O calendário da restituição do Imposto de Renda já começou e aqui você descobrirá onde investir o valor recebido de maneira a atingir os seus objetivos financeiros.
Nesse texto mostraremos como investir a restituição do Imposto de Renda, respeitando o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.
É possível usar esse valor recebido para diversos fins: pagar dívidas, viajar, comprar algum bem, por exemplo. Mas, se você quer fazer esse dinheiro trabalhar para você durante muito tempo, a melhor alternativa é investi-lo.
Se esse é o seu objetivo, continue a leitura para saber onde investir sua restituição do IR.
Navegação Rápida
O que é a restituição do Imposto de Renda?
Quando a Receita Federal percebe que algum contribuinte pagou impostos a mais do que devia, ela realiza a restituição do Imposto de Renda. Ela nada mais é do que a devolução desse valor pago a mais para o contribuinte.
Normalmente, esse pagamento é feito em lotes ao longo do ano, respeitando o calendário divulgado pela Receita Federal.
No ano de 2025, o calendário de restituição ficou assim:
- 1º lote – 30 de maio de 2025
- 2º lote – 30 de junho de 2025
- 3º lote – 31 de julho de 2025
- 4º lote – 29 de agosto de 2025
- 5º lote – 30 de setembro de 2025
Há alguns critérios que fazem com que determinados grupos tenham prioridade para o recebimento da restituição. Mas caso esse não seja o seu caso fique tranquilo, porque o valor da restituição é corrigido pela Selic.
Ou seja, mesmo que você tenha ficado no quinto lote, o seu valor ficará rendendo até que a Receita faça o pagamento.
Por que investir a restituição do IR?
Ao investir a sua restituição do IR, o contribuinte escolhe usar esse recurso de forma estratégica e inteligente para melhorar a sua vida financeira e ter segurança no longo prazo.
É claro que, ao receber o valor, muitas ideias sobre o que fazer com ele podem surgir. Porém, investir é a forma mais adequada para que esse dinheiro continue gerando frutos para você no longo prazo.
Investir, seja a sua restituição do Imposto de Renda ou qualquer outro valor, gera diversos benefícios. Confira:
- Protege seu dinheiro da inflação: investir pode fazer com que o seu dinheiro não perca valor ao longo dos anos.
- Melhora sua saúde financeira: investir conscientemente gera tranquilidade para a sua vida financeira.
- Ajuda a atingir metas financeiras: quem tem sonhos financeiros (comprar uma casa, trocar de carro, viajar) pode encontrar um grande aliado nos investimentos.
Onde investir a restituição do IR?
Agora que você já entendeu a importância de investir a restituição do seu Imposto de Renda, surge a dúvida: onde colocar esse dinheiro?
Antes de investir, porém, é necessário descobrir qual o seu perfil de investidor e o seu objetivo com ele. O primeiro dirá qual grau de risco você está disposto a correr com os seus investimentos, já o segundo dará uma ideia de qual o prazo para o resgate do seu investimento.
Confira agora as principais opções para você investir a sua restituição.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um dos mais famosos investimentos em Renda Fixa. De maneira simples, trata-se de títulos federais que o investidor adquire para “emprestar” dinheiro ao governo em troca de uma rentabilidade.
Existem diferentes tipos de títulos do Tesouro Direto, os principais são: Tesouro Prefixado, Tesouro Selic e Tesouro IPCA+.
Cada um deles possui características específicas, mas todos eles são considerados investimentos relativamente seguros, sendo indicados para todos os perfis de investidor, do mais conservador ao mais arrojado.
CDB
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título emitido por bancos para financiar suas atividades. Ao comprar esse título, o investidor empresta o valor para o banco em troca de uma rentabilidade prometida.
Eles também são divididos em três tipos de rentabilidade: pós-fixados, prefixados e atrelados à Selic.
Eles são considerados investimentos de Renda Fixa seguros, uma vez que contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito para até R$250 mil por instituição financeira.
Também são indicados para os mais diferentes perfis de investidor.
LCI e LCA
As Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio são títulos emitidos para financiar o mercado imobiliário e as atividades do agronegócio, respectivamente.
Assim como o CDB, eles também possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito, mas possuem uma característica importante: são isentos de Imposto de Renda.
Fundos Imobiliários
Os fundos imobiliários são investimentos em renda variável que permitem o investimento em empreendimentos imobiliários de maneira prática e com um valor relativamente baixo.
A negociação desses fundos imobiliários ocorre na Bolsa de Valores.
Por ser um investimento em renda variável, não é indicado para quem não está disposto a se expor a um ativo com maior grau de risco do que os de Renda Fixa.
Ações
As ações oferecem a possibilidade de conseguir uma alta rentabilidade, mas também são mais arriscadas. Por isso, é importante que o investidor tenha o perfil adequado para os riscos da renda variável.
Além disso, conhecer bem o mercado e diversificar seus investimentos são passos importantes para se proteger da volatilidade do mercado de ações.
Qual o melhor investimento para a restituição do IR?
Diante de tantas oportunidades para investir, a dúvida sobre qual delas é melhor é natural e importante.
A realidade é que não há uma resposta única para essa pergunta. Isso porque algumas outras perguntas precisam ser respondidas para descobrir o melhor investimento.
Qual o seu perfil de investidor?
Essa pergunta é fundamental para definir quais ativos são adequados para o seu perfil de risco.
Se o seu perfil é conservador, as melhores opções são as de renda fixa, que não possuem tanta volatilidade. Já se é arrojado, a renda variável pode ser incluída em sua carteira de maneira estratégica.
Quais os perfis de investidor que existem?
- Perfil conservador.
- Perfil moderado.
- Perfil balanceado.
- Perfil arrojado.
- Perfil agressivo.
Veja mais: Perfil de investidor: você é conservador, moderado ou arrojado?
Qual seu objetivo com o investimento?
Saber se você quer criar uma reserva de emergência, ter uma carteira de renda passiva ou ver seus ativos valorizarem, por exemplo, é fundamental para descobrir onde investir e qual ativo escolher.
Isso porque há investimentos que são mais indicados para determinados objetivos. Abaixo, confira quais investimentos são mais utilizados para cada objetivo:
- Construir uma reserva de emergência: Tesouro Selic ou CDB com liquidez diária.
- Construir uma carteira de renda passiva: fundos Imobiliários e ações pagadoras de dividendos.
- Proteger seu patrimônio da inflação: Tesouro IPCA+, CDB IPCA+.
- Valorização do ativo: ações de empresas em crescimento.
Qual o prazo para resgatar o investimento?
Saber quando irá utilizar o seu dinheiro é fundamental para escolher corretamente onde investir. Isso porque alguns tipos de investimentos possuem prazo para liquidação, gerando menos rentabilidade caso sejam resgatados antes.
Com essas informações você saberá de forma mais assertiva onde investir a restituição do Imposto de Renda.
E para ajudá-lo, a equipe de especialistas da Toro Investimentos preparou um relatório completo com os melhores investimentos para 2025. Você pode encontrá-lo clicando na imagem abaixo.