Para montar uma carteira de ações Small Caps vencedora é preciso seguir critérios fundamentalistas, de diversificação e contar com boas recomendações de Analistas de mercado. 

É praticamente consenso de mercado que uma carteira de ações que realmente vai se sobressair com bons resultados naturalmente conta com boas e criteriosas escolhas de Small Caps.

As Small Caps são as ações de empresas de menor capitalização de mercado, mas com enorme potencial de valorização à frente.

Mas nem sempre pode ser uma tarefa fácil escolher qual a melhor Small Cap para ter em carteira. Além disso, pela alta volatilidade, alguns investidores acabam desistindo no meio do caminho.

No artigo de hoje, você vai aprender por que investir em Small Caps, como analisá-las e como montar uma carteira com esse tipo de ações. Vamos lá?

Nova call to actionAproveite o jeito mais fácil de investir agora mesmo Faça seu cadastro grátis na Toro

Por que investir em Small Caps?

Inicialmente, é relevante ressaltar as vantagens do investimento em ações Small Caps, ou seja, aquelas com menor capitalização de mercado. 

Ao incluir ativos desse tipo no seu portfólio, você coloca ao seu favor algumas vantagens como:

  • Maior potencial de valorização.
  • Acompanhar toda a fase de crescimento da empresa.
  • Investir em empresas que podem se tornar líderes de mercado em determinados setores.
  • Diversificar sua carteira de ações.
  • Comprar as ações mais baratas do mercado.

Por outro lado, também é preciso estar atento aos riscos e desvantagens que também são inerentes às Small Caps, tais como: maior volatilidade de mercado, menor liquidez e menor distribuição de dividendos em alguns casos.

SAIBA MAIS:
ETFs de Small Caps: o que preciso saber antes de investir no SMAL11?
O que é o índice SMLL das Small Caps? Simplificamos para você!

Antes de passar ao próximo tópico, assista a um conteúdo em vídeo especial com o nosso Analista Lucas Carvalho que responde todas as principais dúvidas sobre as ações Small Caps:

Invista em small caps com a ajuda de experts Seja um Pioneiro da Bolsa

Como analisar Small Caps?

Para analisar empresas classificadas como Small Caps, os critérios e indicadores fundamentalistas são bem semelhantes aos das demais empresas, mas consideram ainda a empresa como uma companhia em crescimento e não totalmente consolidada no mercado e entre os consumidores.

Veja alguns itens a serem observados ao analisar uma ação Small Cap:

  • Valorize a governança: em análises de empresas, especialmente para o longo prazo, é importante ponderar sobre critérios de governança e aspectos de ESG. Isso dará mais confiança ao investidor sobre a qualidade e o profissionalismo com que a empresa é administrada.
  • Entenda como a empresa ganha dinheiro: pode parecer óbvio, mas é fundamental que, ao optar se tornar sócio de uma companhia listada em Bolsa, você conheça suas fontes de receita. Isso garante que você compreenda melhor os resultados que a empresa reporta todos os trimestres.
  • Compreenda o setor que a companhia faz parte: assim como conhecer as operações da empresa, é preciso compreender o setor que ela faz parte como modo a poder analisar se os resultados e o crescimento são realmente bons ou ruins no cenário daquele segmento econômico.

SAIBA MAIS:
Ações de energia: descubra todas as empresas do setor elétrico
Ações de bancos: quais são as possibilidades para comprar?

  • Analise os resultados e o crescimento: por falar em resultados, vale também analisar os lucros e as receitas que a empresa divulga trimestralmente, bem como a força com que ela está crescendo. Se tiver dúvidas de como fazer esse estudo, consulte nosso checklist de análise fundamentalista
  • Observe a alavancagem e o endividamento: a maioria das empresas entre as Small Caps estão em fase de crescimento. Isso significa que elas podem tomar mais dívidas e se tornar mais alavancadas (aumentar o potencial de lucro tomando mais crédito) para acelerar o crescimento. Por isso, verifique se a empresa administra esse endividamento de modo saudável. As análises dos especialistas de mercado podem te ajudar a entender isso.
  • Cuidado com as comparações: ao realizar análises de ações Small Caps é preciso tomar cuidado fazer comparações, especialmente com empresas maiores e líderes de mercado, pois elas estão em outro momento de maturidade empresarial. Compare o desempenho com empresas de porte semelhante e de ramos parecidos.
  • Entenda os riscos aos quais a empresa está sujeita: cheque a ameaça de concorrentes e/ou produtos substitutos (nacionais ou importados), o risco de sua tecnologia ou forma de produzir ficarem ultrapassada, os riscos de fraudes ou denúncias, a possibilidade de a legislação ou tributação impactarem o desempenho da empresa, entre outros.

Estes são alguns dos principais fatores que podem entrar na análise, mas tenha consciência de que outros aspectos também podem ser considerados. Os Analistas de mercado, ao fazer as recomendações de compra, aprofundam estes e outros estudos para que você possa tomar a melhor decisão.

Invista nas ações com maior potencial para crescer e surpreender Tenha a carteira exclusiva dos Pioneiros da Bolsa

Como montar uma carteira de ações Small Caps?

Agora que você conhece os principais critérios de escolha, veja alguns aspectos que deve ponderar ao incluir uma ou mais Small Cap na montagem da sua carteira:

  • Alinhe o risco ao seu perfil de investidor: aqui, é importante que o nível de risco do investimento esteja alinhado ao seu perfil de investidor, ao prazo que pretende ficar com o papel e ao peso de cada ação no valor total da carteira.

Uma empresa é mais arriscada do que outra quando há mais incertezas sobre o seu futuro a curto e longo prazo. 

  • Defina seus objetivos: se você conhece o seu perfil, já pode definir os objetivos, isto é, por quanto tempo pretende investir, qual o nível de risco pretende tomar, o que espera daquela ação, etc.  
  • Escolha boas empresas: ao escolher as melhores ações entre as Small Caps, dê preferência sempre às boas empresas, ou seja, aquelas que apresentam bons resultados com consistência e potencial de crescimento real se materializando em lucros e receitas crescentes.
  • Dê pesos semelhantes em relação ao total: para que seu portfólio não fique muito concentrado, aumentando o risco, divida igualmente o peso de cada ação em relação ao total do seu patrimônio. Com o tempo, você passa a rever esses pesos de acordo com a valorização das cotações e mudanças na relação risco x retorno.
  • Diversifique entre setores: procure diversificar os investimentos em Small Caps em diferentes empresas de setores diversos como estratégia de minimização de risco. 

SAIBA MAIS:
Ações do setor de varejo: veja as melhores empresas varejistas da B3
Empresas de commodities: você conhece as ações listadas na Bolsa?
Ações de shoppings: em quais empresas investir?

  • Não invista pela emoção: tome cuidado para não realizar investimentos guiados pela emoção ou porque a ação "está na moda". Priorize sempre os melhores fundamentos e análises.
  • Não copie a carteira dos seus amigos: para quem investe na Bolsa, nunca ideal é não copiar a carteira de outra pessoa, uma vez que ela não tem os mesmos objetivos, patrimônio, diversificação e nível de risco tolerado que você.
  • Reinvista os dividendos: assim como algumas Small Caps retém parte dos lucros para reinvestir e crescer, o ideal é que o investidor também reaplique os proventos recebidos pelas empresas, potencializando o poder dos juros compostos
  • Use as carteiras recomendadas por experts: por fim, valorize e siga carteiras recomendadas de Small Caps feitas por bons Analistas de mercado. Eles são profissionais dedicados a entender e estudar as melhores ações para investir de acordo com o momento da Bolsa e da economia. 

Para terminar esta seção do artigo, recomendamos o vídeo especial da Analista da Toro Investimentos, Stefany Oliveira, que explica tudo o que você precisa saber sobre a montagem de uma carteira de ações ao responder as principais dúvidas dos investidores:

Saia na frente e aproveite as ações mais promissoras do momento Invista como um Pioneiro da Bolsa

Carteira recomendada de Small Caps: o que preciso saber?

Hoje, uma das melhores maneiras de investir em Small Caps é seguir as indicações de investimento de Analistas de mercado por meio das carteiras recomendadas de ações.

Ao optar por essa alternativa, você não terá nenhum trabalho em analisar e escolher as ações.

Esse trabalho será realizado por especialistas que acompanham diariamente o mercado e determinam os pontos de entrada e saída das ações.

As carteiras recomendadas são elaboradas pelos Analistas ao estudarem e escolherem as ações Small Caps com o maior potencial de valorização do mercado, de modo diversificado e equilibrado. 

Por fim, é importante dizer que a carteira recomendada não deve ser a sua única estratégia de investimento.

O ideal para ter uma estratégia vencedora, como vimos no conteúdo em vídeo acima, é construir uma carteira diversificada não só com Small Caps, mas também com outros tipos de ações, como as blue chips, ações pagadoras de dividendos, Fundos Imobiliários, BDRs, ETFs, Fundos de Investimentos e outros. 

Pioneiros da Bolsa: a carteira recomendada de Small Caps da Toro

Para quem deseja seguir uma carteira recomendada de Small Caps, a melhor pedida é contar com a Pioneiros da Bolsa, o portfólio da categoria com ações selecionadas pelos experts da Toro Investimentos.

O Analista-chefe da corretora, Rafael Panonko, e os Analistas Lucas Carvalho e Paloma Brum, elaboraram uma carteira planejada para quem pretende diversificar bem os seus investimentos e sair na frente do mercado investindo nas ações Small Caps.

Carteira recomendada de Small Caps Toro Investimentos
Para montar sua carteira na plataforma da Toro, selecione os ativos, informe a quantidade e o preço. Depois disso, confirme o investimento e acompanhe a evolução dos ativos junto da nossa equipe.

Por fim, se você quiser investir em apenas em algumas ações da carteira e não em todas, sem problemas.​ Para isso, siga a ordem de priorização dos ativos indicada na legenda.

O mais importante é que você respeite a nossa recomendação de dividir o valor total a ser investido em pesos iguais, de modo a construir uma carteira diversificada e bem equilibrada.

Acesse o link abaixo e confira os planos para ter acesso a uma das melhores carteiras recomendadas de Small Caps do mercado:

Invista nas ações com maior potencial para crescer e surpreender Tenha a carteira exclusiva dos Pioneiros da Bolsa

Como investir em Small Caps?

Para investir em Small Caps e montar a sua carteira de ações, siga os passos destacados no infográfico abaixo. Nele, você aprende tudo o que precisa ser feito, desde a abertura da conta na corretora até comprar as primeiras ações:

Como investir na Bolsa de Valores

Se ainda tiver alguma dúvida, também disponibilizamos esse tutorial em vídeo sobre como você pode comprar suas ações Small Caps e ainda ter Corretagem Zero pela plataforma da Toro Investimentos. Confira em detalhes:

Invista na Bolsa com taxa Zero de verdade Abra sua conta grátis