Cadastre-se grátis

Monetus FIA: tudo o que você precisa saber sobre esse Fundo de Ações

Já pensou em obter rendimento acima do Ibovespa no longo prazo com o apoio de um gestor profissional? Se você está interessado em investir em Renda Variável e busca um Fundo de qualidade, o Monetus FIA pode ser a escolha ideal.
Com gestão experiente e foco em empresas com potencial de crescimento, o Monetus FIA oferece aos investidores a oportunidade de diversificar sua carteira e alocar no mercado de ações de forma mais acessível.
Neste conteúdo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre esse Fundo de Ações e como ele pode ajudar a impulsionar seus investimentos. Vamos entender como o Fundo funciona, suas características, performance histórica, sua carteira e os critérios utilizados na seleção dos ativos.

O que é o Monetus FIA?

O Monetus Fundo de Ações (FIA) é um Fundo de Investimentos em Ações e BDRs que busca superar o Índice Ibovespa, o principal da nossa Bolsa de Valores, no longo prazo.
Como é um Fundo de Ações, deve investir ao menos 67% da carteira em ativos como ações, bônus ou recibos de subscrição, cotas de outros Fundos ou ETFs, além de BDRs.
Para atingir esse objetivo, a gestão do Monetus FIA se baseia na aquisição de ativos com elevado potencial de valorização, por meio da identificação de empresas excelentes a bons preços, ou seja, com uma distorção entre o valor justo e o preço de negociação, pautado em uma sólida análise fundamentalista.
A gestão do Monetus FIA também carrega o diferencial de seguir uma filosofia independente, ou seja, não segue o mercado nas suas decisões.
Dessa forma, o foco primário é na avaliação das companhias, por meio de uma análise bottom up minuciosa, em busca das melhores oportunidades de investimentos.Nas palavras de Daniel Calonge, gestor do Monetus FIA e um dos principais do Brasil, “investir em ações é se tornar sócio da empresa investida” e, portanto, ele busca por bons negócios a bons preços.Na visão do gestor, as melhores oportunidades estão escondidas nos detalhes, por isso, ele e sua equipe dedicam muito tempo e esforço procurando-as, sempre indo além.
Tal filosofia contribuiu para que o Monetus FIA chegasse aos top 10 Fundos de ações no Brasil.

Antes de proseeguir com a leitura, confira, no vídeo abaixo, um papo especial do sócio-diretor da Toro, André Barbosa, com o gestor do Monetus FIA, Daniel Calonge:

Como funciona o Monetus FIA e qual é a sua estratégia?

O Monetus Fundo de Investimento em Ações – BDR Nível I é um Fundo do tipo aberto, long only (estratégia somente comprada), com prazo indeterminado e tem como público alvo os investidores em geral.O objetivo principal do Monetus FIA é proporcionar ganhos de capital aos seus cotistas a médio e longo prazo, por meio do investimento primordialmente no mercado acionário brasileiro e americano.
O Fundo não busca uma alta correlação com nenhum índice de ações específico, permitindo assim maior flexibilidade em suas estratégias.
Além disso, o Monetus FIA tem a possibilidade de investir em ações de baixa liquidez e em índices de ações, ampliando as oportunidades de diversificação da carteira e identificando oportunidades de investimento com base no potencial de valorização dos ativos.Dessa forma, além de operar apenas na ponta comprada, ele também costuma focar em algumas empresas de menor capitalização. Estas, por sua vez, tendem a apresentar valorizações mais fortes com o movimento ascendente da Bolsa.
A análise fundamentalista desempenha um papel essencial na identificação de distorções significativas entre o preço de negociação e o valor intrínseco dos ativos no Monetus FIA.
Além disso, a análise macroeconômica é aplicada para avaliar a exposição da carteira a fatores externos às empresas, garantindo uma visão abrangente do ambiente de investimento.Conheça mais sobre as diferenças entre gestão ativa e passiva no vídeo abaixo com a Analista da Toro, Paloma Brum:

O que preciso saber antes de investir?

Antes de investir, é preciso conhecer algumas informações gerais a respeito do Fundo, seus custos e características. São elas:
  • CNPJ: 13.033.721/0001-40
  • Risco: alto (recomendados a investidores arrojados)
  • Administrador: Banco Daycoval
  • Gestor: Monetus Investimentos
  • Patrimônio líquido: R$ 50 milhões
  • Aplicação e movimentação mínima: R$ 30,00
  • Taxa de performance: 20% do que exceder o Ibovespa, cobrada semestralmente.
  • Taxa de administração: 2% ao ano com Cashback na Toro
  • Imposto de Renda: 15% sobre o rendimento nominal.
  • Prazo de resgate: D+2
Lembre-se que todo Fundo de Investimentos também está sujeito aos riscos de crédito (inadimplência dos emissores), de mercado (oscilações de preços dos ativos) e de concentração (exposição significativa em um ou poucos ativos).Ademais, os Fundos desse tipo também estão expostos a riscos do mercado externo, de precificação dos ativos financeiros e regulatórios. Então faça uma boa diversificação da sua carteira para minimizá-los.Entenda mais sobre a segurança ao investir em Fundos no vídeo abaixo com a nossa expert, Paloma Brum:

Vale a pena investir no Monetus FIA?

Afinal, vale a pena investir no Monetus FIA? Historicamente, o Fundo tem obtido bons resultados para os seus cotistas, na maioria das vezes com mais meses positivos do que negativo e, no longo prazo, superando o Ibovespa. Observe na tabela a seguir:

AnoRentabilidade anual
2011Fundo-5,59%
Ibovespa+15,63%
2012Fundo+28,41%
Ibovespa+7,40%
2013Fundo+8,37%
Ibovespa-15,50%
2014Fundo-2,16%
Ibovespa-2,91%
2015Fundo-22,05%
Ibovespa-13,31%
2016Fundo+29,66%
Ibovespa+38,94%
2017Fundo+57,89%
Ibovespa+26,66%
2018Fundo+7,46%
Ibovespa+15,03%
2019Fundo+51,85%
Ibovespa+31,58%
2020Fundo+12,05%
Ibovespa+2,93%
2021Fundo-22,27%
Ibovespa-11,93%
2022Fundo-25,60%
Ibovespa+4,97%

Fonte: Lâmina do Monetus FIA

No acumulado de 2011 a 2023, o Fundo retornou +154,15% aos cotistas contra +64,69% do Ibovespa, informa a lâmina da gestão.
Lembrando que a rentabilidade passada não garante que o mesmo vai acontecer no futuro e que o investimento em Renda Variável, mesmo por meio de Fundos, é mais arriscado que as aplicações tradicionais.Portanto, avalie junto ao seu Assessor de Investimentos se essa estratégia é coerente com o seu perfil de risco e com os seus objetivos financeiros.

Como investir no Monetus FIA?

Para investir no Monetus FIA, o procedimento é muito simples:
  1. Abertura de conta: faça o seu cadastro na Toro de forma gratuita. Preencha as informações solicitadas, incluindo dados pessoais e documentos necessários.
  2. Depósito de recursos: após a aprovação da sua conta, faça um depósito de recursos para investir. A Toro possui várias opções de transferência bancária, incluindo Pix.
  3. Busca pelo Fundo: Na área de “Fundos” da plataforma, utilize a barra de busca ou os filtros disponíveis para localizar o Monetus FIA.
monetus-14. Configure o investimento: clique sobre o Fundo para ver mais detalhes e, em seguida, pressione o botão “Invista agora”.monetus-35. Confirme o investimento: confira as informações da ordem de compra e confirme clicando em “Continuar”.monetus-2Se tiver qualquer dúvida, acione o seu Assessor de Investimentos aqui na Toro. Ele vai lhe auxiliar não somente nesta aplicação, mas também na montagem de um portfólio realmente vencedor para os seus objetivos.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!