Um guia completo de como comprar ações da Petrobras

Como-comprar-ações-da-petrobras.png

A Petrobras está sempre chamando atenção de investidores curiosos e ousados, que buscam as melhores opções de aplicação para o seu dinheiro. Parte desta notabilidade é explicada por sua longa trajetória no mercado e também sua grande atuação, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Além do questionamento sobre “como comprar ações da Petrobras?”, muitas pessoas almejam se tornar acionistas da maior empresa do país devido às suas vantagens no Mercado de Ações, tais como:

  • As ações da Petrobras possuem alta liquidez, ou seja, o investidor consegue comprar e vender com muita facilidade.
  • Fazem parte do principal índice da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa.
  • Os acionistas podem receber uma parcela do lucro da empresa em forma de dividendos.
  • Esta companhia está envolvida em um dos setores mais importantes para a economia do país.

Para você que deseja incluir em sua carteira de investimento ações da Petrobras, reunimos todas as informações que tornarão este processo mais claro e prático para você.

Cotação das ações da Petrobras

Antes de começar a investir em ações PETR4, você precisa saber que nesse mercado não se age por impulso e sem embasamento. Saber qual é a cotação da ação é um dado fundamental para decidir o melhor momento para comprar ações.

Acompanhar a cotação da ação em tempo real é, de fato, muito importante. Você vai ao supermercado e faz as compras para a sua família sem olhar o preço dos produtos? No mínimo, você checa se o valor cobrado pelo quilo da batata no supermercado está razoável ou se é melhor deixar para outro dia porque sabe que logo mais o preço poderá estar mais baixo, certo?

Na Bolsa de Valores, a dinâmica é parecida. Essas informações ajudam bastante porque, antes de qualquer decisão, é possível avaliar como está a situação das ações e verificar se é o momento certo para comprar ou, quem sabe, vender.

acoes-da-petrobras-petr4-petr3.pngVeja a cotação das ações da Petrobras

Como comprar ações da Petrobras?

Mesmo não sabendo como comprar ações, muitas pessoas possuem um grande desejo de se tornarem acionistas da maior petrolífera do Brasil.

As ações da Petrobras são usualmente comercializadas em lotes. Dessa forma, é comum que o investidor compre de 100 em 100 ações - que é o tamanho desse tal lote. Por isso, normalmente você não conseguirá comprar apenas uma ação e sim, um conjunto delas.

O passo a passo básico para comprar ações da Petrobras é este:

  • Abrir uma conta em corretora e transferir dinheiro para investir.
  • Definir objetivos e identificar perfil de investidor.
  • Acessar a plataforma da sua corretora.
  • Observar o mercado e a cotação para saber o momento certo de investir.
  • Enviar ordem para comprar ações da Petrobras.
  • Monitorar a tendência para vender no momento oportuno.

Como você viu, para realizar a compra ou a venda de uma ação da Petrobras é necessário ter uma conta aberta numa corretora de valores. O processo de abertura de conta é muito simples e logo você pode iniciar seus investimentos.

Além disso, é fundamental que faça uma boa escolha de corretora de valores porque evitará situações desagradáveis com o seu dinheiro. Portanto, não abra a sua conta por impulso em qualquer corretora. Antes de qualquer decisão, verifique se sua escolha condiz com seu perfil.

Aqui na Toro oferecemos uma vantagem bem interessante para você.

Nosso time de analistas está sempre de olho no mercado para encontrar ótimas oportunidades, seja em ações da Petrobras ou seja em outros ativos da Bolsa.

Os experts da Toro enviam recomendações diretamente na nossa plataforma e você pode investir através delas com poucos cliques. Mas afinal, qual o benefício disso? Bem, é porque na Toro a gente só ganha, se você ganhar também.

Seguindo nossos investimentos recomendados, você apenas paga taxa de corretagem se tiver lucro. Se a operação não for bem sucedida, você não paga nada. Por isso é tão importante buscar uma corretora de valores que realmente está do seu lado.

Veja no vídeo a seguir e aprenda que comprar ações com a Toro é rápido, fácil e seguro:


Percebeu como é fácil realizar a compra das ações da Petrobras com a Toro? Mas, antes de aplicar seu dinheiro, conheça algumas informações sobre a empresa que possui uma grande importância para a economia brasileira.

Aprenda a investir na Bolsa de Valores em menos de 1 hora. Assista grátis


Conheça a Petrobras

Como-comprar-ações-da-petrobras-guia

A Petróleo Brasileiro S.A, popularmente conhecida como Petrobras, é uma empresa de capital aberto, ou seja, o seu capital social é formado por ações ou cotas que podem ser adquiridas em leilão no mercado.

Atualmente, ela opera em 25 países nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. A Petrobras oferece no mercado dois tipos de ações e elas são consideradas blue chips e são conhecidas seus códigos diferentes, PETR3 e a PETR4. Entenda suas características particulares.

  • A PETR3 é um exemplo de ação ordinária (ON) e os acionistas que a possuem ganham direito de voto nas assembleias. Porém, eles recebem um menor percentual de dividendos.
  • Já a PETR4 é uma ação preferencial (PN) e muitos investidores a adquirirem porque possuem uma participação maior na divisão de lucros da empresa.

Quando você possui um objetivo para os seus investimentos, fica mais fácil saber qual tipo de ação comprar.

Veja as ações mais negociadas da Bolsa hoje. Acesse grátis

Os 7 motivos para você investir ou não na Petrobras

Reunimos alguns pontos importantes para ajudar na sua decisão em relação à compra ou venda das ações da Petrobras. Veja o que leva investidores a optar pela PETR4 e PETR3 e as razões pelas quais alguns andam freando seus investimentos:

1 - Líder do setor no Brasil

É líder na extração de petróleo no Brasil além de possuir grande experiência na exploração em águas profundas. Inclusive, a Petrobras está a frente quando se trata da exploração das reservas do pré-sal.

O pré-sal é conhecido como uma reserva petrolífera identificada sob uma profunda camada de rocha salina existente no fundo do mar.

A reserva possui um grande acúmulo de óleo leve e de excelente qualidade. Em 2005, a Petrobras encontrou os primeiros indícios do pré-sal na Bacia de Santos. No entanto, a exploração do óleo desta reserva teve início apenas em 2009.

Assim que a Petrobras anunciou o descobrimento desta reserva no Brasil, outras empresas iniciaram as suas buscas pelo mundo todo.

2 - Estratégia de crescimento

Uma das características da empresa é sua integração vertical. Além da Petrobras, é bastante comum este tipo de processo em outras empresas no setor petrolífero, porque em muitos casos a empresa realiza a extração do petróleo, é responsável pelo refino e ainda produz os combustíveis.

3 - Aumento na produção de petróleo

Sendo responsável pela extração, refinação e produção de combustíveis, a Petrobras cumpriu mais do que o esperado quando se trata da produção de petróleo no ano de 2017. Ela conseguiu o recorde anual de 2,15 milhões de barris por dia.

4 - A crise política e econômica brasileira

O governo brasileiro, por ser o principal acionista da Petrobras, possui o privilégio de interferir nas decisões estratégicas da organização.

Levando em consideração o cenário político e econômico do país, esta interferência tem afetado a empresa e afastado os acionistas.

5 - Mudança na administração da empresa

Pedro Parente, foi nomeado presidente da Petrobras em 2016 e trabalhou para a redução do endividamento da petroleira. No entanto, com a crise dos caminhoneiros que ocorreu em maio de 2018, houve divergências em relação às decisões tomadas e Parente acabou deixando o cargo.

Em junho de 2018, Ivan Monteiro assumiu a presidência da petroleira. Seu principal desafio é recuperar a credibilidade da empresa junto ao mercado.

6 - Dívidas e prejuízos

A Petrobras está vivendo um momento turbulento por causa do acúmulo de dívidas e a queda das ações, consequências da Lava Jato e da crise política do país.

Desde 2016, a companhia vem apresentando cortes em seu Plano de Negócios e Gestão para se adequar aos patamares de câmbio e do preço do petróleo. 

Além disso, a empresa não conseguiu realizar o pagamento dos dividendos de 2014 a 2016 para seus acionistas, visto que não adquiriu lucros neste período.

lucros-prejuizos-acoes-petrobras.png

Fonte: Economatica - 21/03/2017.

7 - O baixo valor do petróleo

Um dos principais “culpados” para a queda do preço do petróleo é o aumento da produção.

Os 13 países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) - Angola, Argélia, Líbia, Gabão, Venezuela, Equador, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão, Iraque, Kuwait, Catar e Indonésia - se recusaram a diminuir a produção. Na verdade, quase todos mantiveram ou aumentaram o volume de produção.

O excesso de oferta mundial do petróleo continua fazendo com que os preços fiquem baixos e, com isso, os países petrolíferos vão ter que se adaptar para evitar um colapso econômico.


Vale a pena comprar ações da Petrobras?

Muitos investidores perguntam se a compra de ações da Petrobras ainda compensa, mesmo com todos os escândalos em que a empresa está envolvida (como a Operação Lava Jato), além da inesperada queda do petróleo. Essa situação acabou afetando a administração e também sua imagem em escala mundial, prejudicando drasticamente sua receita.

Você sabe o que significa Operação Lava Jato?

A Operação Lava Jato é conhecida como uma das maiores investigações de corrupção e lavagem de dinheiro do Brasil. Essas investigações iniciaram por uma rede de doleiros e, logo após, foi descoberto um enorme esquema que envolve políticos e grandes empreiteiras do país.

O nome Operação Lava Jato foi originado pelo uso de redes de postos de combustíveis e lava jato de automóveis que movimentaram os recursos de origem ilícitas e, portanto, foram alvos de averiguação na primeira fase da operação.

 

  • No ano de 2014, a Petrobras registrou um péssimo desempenho, com um prejuízo de R$21,587 bilhões.
    O grande motivo foi a corrupção. Além disso, esta foi a primeira perda anual desde 1991, quando a Petrobras obteve prejuízo de R$1,2 bilhão.
  • Em 2015, a Petrobras também não conseguiu bons resultados, fechando o ano com prejuízo de R$34,836 bilhões.
    Isso se explica pela queda do preço do petróleo, aumento do dólar e o reflexo dos casos de corrupção.
  • Em 2016, os resultados começaram a se contornar, fechando o ano com um prejuízo de R$1,8 bilhões.
    Os responsáveis pelo escândalo investigado pela Lava Jato começaram a encarar sanções, contribuindo para a desintoxicação da imagem negativa da empresa na mídia. Além da reformulação interna e externa da empresa, resultando numa melhora em sua administração.
  • Em 2017, foi registrado um resultado negativo de R$446 milhões.
    Mesmo sem apresentar lucro líquido, a empresa manteve a tendência de recuperação de resultados operacionais, registrando o menor prejuízo dos últimos 4 anos.
  • Em 2018, no segundo trimestre do ano, a companhia recebeu R$7 bilhões em recursos de desinvestimentos.
    O valor faz parte de seu programa que visa se desfazer de US$21 bilhões em ativos até o fim de 2018.

Diante de todo este cenário, surgem dúvidas se agora é um bom momento para comprar ações da Petrobras.

Como as ações estão ficando mais baratas, pode ser que seja o momento de compra, presumindo que em breve ocorra a alta do seu valor. Ou seja, compram-se ações quando elas estiverem na baixa (preços menores) e vendem-se as mesmas na alta (preços valorizados). Desta forma, você vai conseguir ganhar dinheiro investindo no Mercado de Ações.

Ainda há muito para desenrolar dessa história. Embora a Petrobras tenha conseguido manter sua política de desinvestimento no segundo trimestre de 2018, é interessante que você realize as operações com prudência para controlar os riscos.

Além disso, estabeleça um planejamento que permita obter ganhos satisfatórios, equilibrando os riscos e montando uma carteira de investimentos diversificada.

Monte grátis sua carteira de investimentos. Teste grátis

Dúvidas Frequentes

Nesta seção, responderemos algumas dúvidas que os investidores têm em relação à compra de ações da Petrobras.

  • É preciso fazer algum curso para aprender como comprar ações da Petrobras?

Antes de investir seu dinheiro em ações da Petrobras, é necessário buscar conhecimento e entender o funcionamento do Mercado Financeiro. Com isso, recomendamos que você assista nosso curso gratuito para investidores iniciantes e aprenda como investir na Bolsa de Valores com segurança.

Aprenda a investir na Bolsa de Valores em menos de 1 hora. Assista grátis

  • Comprei ações da Petrobras com um valor bem mais alto que o atual. O que devo fazer?

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso ficar atento com a oscilação dos preços das ações. Normalmente, os investidores esperam as ações ficarem com um preço baixo para realizar a compra e, quando houver uma valorização nos preços, efetuar a venda. Mas, para tornar este processo mais seguro, sugerimos que você acompanhe o mercado e converse com nossa equipe de assessores para tirar suas dúvidas.

  • Posso usar o FGTS para comprar ações da Petrobras?

Em meados dos anos 2000, era possível converter o saldo do FGTS diretamente em ações da Petrobras e de outras grandes empresas. Atualmente, no entanto, não é mais possível realizar essa operação.

  • É mais assertivo investir nas ações PETR3 (ON) do que nas ações PETR4 (PN)?

A escolha do tipo de ação vai depender do objetivo do investidor. As pessoas que escolhem as ações ordinárias, recebem o direito de voto nas assembleias gerais. Caso você deseje participar dos resultados econômicos da empresa, então este tipo de ação poderia ser uma boa escolha.

Já com as ações preferenciais, o investidor tem a preferência no recebimento de uma parcela dos lucros de uma empresa (dividendos) e poderá utilizar esta remuneração para fomentar a sua carteira de investimentos. 

  • Posso vender minhas ações da Petrobras a qualquer momento?

Sim, as ações da Petrobras possuem alta liquidez - isto é, você pode vendê-las quando bem entender. Entretanto, por mais que haja essa possibilidade, o correto é verificar se realmente é o momento certo para essa tomada de decisão.

Lembrando que, para conseguir manter retornos consistentes com suas aplicações, é interessante que você tenha uma estratégia para seus investimentos, além de compreender os riscos e diversificar sua carteira de ações. Conte sempre com a Toro para te ajudar a trilhar um caminho de sucesso.

Invista nas melhores oportunidades da Bolsa com um clique. Veja agora