Cadastre-se grátis

Scalper trader: o que é e como operar no curtíssimo prazo?

O Scalping é uma estratégia de operações realizadas no mesmo dia que visa obter ganhos com movimentos rápidos do mercado, tanto na compra quanto na venda. As operações podem demorar minutos ou poucos segundos, de acordo com o objetivo traçado para a operação.

Quando o assunto é Bolsa de Valores, normalmente existe a ideia de investimentos de longo prazo, com a formação de carteiras com boas ações e pagamento de dividendos, certo? Mas, nem só desses investimentos é feito esse mercado.

Uma das modalidades que muitas pessoas não conhecem, ou já ouviram falar, mas não sabem como funciona é o scalping. Essa é a forma de operar na Bolsa utilizada por quem é scalper trader.

Quer entender melhor o que esse tipo de trader faz? Continue lendo este artigo, tire todas as suas dúvidas sobre os scalpers e entenda:

  • O que é scalping.
  • Como operar no curto prazo como scalper trader.
  • O que é Tape Reading.
  • Tipos de análises para operar como um scalper trader.
  • Diferenças entre scalper trader e day trader.
  • Vantagens e desvantagens de ser scalper trader.
  • Como se tornar um trader de sucesso.

O que é Scalping?

Na tradução literal, scalper significa “cambista” que, na Bolsa de Valores, seria uma troca de posições entre vários investidores.

Aplicando à realidade do mercado financeiro, o Scalping é uma estratégia de operações em que o trader busca lucrar com movimentos rápidos do mercado, várias vezes ao longo do dia.

O intuito de operar dessa forma é o ganho, ainda que pequeno, com uma quantidade elevada de ações ou contratos futuros.

Por conta disso, scalper trader é o nome pelo qual são chamadas as pessoas que focam nesse tipo de estratégia.

O Scalping também pode ser considerado uma subcategoria do Day Trade, já que as operações são iniciadas e finalizadas dentro do mesmo pregão.

Agora que você sabe o que é Scalping, no próximo tópico vamos entender um pouco mais sobre como operar como um scalper trader.

Como operar como um scalper trader?

A princípio, o scalper trader voltava-se, principalmente, para a observação do Book de ofertas com o objetivo de comprar determinado ativo quando haviam muitos compradores.

Com isso, seria possível ganhar dinheiro com a valorização daquele ativo, devido ao alto número de interessados.

Por outro lado, o Book também permitia que se identificasse quais ativos possuíam muitos vendedores. Assim, era possível aproveitar essa desvalorização para ganhar dinheiro na Bolsa, utilizando a estratégia de short selling, também chamada de operação vendida.

Atualmente, o scalper trader utiliza tanto os princípios de Análise Técnica quanto de análise de fluxo de ordens.

De todo modo, a observação do Book de ofertas e de Times and Trades ainda acaba ganhando mais foco no dia a dia do scalper trader.

Se quiser entender melhor a análise de fluxo de ordem, vamos explicar na sequência.

O que é Tape Reading?

A leitura de fluxo de ordens, também conhecida como Tape Reading, é uma técnica onde os traders acompanham a leitura dos negócios fechados (Times and Trades), juntamente com a dinâmica do Book de ofertas.

O objetivo dessa leitura é identificar mudanças nos movimentos dos preços, provocados pelos grandes players (normalmente traders institucionais que movimentam grandes volumes de negócios).

Logo, para o scalper trader, é possível aproveitar essa mudança se posicionando na mesma direção, seguindo o fluxo de movimento dos preços naquele momento.

Outros tipos de análises para realizar Scalping

Muitos traders, inclusive os scalpers, podem utilizar técnicas variadas para encontrar oportunidades de comprar ou vender ativos na Bolsa.

Além da análise do Book de ofertas e do Tape Reading, temos duas categorias de análise de ações também bastante relevantes: a Análise Fundamentalista e a Análise Técnica.

Entenda a seguir os objetivos de cada uma delas.

1. Análise Fundamentalista

A Análise Fundamentalista de ações, como o próprio nome já indica, busca prever o desempenho da ação com base nos fundamentos da empresa, na sua saúde financeira e administrativa ao longo do tempo.

O principal intuito é identificar boas empresas que tenham potencial de valoração.

Essa análise parte do pressuposto que as ações têm um valor intrínseco, que está vinculado à condição financeira e aos resultados operacionais de uma empresa.

Nesse sentido, é possível verificar com essa análise um “preço justo” para o ativo em questão.

A busca por uma boa ação de uma empresa para se investir é similar às compras que você faz em um supermercado: é interessante sempre procurar pelo “mais barato” que ofereça um bom custo-benefício.

Para isso, 4 fatores são importantes:

  • O conhecimento do setor e da empresa são extremamente relevantes.
  • O negócio em questão deve ser relativamente estável.
  • Focar na possibilidade e a capacidade de prever o fluxo de caixa.
  • Identificar ativos que estejam sub ou super avaliados pelo mercado.

2. Análise Técnica

A Análise Técnica, também chamada de Análise Gráfica, é um método para observar o comportamento dos preços de um ativo na Bolsa. Ao contrário da Fundamentalista, essa corrente de estudo não avalia se uma empresa é boa para se investir ou não.

Ela serve para identificar, por meio de ferramentas como indicadores, osciladores e figuras, o movimento mais provável do preço em um determinado período.

E para encontrar o preço determinado pelo mercado, recorremos a boa e antiga lei da oferta e procura.

Partindo desta lei, se uma ação de uma empresa vale R$15, é porque um comprador encontrou um vendedor disposto a negociar por este preço. Neste sentido, o preço dos ativos consegue representar a interação entre os compradores e vendedores naquele momento.

Se muitas pessoas querem comprar a ação da Petrobras (PETR4), por exemplo, a tendência é que seu preços subam, para que assim seja equilibrada a relação dos demandantes e dos ofertantes.

Por outro lado, se vários traders querem vender uma ação, a quantidade de pessoas que desejam comprar diminui, e seu preço tende a cair.

Portanto, a Análise Técnica busca estudar a interação entre a força dos compradores e vendedores para identificar qual é o lado mais forte.

Com isso, um scalper ou outro estilo de trader consegue ter mais agilidade para se posicionar ao lado do cenário de maior probabilidade de ocorrer e, mais importante do que isso, ter poder de reação para lidar com mudanças de cenário.

Em resumo, podemos entender as diferenças entre as duas análises da seguinte forma:

Análise TécnicaAnálise Fundamentalista
Observa no gráfico o movimento do preço de uma ação ou outro ativo da Bolsa de Valores para determinar o cenário de maior probabilidade de acontecer nas próximas semanas, dias, horas ou minutos.Considera fatores como saúde financeira e a possibilidade de crescimento do negócio para entender as perspectivas de preço de uma ação para o longo prazo.

Qual é a melhor plataforma para fazer scalper?

Para fazer a Análise Técnica corretamente e ser um scalper trader bem-sucedido, é preciso ter as melhores plataformas do mercado à sua disposição. Entre as grandes ferramentas disponíveis no mercado hoje está o Profit Toro Trader.

Essa plataforma é a mais utilizada por traders de sucesso. Aqui na Toro, você pode usá-la para fazer scalping ou operações comuns de Day Trade de forma 100% gratuita para sempre.

Além disso, você conta com vantagens como:

  • Corretagem Zero com ou sem RLP: tenha Corretagem Zero em todas as operações da casa com o RLP ligado ou até mesmo desligado.
  • Co-location DMA4 nas operações: use o sistema de alta performance co-location DMA4 para enviar suas ordens com a máxima velocidade.
  • Trilha de cursos 100% grátis: acesse dezenas de cursos feitos pelos experts da Toro, em trilhas completas do iniciante ao avançado.

Quer saber mais? Abaixo, você confere todas as vantagens das plataformas da Toro, seja você iniciante ou avançado:

Quais são as diferenças entre scalper trader e day trader?

Embora o scalping seja uma modalidade operacional do Day Trade, existem diferenças entre elas.

Para o day trader, a Análise Técnica é muito importante, assim como a estratégia operacional, a definição de metas e a utilização do stop loss, ferramenta que limita o prejuízo caso a operação não ocorra conforme o cenário de maior probabilidade.

O scalper trader mantém o foco no fluxo de ordens, analisando o Book de ofertas e o Times e Trades.

Assim, ele pode aproveitar movimentos rápidos, que muitas vezes podem significar um lucro ao comprar no bid (melhor ordem de compra) e vender no askask (melhor ordem de venda), por exemplo.

Outra diferença entre scalper e day trader é com relação ao número de operações. Os scalpers operam várias vezes ao longo do dia, em entradas muito rápidas. Por sua vez, no Day Trade tradicional, as operações são mais alongadas, apesar de também serem encerradas no mesmo dia.

Quantos pontos é considerado um scalper?

Normalmente, em operações de Day Trade, é comum os traders buscarem variações de ao menos 100 pontos no índice de referência.

Porém, o scalper trader encontra oportunidades com variações de 20 ou 30 pontos, no máximo. Isso significa que, enquanto um day trader faz, em média, de 5 a 8 operações durante o pregão, o scalper trader faz entre 15 a 20, em um curtíssimo período, de uma a duas horas.

Mas afinal, quais são os prós e contras de ser um scalper trader? Continue a leitura para saber mais.

Quais são as vantagens de ser um scalper trader?

O mais importante para entender as vantagens dessa modalidade é saber que os scalpers buscam ganhos de escala.

Para isso se concretizar, o objetivo é ganhar alguns centavos no preço de um ativo, em um curto espaço de tempo, operando com lotes grandes, várias vezes ao longo do pregão.

Dessa forma, independentemente do cenário do mercado, se é de alta ou de baixa, o trader que utiliza essa estratégia operacional conseguirá aproveitar a volatilidade que o mercado proporciona para ter resultados positivos.

Em resumo, os scalpers não avaliam a tendência primária da ação no curto prazo, muito menos os fundamentos da empresa que direcionam o seu preço no longo prazo.

O que um scalper trader busca no mercado é ganhar com variações pequenas de preço, movimentando grandes quantias.

⚠️Vale frisar também que quanto menos tempo o scalper ficar exposto em uma operação, menos risco de mercado ele tem.

Logo, ele acaba se expondo por menos tempo ao risco de ocorrer uma mudança no cenário esperado, já que suas operações podem durar apenas alguns minutos ou poucos segundos.

Quais são as desvantagens de ser um scalper trader?

A grande desvantagem para quem realiza este tipo de operação são os custos. Em alguns casos, os valores pagos com taxa de corretagem e afins podem atrapalhar os ganhos que o trader poderá alcançar.

A boa notícia é que hoje você consegue operar aqui na Toro com Corretagem Zero.

Por realizar várias operações ao longo de um mesmo dia, um scalper trader acaba tendo que pagar corretagem toda vez que entra e sai de uma operação.

Pensando nisso, se esse trader não estiver operando através de uma corretora de valores com bom custo-benefício, ele pode sentir no bolso o peso de taxas elevadas.

Além disso, sabemos que a Renda Variável não é 100% previsível. Então, as constantes mudanças do mercado fazem com que haja possibilidade de não se confirmar um cenário esperado, mesmo com a análise detalhada do Book de ofertas ou da Análise Técnica.

Com isso, o scalper trader pode ter prejuízos em algumas de suas operações que sofrem alguma mudança de cenário imprevista.

Vale acrescentar que, como o scalper trader opera em grandes quantidades de ações ou contratos futuros, ou seja, mais alavancado, cenários adversos do mercado representam um risco maior ao trader inexperiente.

Para isso, esta modalidade requer dedicação, tempo e estudo. É importante entender que é necessário ter um tempo para aprender as estratégias e também para se dedicar na observação do mercado, a fim de encontrar as melhores oportunidades para começar no scalping.

O ideal, portanto, é buscar conhecimento frequentemente, acompanhando o mercado todos os dias e fazendo um curso trader criado por especialistas, para que assim você consiga realizar operações de forma mais consciente.

Por isso, no tópico seguinte, vamos te mostrar um curso gratuito que pode ajudar você a se tornar um scalper trader de sucesso.

Conheça o curso gratuito Introdução ao scalper trading e à análise de fluxo

Ser scalper trader requer bastante estudo de mercado. Por isso, nada melhor do que se aprofundar no tema antes de começar a realizar esse tipo de operação.

No curso gratuito Introdução ao scalper trading e à análise de fluxo, ministrado pela Chefe de Análise de Trading da Toro, Stefany Oliveira, você vai aprender conceitos do básico ao avançado, como:

Conhecendo esses conceitos, será bem mais fácil realizar suas operações de curtíssimo prazo na Bolsa de Valores. E o melhor de tudo: o acesso é para sempre e de graça.

Como se tornar um trader de sucesso?

Se você tem interesse nessa modalidade, é fundamental saber que, para ser um scalper trader, é necessário ter bastante conhecimento e habilidades técnicas, como já mencionamos anteriormente.

Devido à natureza excepcionalmente especulativa do mercado de Renda Variável, ser um scalper trader provavelmente não é seguro para quem tem pouco conhecimento financeiro e frieza emocional para suportar os riscos envolvidos.

Para isso, é muito importante buscar conhecimento, aprendendo com quem tem anos de experiência no mercado.

Se você tem interesse em aprender mais sobre análise de ações e operações de curto prazo na Bolsa de Valores, busque informação com quem entende do assunto.

Aqui na Toro, nós temos Analistas certificados que podem te ajudar a obter ótimos resultados. Acompanhe nossa live Day Trade e Mercado ao Vivo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e tire dúvidas sobre o mercado, estratégias, plataformas e técnicas em tempo real. É só clicar no link abaixo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!