Cadastre-se grátis

RLP: o que é e como funciona o Provedor de Liquidez?

RLP é a sigla em inglês para Retail Liquidity Provider, que em português significa Provedor de Liquidez para o Varejo. Ele é um serviço gratuito que traz mais liquidez para as suas operações na Bolsa com a garantia de que o preço da operação será sempre igual ou melhor do que o preço disponível no livro central de ofertas.


Continue lendo este artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre o Provedor de Liquidez. Veja a seguir quais serão os tópicos abordados:

  • O que é RLP?
  • Como funciona o RLP?
  • Quais são as regras de uso do RLP?
  • Quais as vantagens de operar com RLP?
  • Quais ativos podem ser negociados com uso da oferta RLP?
  • Como ativar seu RLP na Toro Investimentos?

O que é RLP?

O RLP (Retail Liquidity Provider) é uma ferramenta desenvolvida para aumentar a liquidez na negociação de minicontratos de índice e de dólar. Ele foi desenvolvido pelo mercado, em conjunto com a Bolsa de Valores brasileira (a B3) e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para trazer mais facilidade aos traders.

Então, por meio do RLP, a corretora de valores vai oferecer ao trader o preço do Book de Ofertas ou um valor melhor, nunca pior.

Logo, o operador executa suas ordens a preços mais atrativos ou condizentes com os valores do mercado, sem correr risco de falta de liquidez dos ativos negociados. Assim, não será necessário pagar mais caro para operar a quantidade desejada.

Como são as negociações com maior volume da Bolsa de Valores, a rapidez é essencial para garantir que os preços variem o mínimo possível entre o envio e a execução de cada ordem.

Embora seja mais recente no Brasil, esse modelo já foi implementado há vários anos em grandes Bolsas do mundo, como a Bolsa de New York (NYSE).

No próximo tópico, vamos entender melhor como o RLP funciona.

Como funciona o RLP (Provedor de Liquidez) ativado?

Agora que você já sabe o que é RLP, chegou a hora de entender melhor como ele funciona.

O Provedor de Liquidez funciona por meio de um sistema no qual a corretora pode negociar com as suas próprias carteiras, isto é, ela atua como contraparte dos seus clientes pessoas físicas nas compras e vendas de ativos, como ações e contratos futuros de mini índice e minidólar.

Dessa forma, aqui na Toro nós disponibilizamos as ofertas, expressando qual é o seu intuito de compra ou venda. Cada oferta deve conter um preço que seja o melhor disponível no mercado no momento da negociação.

Esse sistema melhora a liquidez dos ativos, ou seja, aumenta o volume de negociações, trazendo mais facilidade e velocidade para que a sua ordem possa ser executada pelo preço que você sugere ou o mais próximo dele possível.

Com isso, traders conseguem acessar ativos com preços mais competitivos, o que pode aumentar a rentabilidade das suas operações com minicontratos ou ações.

Quer entender melhor como funciona o RLP na prática? Confira o próximo tópico.

Exemplo prático de uso da oferta RLP

Veja a seguir um exemplo para compreender melhor como o Provedor de Liquidez facilita a execução de ordens.

Suponha que você queira vender 10 minicontratos de índice a mercado. Porém, no Livro de Ofertas do mercado como um todo, a oferta de compra com o primeiro melhor preço disponível tenha a quantidade de apenas 2 minicontratos a 110.000 pontos, enquanto a oferta de compra com o segundo melhor preço disponível tenha a quantidade de 15 minicontratos a 109.999,5 pontos.

Utilizando o Provedor de Liquidez, você poderia conseguir fechar a venda dos 10 minicontratos ao melhor preço disponível no mercado, o que neste caso seria a 110.000 pontos.

Mas, caso você não estivesse usando o Provedor de Liquidez, a sua venda seria executada de acordo com cada uma das melhores ofertas do mercado que atendam a quantidade demandada por você: neste caso 2 minicontratos seriam vendidos a 110.000 pontos e os outros 8 minicontratos seriam vendidos a 109.999,5 pontos.

Abaixo, você pode visualizar este mesmo exemplo:

como funciona o RLP

Quais são as regras de uso do RLP (Provedor de Liquidez)?

No dia 31 de janeiro de 2022, passaram a vigorar as novas regras para uso da oferta RLP. No geral, a maioria das diretrizes anteriores continua valendo.

Veja a seguir as principais regras e informações sobre o Provedor de Liquidez, segundo a Bolsa de Valores brasileira:

  1. Privacidade: A oferta do Provedor de Liquidez é visível apenas para a instituição financeira que a enviou e, somente se torna transparente para o cliente, quando o negócio for fechado.
  2. Pessoas físicas: apenas pessoas físicas (clientes do segmento de varejo) podem negociar ofertas através do Provedor de Liquidez.
  3. Encerramento: ao final do dia, se o negócio não tiver sido fechado, a oferta do Provedor de Liquidez será cancelada.
  4. Ajuste de preço: o preço é ajustado pela plataforma de modo contínuo e automático. Dessa forma, o sistema disponibiliza para o investidor as melhores condições de liquidez e de preço.
  5. Controle: O número de contratos negociados não poderá superar o percentual definido para os derivativos. O volume negociado via oferta RLP não poderá superar o percentual definido para o mercado de ações.
  6. A margem mínima exigida para negociação de minicontratos no Day Trade é de R$100 para mini índice (WIN) e de R$150 para mini dólar (WDO).

⚠️É importante ressaltar que estas regras são exigidas pela B3 para o bom funcionamento da oferta RLP e devem ser obedecidas por todas as corretoras de valores e demais instituições financeiras.

 

Quais são os instrumentos disponíveis para uso da oferta RLP?

Além dos minicontratos de índice e de dólar, a partir de 31 de janeiro de 2022, algumas ações disponíveis na Bolsa de Valores brasileira também podem ser negociadas com RLP.

Vale destacar que a oferta RLP no Mercado de Ações tem duas maneiras de funcionamento:

  • Um grupo de ações em funcionamento em cenários de spread aberto.
  • Outro grupo em cenários de spread aberto e fechado.

Confira abaixo a lista de ações que podem ser negociadas com uso da oferta RLP:

Ações no grupo de spread abertoAções no grupo de spread aberto e fechado
PETR4VALE3
ITUB4BBDC4
ABEV3BBSE3
VAMO3ARZZ3
AGRO3ROMI3
CASH3BIDI4
RDOR3ASAI3
BMOB3MODL11
DASA3BLAU3
APER3ALLD3

 

Se tiver dúvidas sobre o uso da oferta RLP, acesse o site da B3 e veja mais detalhes. Você também pode acessar as diretrizes da Toro para o Provedor de Liquidez e o relatório mensal de utilização desse serviço, na nossa página de conformidade.

Quais são as vantagens do RLP?

As principais vantagens de utilizar o Provedor de Liquidez são:

Preço: ordens executadas sempre com preço melhor ou igual ao mercado.

Performance: aumento da liquidez nas operações e bom funcionamento do processo de formação de preços.

Eficiência: o sistema tende a aumentar naturalmente o volume de negociações.

Otimização: atende todas as ordens a mercado no primeiro nível de preço.

✅ Transparência: operações auditadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e dados divulgados mensalmente pelas corretoras.

️ Corretagem Zero: aqui na Toro, você tem Corretagem Zero e co-location DMA4 em todas as operações da Toro com ou sem RLP ativo.

Eu preciso deixar o RLP sempre ligado?

Como mostramos no decorrer do artigo, há algumas vantagens em ativar o RLP, mas ele não é obrigatório para realizar operações. Então, a decisão de ligar ou não o RLP é inteiramente sua.

Pensando nisso, nós disponibilizamos para você a Corretagem Zero e outros benefícios mesmo que você faça as operações com o RLP desligado. A diferença é o acompanhamento mais próximo dos preços em que as ordens são executadas.

Somente aqui na Toro você tem a vantagem dos benefícios oferecidos com ou sem o RLP ativado. Então, aproveite para abrir a sua conta agora mesmo e comece a operar.

Como ativar seu RLP na Toro?

Para ativar o RLP na sua conta Toro e ter suas operações na Bolsa sendo sempre executadas com maior velocidade e com preço melhor ou igual ao preço de mercado, basta seguir os seguintes passos:

1- Acesse www.toroinvestimentos.com.br e faça login na sua conta.

2- Clique no menu no canto superior direito, próximo ao seu nome, e depois em “Minha conta”.

3- Selecione a opção “Provedor de Liquidez – RLP” na lista à esquerda da sua tela e escolha a opção “Ativo (Recomendado)“.

Pronto! Agora é só realizar suas operações em qualquer plataforma que a Toro oferece e aproveitar o melhor do mercado com seu RLP ativado e Corretagem Zero.

Você pode desativar o Provedor de Liquidez a qualquer momento, sem custos, seguindo os passos acima e escolhendo a opção “Inativo” no último passo. A decisão de aderir ou não ao RLP é de total responsabilidade do cliente, ok? 

⚠️Importante: a Toro somente disponibiliza tanto em seu home broker, como nas plataformas de negociação disponibilizadas aos clientes, as ordens do tipo limitada, ou seja, ordem onde o preço de compra ou preço de venda são estabelecidos no momento do lançamento da ordem, e será executado limitado ao valor definido.

 

Qualquer dúvida em relação ao uso do RLP pela sua conta Toro, entre em contato com nossa equipe de Assessoria. Estamos sempre aqui para te ajudar.

️Aproveite e participe também da live Day Trade ao Vivo. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, os nossos Analistas acompanham o mercado, comentam as principais mudanças do cenário econômico e tiram dúvidas em tempo real sobre os ativos negociados na Bolsa. Clique na imagem abaixo para saber mais:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!