Cadastre-se grátis

Ações ESG: quais são as melhores empresas para investir hoje?

Sustentabilidade não é apenas uma palavra da moda. O conceito vem guiando as ações de empresas, consumidores e governos para o bem-estar futuro da humanidade. Mais do que isso, o ESG está cada vez mais incorporado nas decisões de investimentos.

Desde a sua criação em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) se valorizou mais de 220%. 

Neste artigo, vamos falar de algumas empresas que se destacam por serem boas ações de ESG, seus diferenciais e por que investir focando nesses quesitos para montar a sua carteira. Vamos lá?

Quais são os princípios do ESG?

Mas o que é o conceito de ESG tão comentado atualmente? Essa sigla significa “Environment, Social & Governance” (Ambiental, Social e Governança, ou ASG no português).

Portanto, diz respeito às boas práticas e políticas que as empresas devem se preocupar para agir em consonância com os melhores parâmetros sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e de governança. 

Resumindo: 

 Princípios ambientais (E): envolve questões como minimizar a emissão de poluentes, manter boas práticas de produção de embalagens, melhor consumo e manejo de materiais plásticos, minimizar o uso excessivo e predatório dos recursos naturais.

Princípios sociais (S): aprimorar o relacionamento da marca com a sociedade, cumprir a legislação trabalhista, favorecer a segurança no trabalho, impulsionar a diversidade e a inclusão, se envolver em causas sociais e beneficentes, etc.

Princípios de governança corporativa (G): postura moral e ética na direção, valorizar a transparência e a prestação de contas, combater a corrupção e a lavagem de dinheiro, ter uma boa política de compliance, etc. 


Portanto, são atitudes essenciais para contribuir com a preservação mundial, em face das mudanças climáticas e do uso predatório de recursos, alinhando as atividades da empresa aos interesses dos investidores, às preferências dos clientes e ao relacionamento com a comunidade. 

Por que investir em empresas que valorizam o ESG?

Por valorizar esses e outros princípios, as empresas têm maior possibilidade de sucesso no longo prazo, bem como fazer com que seu crescimento seja estável e constante. 

Idealmente, a cultura ESG deve se permear por toda a companhia, visando extrair resultados satisfatórios.

Do ponto de vista das práticas relacionadas ao meio ambiente, chamam atenção aquelas atreladas às mudanças climáticas. As economias desenvolvidas vêm adotando medidas cada vez mais rígidas no intuito de reduzir a emissão de poluentes e demais gases causadores do efeito estufa, com potencial de geração de elevados investimentos visando a adequação.

Como exemplo é possível citar o Euro 7, que deverá entrar em vigência em 2025, e o fim da venda de veículos à combustão na Europa em 2035. Também carecem destaque as práticas atreladas à preservação de florestas, como a Amazônia, e dos corpos hídricos.

Empresas que valorizam o ESG percebem inúmeras vantagens, tais como: 

  • Melhores custos operacionais e maior produtividade.
  • Melhoria na imagem e reputação.
  • Menor quantidade de processos e ações na justiça.
  • Maior captação de investimentos.
  • Acesso a melhores linhas de crédito.
  • Ganhos em índices de satisfação dos clientes, retenção de talentos e acesso a novos nichos de mercados.
  • Entre outros.

Quer saber mais sobre o ESG? Então confira, no link abaixo, um conteúdo especial que preparamos para entender tudo o que importante saber sobre esse assunto:


Quais empresas são campeãs de ESG no Brasil?

Um levantamento recente realizado pela consultoria Walk The Talk by La Maison constatou, por meio de uma pesquisa, quais foram as empresas mais associadas ao ESG. 

Em uma escala que chega a 1.000 pontos, as principais marcas que se destacaram foram: 

♻️ Natura (536 pontos)

♻️ Unilever (389 pontos)

♻️ Ypê (386 pontos)

♻️ Boticário (376 pontos)

♻️ Petrobras (372 pontos)

♻️ Nestlé (354 pontos)

♻️ Banco do Brasil (335 pontos)

♻️ P&G (332 pontos)

♻️ Coca-Cola (315 pontos)

A pesquisa destacou ainda que 94% dos brasileiros esperam que as marcas façam algo sobre o ESG. 

Lembrando que as empresas acima não são recomendações de compra, nem necessariamente expressam a opinião dos Analistas da Toro.

Perceba que boa parte das companhias citadas estão listadas na Bolsa, isto é, você pode se tornar acionista por meio de ações ou BDRs, se for do seu interesse. 

Quais são as melhores ações de ESG da Bolsa de Valores?

Agora, se você procura sugestões de empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil e selecionadas pelos Analistas da Toro, nossos experts selecionaram excelentes alternativas entre as ações ESG do Brasil.

São elas:

1. Ambipar (AMBP3)

A Ambipar é um grupo que atua no segmento de gestão ambiental, sendo constituído pelas vertentes Ambipar Environment e Ambipar Response.

Fundada em 1995, a Ambipar oferta serviços sustentáveis para inúmeros setores, na gestão de resíduos (Environment) e na resposta a emergências ambientais (Response), que passam por pesquisa e desenvolvimento, gestão e valorização de resíduos, criação de produtos para proteção ambiental, transporte, logística, distribuição, treinamento, gerenciamento e atendimento de crises e emergências como acidentes com produtos químicos poluentes.

Trata-se de uma empresa moderna, com uma estratégia de crescimento convincente e segue buscando novas oportunidades de aquisições de outras empresas.

Além disso, a Ambipar é uma das principais referências no que tange comprometimento com a agenda ESG.

Ela compõe importantes índices como o Índice de Sustentabilidade da B3 (ISE), Índice de Governança Corporativa (IGC), além de contar com uma auditoria independente para avaliar seus indicadores ESG.

Por fim, está engajada com a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

2. Fleury (FLRY3)

A Fleury é uma das principais empresas presentes no mercado de medicina e saúde no Brasil.

Fundada em 1926, o Grupo Fleury atua na prestação de serviços médicos e na área de medicina diagnóstica nas principais capitais do país.

Reconhecida por oferecer um serviço de qualidade, a empresa apresenta fortes resultados financeiros e operacionais.

Além disso, a companhia realiza investimentos constantes em expansão estrutural, direcionados à melhoria da qualidade dos seus serviços.

Recentemente, a Fleury anunciou a fusão com a Hermes Pardini, outra gigante do ramo, transformando-a em uma das maiores empresas do setor, com mais de 15% de market share e potencial para destravar sinergias e gerar valor no longo prazo.

No ESG, realiza iniciativas voltadas para questões ambientais como o tratamento de resíduos gerados devido aos serviços prestados.

Um exemplo é o projeto “Empresa Livre de Mercúrio” que substituiu os  equipamentos que utilizavam o mercúrio para alternativas digitais.

A Fleury também faz parte de relevantes índices sustentáveis da Bolsa e visa cumprir a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

3. Carteira de ações ESG da Toro

Por fim, além de Ambipar e Fleury, os especialistas da Toro também recomendam outros ativos para montar uma carteira de ações ESG. 

Para conhecer as recomendações, basta acessar a área de Bolsa da Toro localizá-las no menu ‘Estratégias’.

Ações ESG

Se você ainda não tem conta na Toro, faça o seu cadastro agora mesmo e acesse o relatório gratuitamente. 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!