Cadastre-se grátis

Vale a pena comprar ações da Taesa (TAEE11) para ganhar dividendos?

Segundo Analistas da Toro, as ações da Taesa (TAEE11) podem ser uma boa opção para investidores que buscam empresas sólidas e com bom histórico de dividendos. A Taesa é uma das maiores transmissoras de energia elétrica do país e tem apresentado resultados consistentes nos últimos anos, além de um plano de investimentos robusto para o futuro. 


O setor elétrico é um dos mais procurados na Bolsa, seja por investidores iniciantes ou já experientes. Com inúmeras qualidades e generosos dividendos, as empresas desse ramo são alternativas muito interessantes para carteiras de Renda Variável focadas no longo prazo.

Hoje, são mais de 30 empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia listadas na Bolsa de Valores.

No artigo de hoje, vamos falar sobre uma das principais entre essas dezenas de empresas: a Taesa. Você vai conhecer o que faz a companhia, de onde vêm suas receitas e lucros, assim como se vale a pena incluí-la no seu portfólio para receber mais dividendos. Vamos lá?

O que a Taesa faz?

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica SA (Taesa) é uma empresa que atua no ramo de transmissão de energia elétrica. Portanto, ela não gera eletricidade como as empresas que possuem hidrelétricas, mas a transmite para as empresas que vão distribui-la ao consumidor.

A Taesa ocupa um posto de destaque entre os maiores grupos privados do subsegmento de transmissão de energia elétrica do país, considerando a Receita Anual Permitida (RAP). 

A empresa é responsável pela operação e manutenção de cerca de 14 mil km de linhas de transmissão, estando presente em 18 estados do Brasil e detendo mais de 40  concessões cedidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O prazo médio dos contratos de concessão está em torno de 15 anos, segundo o RI da empresa. 

Por que investir no setor de energia elétrica?

Como dissemos, o setor de energia elétrica é um dos mais procurados na Bolsa de Valores e há algumas razões para isso. Entre as quais, podemos destacar:

⚡ Dividendos altos: são empresas reconhecidas pela sua generosa política de remuneração dos acionista/s

⚡ Contratos longos: as companhias firmam contratos de concessão de várias décadas, reduzindo o risco e a preocupação com a geração de receitas. 

⚡ Previsibilidade de receita: por ter esses tipos de contratos, suas receitas e lucros são mais previsíveis.

⚡ Proteção contra a inflação: parte da receita das transmissoras ocorre via RAP (Receita Anual Permitida) que essas empresas recebem é por sua disponibilidade de serviço e não pela quantidade de energia elétrica que transmitem. Essa RAP é corrigida por índices inflacionários.

⚡ Monopólios e oligopólios: no setor elétrico, é difícil a entrada de novos concorrentes e, aqueles que entram, precisam de um alto investimento inicial.

Dessa forma, a Taesa é beneficiada pelas receitas previsíveis, em função das características dos seus contratos de transmissão, que são corrigidos pela inflação e contam com prazos maiores.

A Taesa também faz parte da carteira de dividendos recomendada pela Toro Investimentos. Nossos Analistas selecionaram outras 9 ações para compor um portfólio focado no recebimento de proventos. Veja agora mesmo:

Qual é melhor: TAEE4 ou TAEE11?

Se você se interessou pelas ações da Taesa, provavelmente reparou que elas são negociadas sob 3 códigos na Bolsa: TAEE4 e TAEE11. Além deles, há o TAEE3. 

Eles correspondem aos tipos de ações mais comuns na Bolsa: ordinárias (ON – final 3), preferencial (PN – final 4) e units (final 11). 

A ação da Taesa com maior liquidez é a TAEE11 (uma unit é composta por 1 ON e 2 PNs), mas todas elas dão direito aos dividendos. 

Além disso, antes de se tornar sócio, o ponto de partida é conhecer algumas informações relevantes sobre o papel. São elas:

  • Código de negociação: TAEE11 (ação com maior liquidez).
  • Composição acionária: o capital da empresa está dividido entre a Cemig (21,68%), a ISA Brasil (14,88%) e demais acionista/s individuais e institucionais (63,45%).
  • Free float: dada a composição acionária acima, o free float – ações em circulação livre no mercado – é de 63,45% para as units. 
  • Governança corporativa: na classificação de governança da B3, a Taesa ocupa o segmento de listagem Nível 2.

SAIBA MAIS:
➡️ Ações de energia: conheça as empresas do setor elétrico na Bolsa
➡️ Proventos: veja o que são, os tipos e como funcionam
➡️ Quais são as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa?

Análise: investir na Taesa vale a pena?

Afinal, vale ter as ações da Taesa na Carteira? Como vimos, o setor de energia é um dos mercados que possuem receitas altas e previsíveis, destacando-se o subsegmento de transmissão, que é favorecido pelos longos contratos.

Atualmente, a Taesa concentra-se na construção, operação e manutenção de ativos de transmissão, o que lhe permite uma vantagem comparativa na apuração futura de faturamento.

Segundo o time de Análise da Toro, outro ponto de resiliência para as atuantes no segmento, é a forma com a qual são remuneradas, via RAP (Receita Anual Permitida), ou seja, a receita que as transmissoras recebem é por sua disponibilidade de serviço e não pelo quanto de energia elétrica transmitida.

Dessa forma, quando são firmados os contratos de transmissão, a Aneel estipula o quanto cada transmissora receberá de RAP.

A previsibilidade na geração de receita e os reajustes alinhados com os índices de inflação ainda contribuem para o seu bom desempenho.

Do ponto de vista de gestão, os Analistas também consideram que a Taesa é eficiente e isso se reflete por meio dos consistentes resultados apresentados ao longo de muitos trimestres, mostrando excelentes margens (sobretudo margem Ebitda) comparando com pares do setor.

Para o futuro, os experts da Toro enxergam que ainda há bastante espaço para o crescimento em infraestrutura do Brasil, o que tende a gerar novas oportunidades para o setor de energia e contratos de transmissão rentáveis, favorecendo o desempenho da Taesa.

Ademais, suas linhas de transmissão tem altas taxas de disponibilidade (acima de 99%). Além disso, a empresa constantemente participa de leilões de transmissão que podem contribuir para a geração de novas fontes de receitas.

Em apenas 10 anos, a empresa saiu de 8 para 41 concessões. Recentemente, venceu 11 leilões com retornos atrativos.

No mais, diante dos riscos de crises hídricas como as observadas recentemente, a Taesa sofre menor impacto, já que seus contratos de transmissão são corrigidos por pela inflação e independem da quantidade de energia que passa por suas linhas.

De acordo com os Analistas de Investimentos da Toro, em resumo, quem deseja se tornar sócio, deve estar atento aos seguintes pontos:

✅ Pontos positivos⛔ Pontos negativos
Por atuar no setor de transmissão, a Taesa não está exposta às oscilações no preço da energia elétrica.O setor de atuação é marcado por forte influência governamental, o que gera incertezas sobre as ações.
Geração de receita da companhia é previsível, assim como sua margem.Ocorrência de tarifas e encargos elevados para o segmento de energia.
Política de pagamento de dividendos proporciona alto nível de remuneração aos acionista/s.A empresa e suas controladas poderão incorrer em custos significativos para cumprir com eventuais alterações na regulação ambiental, de saúde e segurança no trabalho.
Participação ativa nos leilões de transmissão favorece sua a expansão.A estrutura de governança adotada pela companhia pode ser considerada como vínculo empregatício pelo Poder Judiciário, o que pode afetar negativamente seus resultados.
Projetos em desenvolvimento impulsionam o crescimento da empresa.Possibilidade de maior competitividade nos futuros leilões de transmissão, impactando o retorno dos lotes arrematados.

Por fim, as ações das companhias apresentaram um risco (dispersão dos retornos das ações medido pelo desvio-padrão) bem abaixo da média do mercado (Ibovespa) nos últimos anos.

Qual é o valor dos dividendos da Taesa (TAEE11)?

A Taesa também é reconhecida por uma sólida e consistente política de distribuição de dividendos constantes.  Nos últimos anos, o dividend yield e o payout da empresa foram os seguintes:

AnoDividend yieldPayout
20237,59%87,21%
202214,00%60,18%
202112,38%80,85%
20209,63%68,39%
20196,06%65,47%
201811,81%80,09%
20178,27%116,50%
Fonte: Status Invest

Lembrando que o payout é a porcentagem do lucro líquido que foi distribuída entre os acionista/s em um determinado período e o dividend yield é o valor dos proventos dividido pela cotação do papel. 

Portanto, observamos que a Taesa distribui boa parcela dos seus lucros com os acionista/s, gerando um retorno em proventos bastante interessante e, muitas vezes, acima da inflação, além de o acionista/ ganhar com a valorização dos preços das ações. Então, fique sempre atento às agendas de dividendos para saber quando receber. 

Por falar em proventos, acesse o link abaixo e veja as ações recomendadas pelos especialistas da Toro para uma carteira de dividendos.

Como montar uma carteira de dividendos?

Por falar em dividendos, confira, no infográfico a seguir algumas dicas de nossos especialistas para receber mais dinheiro em proventos:

Além dessas dicas, é importante que o investidor valorize as empresas que têm suas dívidas sob controle e diversifique sua carteira de dividendos com mais ativos de diferentes setores, como ações, BDRs e Fundos Imobiliários (FIIs)

Ademais, lembre-se de que os dividendos são consequência das vendas e lucros. Portanto, primeiro, procure por boas empresas.

Por fim, lembre-se de reinvestir os dividendos para potencializar o poder dos juros compostos no longo prazo.

fundo-carteira-dividendos-updt-blog

Qual é a cotação das ações da Taesa (TAEE11) hoje?

Além do ganho em dividendos, o sócio também pode ver seu investimento crescer com a valorização da cotação da Taesa hoje. 

Clique no link a seguir e veja qual é o valor atual das ações e a tendência para os próximos dias, meses e anos:

Confira, no gráfico a seguir, como as units da Taesa performaram desde 2011, acompanhando de perto o índice das empresas de energia elétrica da B3

Como comprar ações da Taesa?

Para terminar, basta colocar esses conhecimentos na prática. Se for do seu interesse se tornar acionista/ da Taesa, o procedimento para comprar as ações é bastante simples.

Basta transferir o dinheiro do seu banco para a sua conta na corretora, buscar a empresa pelo código de negociação, configurar a quantidade, conferir o valor da ordem e confirmar o investimento.

Resumindo:

Como investir passo a passo

Se tiver alguma dúvida, confira o tutorial que preparamos para você no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!