Cadastre-se grátis

Quais são os melhores países para se viver e se aposentar? Descubra!

Descubra o destino perfeito para sua aposentadoria e qualidade de vida. Em meio às decisões cruciais para quem busca uma mudança significativa, exploraremos os melhores países para viver e se aposentar, especialmente voltados para indivíduos e investidores de alta renda que almejam deixar o Brasil.

Desde padrões de vida luxuosos até sistemas de saúde de classe mundial, esta análise oferece uma visão abrangente das opções mais atrativas.

Ao considerar fatores como segurança, infraestrutura e oportunidades culturais, ajudaremos você a tomar uma decisão informada para garantir um futuro próspero e satisfatório no cenário internacional.

Além disso, vamos explorar quais estratégias adotar quando investir focando em morar fora do Brasil ou desfrutar a aposentadoria no exterior.

Quais são os 10 melhores países para se viver?

Recentemente, no renomado relatório anual Expat Insider – estudo que relaciona as nações mais bem avaliadas, segundo 56 itens, listou os melhores países para se viver.

O interessante é que quem responde à pesquisa são as próprias pessoas. Mais de 12 mil expatriados de 171 origens nacionais diferentes e vivem em 172 países responderam ao questionário que engloba aspectos como custo de vida, qualidade de serviços como internet, moradia, saúde, etc.

Em 2023, os melhores países para se viver foram:

  1. México: figura no top 5 desde 2014 e está no 1º lugar no índice de facilidade para conseguir acomodação. No país, é fácil manter sua casa e o visto é facilitado, além da receptividade local.
  2. Espanha: também aparece no top 10 desde 2014. Os entrevistados citam itens como cultura, vida noturna, recreação, clima, opções gastronômicas, paisagens e outras vantagens.
  3. Panamá: destaca-se no ranking pela facilidade de encontrar casas, criar vínculos sociais, tirar o visto e o clima agradável. Além disso, há uma proximidade com os EUA.
  4. Malásia: destaca-se pela simpatia local e pelas finanças pessoais, além de ser ótima para que viaja com frequência. Ademais, é recheada de paisagens, história, mercados regionais, etc.
  5. Taiwan: Com uma qualidade de vida excepcional e níveis elevados de segurança, Taiwan cativa expatriados com sua moderna infraestrutura, sistemas de saúde eficientes e uma fusão única de tradição e inovação.
  6. Tailândia: reconhecida pela hospitalidade calorosa e custo de vida acessível, a encanta com suas praias deslumbrantes, rica cultura, e uma mistura equilibrada entre vida urbana e natureza exuberante.
  7. Costa Rica: destaca-se por seu ambiente natural exuberante, oferecendo bem-estar aos residentes. Com uma abordagem sustentável, o país promove um estilo de vida saudável em meio a paisagens deslumbrantes.
  8. Filipinas: a hospitalidade local nas Filipinas cativa expatriados, enquanto o clima agradável e a diversidade cultural contribuem para uma experiência enriquecedora em um arquipélago de praias paradisíacas.
  9. Bahrein: subiu muitas posições no ranking de 2023, especialmente pelas melhorias no custo de vida, facilidades do dia a dia (como abrir conta em um banco), moradia, conectividade, entre outros.
  10. Portugal: com uma cultura rica, clima ameno e um sistema de saúde de qualidade, Portugal tornou-se um destino atrativo. Sua mistura de tradição e modernidade proporciona uma vida equilibrada e gratificante para expatriados.

A sequência do ranking da Expat Insider ainda traz:

  1. Emirados Árabes Unidos
  2. Omã
  3. Indonésia
  4. Vietnã
  5. Brasil
  6. Finlândia
  7. Colômbia
  8. Quênia
  9. Luxemburgo
  10. Austrália
  11. República Tcheca
  12. Holanda
  13. Suíça
  14. Suécia
  15. Grécia
  16. China
  17. Canadá
  18. Arábia Saudita
  19. Estônia
  20. Estados Unidos
  21. Catar
  22. Chipre
  23. França
  24. Hungria
  25. Polônia
  26. Índia
  27. Singapura
  28. Bélgica
  29. Irlanda
  30. Hong Kong
  31. Dinamarca
  32. Áustria
  33. Reino Unido
  34. Japão
  35. Nova Zelândia
  36. Malta
  37. Itália
  38. África do Sul
  39. Alemanha
  40. Coreia do Sul
  41. Turquia
  42. Noruega
  43. Kuwait

SAIBA MAIS:
➡️ Conheça os 15 principais mercados emergentes e por que investir neles
➡️ Como investir na China? Entenda se o retorno é maior que o risco!
➡️ Investimentos no exterior: por que e como investir fora do Brasil?

Como investir para morar fora do Brasil?

Para viver fora do Brasil, o investidor de alta renda pode criar um plano específico para tal, já pensando nas necessidades e no estilo de vida que vai levar com a sua família no exterior.

Isso também deve considerar os custos de vida, necessidades básicas, acesso à saúde, trabalho, entre outros.

Para criar uma estratégia de investimentos ao considerar a mudança para outro país, siga estes passos:

  1. Avaliação financeira: analise sua situação financeira atual, incluindo ativos, dívidas e fluxo de renda. Determine o montante disponível para investir após considerar despesas iniciais de mudança.
  2. Pesquisa do destino: estude o custo de vida, sistema tributário e oportunidades de investimento no país escolhido. Considere fatores econômicos, políticos e sociais que possam impactar seus investimentos.
  3. Diversificação de ativos: distribua seus investimentos em diferentes classes de ativos para reduzir riscos. Explore opções como ações, títulos, imóveis e Fundos de Investimento.
  4. Planejamento tributário internacional: compreenda as implicações fiscais ao morar fora do Brasil. Busque orientação profissional para otimizar sua situação tributária e evitar surpresas no futuro.
  5. Segurança financeira: mantenha uma reserva de emergência acessível e adeque sua estratégia de investimentos para garantir a segurança financeira a longo prazo, considerando possíveis mudanças no cenário econômico.
  6. Assessoria profissional: consulte especialistas financeiros, contadores e Assessores de Investimentos, profissionais fiscais locais e internacionais para orientação personalizada, alinhada aos seus objetivos e ao ambiente regulatório do novo país.

Lembre-se de que as estratégias de investimento devem ser flexíveis e adaptáveis às mudanças nas condições econômicas e pessoais.

Quais são os melhores países para se aposentar?

Agora, pensando em quem vai desfrutar a aposentadoria fora do Brasil ou pesquisa os países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo, deve estudar outros rankings.

Um dos estudos mais respeitados sobre o tema é o realizado pela consultoria Mercer e pelo CFA Institute. Anualmente, eles listam em um índice internacional, quais são os melhores países para se aposentar.

Em 2023, entre os 47 pesquisados, são:

  1. Holanda
  2. Islândia
  3. Dinamarca
  4. Israel
  5. Austrália
  6. Finlândia
  7. Singapura
  8. Noruega
  9. Suécia
  10. Reino Unido
  11. Suíça
  12. Canadá
  13. Irlanda
  14. Chile
  15. Uruguai
  16. Bélgica
  17. Nova Zelândia
  18. Alemanha
  19. Cazaquistão
  20. Hong Kong
  21. Estados Unidos
  22. Emirados Árabes Unidos
  23. Colômbia
  24. França
  25. Espanha
  26. Croácia
  27. Arábia Saudita
  28. Polônia
  29. Japão
  30. Itália
  31. Malásia
  32. Brasil
  33. Peru
  34. China
  35. México
  36. Botsuana
  37. África do Sul
  38. Taiwan
  39. Áustria
  40. Indonésia
  41. Coreia do Sul
  42. Tailândia
  43. Turquia
  44. Índia
  45. Filipinas
  46. Argentina

O estudo destaca ainda a importância de que a inflação e as taxas de juros acrescentam uma nova dinâmica no mercado e isso devem ser consideradas no seu plano de investimentos para a aposentadoria.

Além disso, a idade média para se aposentar está crescendo no mundo inteiro, sobretudo nos países mais desenvolvidos.

Isso ocorre especialmente pela melhor qualidade de vida que favorece o aumento da expectativa de viver mais anos e isso traz um novo desafio não somente ao investidor, mas também aos Fundos de pensão.

Quais são os melhores países para viver aposentado?

Agora, pensando para quem já está aposentado e procura um lugar para viver bem, pode considerar o tradicional Índice Global Anual de Aposentadoria da International Living.

A edição de 2022 do ranking, que listou as melhores nações com base no custo de vida, habitação, sistema de saúde, hospitalidade e cultura, verificou que os campeões foram:

  1. Panamá
  2. Costa Rica
  3. México
  4. Portugal
  5. Equador
  6. Colômbia
  7. França
  8. Malta
  9. Espanha
  10. Uruguai

Em qual país se aposenta mais cedo?

Por falar em idade de aposentadoria, é preciso ainda considerar em qual faixa homens e mulheres conseguem parar de trabalhar mais cedo.

Dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), revelam que a idade para se aposentar ao redor do mundo, partindo das menores são:

PaísIdade para mulheresIdade para homens
China5060
Rússia5762
Indonésia5757
Colômbia5762
Turquia5860
Costa Rica6062
Arábia Saudita6060
Índia6060
África do Sul6060
Áustria6065

Como investir focando na aposentadoria?

Para criar uma estratégia de investimentos focada na aposentadoria no exterior:

  1. Estabeleça metas financeiras: determine seu custo de vida projetado durante a aposentadoria e estabeleça metas financeiras claras. Considere despesas médicas, lazer e outras necessidades.
  2. Diversificação de investimentos: distribua seus investimentos em diferentes classes de ativos para reduzir riscos. Inclua ações, títulos e investimentos imobiliários para criar uma carteira equilibrada.
  3. Fontes de renda passiva: priorize investimentos que geram renda passiva, como dividendos de ações, aluguel de propriedades ou investimentos em Fundos Imobiliários. Essas fontes proporcionam estabilidade financeira durante a aposentadoria.
  4. Proteção inflacionária: durante as décadas em que você investir, também faça um plano de compras de ativos que gerem proteção contra a inflação.
  5. Planejamento tributário: compreenda as implicações fiscais no país de residência durante a aposentadoria. Busque estratégias eficientes para otimizar seus impostos e maximizar seus rendimentos líquidos.
  6. Previdência complementar: explore opções de previdência complementar no país de residência, se disponíveis, para garantir uma renda adicional na aposentadoria.
  7. Reavaliação periódica: ajuste sua estratégia regularmente com base em mudanças nas metas, no mercado e em circunstâncias pessoais. Esteja preparado para reequilibrar sua carteira conforme necessário.

Assessoria Exclusiva Toro: mais vantagens para o seu futuro

Ao criar uma estratégia voltada para a aposentadoria no exterior, a ênfase em fontes de renda passiva é crucial para garantir estabilidade financeira ao desfrutar dos anos de aposentadoria.

Consultar profissionais financeiros especializados em investimentos internacionais também é recomendável.

Aproveite e preencha o formulário abaixo para receber o contato de um de nossos Assessores exclusivos:

fundo-lp-assessoria-100k-blog