Você já pensou sobre a possibilidade de potencializar seus investimentos e conseguir lucrar ainda mais com o sobe e desce do mercado de capitais? Se a sua resposta for sim, então chegou a hora de olhar para os investimentos a curto prazo com mais atenção. 

Antes de qualquer coisa, é sempre importante lembrar sobre a necessidade de um pensamento a longo prazo para acúmulo de patrimônio e para diversificação de carteira. No entanto, estamos falando aqui sobre algumas oportunidades para rentabilizar mais no curto prazo, em um período que pode ir de 1 dia a 90 dias.

Portanto, se você também está pensando em potencializar seus ganhos no curto prazo e investir em uma estratégia complementar aos seus investimentos de longo prazo, chegou a hora de saber tudo sobre essa estratégia.


Quer investir no curto prazo de uma forma simples?
Conheça o Toro+

Investimento a curto prazo: o que é?

Chamamos de investimentos de curto prazo as operações financeiras que duram entre 1 e 90 dias. Geralmente, essas movimentações são marcadas pela alta rentabilidade e liquidez. 

É possível encontrar investimentos de curto prazo de vários tipos, passando por alternativas mais conservadoras como a renda fixa e chegando às oportunidades mais arriscadas: a compra de ações. 

Quando falamos em investimentos de curto prazo em renda fixa, estamos falando sobre as alternativas de aplicações com liquidez diária, oferecidas por muitas instituições financeiras. Um bom exemplo são os CDBs que possuem rendimentos diários, normalmente vinculados à taxa Selic.

É claro que, ainda mais no atual cenário com a taxa Selic em 4,25%, os investimentos de renda fixa costumam oferecer rendimentos modestos, principalmente no curto prazo. Por isso, a Bolsa de Valores é a alternativa para você que deseja potencializar os resultados.

Invista no curto prazo com os experts da Toro
Conheça o Toro+

Investimento a curto prazo na Bolsa de Valores: Swing Trade

Diferentemente dos investimentos de curto prazo de renda fixa, os investimentos que duram pouco tempo na Bolsa de Valores podem oferecer rendimentos surpreendentes, afinal, eles são baseados na volatilidade constante desse mercado.

Esses investimentos são conhecidos como Swing Trade

Podem ser definidos como uma forma de negociar ativos da Bolsa, aproveitando as variações de preços e a movimentação desse mercado.

O Swing Trade é uma estratégia, normalmente, utilizada para compor uma planejamento de investimentos mais completo, que conta também com investimentos mais seguros e de longo prazo. 

Isso acontece pela possibilidade de potencializar os rendimentos por meio desses investimentos de curto prazo, afinal, algumas operações podem oferecer ótimos resultados se realizadas no momento certo.

No entanto, também não é aconselhável que essa estratégia seja a única forma utilizada para investir.

O principal motivo está relacionado com os riscos envolvidos na prática do Swing Trade. 

Por se tratar de operações de renda variável, os resultados podem ser negativos, o que reforça a necessidade de um planejamento e de conhecimento para suavizar os riscos.

No entanto, com uma boa estratégia de investimentos e a ajuda de experts, é possível suavizar os riscos e lucrar no curto prazo sem comprometer todo o seu capital.  

Já imaginou praticamente dobrar seu capital em 1 ano?
Conheça a estratégia do Toro+

Swing Trade x Day Trade

Já que estamos falando sobre Swing Trade é muito importante deixar clara a diferença dessa estratégia para o Day Trade

Day Trade é a estratégia de investimentos na Bolsa de Valores para curtíssimo prazo. Na prática, são as operações que começam e terminam no mesmo dia, em muitos casos, duram inclusive poucos minutos. 

Voltando ao Swing Trade, quando comparamos às operações de Day Trade, os investimentos que duram semanas ou meses envolvem menos riscos. Veja a diferença entre as principais modalidades de investimento na Bolsa:

  • Swing Trade: operações na Bolsa de Valores que podem durar entre 1 e 90 dias.
  • Day Trade: o curtíssimo prazo, as operações que começam e terminam no mesmo dia.
  • Position: operações que também podem ser chamadas de buy and hold. Não possuem prazo determinado de duração, podem durar meses ou mesmo anos, dependendo de cada investidor.

Para entender mais sobre a diferença entre cada tipo, veja este vídeo:

 

 

Se compararmos ao Day Trade, os investimentos de Swing Trade, oferecem menos riscos para os investidores, principalmente por apresentarem um tempo maior e por não exigirem o acompanhamento instantâneo do mercado financeiro. 

É importante falar que as duas modalidades podem apresentar ótimos rendimentos, entretanto, em ambos, é necessário atenção e conhecimento para operar da melhor forma. 

Aproveite a melhor estratégia de curto prazo do mercado
Conheça o Toro+

Vantagens e desvantagens do investimento a curto prazo

Olhando especificamente para os investimentos a curto prazo na Bolsa de Valores, podemos destacar algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Velocidade: essas operações permitem que investidores vejam seu capital ser valorizado em um período de tempo menor, potencializando os lucros e tendo um rendimento que, normalmente, só seria alcançado em muito tempo e uma outra operação mais conservadora.
  • Rentabilidade: como destacamos, a rentabilidade dos investimentos a curto prazo é o grande diferencial dessas operações. O sobe e desce da Bolsa oferece oportunidades para quem deseja aproveitar a volatilidade e a variação de preços para ganhar mais em menos tempo.
  • Possibilidade de ganhar com a queda das ações: uma das grandes vantagens de operar no curto prazo na Bolsa é a possibilidade de realizar uma estratégia conhecida como venda a descoberto. O que os investidores chamam de operar vendido é a técnica de vender uma determinada ação por um preço mais alto para depois comprá-la por um preço mais baixo.

Desvantagens :

  • Risco: assim como qualquer tipo de investimento, há riscos que envolvem as operações de Swing Trade. Na renda variável, esses riscos são ainda maiores por causa da oscilação, isto é, a variação do mercado que pode fazer um ativo valorizar ou desvalorizar.
  • Necessidade de acompanhamento: um outro ponto que pode ser considerado uma desvantagem para muitos investimentos é a necessidade de acompanhamento em suas operações de curto prazo. Essa atenção permite que, ao sinal de uma desvalorização, o investimento seja encerrado e o prejuízo não seja grande ou o lucro seja mantido.

Mesmo com essas desvantagens, destacamos que os investimentos a curto prazo, quando bem realizados, podem ser considerados um ótimo caminho para alcançar objetivos de ganhos financeiros. 

Afinal, quando se sabe o momento certo de investir e encerrar uma posição, os riscos podem ser minimizados. Por isso, uma estratégia de investimento a curto prazo bem executada pode trazer retornos excelentes em um tempo menor.

Alcance seus objetivos, agora, no presente
Assine hoje o Toro+

Melhores investimentos de curto prazo

Como falamos diversas vezes ao longo deste conteúdo, os investimentos de curto prazo são baseados no movimento de sobe e desce da Bolsa de Valores. Dessa forma, antecipar os melhores investimentos é um processo que parece quase que impossível. 

No entanto, é possível realizar algumas atividades para prever esses movimentos e saber quais situações podem ser consideradas oportunidades para investir em um curto prazo. 

Uma dessas atividades é o acompanhamento das empresas com grande potencial na Bolsa de Valores.

Por meio desse acompanhamento, é possível analisar o desempenho de cada ativo e identificar variações derivadas de acontecimentos repentinos. 

Assim, o caminho natural é que a variação impacte momentaneamente o ativo, elevando ou reduzindo o preço de uma forma extraordinária e depois voltando ao ritmo normal. Dessa forma, cabe aos investidores identificar essas oportunidades para aproveitar os altos rendimentos que elas podem proporcionar.

Quando olhamos para o atual cenário da Bolsa de Valores do Brasil, com ótimas condições para entradas de novos investidores e sucessivas quebras de recorde de pontos do Ibovespa, percebemos que alguns setores apresentam maior oscilação e com isso maiores oportunidades de rentabilidade no investimento a curto prazo. 

Com base em algumas recomendações feitas por nossos analistas ao longo das primeiras semanas de 2020, podemos dizer que a volatilidade no setor de infraestrutura, principalmente empresas de energia e saneamento, apresentou um movimento interessante e chamou atenção dos investidores. 

Bons exemplos de ativos que foram considerados ótimas oportunidades de investimentos a curto prazo são CSAN3, EQTL3, PRIO3 e TIET11.

Empresas que apresentaram volatilidade no mercado financeiro e, com isso, tiveram uma grande variação no preço de suas ações em um determinado momento de 2020. 

Mas não vá comprar essas ações agora, pois pode não ser mais o melhor momento delas. Então vale o alerta: rentabilidade passada não é garantia de rendimento futuro. Dessa forma, os exemplos utilizados acima não são considerados recomendações para este momento, servem apenas para exemplificar alguns ativos que já movimentaram o mercado.

Aproveite os melhores investimentos de curto prazo hoje
Conheça o Toro+

Melhor forma para fazer um investimento a curto prazo

Como você deve ter visto, o “timing” é fundamental para o sucesso de uma estratégia de investimento a curto prazo na Bolsa de Valores. Saber a hora certa de entrar e sair de uma operação é o que define se ela trará bons lucros ou será um mau negócio. 

Para isso, é necessário muito conhecimento sobre o mercado, sobre as operações e sobre os processos que contribuem para suavizar riscos e evitar prejuízos. 

No entanto, nem todos investidores possuem tempo livre para acompanhar o mercado e conhecimento para identificar essas oportunidades no momento certo. 

Além disso, realizar o planejamento do investimento, ou seja, definir o stop loss e stop gain, também demanda tempo e conhecimento sobre esse processo. Estabelecer um objetivo de ganho e também um limite de perda é fundamental para suavizar os riscos e investir no curto prazo com mais segurança.

Por outro lado, quem não investe com uma boa estratégia, acaba tendo prejuízos. Aliados ao medo e à falta de conhecimento, tornam-se os principais motivos que afastam investidores da Bolsa. E ainda alimentam o mito de que investimentos de curto prazo são perigosos e não valem a pena correr o risco.

A boa notícia é que, atualmente, é possível aplicar seu dinheiro em investimentos de curto prazo com mais segurança e com a ajuda de especialistas responsáveis por orientar sobre as melhores oportunidades, indicando o tempo certo para entrar e sair de cada operação.

Quer investir no curto prazo de uma forma simples?
Conheça o Toro+

Aplicando em investimentos a curto prazo com mais segurança e simplicidade

O Toro+, é a estratégia de investimentos de curto prazo da Toro que permite aos investidores realizarem essas operações de uma forma mais simples, rápida, segura e fácil. Nossos especialistas em Bolsa estão focados em identificar as melhores oportunidades, planejar os pontos de entrada e saída e enviar diretamente para o celular de cada assinante.

Além disso, antes de investir você já sabe o motivo de recomendar a compra ou venda daquele ativo. E pode tirar suas dúvidas diretamente com a equipe de experts nas aulas ao vivo que ocorrem toda semana.

Ao entrar no Toro+, sua única responsabilidade como assinante, além de acompanhar o grupo no Telegram, é decidir se deseja ou não entrar naquela recomendação, e isso pode ser realizado com 1 clique através do site da Toro Investimentos. 

Desse jeito, é possível aproveitar as oportunidades que estão rentabilizando valores excelentes para muitos investidores.

Um bom exemplo disso foi uma oportunidade recomendada em janeiro de 2020. Com a recomendação de investimento de curto prazo enviada pela equipe do Toro+, que durou cerca de 15 dias, foi possível ganhar exatos 10,85%. Dessa forma, se você tivesse entrado nessa oportunidade com R$10.000, ao final de apenas duas semanas, teria lucro de R$1.085.

Portanto, o Toro+ é caminho ideal para quem deseja realizar investimentos a curto prazo na Bolsa de Valores contando com a expertise, conhecimento e técnica de profissionais especializados nesse mercado. 

Receba as melhores oportunidades da Bolsa no seu celular
Invista com a ajuda de experts