Cadastre-se grátis

Co-location DMA4: entenda como funciona e a importância para traders

O Co-location, no contexto do trading, é um ambiente dedicado dentro de um data center pertencente à Bolsa de Valores. 

Apesar de ser um termo bastante técnico por quem opera em High Frequency Trading (HFT) ou negociação de alta frequência, é importante conhecer o que é Co-location e sua relevância. Afinal, quanto menos tempo você levar para realizar suas operações, maiores as chances de obter oportunidades de lucro.

Quer saber como funciona e quais são os benefícios de plataformas com Co-location? É só continuar a leitura!

O que é Co-location?

O Co-location é um facilitador de negociações de alta frequência (HFT). Isso significa que, dentro desse ambiente, você consegue obter preços um milissegundo mais rápido do que o restante do mercado, garantindo mais velocidade e eficiência nas operações.

Para isso, diversas corretoras utilizam um servidor de Co-location dentro da própria Bolsa de Valores.

As vantagens do Co-location incluem velocidade, estabilidade e infraestrutura. Os servidores dentro da B3, por exemplo, possibilitam o envio de ordens em milissegundos, facilitando as operações de Day Trade, Swing Trade e, principalmente, de Scalping Trade.

Assim, empresas ou pessoas físicas podem alugar uma posição no data center da B3 para armazenar servidores, equipamentos e aplicações. Além do espaço físico, também é oferecida a infraestrutura tecnológica para que seja possível acessar os sistemas de modo rápido e fácil.

Como o escritor financeiro Michael Lewis explica no livro Flash Boys – Revolta em Wall Street, a grande demanda por Co-location é uma das principais razões pelas quais algumas Bolsas expandiram seus data centers.

Enquanto o antigo prédio da Bolsa de Valores de Nova York ocupava 4.273 m², por exemplo, o data center da NYSE em Mahwah, Nova Jersey, é quase nove vezes maior, com 37.160 m².

Com isso, é possível obter uma boa experiência nas operações de trading, já que a rapidez é um fator essencial para quem faz negociações na Bolsa de Valores.

Mas afinal, como funciona o co-location e qual a sua importância? É o que veremos no próximo tópico.

Como funciona o Co-location?

O Co-location funciona como ótima alternativa para empresas e pessoas concentrarem seus recursos em um negócio principal, em vez de construir uma infraestrutura interna de tecnologia.

Sistemas hospedados no data center da B3 têm acesso privilegiado ao sistema de negociação da Bolsa. Afinal, as ordens de compra e venda alcançam o ambiente de negociação rapidamente, já que estão instaladas no mesmo ambiente tecnológico.

Muitos traders utilizam o Co-location para ganhar vantagem com essa proximidade entre seus computadores ou celulares com os servidores da Bolsa de Valores

Nesse contexto, podemos citar principalmente o DMA4, modelo que proporciona a menor latência possível entre as alternativas disponíveis.

A seguir, entenda o que é o DMA4 e por que é tão importante nas operações de trading.

Qual é a importância do DMA4 para traders?

DMA é a sigla para Direct Market Access, que significa “acesso direto ao mercado”. Ele é uma infraestrutura que executa o OMS, isto é, o sistema que as corretoras utilizam para ligar as ordens dos traders ao mercado financeiro. 

O OMS pode ser DMA1, DMA2, DMA3 e DMA4. Quanto mais avançado for o DMA, menor será a latência das ordens, ou seja, o tempo que demora entre o envio e a execução. 

Cada um deles funciona assim:

  • DMA1: nesse caso, o roteamento de ordens ocorre pela estrutura física da corretora de valores. Isso significa que, ao enviar uma ordem do seu dispositivo (celular ou computador), ela vai para o provedor da corretora para depois ser executada na B3.
  • DMA2: esse modelo é um pouco mais avançado que o DMA1. Nele, as ofertas são roteadas por algum provedor autorizado pela B3.
  • DMA3: é conhecido também como conexão direta. Apesar de ser menos utilizado, nele é possível acessar o mercado diretamente, sem a necessidade da infraestrutura de uma corretora, por exemplo. 
  • DMA4: é o OMS mais avançado, já que permite a menor latência entre as alternativas disponíveis. Afinal, a infraestrutura está dentro da B3.

Aqui na Toro, você tem acesso ao DMA4, que é, na verdade, outra palavra para Co-location. Como vimos, esse modelo proporciona a menor latência entre as alternativas disponíveis, porque a infraestrutura está dentro da B3.

Entre os benefícios do DMA4, podemos citar:

  • Autonomia operacional.
  • Eficiência e rapidez para fechar negócios.
  • Facilidade para enxergar oportunidades.
  • Acelera a tomada de decisão e reação diante do mercado.
  • A latência das ordens reduz bastante, possibilitando acompanhar sua posição com o máximo de agilidade. 

Por que rapidez é fundamental no trading?

Como você viu, o co-location DMA4 oferece agilidade para traders. Mas por que isso é tão importante se você quiser ser um trader profissional?

A resposta é simples: porque nas operações de trading, a lentidão pode causar prejuízo para o seu bolso. 

Se o tempo de latência é alto, o preço de um ativo pode subir ou decair em pouquíssimos segundos, descartando a oportunidade de fazer uma negociação. Isso acontece com certa frequência no Day Trade, principalmente para quem opera diretamente no gráfico.

Por isso, o ideal é contar com plataformas avançadas que ofereçam tecnologia de ponta, como é o caso do Profit Toro Trader.

Com uma infraestrutura de ponta com co-location DMA4 em todas operações, você alcança a melhor velocidade e estabilidade para realizar suas ordens de compra e venda.

A plataforma é 100% grátis e você garante Corretagem Zero e Co-location DMA4 em todas as operações da Toro, com ou sem RLP ativo.

A seguir, veja quais são as vantagens das principais plataformas da Toro para você começar a operar hoje mesmo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!