Cadastre-se grátis

Fundos Imobiliários (FIIs): entenda o que são e como investir

Seja para alugar ou revender, investir em imóveis continua sendo um caminho que muitas pessoas buscam acreditando ser a melhor opção para aplicar seu dinheiro e crescer seu patrimônio.

Porém, o valor de um imóvel costuma ser alto, o que afasta a maioria das pessoas desse tipo de investimento. Além disso, esse processo é extremamente demorado e envolve um alto nível de burocracia e, consequentemente, de papelada.

A boa notícia é que investir nesse setor pode ser mais barato, prático e fácil: através dos FIIs ou Fundos de Investimento Imobiliário.

Oferecendo uma série de vantagens, os Fundos Imobiliários vêm ganhando cada vez mais popularidade no mercado brasileiro. Mas se você não ainda não sabe do que se trata nem como investir em FII, sem problemas. Confira nosso artigo e entenda tudo sobre esse tipo de investimento.

O que são os Fundos Imobiliários (FIIs)?

Um Fundo de Investimento Imobiliário, também conhecido pela sigla FII, nada mais é que um grupo de pessoas que têm um objetivo em comum: investir em ativos imobiliários.

Ou seja, podemos entender os FIIs como um investimento realizado através da Bolsa de Valores em que o investidor compra 1 ou mais cotas do Fundo e pode ganhar dinheiro com a valorização da cota ou com a distribuição de rendimentos realizada pelo administrador do FII.

Entenda melhor no vídeo abaixo:


O dinheiro que todos investiram no Fundo, em forma de cotas, é administrado por um gestor, que é o responsável por encontrar e realizar os investimentos mais interessantes e garantir uma boa rentabilidade para o fundo.

Normalmente, os ativos adquiridos são os próprios empreendimentos imobiliários em si, como prédios, shoppings e galpões logísticos.

Entretanto, um FII também pode ter outros investimentos ligados a imóveis. Isto é, alguns fundos investem também em títulos imobiliários (Letras de Crédito Imobiliário ou Certificados de Recebíveis Imobiliários) ou até mesmo cotas de outros FIIs.


Quais são os tipos de Fundos Imobiliários (FIIs)?

Existem diversos tipos de fundos imobiliários no mercado — cada um com estruturas, estratégias e carteiras de ativos diferentes. Porém, é possível classificar os FIIS em duas grandes modalidades:

1. Fundos de tijolo

São Fundos focados majoritariamente em empreendimentos físicos. A política dos FIIs de tijolo é investir na aquisição, construção ou aluguéis de imóveis comerciais, como:

  • Shopping Centers.
  • Faculdades.
  • Prédios comerciais.
  • Agências bancárias.
  • Centros de distribuição.
  • Galpões e armazéns.
  • Hospitais.

O objetivo de um Fundo de tijolo é encontrar pessoas ou empresas interessadas em utilizar os imóveis adquiridos. Em troca, o FII recebe uma renda mensal de aluguel para ser distribuída a seus cotistas.

2. Fundos de papel

Um FII de papel tem como estratégia investir em títulos financeiros vinculados ao mercado imobiliário, como LCI, CRI, títulos de recebíveis imobiliários, cotas de outros Fundos Imobiliários, entre outros. O lucro do Fundo vem dos juros e dividendos pagos por esses título, ou da venda deles.

3. Fundos de Fundos (FOFs)

Os Fundos de Fundos, também chamados de FOFs, são aqueles que investem em cotas de outros FIIs, sejam eles de papel, tijolo ou em outros FOFs. Então, constituem uma boa forma de diversificação nesse mercado, uma vez que você tem acesso a vários FIIs com um único investimento. 

Como os Fundos Imobiliários são constituídos?

Para iniciar um FII, a instituição financeira responsável por ele precisa apresentar um documento ao mercado contendo a política de investimentos e as diretrizes gerais do futuro fundo.

A partir disso, é realizada a oferta primária do FII:

  • As cotas do Fundo são emitidas e lançadas no mercado pela primeira vez.
  • Quem tem interesse, pode comprar a quantidade de cotas desejadas e se juntar aos primeiros cotistas do fundo.

Com o capital arrecadado, o gestor do FII começa a adquirir os ativos imobiliários, de acordo com a política de investimentos proposta.

Após a abertura, o Fundo passa a ser identificado por um código (também chamado de ticker), e pode ter suas cotas negociadas na Bolsa de Valores, da mesma forma que acontece com as ações de uma empresa.

Como investir em Fundos Imobiliários (FIIs)?

Para começar a investir em Fundos Imobiliários na Bolsa, será preciso seguir os passos seguintes:

1. Escolher uma boa corretora de valores

Será pela corretora que as pessoas interessadas em investir vão comprar e vender suas cotas de FIIs. Por isso, escolher uma boa empresa é importante para conseguir investir com agilidade, eficiência e segurança.

2. Abrir conta na corretora de valores

Para abrir a conta em uma corretora de valores é preciso realizar um cadastro com informações pessoais, dados bancários e apresentar documentos como CPF e RG. Mas não se assuste, na maioria das corretoras é possível fazer esse processo de forma totalmente online.

3. Transferir dinheiro para a conta

Para realizar qualquer operação no mercado, quem investe precisa antes enviar seu dinheiro para a conta na corretora. Várias delas oferecem formas simplificadas de depósito — como TED, DOC e transferência bancária.

4. Escolher o Fundo Imobiliário

O mercado oferece uma grande diversidade de FIIs para se investir, mas para escolher o melhor Fundo Imobiliário é preciso estudar bem cada um deles. Antes de tudo, você precisa analisar os ativos, números e histórico de rentabilidade do fundo, verificar a solidez dos seus fundamentos e checar se gestão dele é realmente boa.

Se ficar com dúvidas nessa etapa, você pode pedir ajuda para a equipe da sua corretora. Contar com especialistas em investimentos nessas horas pode te ajudar a encontrar com mais facilidade o Fundo que mais se adequa aos seus objetivos.

5. Investir no FII

Depois de escolhido o Fundo Imobiliário, basta enviar uma ordem de compra através da corretora para adquirir o número de cotas desejadas — assim como acontece quando compramos uma ação.

Para isso, é preciso digitar o código do Fundo, a quantidade de cotas e o valor que você deseja pagar. A oferta segue para o mercado e se houver um participante do FII disposto a vender suas cotas por aquele valor, o negócio é fechado.

Bônus: como investir no mercado imobiliário do jeito mais fácil?

Sabia que investir em FIIs pela Toro é muito fácil? A Toro criou uma maneira nova de investidores explorarem a Bolsa de Valores.

Por meio da nossa plataforma, você tem acesso às melhores oportunidades de hoje para investir nos melhores FIIs, ações, BDRs, ETFs, Fundos, Renda Fixa e muito mais de forma simples, prática e acessível. Quer conferir?

module “module_16555104457841731″ path=”/Toro2022/Tema_Artigos/modules/youtube”, video=”hNmw_tVKGrE” %}

Com ganhar dinheiro com Fundos Imobiliários (FIIs)?

Muitas pessoas não sabem quanto rende o Fundo Imobiliário. Saiba que isso ocorre de duas formas: por meio da valorização das cotas e pela distribuição dos seus rendimentos. Entenda melhor sobre cada uma a seguir:

Valorização das cotas

O preço unitário da cota de um FII pode se valorizar com o tempo — seja pelo aumento do patrimônio do Fundo ou pela variação natural do mercado. Com isso, as pessoas que investiram lá no início podem lucrar vendendo suas cotas por um preço superior ao comprado.

Distribuição dos lucros do Fundo

Por se tratar de um investimento imobiliário, todo FII tem uma renda mensal, advinda principalmente do aluguel de seus imóveis. Depois de apurado o lucro líquido que o fundo teve, os FIIs são obrigados a distribuir pelo menos 95% desse rendimento a seus cotistas, de forma proporcional à quantidade de cotas de cada um.

O valor é repassado para a corretora onde a cota foi comprada, que vai depositar a quantia diretamente na conta do investidor.

Quais são os riscos de investir em FIIs?

Como todo investimento, um Fundo Imobiliário também possui uma série de riscos. Os 4 riscos mais comuns são:

1. Risco de mercado

Por serem negociados na Bolsa, os Fundos Imobiliários estão constantemente sujeitos ao risco de desvalorização do mercado. Fatores como a situação geral da economia, mudanças na demanda por imóveis e variações na taxa de juros podem derrubar o preço das cotas de um FII e prejudicar o investimento.

2. Risco de liquidez

Mesmo com os Fundos Imobiliários crescendo cada vez mais no país, a quantidade de participantes nesse mercado ainda é pequena, afetando a liquidez do investimento. Isso pode tirar a liberdade de quem investe de entrar e sair de um fundo quando quiser. 

3. Risco de vacância

Não é garantido que todos os imóveis do fundo serão alugados. Ou seja, caso haja dificuldade para encontrar locatários, a receita dos aluguéis será comprometida, afetando também o rendimento pago aos cotistas.

4. Risco de inadimplência

Também existe a possibilidade do locatário não pagar suas obrigações com o locador, isto é, deixar de pagar o aluguel. Além da receita com aluguéis diminuir, a inadimplência pode gerar um custo jurídico extra ao fundo.

A possibilidade de investir com segurança e rentabilidade é um grande atrativo dos Fundos Imobiliários. Mas assim como todos os outros tipos de investimentos, os FIIs também possuem uma série de riscos e particularidades para serem levadas em conta.

O principal ponto nisso tudo é saber se Fundos Imobiliários se encaixam dentro do seu perfil de investidor.

Não saber avaliar se esse tipo de papel é interessante para a sua carteira pode atrapalhar o sucesso dos seus investimentos. Por isso, evite entrar em um fundo sem entender do que se trata e como está o panorama da economia no momento.

Mas você não precisa ficar de fora só porque não é expert no assunto. Você também pode ter sucesso ao investir em FIIs, contando com a ajuda de um time de profissionais do mercado, com Analistas e Assessores de Investimentos trabalhando juntos, para te ajudar a encontrar os melhores Fundos para o seu objetivo.

Investir em FIIs ou em imóveis: qual vale mais a pena?

Quando o assunto é crescer patrimônio e garantir um futuro tranquilo, muitas pessoas buscam a alternativa mais cômoda (a Poupança) ou a mais tradicional (imóveis). 

No entanto, já é mais do que sabido que deixar dinheiro na Poupança não é a melhor ideia para vê-lo render muito. E comprar uma casa ou um apartamento não é algo que se faça da noite para o dia.

Para comprar um imóvel, é exigido muito tempo para encontrar boas oportunidades, além do valor muito alto que é necessário.

E se você não possui um bom valor disponível para comprar um imóvel, será preciso se comprometer com um financiamento por meses ou até anos a fio.

Mais do que ser muito mais simples de investir e ainda permitir ganhar dinheiro com resultados melhores que a renda fixa, os Fundos Imobiliários também apresentam outros benefícios. Especialmente quando comparados à compra de um imóvel.

Entenda mais sobre essas vantagens dos FIIs no vídeo:

 


Em resumo, entre as principais vantagens de investir em FIIs podemos listar:

 

  • Bem menos burocrático do que comprar um imóvel.
  • Cotas com preços mais acessíveis do que um imóvel.
  • Investir em grandes empreendimentos.
  • Ter um gestor focado na performance positiva do fundo.
  • Rendimentos isentos de Imposto de Renda.
  • Receber dividendos frequentemente.
  • Possibilidade de reinvestir os dividendos em novas cotas.

Depois de entender tudo sobre o investimento em FIIs, é provável que você sinta muito interesse em começar a investir. Mas muitas pessoas param por aí, porque têm medo de seguir nesse caminho por conta própria.

Se esse é o seu caso, temos uma boa notícia: criamos o Clube de Proprietários do Futuro. Um lugar exclusivo para quem quer investir em Fundos Imobiliários para revolucionar seus investimentos, indo muito além da Renda Fixa com a ajuda de uma equipe de experts. 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!