Cadastre-se grátis

Está na hora de comprar ações da 3R Petroleum (RRRP3)? Descubra!

Segundo especialistas da Toro, as ações da 3R Petroleum (RRRP3) chamam a atenção de investidores interessados em empresas de exploração e produção de petróleo. A empresa foca em ativos maduros e de produção onshore, reduzindo os riscos operacionais e aumenta a geração de caixa.

Além disso, a 3R Petroleum tem um histórico de aquisições bem-sucedidas e uma equipe de gestão experiente no setor. No entanto, é importante avaliar os riscos relacionados à flutuação dos preços do petróleo e as possíveis mudanças no ambiente regulatório do setor.


O setor de óleo e gás é um dos mais procurados e populares na Bolsa de Valores, mas engana-se quem pensa que a Petrobras é a única opção de investimento. Ao longo do tempo, o setor passou por um significativo aumento da concorrência e ascensão de novas empresas. 

A elevação dos preços do petróleo do tipo Brent também atraiu novos olhares paras empresas que extraem e vendem essa commodity.

No artigo de hoje, você vai conhecer uma das empresas que tem se tornado uma das “queridinhas da Bolsa”: a 3R Petroleum. Falaremos das características da companhia, com ela opera e suas perspectivas para o futuro, assim como lhe ensinar a comprar as ações RRRP3. Vamos lá?

O que a 3R Petroleum faz?

A 3R Petroleum é uma companhia privada e independente do setor de commodities, mais especialmente dedicada à produção de petróleo e gás natural em campos maduros localizados em terra (onshore),  águas rasas (shallow water) e águas profundas (offshore).

A 3R orienta seu plano de crescimento por meio de novas aquisições de ativos maduros, investimentos e revitalização destes campos. 

Portanto, a estratégia fundamental da 3R está orientada na melhoria e redesenvolvimento dos blocos próprios, além de crescer com a compra de maduros vendidos pela Petrobras e petroleiras.

Com atuação e vendas no Brasil e América Latina e qualificação como “Operadora A” perante a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a 3R almeja elevar o volume de petróleo produzido, além de traçar metas de redução do custo de extração (lifting cost), trazendo mais valor para os seus acionista/s.

Em resumo, as operações da 3R Petroleum incluem: 

  • ️ Exploração, produção e comercialização de petróleo seus derivados, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos.
  • ️ Importação e exportação de petróleo e seus derivados.
  • ️ Participação em outras companhias ou sociedades como acionista/ ou cotista.

O que preciso saber sobre as ações da 3R?

Se você se interessou pelas ações da 3R, o ponto de partida é conhecer algumas informações relevantes sobre o papel. São elas:

  • Código de negociação: RRRP3
  • IPO: dezembro de 2020.
  • Governança corporativa: a 3R é uma empresa do Novo Mercado, o mais alto segmento de listagem da B3. 
  • Composição acionária: o capital da empresa está dividido entre o Esmeralda FIP Multiestratégia (9,8% das ações), Banco BTG Pactual (7,2%), Gerval Investimentos (6%), Administração (1,1%) e outros acionista/s (75,9%).
  • Free float: dada a composição acionária acima, o free float – ações em circulação livre no mercado– é de 97,83%. 
  • Índices de que participa: Ibovespa, IBrX 100, Índice Brasil Amplo, Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC), Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG), Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM), Índice de Small Caps (SMLL), entre outros.

SAIBA MAIS:
➡️ Empresas de commodities: você conhece todas as ações da Bolsa?
➡️ Ações de energia: conheça as empresas do setor elétrico na Bolsa
➡️ Entenda de uma vez por todas o que são as commodities

Como vimos, a empresa é muito dependente das variações dos preços do petróleo no mercado internacional. Assim sendo, é importante que você conheça os ciclos de alta e baixa dessa commodity e como eles podem impactar as vendas da 3R.

Confira, no gráfico a seguir, as cotações dos contratos futuros do petróleo do tipo Brent desde o início dos anos 2000:

Investir na 3R Petroleum vale a pena?

Afinal, investir nas ações da 3R Petroleum vale a pena? Primeiro, você deve considerar se essa posição faz sentido em relação ao seu perfil de investidor. Além disso, considere também a diversificação do seu portfólio e quantas ações você almeja ter na carteira, assim como os setores que já investe. 

Em seguida, é preciso estudar qual é o cenário atual da companhia e suas projeções de crescimento para o longo prazo. Para isso, conte com os Analistas da Toro para lhe ajudar. 

Segundo os Analistas da Toro, o plano de expansão da 3R Petroleum consiste em dois pilares: crescimento orgânico, por meio da revitalização de seu portfólio, e crescimento inorgânico, a partir de oportunidades de aquisição de ativos maduros, principalmente da Petrobras.

Desde 2019, a Petrobras tem focado em seus ativos do pré-sal devido à maior produtividade e menores custos envolvidos na exploração. Neste contexto, a estatal tem adotado uma política de desinvestimento agressiva, negociando ativos de seu portfólio de campos de petróleo maduros terrestres e em águas rasas.

Assim, o histórico de aquisição de ativos da estatal pela 3R Petroleum se iniciou com a assinatura do contrato de compra do Polo Macau, na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. Desde então, a Companhia tem realizado diversas negociações neste âmbito, como: aquisição dos Polos Pescada (RN), Papa-Terra (RJ), Potiguar (RN) e Peroá (ES).

Os Analistas da Toro acreditam no potencial da 3R Petroleum, com foco no longo prazo. Certos pontos ainda precisam ser provados e executados, a exemplo da integração das aquisições, o que pode levar a uma redução significativa do lifting cost e trazer melhorias operacionais significativas nas margens.

Em resumo, veja os pontos positivos e negativos da empresa:

Pontos positivos ✔️Pontos negativos ⛔
Expansão da produção, tanto de óleo quanto de gásCrescimento do endividamento
Atuação em um ambiente de concorrência limitadaPreço da commodity no mercado internacional pode ser pressionado em um cenário de recessão econômica
Estratégia de desinvestimentos da Petrobras pode favorecer a 3RAumento do custo de extração
Consolidação dos ativos do portfólioAquisições podem entregar retorno aquém do esperado

Por que investir no setor de óleo e gás?

No tópico anterior, falamos de algumas vantagens de investir nas ações de uma empresa petrolífera específica. Mas, para o investidor de longo prazo, aquele que aplica o buy & hold ou o value investing, vale a pena a exposição à essa commodity?

Confira algumas vantagens de diversificar parte do seu patrimônio no setor de petróleo e gás natural:

⭐ Relevância internacional: o petróleo e o gás ainda estão entre as fontes energéticas mais consumidas mundialmente.

⭐ Relevância econômica: o petróleo e o gás natural têm aplicações diversas na cadeia produtiva de inúmeros setores econômicos.

⭐ Volume produtivo e de exportações: empresas produtoras de petróleo extraem e vendem volumes muito altos, possibilitando ganhos maiores de receita.

⭐ Exposição ao câmbio: o petróleo têm a sua cotação definida em dólar no mercado internacional. Logo, quando a moeda americana sobe, essas empresas lucram mais.

Antes de passar ao próximo tópico, tenha atenção ainda ao fato de que o petróleo é uma fonte energética não renovável e o mundo segue buscando alternativas mais sustentáveis. Além disso, é comum que as commodities passem por ciclos econômicos, isto é, longos períodos de alta ou baixa. 

Oportunidade de lucro alto no setor de petróleo

Quer saber mais sobre uma empresa desse setor com potencial de entregar uma rentabilidade de 80% daqui para frente entre as petroleiras?

Então, acesse um relatório gratuito e exclusivo que o nosso time de Análise preparou para você indicando a melhor oportunidade de investimento nesta commodity, considerando o momento atual e o ciclo de cotações.

Qual é a cotação das ações da 3R Petroleum (RRRP3)?

Como vimos, a 3R Petroleum abriu o seu capital no final de 2020. Desde então, o mercado vem acompanhando suas cotações de perto, além de realizar comparações com outras companhias do setor listadas na Bolsa, especialmente a Petrobras e a Prio (ex-PetroRio).

Clique neste link e veja qual é o valor atual das ações e a tendência para os próximos dias, meses e anos.

Confira, no gráfico abaixo, a variação dos preços dos papéis dessas 3 empresas desde o IPO da 3R:

Como comprar ações da 3R Petroleum (RRRP3)?

Para comprar as ações da 3R Petroleum, o processo é bastante simples. Basta ter conta ativa em uma corretora de valores, transferir os recursos para essa conta, buscar as os papéis pelo código de negociação RRRP3 na plataforma da corretora, configurar a quantidade, conferir os valores e confirmar.

Para facilitar, detalhamos todos os passos no infográfico abaixo. Lembrando que, aqui na Toro, você não paga corretagem para investir em ações e ainda conta com a plataforma mais simples e intuitiva do mercado. Se você ainda não é cliente, faça o seu cadastro gratuito agora mesmo. 

Se ainda ficar com alguma dúvida, também preparamos um tutorial em vídeo para facilitar a a sua compra em menos de 2 minutos. Confira:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!