Cadastre-se grátis

Como ficar milionário? Saiba como multiplicar seu patrimônio

Ficar milionário geralmente envolve um conjunto de ações, como economizar e investir regularmente, manter um estilo de vida dentro de suas possibilidades, buscar oportunidades de crescimento financeiro, aprender continuamente sobre finanças e manter uma mentalidade disciplinada a longo prazo. 


Você já sonhou em viver sem se preocupar com contas ou dívidas? A busca pela riqueza é um objetivo comum para muitas pessoas, mas poucos realmente conquistam o status de milionário.

A boa notícia é que o caminho para se tornar milionário não é um segredo guardado a sete chaves. Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas sobre como transformar seus sonhos de riqueza em realidade.

Descubra os principais passos que podem ajudar você a trilhar o caminho em direção a uma vida de prosperidade e independência financeira.

Qual é a definição de milionário?

Antes de explicar como você pode se tornar um milionário, precisamos definir o que significa a palavra. Ao contrário do que muitos pensam, ser milionário não é ter apenas R$1 milhão na conta corrente.

Milionário é alguém que possui um patrimônio líquido, isto é, a diferença entre seus ativos e passivos financeiros, que totaliza pelo menos um milhão de unidades da moeda de seu país, como um milhão de dólares ou reais.

Essa quantia é usada para denotar uma pessoa que alcançou um grande nível de riqueza e pode ter a capacidade de viver com mais tranquilidade, sem se preocupar com necessidades financeiras básicas.

Entretanto, é importante ressaltar que a definição de milionário pode variar de país para país devido às diferentes moedas e custos de vida.

Normalmente, para definir quem é milionário, a moeda utilizada como parâmetro internacional é o dólar. Aliás, é a medida utilizada pelo banco Credit Suisse para considerar o patrimônio de uma pessoa. 

Em resumo, milionário é uma pessoa cujo patrimônio líquido é igual ou maior a 1 milhão de dólares.  Mas afinal, qualquer pessoa pode se tornar milionária? Veremos isso mais a fundo no próximo tópico.

Qual é a diferença entre um rico e um milionário?

Um “rico” geralmente se refere a alguém que possui uma quantidade substancial de riqueza, mas não necessariamente na faixa dos milhões.

Enquanto um “milionário” é alguém que possui ativos líquidos no valor de pelo menos um milhão de unidades monetárias, como dólares, euros etc.

Então, um milionário é um tipo específico de rico, mas nem todo rico é necessariamente um milionário. Logo, é possível ser rico mesmo sem ter chegado ao primeiro milhão, desde que você tenha as contas em dia, não tenha dívidas e faça o dinheiro trabalhar para você.

Qualquer um pode se tornar milionário?

A resposta para essa pergunta é complexa e envolve diversos fatores. Mas, embora não seja uma tarefa fácil, é sim possível que qualquer indivíduo consiga ficar milionário.

Segundo o Global Wealth Report 2023, do Instituto de Pesquisa do Credit Suisse, o número de milionários no Brasil cresceu 40,9% em 2022. A adição de novos 120 mil adultos com mais de US$1 milhão agora soma 413 mil pessoas. 

Para 2027, o documento estima um crescimento de 91%, chegando a 788 mil milionários brasileiros. Esse percentual de crescimento é o segundo maior previsto na pesquisa, ficando atrás apenas da China (112%).

Como você viu, o número de milionários no país vem crescendo, mas é importante ressaltar que para alcançar esse resultado, é necessário muito esforço, dedicação, planejamento e, é claro, um bom conhecimento sobre finanças e investimentos.

Existem diferentes caminhos para alcançar a riqueza, como empreender, investir em negócios lucrativos ou na Bolsa de Valores. O importante é ter disciplina, persistência e estar disposto a correr riscos.

É possível sim ficar milionário do zero, mas isso exigirá um trabalho árduo, inteligência financeira e a capacidade de aproveitar as oportunidades que surgirem.

A jornada para a riqueza pode ser longa e desafiadora, mas com a estratégia certa e a mentalidade adequada, você pode se tornar uma pessoa com milhões de reais em patrimônio.

É possível ficar milionário da noite pro dia?

Embora histórias de sucesso instantâneo possam ocasionalmente aparecer, é extremamente raro ficar milionário da noite para o dia de maneira sustentável e realista.

A acumulação de riqueza geralmente envolve planejamento financeiro, investimentos sólidos e, mais comumente, um processo gradual ao longo do tempo.

Fatores como herança, sorte em investimentos pontuais, ou sucesso em empreendimentos extraordinários podem contribuir para aumentos significativos em patrimônio em um curto período, mas essas situações são exceções.

Para a maioria das pessoas, alcançar a condição de milionário requer consistência, disciplina financeira e, muitas vezes, anos de esforço e investimento.

É importante ter expectativas realistas e focar em estratégias de longo prazo, como economizar, investir sabiamente e, se aplicável, desenvolver fontes de renda adicional ao longo do tempo.

Como ficar milionário?

Como vimos até aqui, ficar milionário exige um planejamento financeiro sólido, disciplina e tempo para se dedicar. Veja algumas dicas que podem te ajudar a chegar ao seu primeiro milhão e fazer o seu dinheiro trabalhar por você:

1. Estabeleça metas e objetivos realistas

Defina metas financeiras específicas e mensuráveis, como economizar uma quantia específica a cada mês ou ano. Ter metas claras é o primeiro passo para ser uma pessoa rica.

Não adianta estipular guardar uma quantia mensal se não tem como pagar outras contas, por exemplo. Liste metas que condizem com sua realidade, assim conseguirá mirar no longo prazo e conquistar seu primeiro milhão.

2. Crie uma planilha para se organizar

É hora de acompanhar seus gastos para criar um orçamento realista. Anote em uma planilha financeira tudo o que você gastou no mês e comece a controlar suas despesas.

Assim você terá mais dinheiro para investir e aumentar seu patrimônio. Parece algo simples, mas ajuda bastante.

3. Economize e invista regularmente

Para ficar milionário, não há milagre: é necessário poupar dinheiro e investir. Todos os meses, após anotar os gastos na sua planilha, reserve uma parte do salário para colocar nos seus investimentos.

Estabeleça como meta que determinada quantia será destinada a aportes regulares nos investimentos. Assim, você consegue manter uma constância e multiplicar seus rendimentos com mais rapidez. 

Lembrando que a Poupança não é uma boa alternativa nesse caso. Veja no gráfico abaixo como o rendimento da caderneta vem se tornando pior a cada ano:

4. Invista em ativos que geram uma boa renda

Você já viu que a Poupança está longe de ser uma boa ideia. Nesse contexto, considere investir em ações, Fundos ou títulos que gerem renda passiva, como aluguéis ou dividendos de ações.

Dessa forma, o seu dinheiro trabalha sozinho, sem que você precise se preocupar. A chave é diversificar seus ativos e investir regularmente, com disciplina e estratégia. 

5. Diversifique a carteira de investimentos

E já que estamos falando sobre diversificação, é sempre bom relembrar do velho ditado: “não coloque todos os seus ovos em uma única cesta”. 

Diversificar seus investimentos ajuda a reduzir riscos e aumentar suas chances de ganhos consistentes.

Vamos a um exemplo? Imagine que você colocou todo o seu dinheiro em ações de uma empresa que começa a apresentar resultados desastrosos e entrou com pedido de recuperação judicial.

Os papéis vão desvalorizar e você vai sofrer um prejuízo tremendo, com poucas chances de reaver esse investimento tão cedo. Agora, se você tivesse dinheiro aplicado em outros ativos e diversificado sua carteira, não precisaria passar por essa situação desagradável, certo?

6. Use os juros compostos a seu favor

Quanto mais cedo você começar a investir, melhor será para ficar milionário. Afinal, os juros compostos permitem que seu dinheiro cresça exponencialmente ao longo do tempo.

7. Não faça dívidas desnecessárias

Reduza e evite dívidas de alto custo, como cartões de crédito com juros elevados. Use crédito com sabedoria e pague suas dívidas o mais rápido possível.

Temos um conteúdo completo sobre como sair do vermelho e quitar as dívidas. É só clicar no link abaixo e ler agora mesmo:

8. Estude educação financeira

Continue aprendendo sobre finanças pessoais e estratégias de investimento. A educação financeira é uma ferramenta poderosa para tomar melhores decisões.

Aqui na Toro, por exemplo, temos cursos 100% gratuitos para você aprender tudo o que precisa para fazer boas escolhas de investimentos.

9. Tenha  paciência e perseverança

Parece uma dica simples, mas faz toda a diferença. Afinal, acumular 1 milhão de reais e ficar milionário não acontece da noite para o dia.

Portanto, foque em seus objetivos e seja paciente durante o processo de construção da sua riqueza.

10. Conte com ajuda profissional

Que tal pedir ajuda de um Assessor de Investimentos? Esse profissional pode te auxiliar na hora de criar um plano personalizado e também fornecer orientações na hora que você for investir seu dinheiro.  

Desde que a Toro se tornou parte do grupo Santander, clientes Select podem usufruir de uma assessoria de investimentos especializada, por exemplo:

Santander Select

Cliente Santander Select conta com um atendimento especializado para seus investimentos.

Cliente Santander Select conta com um atendimento especializado para seus investimentos.

URL verificada

Quais são os melhores investimentos para quem quer ficar milionário?

Existem várias opções de investimento que podem ajudar a acumular riqueza ao longo do tempo.

Entretanto, é sempre bom lembrar que a melhor opção pode variar de acordo com os objetivos financeiros e o perfil de investidor de cada pessoa.

Listamos alguns dos investimentos mais eficazes para quem deseja se tornar milionário. Confira:

1. Ações

Ao investir em ações, você tem a oportunidade de comprar participações em empresas e se beneficiar do crescimento do valor desses papéis ao longo do tempo.

Outra vantagem é o recebimento de dividendos, ou seja, obter uma parte dos lucros de uma empresa na qual possui ações. Assim, pode ter uma fonte estável de renda e uma maneira eficaz de acumular riqueza.

Essa é uma forma de renda passiva, na qual o dinheiro trabalha para você, sem que você precise se preocupar. Ao investir em ações que pagam dividendos, você pode aumentar seus rendimentos ao longo do tempo.

No entanto, as ações também podem ter alta volatilidade, então é importante fazer uma pesquisa antes de comprar e considerar investir em outras modalidades para diversificar o risco.

2. Fundos de Investimento

Os Fundos de Investimento permitem que você diversifique seu dinheiro em uma ampla variedade de ativos, como ações, títulos e imóveis.

Eles são gerenciados por profissionais e podem ser uma maneira mais acessível e menos arriscada de investir em comparação com ações, por exemplo. São diversas modalidades de Fundos, tais como:

3. Títulos públicos ou privados

Os títulos públicos ou privados são empréstimos que você concede a governos ou empresas em troca de juros ao longo do tempo. Eles são uma excelente opção para quem deseja se tornar milionário.

Isso porque além de serem considerados investimentos mais seguros, oferecem a oportunidade de obter renda passiva por meio de juros ao longo do tempo.

Ao investir em títulos, você pode diversificar sua carteira de investimentos e garantir retornos consistentes. Todavia, lembre-se que a paciência e a perseverança são essenciais na jornada rumo ao milhão. 

4. BDRs

BDRs, ou Brazilian Depositary Receipts, são títulos que representam ações de empresas estrangeiras negociadas na Bolsa de Valores.

São importantes para quem quer ser milionário porque oferecem a oportunidade de diversificar a carteira de investimentos e acessar empresas internacionais com alto potencial de valorização.

Ao investir em BDRs, é possível aproveitar o crescimento de empresas de renome mundial, como Apple, Amazon e Microsoft, sem precisar investir diretamente nas Bolsas internacionais.

Além disso, os BDRs permitem que os investidores brasileiros tenham exposição a setores e mercados que não estão disponíveis na B3.

Dessa forma, é possível aumentar as chances de obter retornos expressivos e acelerar o caminho para se tornar um milionário. 

5. ETFs

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são Fundos de Investimentos negociados na Bolsa de Valores que oferecem uma maneira acessível e eficaz de investir em uma variedade de ativos, como ações, títulos, commodities ou índices.

Em resumo, são Fundos que captam recursos para aplicar em carteiras que seguem algum índice como referência, como o Ibovespa, o S&P 500, o Small (índice das Small Caps), entre outros.

É uma forma de ter acesso a uma carteira diversificada realizando o aporte em um único código de negociação, já que os ETFs oferecem potencial de crescimento a longo prazo.

Afinal, podem acompanhar o desempenho de índices de mercado ou setores que se valorizam com o tempo. Mas é importante lembrar que os retornos dos ETFs estão ligados ao desempenho dos ativos subjacentes.

Ou seja, eles estão sujeitos a riscos, bem como qualquer investimento negociado em Bolsa. Para quem deseja se tornar milionário, os ETFs podem ser uma parte valiosa de uma estratégia de investimento.

6. Títulos de Renda Fixa

Os títulos de Renda Fixa também são opções interessantes para quem quer ser milionário.

Seguindo a taxa Selic e a taxa do CDI, essa modalidade é uma alternativa para quem deseja mais segurança, menos exposição ao risco e procura resultados eficazes no longo prazo. Os principais são: 

  • Tesouro Direto: títulos públicos emitidos pelo governo brasileiro. São considerados seguros e oferecem diferentes prazos e tipos de remuneração.
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário): emitidos por bancos, oferecem diversas opções de prazos e taxas. É um investimento muito seguro, que rende mais do que a Poupança.
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): são títulos emitidos por instituições financeiras, lastreados em créditos imobiliários ou do agronegócio. São isentos de Imposto de Renda.
  • Debêntures: são títulos de dívida emitidos por empresas para captar recursos. Oferecem taxas de juros maiores em comparação com os títulos públicos, mas também envolvem um pouco mais de risco.

Como você viu até aqui, para atingir uma grande meta, como alcançar o R$ 1 milhão, é essencial considerar uma estratégia de carteira diversificada que inclua ativos de diferentes classes.

Além disso, é necessário levar em conta a inflação e buscar orientação profissional para planejar adequadamente seus investimentos.

Como pensar como um milionário?

Em diversos livros sobre investimentos, encontramos alguns segredos por trás das mentes milionárias, isto é, as formas como os homens mais ricos do mundo agem para obter tanto sucesso financeiro. 

Pensar como um milionário envolve adotar uma mentalidade específica e cultivar hábitos financeiros saudáveis. Embora a mentalidade varie de pessoa para pessoa, existem alguns traços comuns que muitos milionários compartilham, como:

Pensamento a longo prazo

Milionários tendem a pensar a longo prazo e não buscam gratificação instantânea. Eles investem em metas de longo prazo e estão dispostos a esperar pelo crescimento de seus investimentos ao longo do tempo.

Foco em metas

Ter metas financeiras claras é uma parte fundamental da mentalidade de milionário. Eles estabelecem objetivos específicos de economia e investimento e trabalham de maneira sistemática para para alcançá-los.

Disciplina

Milionários são disciplinados em relação ao dinheiro. Eles evitam gastos impulsivos, criam orçamentos e aderem a eles, além de serem cuidados ao evitar dívidas desnecessárias.

Aprendizado contínuo

A maioria dos milionários valoriza a educação financeira e está sempre em busca de aprender mais sobre investimentos, buscando novas estratégias e oportunidades para expandir os horizontes.

Tolerância ao risco

Embora sejam prudentes com o dinheiro, muitos milionários também são dispostos a assumir riscos calculados em seus investimentos. Eles entendem que o crescimento da riqueza muitas vezes envolve algum grau de risco. 

Mentalidade empreendedora

Boa parte das pessoas milionárias alcançou a riqueza por meio do empreendedorismo. As pessoas ricas geralmente sabem identificar oportunidades e estão dispostas a investir tempo e recursos em seus empreendimentos.

Foco na renda passiva

Milionários se concentram em construir fontes de renda passiva, como investimentos em ações ou negócios que geram lucro regularmente, permitindo-lhes ganhar dinheiro enquanto dormem.

Generosidade e filantropia

Muitos milionários são conhecidos por serem generosos e praticarem a filantropia, contribuindo para causas sociais e apoiando comunidades.

Alguns exemplos são os bilionários Warren Buffet, Bill Gates e Mark Zuckerberg, que destinam parte de suas rendas para causas sociais.

Mentalidade de crescimento

Você se abre para novas oportunidades? Acredita que pode crescer ainda mais? Pois muitos milionários acreditam que podem continuar evoluindo financeiramente e estão abertos a novas possibilidades. Não se contentam com a estagnação financeira.

Autoconfiança

Esse é um dos pontos principais para ter uma mente milionária: a autoconfiança. Acreditar que você pode alcançar seus objetivos é um motivador poderoso. Não desistir e seguir em frente, com convicção e abertura para novas oportunidades, é fundamental para conquistar seu sonho de chegar a 1 milhão. 

Lembrando que a mentalidade de milionário não se trata apenas de acumular riqueza, mas também de gerenciá-la de maneira responsável e fazer escolhas que levem a uma vida financeira equilibrada e gratificante.

Por fim, a mentalidade milionária pode ser cultivada e desenvolvida ao longo do tempo. Então, se você deseja aumentar seu patrimônio e conquistar R$1 milhão, comece com pequenos passos, continue aprendendo e aplicando seu dinheiro com frequência e disciplina.

Toro e Santander: mais vantagens para investidores milionários

Quando se trata de investir quantias na casa dos milhões ou mais e manter serviços de qualidade para os milionários, é essencial encontrar uma Assessoria especializada para realizar uma gestão inteligente do seu patrimônio.

Além disso, ter um banco de confiança é fundamental para realizar investimentos recorrentes e desfrutar de outros serviços bancários e benefícios exclusivos, como os desejados cartões black.

Desde 2023, a Toro se tornou integralmente parte do Grupo Santander, após a aquisição total da corretora pelo banco.

E você só tem a ganhar com essa sinergia, especialmente como acesso a benefícios exclusivos oferecidos pelo Santander, como a conta Select, por exemplo:

  • Acesso a mais de 850 salas VIP Mastercard e mais de 1.000 salas VIP Visa.
  • Atendimento personalizado e assessoria com especialistas.
  • Chat exclusivo disponível 24h por dia.
  • Isenção de tarifas em transferências internacionais, saques, compra e venda de moedas.
  • Pontuação no programa Esfera ou Membership Rewards (dependendo do cartão).
  • Mais de 200 espaços de atendimento com conforto e privacidade.
  • 50% de redução na anuidade dos cartões de crédito elegíveis.

Assim, além de otimizar seus milhões com uma corretora digital ágil e moderna, você também pode desfrutar de todos os benefícios da conta e dos cartões do Santander Select.

Clique no botão abaixo para obter mais detalhes e abrir sua conta agora mesmo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!