Cadastre-se grátis

O que são treasuries americanos? Veja os títulos do Tesouro dos EUA!

Os treasuries americanos são títulos de dívida emitidos pelo governo dos Estados Unidos. Eles são considerados um dos investimentos mais seguros do mundo, uma vez que o governo estadunidense tem uma longa história de pagamentos pontuais de juros e amortizações.

Tais títulos são uma excelente alternativa para investidores que buscam uma fonte segura e lucrativa de renda. Eles também são uma boa opção para investidores que desejam proteger seu patrimônio contra a inflação.

Além disso, também são ótimos indicadores sobre como está o apetite pelo risco no mercado financeiro. 

Neste artigo, vamos explorar o que são treasuries americanos, quais são os principais tipos de títulos do Tesouro dos EUA, por que são tão seguros e suas implicações para a economia e para os investidores. Vamos lá?

O que são os treasuries (títulos do Tesouro) americanos?

Os treasuries, ou títulos do Tesouro americano, portanto, são títulos de dívida emitidos pelo governo dos EUA. Então, funcionam como os títulos do Tesouro Direto que você já compra aqui no Brasil. Eles são uma forma de o governo estadunidense custear seus gastos e projetos, além da arrecadação de impostos

Os treasuries são uma excelente opção para investidores que buscam uma fonte segura e lucrativa de renda. Eles também são uma boa opção para investidores que desejam proteger seu patrimônio contra a inflação do dólar. 

Além disso, em determinados cenários econômicos, eles podem oferecer uma rentabilidade atraente, especialmente em comparação com outros investimentos de baixa volatilidade, possibilitando, assim, uma mecanismo a mais de diversificação e rentabilidade da carteira

Por que os treasuries estão entre os investimentos mais seguros do mundo?

Eles são considerados um dos investimentos mais seguros do mundo, pois o governo dos EUA tem uma longa história de pagamentos pontuais de juros e amortizações. Esse é um respaldo que vem de muitos anos da maior economia do planeta. 

Tais títulos são conhecidos por ter um dos menores riscos de crédito entre as Rendas Fixas mundiais, além de altíssima liquidez.

Somado a isso, o governo dos EUA tem um sistema tributário forte e uma economia sólida, o que torna improvável que ele não consiga honrar seus compromissos de dívida.

No mais, os treasuries americanos são emitidos em dólares americanos, que é a moeda mais forte do mundo. Isso significa que os investidores que compram títulos americanos estão protegidos contra a volatilidade das taxas de câmbio.

Contudo, é sempre importante ressaltar que nenhum investimento é 100% seguro. Por isso, uma estratégia diversificada é sempre relevante. 

SAIBA MAIS:
➡️ O que é o índice VIX, também conhecido como “Índice do Medo”?
➡️ Payroll: saiba o que é e como este indicador sempre mexe com o mercado
➡️ O que é e para o que serve o Simpósio de Jackson Hole do Fed?

Como funciona a Renda Fixa nos EUA?

Assim como no Brasil, a Renda Fixa nos EUA é um mercado amplo e diversificado, que oferece uma variedade de alternativas de investimento independentemente dos objetivos e necessidades.

Os investimentos de Renda Fixa são aqueles que pagam um fluxo de renda regular, geralmente em forma de juros ou dividendos.

Os rendimentos deles são geralmente predefinidos no momento da compra, o que oferece uma certa previsibilidade para os investidores.

Ademais, os rendimentos dos investimentos de Renda Fixa são determinados por uma variedade de fatores, incluindo a taxa de juros definida pelo Fed, a qualidade do crédito do emissor e o prazo de vencimento do título.

Observe sua variação histórica no gráfico abaixo: 

Quando a taxa de juros básica aumenta, os rendimentos dos investimentos de Renda Fixa também tendem a aumentar.

Os principais produtos de Renda Fixa nos EUA são:

  • Títulos do Tesouro: títulos de dívida emitidos pelo governo dos EUA para financiar os seus gastos.
  • Títulos corporativos: títulos de dívida emitidos por empresas, semelhante às debêntures no Brasil. O risco desses investimentos é geralmente maior do que o risco dos títulos do Tesouro, mas também podem oferecer um potencial de retorno maior.
  • Títulos municipais: títulos de dívida emitidos por governos municipais ou estaduais. Eles são geralmente considerados uma opção segura de investimento, pois os governos locais têm uma boa reputação de pagar seus empréstimos.
  • Fundos de Renda Fixa: Fundos e ETFs que investem em uma variedade de títulos de Renda Fixa. Eles são uma boa possibilidade para aqueles que desejam diversificar sua carteira com gestão profissional.

Quais são os principais títulos do Tesouro americano?

Os treasuries são emitidos em vários prazos de vencimento, desde alguns meses até 30 anos. A seguir, os principais: 

  • Treasury Bills (T-Bills): treasuries prefixados de curto prazo, com vencimento de até 1 ano. Não tem juros (cupons) sazonais.
  • Treasury Notes (T-Notes): treasuries prefixados de médio prazo, com vencimento de 2 a 10 anos. Possuem juros semestrais
  • Treasury Bonds (T-Bonds): treasuries prefixados de longo prazo, com vencimento entre 10 e 30 anos. Também possuem cupons de juros semestrais. São mais voláteis e oferecem maior prêmio de liquidez. Além disso, são termômetros para a curva longa de juros. 
  • TIPS (Treasury Inflation Protected Securities): título indexado à inflação com prazo entre 5 e 30 anos e cupons de juros semestrais. 
  • FRN (Floating Rate Notes): títulos pós-fixados de 2 anos e cupons trimestrais. 

Lembrando que os títulos de curto prazo geralmente têm rendimentos mais baixos do que os títulos de longo prazo. Isso ocorre porque os títulos de curto prazo são menos arriscados, pois o investidor tem menos tempo para perder dinheiro se as taxas de juros aumentarem.

Título de 2 anos

Os títulos de 2 anos dos EUA (US 2 years) são títulos de dívida emitidos pelo governo dos EUA com prazo de vencimento de 2 anos. Eles são um importante indicador das expectativas dos investidores sobre as taxas de juros de curto prazo. Quando os rendimentos dos títulos de 2 anos aumentam, isso é interpretado como um sinal de que os investidores estão esperando que as taxas de juros de curto prazo aumentem no futuro.

Título de 10 anos

Os títulos de prazo de 10 anos estão entre as principais medidas de risco do mercado, pois são considerados excelentes refúgios dos investidores durante crises e recessões econômicas. Por ser considerado, talvez, o mais seguro do mundo, é um termômetro de como está o nível de aversão ao risco nos mercados.

O que é a inversão da curva de juros?

A curva de rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA é uma linha que mostra a diferença entre os rendimentos dos títulos de dois anos e de 10 anos e também é um indicador de saúde econômica.

Quando os rendimentos de curto prazo são maiores do que os de longo prazo, a curva inverte. Isso é considerado um sinal de que uma recessão pode estar chegando.

Os rendimentos de títulos de longo prazo geralmente são maiores do que os rendimentos de curto prazo, porque os investidores estão dispostos a aceitar um rendimento menor por um título que vencerá mais cedo.

Quando os rendimentos de títulos de curto prazo são maiores do que os rendimentos de longo prazo, a curva de rendimentos inverte.

Isso é considerado um sinal de que os investidores estão preocupados com a saúde da economia e estão esperando que as taxas de juros aumentem no futuro.

Observe, no gráfico abaixo, o comportamento histórico do rendimento desses títulos: 

Quais são as implicações dos treasuries no trading e investimentos?

A inversão da curva de juros tem sido um indicador confiável de recessões econômicas. Nos últimos 50 anos, houve 10 inversões significativas da curva de rendimentos, e todas foram seguidas por recessões econômicas.

Além da inversão, é também preciso notar o tamanho do spread, isto é, a distância entre os rendimentos entre os títulos de 2 e 10 anos.

É importante ressaltar que a inversão da curva de rendimentos não é uma garantia de que uma recessão ocorrerá. No entanto, é um sinal de que os investidores estão preocupados com a saúde da economia e que há uma maior probabilidade de uma recessão.

Os treasuries são usados por investidores de todos os tipos, incluindo investidores individuais, investidores institucionais e bancos centrais. Eles são usados para uma variedade de propósitos, incluindo:

  • Nos investimentos: gerar renda, proteção inflacionária, diversificação de portfólios.
  • Nas operações de trading: expectativas sobre os movimentos de juros do Fed, medir atratividade da Renda Fixa frente à Bolsa, inversão da curva como sinal de recessão.

Por fim, Conte sempre com os nossos Assessores e Analistas de Investimentos para tomar as melhores decisões e estar sempre preparado e atualizado sobre os rumos econômicos e suas potenciais crises.

 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!