Cadastre-se grátis

O que é robô trader? Entenda como funciona

O robô trader é uma boa alternativa para quem busca agilidade nas operações, já que essa tecnologia ajuda a buscar as melhores oportunidades na hora de comprar e vender ativos na Bolsa de Valores.

Por isso, muitos traders optam por utilizar softwares conduzidos por algoritmos para fazerem negociações de Day Trade, Swing Trade ou Scalper Trading.

As vantagens de um robô trader incluem desde automatizar a entrada e saída de posições até a redução do fator emocional.

Mas você sabe como os robôs traders funcionam, na prática? Neste artigo, vamos mostrar como tirar o melhor proveito dessa tecnologia para conduzir suas operações de trading. Vamos lá?

O que é um robô trader?

O robô trader é uma categoria de robô de investimento focada em operações de curto prazo na Bolsa de Valores.

Em resumo, é um serviço automatizado conduzido por algoritmos e inteligência artificial que consegue comprar e vender ativos no pregão.  

O robô trader é mais utilizado para o Day Trade, mas também pode ser um grande aliado do Swing Trade e do Scalper Trading

Com essa tecnologia, traders podem transformar regras de entrada e saída em sistemas automatizados, com o objetivo de monitorar as negociações. Isso é um facilitador para quem não tem tempo de acompanhar as oscilações do mercado o tempo todo.

Além disso, um dos maiores atrativos dessa estratégia com robôs é que ela não tem o fator emocional envolvido, já que eles são regidos por algoritmos. Isso pode ser fundamental para operações de curto prazo, que podem gerar mais ansiedade.

Mas afinal, como eles funcionam na prática? É o que mostraremos no próximo tópico. Acompanhe!

Como os robôs traders funcionam?

Na prática, robôs traders são programados por desenvolvedores de software, por isso podem ser personalizados para diferentes estratégias.

Após serem configurados conforme os seus objetivos, eles executam as tarefas com bastante precisão. Entretanto, o algoritmo deve seguir algumas recomendações para funcionar da melhor maneira possível, como: 

  • Stop gain e o stop loss.
  • O intervalo médio das operações.
  • A meta diária de ganhos e perdas.
  • As condições de compra e venda.
  • Seu objetivo por dia, semana ou mês.
  • Os ativos e derivativos que serão operados.

Depois que essas definições forem criadas, o robô fará tudo de modo automático, desde que as condições preestabelecidas apareçam durante o pregão. 

Vale também destacar que, para você conseguir utilizar esse serviço na Bolsa, é necessário ter uma conta em uma corretora de valores

Vale a pena usar o robô trader?

Se você está considerando operar com o robô trader, é importante conhecer os prós e contras dessa estratégia. Afinal, será que vale a pena?

Veja abaixo quais são as vantagens e desvantagens desse serviço: 

Vantagens do robô trader

  • Não há necessidade de acompanhar o mercado o tempo inteiro.
  • Diminui o viés psicológico da operação manual.
  • Minimiza erros humanos.
  • É possível operar mais de uma estratégia ao mesmo tempo.
  • Reduz a ansiedade e ganância com os stops automáticos.
  • Possibilidade de fazer backtesting.
  • Agilidade de enviar ordens.

Desvantagens do robô trader

  • É possível ocorrer falhas no algoritmo.
  • O desempenho pode ser insatisfatório, dependendo do robô utilizado.

Deu para perceber que são diversas vantagens, certo? Mas lembre-se que sempre existirão riscos, por menores que sejam. Por isso, pesquise bem a estratégia e conte com serviços de alta qualidade para te ajudar a usar os robôs traders. 

Agora, vamos entender um pouco quais são as principais diferenças entre robôs voltados para trading e robôs investidores.

Quais são as diferenças entre o robô trader e o robô investidor?

Existem algumas diferenças entre os tipos de robôs utilizados para trading e para quem pretende investir a longo prazo. 

Em primeiro lugar, o termo “robô investidor” é mais geral, isto é, engloba robôs traders e robôs advisors. No grupo dos robôs advisors, temos também o robô gestor e o robô consultor. 

Assim, a grande diferença é o comportamento do robô. Enquanto os advisors trabalham para trazer sugestões no médio e longo prazo, acompanham tendências do mercado e conseguem montar um portfólio segundo o perfil de investidor, os traders são voltados para ordens de compra e venda, isto é, negociações na Bolsa de Valores.

Vale esclarecer que a maioria das operações realizadas por robôs traders são negociações de alta frequência, ou High Frequency Trading (HFT), em inglês.

Isso significa que os robôs traders operam um grande número de ordens em alta velocidade em diversas plataformas, utilizando parâmetros baseados em instruções pré-programadas.

Essa rapidez é um dos fatores que difere o serviço do robô que negocia ordens daqueles que fazem consultoria ou gestão de carteira, como os advisors.

Em resumo, os robôs traders são muito úteis e facilitam a rotina de quem precisa acompanhar as oscilações dos ativos na Bolsa. É possível economizar tempo, reduzir falhas e minimizar o fator emocional, aumentando suas possibilidades de lucro.

Enfim, agora que você sabe as vantagens de operar com robôs traders, que tal começar utilizar essa estratégia em uma plataforma completa como o Profit Toro Trader? Faça seu cadastro gratuito e comece hoje mesmo a potencializar os lucros no Day Trade.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!