Cadastre-se grátis

Como investir no agronegócio? Conheça as 7 melhores maneiras!

As principais manerias investir no agronegócio ou expor parte do seu patrimônio ao setor, mesmo com pouco dinheiro, são as ações de empresas do agro e/ou produtoras de alimentos listadas na Bolsa, os Fiagros (“FIIs do agronegócio”), BDRs, LCAs, CRAs, mercado futuro e Cédulas de Produtor Rural.


O agronegócio é uma força vital para a economia brasileira, desempenhando um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do país. Com sua vasta extensão territorial e recursos naturais abundantes, o Brasil se destaca como uma potência agrícola global.

Em 2022, o agronegócio respondeu por cerca de 25% do PIB brasileiro, revelaram os números.

Nesse conteúdo, entender como investir no agronegócio pode ser uma oportunidade lucrativa e estratégica. Este conteúdo apresentará as 7 melhores maneiras de investir nesse setor, abordando diferentes alternativas na Renda Fixa e na Bolsa de Valores. Vamos lá? 

Vale a pena investir no agronegócio?

Bom, sabemos que o agro é, historicamente, um dos principais setores da economia brasileira e detém relevante participação no PIB. Mas vale a pena expor parte do seu patrimônio a esse segmento?

Eis aqui algumas vantagens de alocar parte da carteira de investimentos em ativos relacionados ao agronegócio:

  • Diversificação: o setor oferece uma oportunidade de diversificação de portfólio, reduzindo os riscos associados a outros setores.
  • Resiliência: é considerado um setor resiliente, pois a demanda por alimentos e produtos agrícolas tende a ser constante, mesmo em tempos de crise.
  • Rentabilidade potencial: investimentos no agronegócio têm o potencial de oferecer retornos atrativos, especialmente em segmentos como agronegócio de exportação e tecnologia aplicada ao campo.
  • Proteção contra a inflação: podem ser uma forma de proteger seu patrimônio contra os efeitos da inflação, uma vez que os preços dos alimentos costumam subir em períodos inflacionários.
  • Impacto socioeconômico: você contribui para o desenvolvimento socioeconômico de regiões rurais, estimulando o crescimento local e a geração de empregos.
  • Sustentabilidade e ESG: há uma crescente demanda por práticas agrícolas sustentáveis e investimentos em tecnologias verdes no setor, o que pode proporcionar retornos financeiros e benefícios ambientais.


Viu só, há muitas possibilidades de ganhos nesse ramo. No entanto, lembre-se também que é preciso diversificar sua carteira com outros produtos e diferentes setores a fim de diminuir o risco geral e potencializar os retornos. 


Quais são os principais produtos do agro brasileiro?

Antes de começar seus investimentos no agronegócio, é também relevante que você conheça os principais produtos em que o Brasil tem destaque ou a liderança de mercado, a fim de melhor explorar as oportunidades e construir a sua carteira

Os principais produtos do agrobusiness brasileiro são:

  • Soja: o Brasil é o maior produtor mundial da soja e dos produtos que dela derivam.
  • Milho: só ficamos atrás de EUA e China na produção internacional de milho.
  • Cana-de-açúcar: lideramos a produção mundial de cana-de-açúcar, sendo um dos principais produtores de açúcar e etanol.
  • Café: o Brasil é o maior produtor e exportador de café, sendo também o 2º maior mercado consumidor.
  • Carne bovina e frango: possuímos um dos maiores rebanhos bovinos do mundo e é um dos principais exportadores de carne bovina e de carne de frango.
  • Suco de laranja: lideramos com folga a produção mundial de um dos sucos mais consumidos. 
 

Além dos produtos em que o Brasil tem liderança de mercado, existem outros produtos que também têm destaque no agronegócio brasileiro, mesmo sem ocupar a posição de maior produtor ou exportador mundial.

Alguns exemplos são: algodão, hotaliças (tomate, cenoura, batata, cebola, etc), frutas (abacate, melão, uva, entre outras), madeiras, pecuária leiteira, ovinos e caprinos. 

Esses produtos destacam a relevância do Brasil no cenário global do agronegócio, consolidando sua posição como um dos principais players internacionais.

Como investir no agronegócio?

Hoje, as principais manerias investir no agronegócio ou expor parte do seu patrimônio ao setor são as ações de empresas do agro e/ou produtoras de alimentos na Bolsa, os Fiagros, os BDRs, LCAs, CRAs, mercado futuro e Cédulas de Produtor Rural. Falaremos mais sobre elas a seguir: 

1. Ações do agronegócio e de alimentos

Primeiro, se fizer parte do seu perfil e objetivos como investidor, você pode estudar a inserção de ações relacionadas ao agronegócio ou à produção de alimentos na sua carteira. 

Hoje, as principais empresas desses setores listadas na Bolsa de Valores são: 

EmpresaCódigo Destaque ou perfil corporativo
Brasil AgroAGRO3Uma das empresas com maior quantidade de terras agricultiváveis focada em aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais com aptidão agropecuária.
AgrogalaxyAGXY3Plataforma de varejo de insumos e serviços agrícolas. Atua também na produção de sementes, originação, armazenamento e comercialização de grãos.
Minerva FoodsBEEF3Produtora e comercializadora de carne in natura e derivados, bem com exportadora de gado vivo. Faz também o processamento de carne bovina, suína e de aves.
BRF FoodsBRFS3Empresa com mais de 85 anos, 100 mil funcionários e atuação em 130 países. Possui marcas globais como a Sadia e a Qualy.
CamilCAML3Empresa de industrialização, comercialização e distribuição de grãos, sobretudo arroz, feijão, açúcar e pescados enlatados. Uma das marcas mais lembradas de arroz.
PomiFrutasFRTA3Produtora e comercializadora de maçãs in natura e processadas. Localizada em Santa Catarina, processa cerca de 40 mil toneladas de maçãs por ano.
Jalles MachadoJALL3Empresa produtora de açúcar e álcool, além de cogeração de energia elétrica, saneantes e levedura. Possui canavial 100% próprio.
JBSJBSS3 A maior produtora de proteína animal do mundo e a 2ª maior empresa global de alimentos. Tem mais de 400 unidades internacionais e várias marcas conhecidas.
JosaparJOPA3Empresa de produtos alimentícios dona de marcas como Arroz Tio João, Meu Biju e SupraSoy. Uma das maiores fornecedoras do varejo também exporta para 40 países.
Kepler WeberKEPL3Líder no setor de soluções para armazenagem, pós-colheita e conservação de grãos (silos, secadores, máquinas de limpeza e seus componentes) na América do Sul.
MarfrigMRFG3Uma das gigantes de proteína animal no mundo e líder internacional de fabricação de hambúrgueres. Exporta seus produtos para mais de 100 países.
M. Dias BrancoMDIA3Líder nacional no mercado de massas e biscoitos e com posição relevante no mercado de farinha de trigo. Possui marcas como Piraquê, Adria e Vitarella.
RaízenRAIZ4Empresa do Grupo Cosan com presença na produção de etanol e açúcar a partir da cana-de-açúcar. É referência em energias renováveis a partir do bagaço da cana.
SLC AgrícolaSLCE3Grupo produtor de soja, milho e algodão. Também realiza o plantio de pastagem e criação de gado. É dona da SLC Sementes, que produz e vende sementes de soja.
São MartinhoSMTO3Uma das maiores produtoras de açúcar e etanol do Brasil. 100% da sua é colheita mecanizada e tem 4 usinas próprias.
Boa SafraSOJA3Companhia líder nacional na produção de sementes de soja. Vende para 70% dos estados produtores de soja no Brasil.
Três TentosTTEN3Produtora de sementes (milho, trigo e soja). Possui centros de beneficiamento de sementes e uma unidade misturadora de fertilizantes.

Fontes: B3 e Relações Com Investidores das companhias

Lembre-se sempre de fazer uma boa diversificação nas suas escolhas, bem como realizar um checklist fundamentalista para, entre tantas alternativas, escolher as melhores. 

2. BDRs e BDR de ETF

A fim de diversificar sua carteira de Renda Variável também internacionalmente, você pode buscar alguns BDRs e BDRs de ETFs relacionados ao agronegócio. Eles são recibos de ações de empresas e de Fundos de Índices que buscam exposição nesse setor. 

Alguns exemplos listados na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) são:

  • Archer Daniels Midland Company (A1DM34): empresa americana do setor de processamento de alimentos e produção de ingredientes agrícolas.
  • Corteva Agriscience (C1TV34): empresa americana especializada em soluções agrícolas, incluindo sementes, proteção de cultivos e agricultura digital.
  • Mosaic Company (MOSC34): companhia americana dedicada à produção e distribuição de fertilizantes e nutrientes para o setor agrícola.
  • iShares GSCI Commodity Dynamic Roll Strategy (BCOM39): BDR de ETF que segue um índice internacional de commodities, incluindo as agrícolas.
  • iShares MSCI Global Agriculture Producers (BVEG39): BDR de ETF que segue o índice que visa focar em empresas do setor agropecuário que são altamente sensíveis aos preços subjacentes das commodities agrícolas.


Essas são apenas algumas das principais empresas do agronegócio estrangeiras com BDRs listados na B3. Vale ressaltar que a disponibilidade dessas empresas na B3 pode variar ao longo do tempo, conforme as condições do mercado e as decisões das próprias empresas.

É sempre importante verificar a lista atualizada de BDRs na B3 para obter informações precisas sobre as empresas disponíveis.

3. Fiagros (Fundos de Investimento do Agronegócio)

Os Fiagros são Fundos de Investimento em Ativos do Agronegócio. Eles funcionam como Fundos Imobiliários que permitem a captação de recursos para investimentos nas cadeias produtivas do setor agropecuário, sejam eles por meio do mercado imobiliário rural ou atividades produtivas.

São chamados de “FIIs do agronegócio” devido à semelhança com os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), porém, em vez de investir em imóveis, os Fiagros investem em ativos relacionados ao agronegócio, como terras, maquinário agrícola, insumos e participação em empreendimentos rurais.

Alguns exemplos incluem: 

FiagroCódigo
Exes AraguaiaAGRX11
BB CréditoBBGO11
CanvasCCFA11
Capitania Agro StrategiesCPTR11
DevantDCRA11
Ecoagro IEGAF11
Santa Fé Terra MaterFARM11
FG/AgroFGAA11
051 AgroFZDA11
Galápagos Recebíveis do AgronegócioGCRA11
High Fundo de Investimento AgroHGAG11
SFI Investimentos do AgronegócioIAGR11
JGP Crédito JGPX11
Kinea Crédito AgroKNCA11
Leste Cadeias Produtivas da AgroindústriaLSAG11
MAV CréditoMAVC11
NCH EQI Recebíveis do AgronegócioNCRA11
Ourinvest InnovationOIAG11
Itaú Asset RuralRURA11
Riza AgroRZAG11
Plural BRB Crédito AgroPLCA11
Suno AgroSNAG11
Vectis Dataagro Crédito AgronegócioVCRA11
Valora CRAVGIA11
XP Crédito AgrícolaXPCA11

 

4. Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

As LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) são títulos de Renda Fixa emitidos por instituições financeiras para financiar o setor agropecuário.

Elas permitem aumentar a diversificação no agronegócio pela Renda Fixa, pois os investidores podem adquirir esses títulos, que são lastreados em operações de crédito voltadas ao agronegócio.

As LCAs oferecem segurança, isenção de Imposto de Renda para pessoa física e são consideradas investimentos relativamente de baixo risco. 

Dessa forma, investidores têm a oportunidade de participar indiretamente do setor, recebendo rendimentos com base nas atividades agrícolas e pecuárias.

5. Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)

Os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) são títulos de Renda Fixa lastreados em créditos com origem em operações do setor agropecuário.

Eles permitem aumentar a diversificação no agronegócio pela Renda Fixa, pois os investidores podem adquirir esses títulos e participar indiretamente do financiamento das atividades agrícolas e pecuárias.

Os CRAs oferecem retornos atrativos e segurança, possibilitando aos investidores obter rendimentos baseados nos resultados do agronegócio.

São investimentos de baixo e médio crisco, com isenção de imposto de renda para pessoa física em determinadas condições. Por meio dos CRAs, os investidores têm a oportunidade de diversificar suas carteiras, aproveitando as oportunidades de investimento no setor agropecuário.

6. Commodities e contratos futuros

Commodities e contratos futuros podem ser ferramentas usadas para criar estratégias de no mercado de agronegócio. 

Os investidores podem comprar ou vender contratos futuros de commodities agrícolas, como grãos, café, açúcar, entre outros, visando lucrar com a variação dos preços no mercado. Isso permite proteção contra oscilações de preço e exposição ao desempenho do setor agropecuário.

Lembrando que trading não é investimento e essas estratégias envolvem mais riscos, sendo direcionadas para quem possui esse perfil.

7. Cédula de Produtor Rural (CPR)

A Cédula de Produtor Rural (CPR) é um título de crédito utilizado no agronegócio negociado em mecado de balcão para viabilizar o financiamento da produção.

Ela representa uma promessa de pagamento ao produtor rural, lastreada na safra ou em produtos agropecuários, e pode ser negociada no mercado, permitindo antecipação de recursos ao produtor e oferecendo aos investidores a oportunidade de investir no setor agropecuário.

Como investir no agronegócio com pouco dinheiro?

É possível investir no agronegócio com pouco dinheiro, graças à acessibilidade de diferentes instrumentos financeiros.

Hoje, os ativos que apresentamos no artigo são de baixo valor incial e podem ser comprados de uma em uma unidade, viabilizando a entrada aos poucos. 

Essas opções possibilitam que investidores com recursos limitados participem do agronegócio, diversifiquem suas carteiras e aproveitem as oportunidades do setor, mesmo com pouco dinheiro para investimento inicial.

Lembrando que os investimentos que usamos aqui como exemplos não são recomendações de compra nem necessariamente expressam a opinião dos Analistas da Toro.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!