os riscos do mercado de câmbio como um todo.

Ao investir em ambas as moedas, você aumenta suas oportunidades e mitigará as chances de enfrentar perdas.

Diversificar entre dólar e euro permitirá que você aproveite os pontos fortes de ambas as moedas e navegue melhor em um cenário financeiro em constante mudança.

Ainda que você viva no Brasil, desfrutará das seguintes vantagens:

Euro

Mais especificamente, as vantagens de investir em ativos atrelados ao euro são: 

  • Diversificação geográfica: investir em ativos denominados em euro pode oferecer diversificação geográfica à sua carteira, reduzindo a dependência de uma única moeda ou economia.
  • Zona do euro estável: a zona do euro é composta por economias desenvolvidas e estáveis, o que pode trazer maior segurança aos investimento.
  • Taxas de juros: as taxas de juros mais baixas da zona do euro podem ser vantajosas para investidores que buscam financiar projetos ou empréstimos a taxas mais baixas.
  • Ampla aceitação: o euro é amplamente aceito em transações internacionais, facilitando investimentos e negociações globais.
  • Valorização potencial: a valorização do euro em relação a outras moedas pode resultar em ganhos cambiais para investidores.

Dólar

Por sua vez, as vantagens dos ativos dolarizados são:

  • Reserva global: o dólar é a principal moeda de reserva global, o que significa que é aceito amplamente em todo o mundo e é usado como referência em transações comerciais e financeiras.
  • Economia forte: a economia dos EUA é uma das maiores e mais influentes do mundo, o que contribui para a estabilidade do dólar.
  • Liquidez: ativos denominados em dólar tendem a ser altamente líquidos, permitindo negociações rápidas e eficientes.
  • Refúgio em crises: o dólar é frequentemente considerado um “porto seguro” em tempos de turbulência econômica global, o que pode aumentar sua demanda.
  • Variedade: investir em ativos denominados em dólar oferece uma ampla gama de opções, desde títulos do governo até ações de empresas internacionais.

Lembre-se de que investir em ativos atrelados ao euro ou ao dólar envolve riscos, incluindo flutuações cambiais.

Diversificar sua carteira e considerar seus objetivos e tolerância ao risco são fundamentais ao tomar decisões de investimento.

SAIBA MAIS:
➡️ Como investir em dólar? Conheça as 6 melhores alternativas do mercado!
➡️ O que é e para o que serve o gráfico do Ibovespa em dólar?

Euro ou dólar: onde investir hoje?

Agora, entre o euro e o dólar, qual ativo devo escolher? Afinal, por que não os dois? Dessa forma, ao expor sua carteira a mais de uma moeda e região, você amplia a diversificação, reduz os riscos e aumenta a possibilidade de ganhos.

Como investir em euro?

Para investir em ativos atrelados ao euro, você dispõe das seguintes alternativas:

Como investir em dólar?

Por fim, para atrelar parte da sua carteira ao dólar você pode contar com:

Lembrando que essas não são recomendações de compra nem necessariamente expressam a opinião dos nossos Analistas.

Além disso, também é possível usar estratégias no Mercado Futuro como proteção da carteira. Mas, para isso, é necessário ter maior conhecimento do mercado e contar com o apoio de um profissional, pois envolve mais riscos e demanda mais dedicação.

Por fim, é recomendado sempre buscar orientação de Assessores financeiros e Analistas de mercado para montar a melhor carteira e escolher os ativos. Eles podem ajudar a tomar decisões informadas, considerando uma visão ampla das condições econômicas e financeiras.

Investir envolve riscos, e ter profissionais experientes ao seu lado pode aumentar a probabilidade de tomadas de decisão bem-sucedidas.

Toro e Santander: a melhor alternativa para o seu dinheiro

Para quem deseja fazer transferências internacionais e ainda usufruir dos melhores serviços bancários para tal renda, tem muito a ganhar com a parceria entre Toro e Santander.

Agora, a Toro passou a fazer parte integralmente do Grupo Santander, após a aquisição completa da corretora pelo banco.

Com a sinergia entre esses grandes nomes do mercado financeiro, os clientes da Toro agora têm acesso aos benefícios exclusivos oferecidos pelo Santander, incluindo a conta Select que dispõe de vários benefícios, tais como:

  • Especialistas prontos para ajudar você a tomar boas decisões e encontrar o melhor caminho para o seu dinheiro.
  • Acesso a mais de 850 salas VIP Mastercard e mais de 1.000 salas VIP Visa.
  • Atendimento personalizado e assessoria com especialistas.
  • Chat exclusivo disponível 24h por dia.
  • Isenção de tarifas em transferências internacionais, saques, compra e venda de moedas.
  • Pontuação no programa Esfera ou Membership Rewards (dependendo do cartão).
  • Mais de 200 espaços de atendimento com conforto e privacidade.
  • 50% de redução na anuidade dos cartões de crédito elegíveis.

Portanto, ao abrir uma conta Select no Santander, você terá acesso a uma ampla gama de informações, oportunidades e produtos financeiros exclusivos. Clique abaixo para saber mais:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!