Quer saber o destino perfeito para sua aposentadoria e qualidade de vida? Neste artigo, vamos mostrar quais são os melhores países para viver e se aposentar, especialmente voltados para indivíduos e investidores de alta renda que almejam deixar o Brasil.
Desde padrões de vida luxuosos até sistemas de saúde de classe mundial, este conteúdo oferece uma visão abrangente das opções mais atrativas.
Ao considerar fatores como segurança, infraestrutura e oportunidades culturais, podemos ajudar você a tomar decisões mais informadas para garantir um futuro próspero e satisfatório no cenário internacional.
Além disso, vamos explorar quais estratégias adotar quando investir focando em morar fora do Brasil ou desfrutar a aposentadoria no exterior. Vamos lá?
Navegação Rápida
Quais são os 10 melhores países para se viver?
Recentemente, o renomado relatório anual Expat Insider – estudo que relaciona as nações mais bem avaliadas, segundo 56 itens – listou os melhores países para se viver.
O interessante é que quem responde à pesquisa são as próprias pessoas. Mais de 12 mil expatriados de 171 origens nacionais diferentes e vivem em 172 países responderam ao questionário que engloba aspectos como custo de vida, qualidade de serviços como internet, moradia, saúde etc.
Em 2023, os melhores países para se viver foram:
- México: figura no top 5 desde 2014 e está no 1º lugar no índice de facilidade para conseguir acomodação. No país, é fácil manter sua casa e o visto é facilitado, além da receptividade local.
- Espanha: também aparece no top 10 desde 2014. Os entrevistados citam itens como cultura, vida noturna, recreação, clima, opções gastronômicas, paisagens e outras vantagens.
- Panamá: destaca-se no ranking pela facilidade de encontrar casas, criar vínculos sociais, tirar o visto e o clima agradável. Além disso, há uma proximidade com os EUA.
- Malásia: destaca-se pela simpatia local e pelas finanças pessoais, além de ser ótima para que viaja com frequência. Ademais, é recheada de paisagens, história, mercados regionais etc.
- Taiwan: Com uma qualidade de vida excepcional e níveis elevados de segurança, Taiwan cativa expatriados com sua moderna infraestrutura, sistemas de saúde eficientes e uma fusão única de tradição e inovação.
- Tailândia: reconhecida pela hospitalidade calorosa e custo de vida acessível, o país encanta com suas praias deslumbrantes, rica cultura, e uma mistura equilibrada entre vida urbana e natureza exuberante.
- Costa Rica: destaca-se por seu ambiente natural exuberante, oferecendo bem-estar aos residentes. Com uma abordagem sustentável, o país promove um estilo de vida saudável em meio a paisagens deslumbrantes.
- Filipinas: a hospitalidade local nas Filipinas cativa expatriados, enquanto o clima agradável e a diversidade cultural contribuem para uma experiência enriquecedora em um arquipélago de praias paradisíacas.
- Bahrein: subiu muitas posições no ranking de 2023, especialmente pelas melhorias no custo de vida, facilidades do dia a dia (como abrir conta em um banco), moradia, conectividade, entre outros.
- Portugal: com uma cultura rica, clima ameno e um sistema de saúde de qualidade, Portugal tornou-se um destino atrativo. Sua mistura de tradição e modernidade proporciona uma vida equilibrada e gratificante para expatriados.
Outros países excelentes para morar
Agora que você conhece os 10 melhores países, confira a sequência do ranking da Expat Insider ainda traz:
- Emirados Árabes Unidos
- Omã
- Indonésia
- Vietnã
- Brasil
- Finlândia
- Colômbia
- Quênia
- Luxemburgo
- Austrália
- República Tcheca
- Holanda
- Suíça
- Suécia
- Grécia
- China
- Canadá
- Arábia Saudita
- Estônia
- Estados Unidos
- Catar
- Chipre
- França
- Hungria
- Polônia
- Índia
- Singapura
- Bélgica
- Irlanda
- Hong Kong
- Dinamarca
- Áustria
- Reino Unido
- Japão
- Nova Zelândia
- Malta
- Itália
- África do Sul
- Alemanha
- Coreia do Sul
- Turquia
- Noruega
- Kuwait
SAIBA MAIS:
➡️ Conheça os 15 principais mercados emergentes e por que investir neles
➡️ Como investir na China? Entenda se o retorno é maior que o risco!
➡️ Investimentos no exterior: por que e como investir fora do Brasil?
Como investir para morar fora do Brasil?
Para viver fora do Brasil, o investidor de alta renda pode criar um plano específico para tal, já pensando nas necessidades e no estilo de vida que vai levar com a sua família no exterior.
Isso também deve considerar os custos de vida, necessidades básicas, acesso à saúde, trabalho, entre outros.
Para criar uma estratégia de investimentos ao considerar a mudança para outro país, você pode seguir estes passos:
- Avaliação financeira: analise sua situação financeira atual, incluindo ativos, dívidas e fluxo de renda. Determine o montante disponível para investir após considerar despesas iniciais de mudança.
- Pesquisa do destino: estude o custo de vida, sistema tributário e oportunidades de investimento no país escolhido. Considere fatores econômicos, políticos e sociais que possam impactar seus investimentos.
- Diversificação de ativos: distribua seus investimentos em diferentes classes de ativos para reduzir riscos. Explore opções como ações, títulos, imóveis e Fundos de Investimento.
- Planejamento tributário internacional: compreenda as implicações fiscais ao morar fora do Brasil. Busque orientação profissional para otimizar sua situação tributária e evitar surpresas no futuro.
- Segurança financeira: mantenha uma reserva de emergência acessível e adeque sua estratégia de investimentos para garantir a segurança financeira a longo prazo, considerando possíveis mudanças no cenário econômico.
- Assessoria profissional: consulte especialistas financeiros, contadores e Assessores de Investimentos, profissionais fiscais locais e internacionais para orientação personalizada, alinhada aos seus objetivos e ao ambiente regulatório do novo país.
Lembre-se de que as estratégias de investimento devem ser flexíveis e adaptáveis às mudanças nas condições econômicas e pessoais.
Santander Select
Cliente Santander Select conta com um atendimento especializado para seus investimentos.
Quais são os melhores países para se aposentar?
Agora, pensando em quem vai desfrutar a aposentadoria fora do Brasil ou pesquisar os países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo, deve estudar outros rankings.
Um dos estudos mais respeitados sobre o tema é o realizado pela consultoria Mercer e pelo CFA Institute. Anualmente, eles listam em um índice internacional, quais são os melhores países para se aposentar.
Em 2023, entre os 47 pesquisados, são:
- Holanda
- Islândia
- Dinamarca
- Israel
- Austrália
- Finlândia
- Singapura
- Noruega
- Suécia
- Reino Unido
- Suíça
- Canadá
- Irlanda
- Chile
- Uruguai
- Bélgica
- Nova Zelândia
- Alemanha
- Cazaquistão
- Hong Kong
- Estados Unidos
- Emirados Árabes Unidos
- Colômbia
- França
- Espanha
- Croácia
- Arábia Saudita
- Polônia
- Japão
- Itália
- Malásia
- Brasil
- Peru
- China
- México
- Botsuana
- África do Sul
- Taiwan
- Áustria
- Indonésia
- Coreia do Sul
- Tailândia
- Turquia
- Índia
- Filipinas
- Argentina
O estudo destaca ainda a importância de que a inflação e as taxas de juros acrescentam uma nova dinâmica no mercado e isso devem ser consideradas no seu plano de investimentos para a aposentadoria.
Além disso, a idade média para se aposentar está crescendo no mundo inteiro, sobretudo nos países mais desenvolvidos.
Isso ocorre especialmente pela melhor qualidade de vida que favorece o aumento da expectativa de viver mais anos e isso traz um novo desafio não somente ao investidor, mas também aos Fundos de pensão.
Quais são os melhores países para viver aposentado?
Agora, pensando para quem já está aposentado e procura um lugar para viver bem, pode considerar o tradicional Índice Global Anual de Aposentadoria da International Living.
A edição de 2024 do ranking, que listou as melhores nações com base no custo de vida, habitação, sistema de saúde, hospitalidade e cultura, verificou que os campeões foram:
- Costa Rica
- Portugal
- México
- Panamá
- Espanha
- Equador
- Grécia
- Malásia
- França
- Colômbia
Em qual país se aposenta mais cedo?
Por falar em idade de aposentadoria, é preciso ainda considerar em qual faixa homens e mulheres conseguem parar de trabalhar mais cedo.
Dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), revelam que a idade para se aposentar ao redor do mundo, partindo das menores são:
País | Idade para mulheres | Idade para homens |
---|---|---|
China | 50 | 60 |
Rússia | 57 | 62 |
Indonésia | 57 | 57 |
Colômbia | 57 | 62 |
Turquia | 58 | 60 |
Costa Rica | 60 | 62 |
Arábia Saudita | 60 | 60 |
Índia | 60 | 60 |
África do Sul | 60 | 60 |
Áustria | 60 | 65 |
Como investir focando na aposentadoria?
Para criar uma estratégia de investimentos focada na aposentadoria no exterior:
- Estabeleça metas financeiras: determine seu custo de vida projetado durante a aposentadoria e estabeleça metas financeiras claras. Considere despesas médicas, lazer e outras necessidades.
- Diversificação de investimentos: distribua seus investimentos em diferentes classes de ativos para reduzir riscos. Inclua ações, títulos e investimentos imobiliários para criar uma carteira equilibrada.
- Fontes de renda passiva: priorize investimentos que geram renda passiva, como dividendos de ações, aluguel de propriedades ou investimentos em Fundos Imobiliários. Essas fontes proporcionam estabilidade financeira durante a aposentadoria.
- Proteção inflacionária: durante as décadas em que você investir, também faça um plano de compras de ativos que gerem proteção contra a inflação.
- Planejamento tributário: compreenda as implicações fiscais no país de residência durante a aposentadoria. Busque estratégias eficientes para otimizar seus impostos e maximizar seus rendimentos líquidos.
- Previdência complementar: explore opções de previdência complementar no país de residência, se disponíveis, para garantir uma renda adicional na aposentadoria.
- Reavaliação periódica: ajuste sua estratégia regularmente com base em mudanças nas metas, no mercado e em circunstâncias pessoais. Esteja preparado para reequilibrar sua carteira conforme necessário.
Toro e Santander: mais vantagens para o seu futuro
A corretora Toro Investimentos e o Santander Select oferecem uma vantajosa combinação para aqueles que planejam viver ou se aposentar fora do Brasil.
Desde 2023, a Toro passou a ser 100% uma empresa do Grupo Santander, com a aquisição total da corretora pelo banco.
Ao unir as expertises da Toro Investimentos em proporcionar as melhores alternativas de investimento para o futuro, com a solidez e os serviços exclusivos do Santander Select para investidores de alta renda, os clientes podem desfrutar de uma abordagem abrangente e personalizada.
Além disso, há benefícios como:
- Acesso a mais de 850 salas VIP Mastercard e mais de 1.000 salas VIP Visa.
- Atendimento personalizado e assessoria com especialistas.
- Chat exclusivo disponível 24h por dia.
- Isenção de tarifas em transferências internacionais, saques, compra e venda de moedas.
- Pontuação no programa Esfera ou Membership Rewards (dependendo do cartão).
- Mais de 200 espaços de atendimento com conforto e privacidade.
- 50% de redução na anuidade dos cartões de crédito elegíveis.
Essa colaboração visa proporcionar não apenas as oportunidades mais promissoras no mercado financeiro, mas também acesso a serviços bancários premium, atendendo às necessidades específicas de investidores com perspectivas internacionais.
Clique na imagem a seguir para saber mais e abrir uma conta Select: