Cadastre-se grátis

Como montar uma carteira de ações Small Caps vencedoras?

Para construir uma carteira de ações Small Caps de sucesso, é essencial adotar critérios fundamentalistas sólidos, diversificar adequadamente os investimentos e aproveitar as recomendações confiáveis de analistas de mercado. Esses elementos combinados ajudam a identificar oportunidades promissoras e a minimizar riscos, potencializando os retornos no longo prazo.


É praticamente consenso de mercado que uma carteira de ações que realmente vai se sobressair com bons resultados naturalmente conta com boas e criteriosas escolhas de Small Caps.

As Small Caps são as ações de empresas de menor capitalização de mercado, mas com enorme potencial de valorização à frente.

Mas nem sempre pode ser uma tarefa fácil escolher qual a melhor Small Cap para ter em carteira. Além disso, pela alta volatilidade, alguns investidores acabam desistindo no meio do caminho.

No artigo de hoje, você vai aprender por que investir em Small Caps, como analisá-las e como montar uma carteira com esse tipo de ações. Vamos lá?

Por que investir em Small Caps?

Inicialmente, é relevante ressaltar as vantagens do investimento em ações Small Caps, ou seja, aquelas com menor capitalização de mercado. 

Ao incluir ativos desse tipo no seu portfólio, você coloca ao seu favor algumas vantagens como:

  • Maior potencial de valorização.
  • Acompanhar toda a fase de crescimento da empresa.
  • Investir em empresas que podem se tornar líderes de mercado em determinados setores.
  • Diversificar sua carteira de ações.
  • Comprar as ações mais baratas do mercado.

Por outro lado, também é preciso estar atento aos riscos e desvantagens que também são inerentes às Small Caps, tais como: maior volatilidade de mercado, menor liquidez e menor distribuição de dividendos em alguns casos.


Antes de passar ao próximo tópico, assista a um conteúdo em vídeo especial com o nosso Chefe de Análise de Investimentos, Lucas Carvalho, que responde todas as principais dúvidas sobre as ações Small Caps:

Como analisar empresas Small Caps?

Para analisar empresas classificadas como Small Caps, os critérios e indicadores fundamentalistas são bem semelhantes aos das demais empresas, mas consideram ainda a empresa como uma companhia em crescimento e não totalmente consolidada no mercado e entre os consumidores.

Veja alguns itens a serem observados ao analisar uma ação Small Cap:

  • Valorize a governança: em análises de empresas, especialmente para o longo prazo, é importante ponderar sobre critérios de governança e aspectos de ESG. Isso dará mais confiança ao investidor sobre a qualidade e o profissionalismo com que a empresa é administrada.
  • Entenda como a empresa ganha dinheiro: pode parecer óbvio, mas é fundamental que, ao optar se tornar sócio de uma companhia listada em Bolsa, você conheça suas fontes de receita. Isso garante que você compreenda melhor os resultados que a empresa reporta todos os trimestres.
  • Compreenda o setor que a companhia faz parte: assim como conhecer as operações da empresa, é preciso compreender o setor que ela faz parte como modo a poder analisar se os resultados e o crescimento são realmente bons ou ruins no cenário daquele segmento econômico.
  • Analise os resultados e o crescimento: por falar em resultados, vale também analisar os lucros e as receitas que a empresa divulga trimestralmente, bem como a força com que ela está crescendo. Se tiver dúvidas de como fazer esse estudo, consulte nosso checklist de análise fundamentalista
  • Observe a alavancagem e o endividamento: a maioria das empresas entre as Small Caps estão em fase de crescimento. Isso significa que elas podem tomar mais dívidas e se tornar mais alavancadas (aumentar o potencial de lucro tomando mais crédito) para acelerar o crescimento. Por isso, verifique se a empresa administra esse endividamento de modo saudável. As análises dos especialistas de mercado podem te ajudar a entender isso.
  • Cuidado com as comparações: ao realizar análises de ações Small Caps é preciso tomar cuidado fazer comparações, especialmente com empresas maiores e líderes de mercado, pois elas estão em outro momento de maturidade empresarial. Compare o desempenho com empresas de porte semelhante e de ramos parecidos.
  • Entenda os riscos aos quais a empresa está sujeita: cheque a ameaça de concorrentes e/ou produtos substitutos (nacionais ou importados), o risco de sua tecnologia ou forma de produzir ficarem ultrapassada, os riscos de fraudes ou denúncias, a possibilidade de a legislação ou tributação impactarem o desempenho da empresa, entre outros.

Estes são alguns dos principais fatores que podem entrar na análise, mas tenha consciência de que outros aspectos também podem ser considerados. Os Analistas de mercado, ao fazer as recomendações de compra, aprofundam estes e outros estudos para que você possa tomar a melhor decisão.

Como montar uma carteira de ações Small Caps?

Agora que você conhece os principais critérios de escolha, veja alguns aspectos que deve ponderar ao incluir uma ou mais Small Cap na montagem da sua carteira:

  • Alinhe o risco ao seu perfil de investidor: aqui, é importante que o nível de risco do investimento esteja alinhado ao seu perfil de investidor, ao prazo que pretende ficar com o papel e ao peso de cada ação no valor total da carteira.
Uma empresa é mais arriscada do que outra quando há mais incertezas sobre o seu futuro a curto e longo prazo.

1. Defina seus objetivos

Ao conhecer seu perfil de investidor, é possível estabelecer metas claras, como o prazo de investimento, o nível de risco tolerado e as expectativas em relação às ações. Essa definição auxilia na escolha de estratégias alinhadas aos seus objetivos, proporcionando maior direcionamento e assertividade nas decisões de investimento.

2. Escolha boas empresas

Quando selecionar ações das Small Caps, priorize empresas sólidas, que demonstrem resultados consistentes e potencial de crescimento substancial, refletido em lucros e receitas em ascensão. Essa abordagem favorece a identificação de oportunidades com fundamentos sólidos, aumentando as chances de retornos positivos e sustentáveis no longo prazo.

3. Dê pesos semelhantes em relação ao total

Visando evitar concentração excessiva e reduzir o risco, é recomendado dividir equitativamente o peso de cada ação em relação ao total do seu patrimônio. Com o passar do tempo, é importante revisar essas proporções considerando a valorização das cotações e alterações na relação risco-retorno, permitindo um gerenciamento mais eficiente do portfólio.

4. Diversifique entre setores

Como estratégia para mitigar riscos, é essencial diversificar seus investimentos em Small Caps, distribuindo-os por diferentes empresas de setores diversos. Essa abordagem reduz a exposição a um único setor ou empresa, aumentando a proteção contra volatilidades específicas e proporcionando potencial de ganhos provenientes de diferentes fontes de crescimento.

5. Não invista pela emoção

É fundamental evitar investimentos baseados em emoções ou tendências da moda ao escolher ações. Priorize sempre a análise dos fundamentos e dados relevantes. Tomar decisões embasadas em sólidos critérios de avaliação e análise de mercado aumenta a probabilidade de sucesso a longo prazo, minimizando os riscos associados a investimentos impulsivos ou irracionais.

6. Não copie a carteira dos seus amigos

Ao investir na Bolsa de Valores, evite simplesmente copiar a carteira de outra pessoa, pois seus objetivos, patrimônio, diversificação e tolerância ao risco podem ser diferentes. É crucial desenvolver uma estratégia personalizada, alinhada com seu perfil e metas, para otimizar seus resultados e maximizar a adequação às suas necessidades individuais.

7. Reinvista os dividendos

Assim como algumas Small Caps reinvestem parte dos lucros para impulsionar seu crescimento, é recomendado que o investidor também reaplique os proventos recebidos das empresas. Essa estratégia potencializa os efeitos dos juros compostos, permitindo que os rendimentos gerem ainda mais ganhos ao longo do tempo e contribuam para o crescimento do patrimônio.

8. Use as carteiras recomendadas por experts

Por fim, é importante valorizar e acompanhar as carteiras recomendadas de Small Caps elaboradas por analistas de mercado competentes. Esses profissionais dedicam-se a compreender e estudar as melhores ações para investir, levando em consideração as condições atuais da Bolsa e da economia.

Seguir suas recomendações embasa suas decisões de investimento e aumenta a probabilidade de obter resultados positivos em seus investimentos em Small Caps.

Para terminar esta seção do artigo, recomendamos o vídeo especial com nossa Chefe de Análise de Trading, Stefany Oliveira, que explica tudo o que você precisa saber sobre a montagem de uma carteira de ações ao responder as principais dúvidas dos investidores:


Carteira recomendada de Small Caps: o que preciso saber?

Hoje, uma das melhores maneiras de investir em Small Caps é seguir as indicações de investimento de Analistas de mercado por meio das carteiras recomendadas de ações.

Ao optar por essa alternativa, você não terá nenhum trabalho em analisar e escolher as ações.

Esse trabalho será realizado por especialistas que acompanham diariamente o mercado e determinam os pontos de entrada e saída das ações.

As carteiras recomendadas são elaboradas pelos Analistas ao estudarem e escolherem as ações Small Caps com o maior potencial de valorização do mercado, de modo diversificado e equilibrado. Por fim, é importante dizer que a carteira recomendada não deve ser a sua única estratégia de investimento.

O ideal para ter uma estratégia vencedora, como vimos no conteúdo em vídeo acima, é construir uma carteira diversificada não só com Small Caps, mas também com outros tipos de ações, como:

Quais são as melhores Small Caps para investir este ano?

Quer saber em quais ativos investir neste ano? Então confira, no link abaixo, um conteúdo especial que nosso time de Analistas preparou para você com as recomendações de BDRs, ações, FIIs, Fundos de Investimentos, Renda Fixa e outros ativos para investir nos próximos 365 dias em diante.

Com a ajuda dos nossos experts, você pode investir nos melhores ativos do mercado, contar com análises aprofundadas e fazer tudo com corretagem zero. Se você ainda não investe pela Toro, aproveite e faça o seu cadastro gratuito agora mesmo.


Como investir em Small Caps?

Para investir em Small Caps e montar a sua carteira de ações, siga os passos destacados no infográfico abaixo. Nele, você aprende tudo o que precisa ser feito, desde a abertura da conta na corretora até comprar as primeiras ações:

Se ainda tiver alguma dúvida, também disponibilizamos esse tutorial em vídeo sobre como você pode comprar suas ações Small Caps, do jeito mais fácil e seguro, e ainda ter Corretagem Zero com a plataforma da Toro.

Dê o play e confira em detalhes:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!