Cadastre-se grátis

Fundos Cambiais: o que são, como funcionam, como investir e mais!

Fundos cambiais são fundos de investimento que facilitam a aplicação por parte dos mais diversos tipos de investidores às principais moedas do mundo, geralmente o dólar e o euro. Algumas de suas vantagens incluem a possibilidade de diversificar o portfólio em outras moedas, proteção contra flutuações cambiais e a facilidade de investir em ativos estrangeiros, sem a necessidade de abrir uma conta em outro país.


Atrelar parte do seu patrimônio ao dólar é uma excelente estratégia para aumentar o potencial de rentabilidade da sua carteira, diversificar e proteger seu dinheiro das incertezas do cenário doméstico, bem como estar exposto a uma moeda forte e aceita internacionalmente.  

Entre as principais alternativas de investimentos internacionais, os Fundos Cambiais estão entre os mais procurados. 

Neste artigo, você terá acesso ás principais informações sobre esse tipo de Fundo, como eles funcionam, seus custos, impostos, quais são os melhores do mercado e muito mais. Então, leia até o final para saber mais e realizar esse investimento com muito mais segurança e conhecimento. 

O que são Fundos da Investimentos Cambiais?

Como o próprio nome já dá a entender, os Fundos Cambiais existem para facilitar a aplicação por parte dos mais diversos tipos de investidores às principais moedas do mundo, geralmente o dólar e o euro.

Segundo a classificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), os Fundos Cambiais aplicam, ao menos, “80% da carteira em ativos – de qualquer espectro de risco de crédito – relacionados diretamente ou sintetizados, via derivativos à moedas estrangeiras”.

Isso quer dizer que o patrimônio do Fundo, que é formado pela soma da aplicação de cada cotista, será aplicado no mercado de câmbio, seja comprando/vendendo moedas estrangeiras ou até mesmo derivativos e contratos futuros delas.

Os 20% restantes da carteira é investido de acordo com a estratégia do Fundo e podem inclusive conter aplicações mais conservadoras, como os produtos de Renda Fixa. 

Saiba mais sobre os diversos tipos de Fundos de Investimentos no vídeo a seguir com a nossa especialista no assunto, Paloma Brum:

 

Como funcionam os Fundos Cambiais?

Na prática, como funcionam os Fundos Cambiais? Inicialmente, é importante destacar que são diferentes dos Fundos que investem no exterior, uma vez que esses, apesar de também estarem expostos ao dólar, compram outros ativos fora do país, como ações de empresas estrangeiras, por exemplo.

Similar aos demais Fundos de Investimentos, ao investir em um Fundo Cambial, você adquire uma cota (menor fatia do patrimônio líquido) pagando em reais e, então, estará exposto às variações de preços das moedas cujo patrimônio dos cotistas do Fundo está investido.

Os Fundos Cambiais, dessa maneira, são produtos em que você delega a gestão do seu capital para um gestor profissional que buscará as melhores oportunidades no mercado de moedas.

Assim sendo, investir em Fundos Cambiais permite obter ganhos com a variação cambial e também proteger os objetivos de médio e longo prazo contra as oscilações da moeda.

Quer saber qual é o valor do dólar hoje? Faça uma conversão fácil, rápida e com dados atualizados do dólar comercial usando o conversor de moedas da Mobills: 

Lembrando que o resultado é apenas informativo e não representa recomendação de compra ou venda. Em dias não úteis, considera-se o valor do dia útil anterior. Além disso, a Toro não assume responsabilidade pela não simultaneidade ou ausência de dados via mercado, bem como pelos eventuais erros de paridade e falhas de comunicação.

Qual é o rendimento de um Fundo Cambial?

Quando falamos que um Fundo se valorizou ou se desvalorizou, significa dizer que o valor das suas cotas aumentou ou diminuiu.

Nos Fundos, todos os cotistas estão sujeitos à mesma rentabilidade diária, ou seja, se a cota subiu ou caiu, investidores do Fundo estarão sujeitos ao mesmo lucro ou prejuízo percentual diário.

Porém, o resultado final das suas aplicações vai depender do período que o seu dinheiro ficará investido e do comportamento do mercado de câmbio no período, assim como do desempenho do gestor do Fundo.

Vantagens e desvantagens: vale a pena investir em Fundos Cambiais?

O objetivo dos Fundos cambiais é fazer com que os seus cotistas ganhem com investimentos direcionados a aplicações que têm moedas estrangeiras como base.

Em outras palavras, visam lucrar com as oscilações de divisas como o dólar e o euro, sobretudo em operações com derivativos dessas moedas.

Entre as principais vantagens, destacam-se:

  • Investimento em moedas fortes.
  • Proteção contra o risco-Brasil.
  • Gestão profissional.
  • Boa liquidez de mercado.
  • Proteção em casos de crises locais.
  • Proteção do poder de compra.

Além disso, a diversificação obtida com o investimento e a facilidade de investir no mercado de câmbio sem precisar adquirir diretamente divisas em papel-moeda também representam boas vantagens dos Fundos Cambiais.

Já sobre as desvantagens e pontos de atenção, é preciso ressaltar:

  • São mais recomendados para perfis moderados e arrojados.
  • Sujeitos a riscos de flutuação da moeda estrangeira ante ao real.
  • O câmbio tem previsibilidade difícil e alta volatilidade.
  • Podem existir taxas de performance e de administração elevadas (analise cada caso).

A boa notícia é que, na Toro Investimentos, você investe em Fundos e recebe de volta (e em dinheiro) parte da taxa de administração paga à gestora do Fundo.

Quais são os riscos dos Fundos Cambiais?

Além das vantagens e desvantagens, também é preciso estar atento aos principais tipos de riscos ao aplicar em Fundos de Investimentos, que são:

  • Risco de crédito: probabilidade de um Fundo vir à falência. É significativamente baixo quando o risco de crédito é bem gerido pelo gestor do Fundo. Por isso, é importante conhecer a estratégia do Fundo e se ela é coerente com seu perfil.
  • Risco de mercado: possibilidade das cotas do Fundo sofrerem desvalorização devido a mudanças nos preços ou em parâmetros de mercado. Mais uma vez, alinhe o investimento à sua tolerância ao risco e ao equilíbrio com demais ativos da sua carteira a fim de usar a diversificação a seu favor.
  • Risco de liquidez: menor ou maior capacidade de você reaver o seu investimento liquidando (encerrando) a sua posição. Logo, antes de investir, confira os prazos de cada Fundo.

Para saber mais sobre os riscos e a segurança dos Fundos de Investimentos, confira o vídeo a seguir com a Analista da Toro, Paloma Brum:

 

Como é a tributação e os custos dos Fundos Cambiais?

Sobre os custos para investir em um Fundo Cambial, primeiro, é preciso considerar a aplicação mínima, isto é, qual o valor definido como piso para adquirir uma cota.

Já sobre as taxas, as principais são: 

Taxa de administraçãoTaxa de performanceTaxa de saída
Valor fixo cobrado pelos Fundos. Geralmente é uma porcentagem sobre o valor total investido.Valor variável cobrado por alguns Fundos quando a rentabilidade deles supera um índice de mercado (como CDI e Ibovespa). Essa taxa tem o objetivo de remunerar o bom desempenho do Fundo.Valor cobrado no momento de resgatar suas cotas e reaver seu dinheiro. Ela, normalmente, é cobrada quando existe um prazo mínimo estabelecido para o resgate das cotas. Nem todo Fundo cobra taxa de saída.

Nos impostos, os Fundos Cambiais sofrem a incidência de dois tributos: 

Prazo de aplicaçãoAlíquota
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias 20%
De 361 a 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15%

 

Além disso, lembre-se que, em maio e novembro, ocorre o come-cotas, antecipação de parte do Imposto de Renda sobre os ganhos nos Fundos. A alíquota vai variar de 15% a 22,5% de acordo com o prazo de aplicação.

Como investir em Fundos Cambiais?

Para investir em Fundos Cambiais, incialmente, é preciso fazer uma boa análise e seleção. Confira um conteúdo especial com um checklist que preparamos para você sobrecomo comparar e escolher um Fundo de Investimento.

Uma vez definido em qual Fundo você vai aplicar, a parte prática é bastante simples:

☑️ Abrir uma conta na Toro: para realizar qualquer aplicação dessa classe, você precisa de uma conta em uma corretora de investimentos. Aproveite e faça seu cadastro gratuito na Toro agora mesmo. 

☑️ Transferir o dinheiro: agora, com a conta aberta e ativa, basta transferir o dinheiro do investimento do seu banco para a corretora.

☑️ Buscar o Fundo: então, basta buscar pelo nome o Fundo escolhido na plataforma da Toro.

☑️ Configurar e finalizar: para encerrar, configure o valor do investimento, confira os detalhes e confirme a aplicação.

Se tiver alguma dúvida, confira o tutorial em vídeo com menos de 1 minuto que gravamos para você:

 

Quais são os melhores Fundos Cambiais?

Para quem não quer ter o trabalho de estudar e selecionar cada Fundo, pode contar com a ajuda dos Analistas de Investimentos da Toro.

Nossos especialistas realizam todo o trabalho para você e listaram os melhores investimentos em diversas categorias, incluindo Fundos, ações, FIIs, BDRs, Renda Fixa e muito mais. 

Para conferir os ativos recomendados, basta acessar o link a seguir. Lembrando que você também pode usar o nosso simulador de investimentos para descobrir a alocação ideal. 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!