Cadastre-se grátis

Setup trader: como montar estratégias eficazes para operar?

Setup trader é um conjunto de regras objetivas para identificar oportunidades de compra ou venda de ativos na Bolsa de Valores. Essas regras são baseadas em Análise Técnica e podem incluir indicadores, padrões de preços, volumes de negociação, entre outros. O objetivo do setup trader é reduzir a subjetividade e emoção do trader na tomada de decisão, permitindo uma abordagem mais sistemática e consistente.

As operações de trading oferecem grandes oportunidades para aumentar seus ganhos. Porém, existe um mar de possibilidades na hora de elaborar uma estratégia para comprar ou vender ativos na Bolsa de Valores.

A princípio, pode parecer complicado, mas depois que você conseguir montar o seu setup trader, em pouco tempo saberá qual estratégia mais combina com o seu perfil e seus objetivos. 

Então, se você quiser saber a importância de montar um setup estratégico e como começar, leia este artigo até o final.

O que é setup trader?

O setup trader são as condições básicas que precisam estar presentes para você começar a operar na Bolsa de Valores.

Pense no setup como o motivo pelo qual você quer comprar e vender ativos. O que você espera alcançar com a sua estratégia? É o setup que auxiliará na decisão de entrada e saída das operações.

Então, se você quer potencializar os lucros no Day Trade, é importante considerar algumas predefinições antes de começar, de fato, a acompanhar as oscilações da Bolsa.

Um exemplo prático: você pode começar estabelecendo um parâmetro de Análise Técnica. Os sinais de entrada podem conter indicadores como as médias móveis. Sinais vindos de padrões gráficos também podem ser uma possibilidade, se isso corresponder aos seus objetivos.

Em resumo, criar um setup trader é padronizar suas operações a fim de obter mais ganhos e menos prejuízos.

Para ficar mais claro, assista ao vídeo abaixo com a nossa Chefe de Análise de trading, Stefany Oliveira, e saiba como ativar o setup no Profit Toro Trader:

Até aqui, vimos o que é o setup trader. Mas qual é a importância dessa estratégia? Por que ela é tão necessária? Continue lendo para saber mais.

Qual é a importância de montar um setup?

Para reduzir erros operacionais e manter o controle emocional, o setup trader é de grande importância. Como o mercado é bastante volátil, há uma infinidade de caminhos para seguir na hora de fazer negociações.

Com o setup trader, suas decisões serão melhor embasadas e os riscos minimizados.

Outro fator relevante é que o setup para Day Trade servirá como um guia para alcançar seus objetivos, adicionando indicadores que se complementam entre si.  

Ademais, essa estratégia permite que você restrinja suas negociações àquelas que têm uma relação de risco e retorno positiva. Resumindo: o equilíbrio entre ganhos e perdas. 

Como desenvolver estratégias eficazes para suas operações?

Como vimos, o setup trader é bastante personalizado e depende somente daquilo que você deseja alcançar. Por isso, existem muitas estratégias disponíveis e setups diferentes prontos para serem utilizados.

Mas para que as suas operações sejam eficazes, é importante que você leve alguns aspectos em consideração. Veja quais são eles a seguir.

1. Estude Análise Técnica

Para montar um setup eficiente, entender o que são indicadores, as tendências de alta e baixa, a Teoria de Dow, conceitos como topos e fundos duplos, suporte e resistência, bandas de bollinger, são o primeiro passo.

Conhecendo os conceitos profundamente, será mais fácil elaborar uma estratégia interessante para você.

2. Faça gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos envolve vários processos, como planejamento, análise, monitoramento e controle dos resultados.

Assim, aumentando a exposição aos eventos positivos e reduzindo a exposição aos negativos, o seu setup será mais bem estruturado, reduzindo a ansiedade e a ganância nas operações.

3. Aprenda sobre gráficos de ações

Os padrões gráficos são parte essencial da Análise Técnica, pois mostram a movimentação dos preços de uma determinada ação ao longo do tempo.

É possível acompanhar gráficos de linha, barra ou de candlesticks, por exemplo. A dica é escolher aquele que você tenha mais familiaridade ou ache mais fácil de acompanhar. 

SAIBA MAIS:
➡️ Long & Short: veja como funciona essa estratégia de trading
➡️ Veja como utilizar o indicador VWAP nas operações de trading
➡️ Índice de Força Relativa (IFR): o que é e como utilizar no Day Trade

4. Acompanhe o mercado

Mesmo que você utilize um robô trader para o seu setup, acompanhar o mercado deve fazer parte da sua rotina.

Para otimizar suas operações, é bom saber quais ativos estão em tendência de alta ou de baixa, além de conferir quais aspectos econômicos podem interferir nas ações da Bolsa.

Aqui na Toro, você pode conferir o Morning Call todas as manhãs antes da abertura do mercado e ficar por dentro das notícias que vão mexer com o pregão.

Em seguida, você pode acompanhar a live da Toro. De segunda a sexta, das 9h às 17h, nossos especialistas fazem a análise do mercado ao vivo e ficam de olho nas melhores oportunidades no Índice, Dólar e Ações. Veja:

5. Faça backtests

Fazer backtests é um bom começo para conferir se o setup que você montou está funcionando. Ao realizar testes em um ambiente seguro, você consegue entender o funcionamento da plataforma de Day Trade, além de montar uma estratégia segura, seguindo suas metas predeterminadas.

Vamos a um exemplo prático? Suponha que um você decida analisar as ações em um período de 6 minutos. Nesse momento, é bom checar os aumentos e quedas no preço para constatar o que precipitou esses movimentos.

Alguns indicadores, como horário do dia, padrões de candlesticks, padrões gráficos, volume e outros elementos serão avaliados. Uma vez que uma estratégia em potencial é encontrada, vale a pena conferir se ela já funcionou anteriormente.

Afinal, houve lucro no último dia, semana ou mês usando esse método?

Se você estiver negociando em um período de 6 minutos, continue olhando apenas para prazos de 6 minutos, mas aproveite e veja também períodos anteriores e outros ativos que tenham critérios semelhantes, para checar se também funcionariam do mesmo jeito.

Depois de determinar as regras que permitem que você entre no mercado para aumentar seus ganhos, observe esses mesmos exemplos e veja qual teria sido seu risco. Dessa forma, você pode ter uma ideia de quais serão seus stops em negociações futuras.

Tudo isso é possível no simulador de Day Trade. Monte diferentes setups, escolha indicadores diversos, observe os movimentos e defina o valor ideal para os pontos de entrada e saída. Realizar backtests é fundamental para qualquer estratégia eficaz. 

6. Escolha uma plataforma de alta qualidade

E já que estamos falando sobre backtests e simuladores, lembre-se de que escolher uma boa plataforma é ideal para montar um setup estratégico.

É importante ter em mente que sua estratégia não precisa ser perfeita ou inalterável. Ela precisa trazer bons resultados, isto é, gerar lucros.

Aqui na Toro, você tem acesso às melhores plataformas de Day Trade. Com o backtesting do Profit Toro Trader, é possível conferir se a sua estratégia funciona em situações diversas, medir o risco de retorno das operações e checar a assertividade do seu setup trader.

Inclusive, para obter resultados ainda mais satisfatórios, você pode participar do Clube Trader Toro. São inúmeros benefícios divididos em 3 modalidades:

E quais são as principais vantagens? Todo trader que opera na Toro tem:

  • Corretagem Zero com ou sem RLP: tenha Corretagem Zero em todas as operações com o RLP ligado ou mesmo desligado.
  • Profit grátis para sempre: opere qualquer quantidade de minicontratos de dólar ou índice sem pagar pelo uso da plataforma Profit.
  • Co-location DMA4 nas operações: use o sistema de alta performance Co-location DMA4 para enviar suas ordens com a máxima velocidade e baixa latência.
  • Trilha de cursos 100% gratuita: acesse dezenas de cursos feitos pelos experts da Toro, em trilhas completas do iniciante ao avançado.

Então, para ser membro do Clube e ter acesso aos melhores benefícios para traders do mercado, comece a operar agora mesmo.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!