Cadastre-se grátis

Vale a pena comprar ações da Eletrobras após a privatização?

Em 2022, um ano sem IPOs na Bolsa de Valores, outras empresas passaram a chamar a atenção dos investidores, seja pelas novas ofertas de ações, fusões, aquisições ou privatizações. 

A Eletrobras, uma das maiores do setor de energia concluiu seu processo de desestatização há pouco tempo.

No artigo de hoje, falaremos sobre essa companhia, seus serviços, diferenciais e perspectivas para o futuro após a privatização na visão dos Analistas da Toro. Você também conhecerá política de proventos da Eletrobras e se vale a pena ou não comprar suas ações. Vamos lá?

Qual é o papel da Eletrobras?

A principal função da Eletrobras é coordenar, administrar e gerenciar as empresas do setor elétrico que estão sob sua gestão, visando garantir o fornecimento de energia elétrica para o país de forma eficiente e sustentável.

A Eletrobras é uma companhia que existe desde 1962 com a finalidade de construir e operar usinas de geração de energia elétrica, linhas de transmissão e distribuição. Além disso, também realiza o serviço de comercialização de energia.

Segundo o departamento de Relações com Investidores da companhia, em 2023, o Brasil contava com uma capacidade instalada de 193 MW e a Eletrobras respondia por 43MW, ou seja, 22%.

A empresa também destaca que quase a totalidade de sua capacidade instalada (97%) é oriunda de fontes caracterizadas pela baixa emissão de gases do efeito estufa, a tornando uma das maiores do mundo em geração de energia limpa e renovável.

No segmento de transmissão de energia, também é bastante relevante, sendo que seus 68,3 mil quilômetros de linhas representam mais de 40% do total das linhas do país em diferentes tensões.

Vale ressaltar que a Eletrobras está passando por processos de privatização e reestruturação, com planos de desestatização e venda de parte de suas subsidiárias. Como resultado, seu papel no setor elétrico poderá sofrer alterações nos próximos anos.

Por que investir no setor de energia elétrica?

O setor de energia elétrica é um dos mais procurados da Bolsa de Valores em seus diversos subsegmentos: geração, transmissão, distribuição e comercialização.

Hoje, são dezenas de empresas listadas na B3, entre públicas e privadas, que oferece ao investidor, seja ele de qualquer perfil, uma oportunidade de diversificar a sua carteira com empresas de crescimento e marcas já consolidadas como geradoras de caixa, lucros e proventos.

Entre os principais motivos que os atraem, essas ações se destacam por:

⚡ Dividendos altos: são firmas reconhecidas por aplicar generosas políticas de remuneração dos acionista/s

⚡ Contratos longos: as elétricas assinam contratos de concessão de várias décadas, reduzindo o risco e a preocupação com a geração de receitas no curto prazo. 

⚡ Previsibilidade de receita: suas receitas e lucros são mais previsíveis por esses tipos de contratos.

⚡ Proteção contra a inflação: parte da receita das transmissoras ocorre via RAP (Receita Anual Permitida) que essas empresas recebem é por sua disponibilidade de serviço e não pela quantidade de energia elétrica que transmitem. Essa RAP é corrigida por índices inflacionários.

⚡ Monopólios e oligopólios: no setor elétrico, é difícil a entrada de novos concorrentes e, aqueles que entram, precisam de um alto investimento inicial.

Assim sendo, tanto as carteiras de ações arrojadas quanto as defensivas se beneficiam do investimento nas companhias de energia elétrica.

Além dessas, é possível elaborar uma carteira focada no recebimento de renda passiva com empresas de vários setores pagadores de proventos sem dificuldade.

Para isso, veja a carteira de dividendos recomendada pelos especialistas da Toro, clicando no link a seguir:

Qual ação da Eletrobras é melhor: ELET3 ou ELET6?

Se você se interessa pelas ações da Eletrobras, provavelmente reparou que elas são negociadas sob 2 códigos diferentes na Bolsa: ELET3 e ELET6

Eles correspondem aos tipos de ações mais comuns na Bolsa: ordinárias (ON – final 3), e preferencial do tipo B (PNB – final 6). 

Ambas têm bastante liquidez de mercado e dão direito ao recebimento de dividendos. 

A ELET3 é uma ação ordinária (ON) e dá direito de voto nas Assembleias das empresa. Já a ELET6 é uma preferencial e confere prioridade na distribuição dos dividendos além de outras regras definidas no estatuto da Eletrobras. 

Contudo, caso a empresa migre para o Novo Mercado – o mais alto segmento de listagem nos critérios de governança da Bolsa – permanecerá apenas com a ELET3.

Quem é dono da Eletrobras hoje?

Além disso, antes de se tornar sócio, o ponto de partida é conhecer algumas informações relevantes sobre o papel. São elas:

  • Código de negociação: ELET3 e ELET6.
  • Composição acionária da Eletrobras: o capital da empresa nas ações ON está dividido entre a União (34,85%), BNDES (2,19%), Fundos do Governo (2,43%) e demais acionista/s individuais e institucionais (60,53%). Já as PNB: BNDES (13,20%), Fundos 3G Radar (10,42%) e outros (76,38%)
  • Participação do governo: perceba que a privatização não eliminou o governo totalmente como acionista/ da empresa, mas apenas reduziu a sua participação no capital total da Eletrobras. Em 2023, o presidente Lula excluiu do Programa Nacional de Desestatização as ações da Eletrobras que ainda estão em posse do governo. O decreto segue recomendação emitida pelo Conselho do PPI em junho. O governo ainda tem 42% da Eletrobras, mas só 10% do poder de voto.
  • Governança corporativa: na classificação de governança da B3, a Eletrobras ocupa o segmento de listagem Nível 1.

SAIBA MAIS:
➡️ Ações de energia: conheça as empresas do setor elétrico na Bolsa
➡️ Vale a pena comprar ações da Taesa para ganhar dividendos?
➡️ Quais são as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa?

Análise: investir nas ações da Eletrobras vale a pena?

Mas, afinal, vale a pena investir nas ações da Eletrobras hoje? Segundo o time de Análise da Toro, a Eletrobras funciona como uma holding, tendo sob seu controle uma série de empresas de geração e transmissão de energia elétrica, além de SPE’s (Sociedades para Propósitos Específicos).

A empresa é líder nacional em transmissão de energia elétrica e se destacam em seu portfólio Furnas, CHESF, Eletronorte e Eletrosul. Além dessas, a Empresa possui participação em Itaipu e na Eletronuclear.

A fim de cumprir com as exigências da sua privatização, a Empresa diminuiu sua participação na Eletronuclear de 99% para 36%. Para tal, a ENBPar, vinculada ao Ministério de Minas e Energia e responsável por assumir atividades estratégicas da Eletrobras que não podem ser privatizadas, aportou R$3,5 bilhões.

A maior parte de seu portfólio de geração de energia é concentrada em centrais hidrelétricas, correspondendo a mais de 90%. As centrais eólicas e termelétricas têm uma participação muito pequena na geração, sendo a primeira ainda menos produtiva e a segunda, embora mais produtiva e confiável, significativamente poluente, algo que segue o caminho oposto do mercado, que busca investimentos mais alinhados com os aspectos ambientais e às pautas ESG.

Em 2022, a Empresa passou por um processo de capitalização e privatização, e agora encontra-se em fase de reestruturação para aprimorar sua eficiência e produtividade.

De acordo com os especialistas, a companhia avança rumo a diversificação de portfólio e de recomposição e alongamento das receitas de transmissão da empresa.

Embora o resultado financeiro tenha sido um forte detrator do resultado da Eletrobras, operacionalmente a companhia continua sólida, e o time de Análise da Toro acredita na melhora de produtividade advinda de sua privatização, além dos benefícios de aumento de investimento, corte de custos, aumento de receitas, corte de despesas e potenciais operações. Sendo assim, há um potencial de valorização das ações das Eletrobras.

Em resumo, quem deseja se tornar sócio deve estar atento aos seguintes pontos:

✅ Pontos positivos⛔ Pontos negativos
Atuante em dois segmentos dentro do setor de energia, Geração e Transmissão, sendo o último menos volátil.O setor é altamente regulado pelo governo.
Grande capacidade de geração de energia, sendo a maior do país nesse quesito;Alta concentração do portfólio de geração em hidrelétricas, setor extremamente cíclico devido a sazonalidades ambientais imprevisíveis.
Maior relevância do país em tamanho de linhas de transmissão.Adequação à nova estrutura de corporação pode levar tempo e impactar a produtividade no curto prazo.
Potenciais ganhos de eficiência e valor, pós-privatização.

Qual é o valor dos dividendos da Eletrobras?

Como dissemos, o setor elétrico é muito procurado pela distribuição de dividendos e as ações da Eletrobras não são diferentes, já que elas pagam dividendos.

Nesse sentido, confira os números da Eletrobras no quesito remuneração dos acionista/s por meio de proventos nos últimos anos:

AnoDividend yieldPayout
20230,52%0,00%
20221,84%23,75%
20217,18%23,75%
20204,43%59,93%
20192,14%23,75%
20189,43%
20170,00%
Fonte: Status Invest

Por falar em proventos, acesse o link abaixo e veja as ações recomendadas pelos especialistas da Toro para uma carteira de dividendos.

Como montar uma carteira de dividendos?

Para terminar, confira, no infográfico a seguir algumas dicas de nossos especialistas para receber mais dinheiro em proventos:

Além dessas dicas, é importante que o investidor valorize as empresas que têm suas dívidas sob controle e diversifique sua carteira de dividendos com mais ativos de diferentes setores, como ações, BDRs e Fundos Imobiliários (FIIs)

Ademais, lembre-se de que os dividendos são consequência das vendas e lucros. Portanto, primeiro, procure por boas empresas.

Por fim, lembre-se de reinvestir os dividendos para potencializar o poder dos juros compostos no longo prazo.

Qual é a cotação das ações da Eletrobras (ELET3) hoje?

Além do ganho em dividendos, o sócio também pode ver seu investimento crescer com a valorização da cotação da Eletrobras (ELET3) hoje. Clique no link a seguir e veja qual é o valor atual das ações, quanto rendeu e a tendência para os próximos dias, meses e anos:

Confira, no gráfico a seguir, a cotação histórica das ações da Eletrobras: 

Como comprar ações da Eletrobras?

Para terminar, basta colocar esses conhecimentos na prática. Se for do seu interesse se tornar acionista/ da Eletrobras, o procedimento para comprar as ações é bastante simples.

Basta transferir o dinheiro do seu banco para a sua conta na corretora, buscar a empresa pelo código de negociação, configurar a quantidade, conferir o valor da ordem e confirmar o investimento.

Resumindo:

Como investir passo a passo

Se tiver alguma dúvida, confira o tutorial que preparamos para você no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!