Ao perguntar para uma pessoa por que ela não investe o dinheiro, é muito comum ouvir a resposta "Porque eu não posso abrir mão das minhas economias, meu dinheiro precisa estar disponível a qualquer momento". Com certeza esse é um ponto muito importante. E esse ponto se chama liquidez.

Na hora de escolher um investimento, você já deve ter se deparado com a palavrinha "liquidez". Essa é uma características essenciais nas aplicações que você precisa levar em conta na hora de criar uma carteira de investimentos completa e diversificada.

É por isso que o pessoal da Yubb, o buscador de investimentos online, está aqui no blog da Toro. Chegou a hora de você entender, de uma vez por todas, o que é liquidez de um investimento.

O que é?

O nome pode parecer complicado, mas o conceito de liquidez é algo muito simples. Basicamente, liquidez é a capacidade que aquele investimento pode ser "transformado" em dinheiro. Ou seja, é a possibilidade de resgatar os recursos investidos.

Liquidez não é um tipo de investimento e sim uma característica dos investimentos.

Você pode aplicar seu dinheiro em investimentos com mais liquidez (que facilmente podem ser resgatados) ou em investimentos com menos liquidez (que vão "prender" o seu dinheiro por um tempo).

infográfico o que é liquidez

Algumas instituições usam a letra D+ algum número para explicar a liquidez daquele investimento. Nesse caso, a letra D significa dia do resgate e o número é a quantidade a mais de dias úteis em que será possível resgatar o dinheiro. Mas na Toro você não precisa se preocupar com isso, na plataforma está tudo explicado.

Aprenda a criar o seu futuro com investimentos. Curso grátis

Ainda está um pouco confuso? Na prática, existem dois tipos de liquidez dos investimentos: diária ou no vencimento. Quando você conhecê-las, vai ficar muito mais fácil entender esse conceito.

Liquidez diária

Se você é daqueles que podem precisar do dinheiro investido a qualquer momento, a liquidez diária é para você. Existem investimentos em que você pode resgatar o dinheiro quando quiser. Se você vir algum investimento com liquidez diária, isso significa que, ao aplicar o seu dinheiro, você pode "pegar de volta" se precisar.

Um investimento com liquidez diária é uma ótima opção para você guardar a sua reserva de emergência.

Se acontecer alguma urgência, basta retirar o dinheiro investido - é um conforto necessário. E, é claro, é muito melhor do que deixar o dinheiro parado na conta corrente ou na poupança.

Vale lembrar que investimentos com liquidez diária também possuem prazo de vencimento. Infelizmente, não é possível deixar o seu dinheiro rendendo lá para sempre. Na maioria dos casos, são aplicações com prazos mais curtos (três anos, no máximo). O ponto é que você não precisa “obedecer” o prazo para ganhar a rentabilidade. Se você resgatar o dinheiro no meio do período, ganhará o referente ao tempo que ele ficou investido.

Investimentos com liquidez diária: alguns CDBs, títulos do Tesouro Direto e alguns fundos.

Liquidez no vencimento

Do outro lado, está ela: a liquidez no vencimento. Como o próprio nome já diz, é uma característica presente nos investimentos em que só é possível resgatar o dinheiro no final do prazo estabelecido. Ou seja, o seu dinheiro fica "preso" até o vencimento da aplicação.

Existem pessoas que ficam em pânico só de pensar em ter o dinheiro "preso" em algum lugar, mas não é bem assim que funciona.

Normalmente, os investimentos com liquidez no vencimento oferecem prazos de diversos tipos (curto, médio e longo prazo) e podem ser uma ótima opção para aquelas pessoas que já têm uma reserva de emergência guardada.

Investimentos com liquidez no vencimento: alguns CDBs, LCIs, LCAs, LCs, RDBs, alguns fundos e etc.

Relação da liquidez com rentabilidade

Você deve estar pensando "Se eu tenho a possibilidade de escolher um investimento com liquidez diária, por que eu escolheria o contrário? Poder resgatar o dinheiro a qualquer momento é bem melhor!". Isso pode parecer verdade, mas existe uma grande desvantagem na liquidez diária.

Normalmente, os investimentos com liquidez diária rendem bem menos do que os investimentos com liquidez no vencimento. Já que você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento, as instituições financeiras pagam menos.

Os investimentos financeiros podem ser comparados com empréstimos.

Você, investidor, "empresta" seu dinheiro para o banco em troca de uma remuneração. Se o banco não pode garantir que terá seu dinheiro até o final do período, é natural que ele pague uma remuneração menor para você, certo? Como as instituições financeiras não podem "contar" com a certeza de ter aquele dinheiro, oferecem taxas de rentabilidade menores para investimentos com liquidez diária.

Já nos investimentos com liquidez no vencimento, a instituição financeira sabe exatamente até qual data o seu dinheiro estará investido. Assim, eles podem se programar para usar aquele dinheiro em outras operações financeiras e, consequentemente, podem te pagar uma remuneração maior.

Assim como a vida pessoal, a vida financeira também é feita de escolhas. Essa é uma escolha! Se você preferir a comodidade da liquidez diária, precisa aceitar que vai ganhar menos rendimento. Se você quiser ganhar mais dinheiro, precisa se planejar para deixar aquele dinheiro "preso" por um tempo em alguma aplicação com liquidez no vencimento.

Qual é o melhor investimento?

E agora: qual é o melhor investimento? Um que tenha liquidez diária ou um que tenha liquidez no vencimento? Infelizmente, não há uma resposta exata para essa pergunta, mas nós podemos te ajudar com alguns pontos na hora de fazer a sua escolha.

Em um cenário ideal, o investidor precisa ter uma carteira de investimentos completa e diversificada.

Isso significa que terá alguns investimentos com liquidez diária e outros com liquidez no vencimento.

Se você está começando a investir agora e não possui uma reserva de emergência, é importante que você economize dinheiro todos os meses para criar a sua reserva. Como nós dissemos ali em cima, é claro que esse dinheiro não vai ficar parado na conta corrente e, por isso, você vai colocar em investimentos com liquidez diária.

Se você já juntou a sua reserva de emergência e já tem os seus investimentos em liquidez diária, chegou a hora de se planejar um pouco mais para colocar o resto de seu patrimônio em investimentos com liquidez no vencimento e conseguir algumas rentabilidades maiores.


Entendeu o que é a liquidez de um investimento? Você já tem a sua reserva de emergência em liquidez diária? Deixe um comentário aqui embaixo contando a sua história =)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse artigo foi escrito pela equipe do Yubb:

Débora Duarte
Débora é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bernardo Pascowitch
Bernardo é fundador e CEO do Yubb, buscador online de investimentos totalmente gratuito. Bernardo é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).