Cadastre-se grátis

Análise Gráfica de ações: 12 dicas fundamentais para começar

Análise Gráfica, também conhecida como Análise Técnica, é uma abordagem utilizada no trading relacionada à interpretação de gráficos de preços de ativos financeiros, como ações, commodities, moedas, entre outros.


Dentre as principais qualidades de um trader de sucesso, dominar a Análise Gráfica, também chamada de Análise Técnica, é um dos pressupostos para poder vencer.

Isso se dá não apenas pelo conhecimento teórico do que rege as interpretações dos gráficos, mas também pela experiência e treinamento adquirido ao longo do tempo, associado ao bom planejamento e controle emocional.

A capacidade de realizar boas análises gráficas é fundamental para saber o momento de entrar e sair das operações, bem como gerenciar corretamente os riscos. 

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Se você opera Scalper, Day Trade ou Swing Trade, vai conferir algumas dicas úteis e práticas para incorporar no seu aprendizado de Análise Técnica para fazer interpretações mais precisas e cuidadosas nos gráficos. Vamos lá?

O que é Análise Gráfica de ações?

A Análise Técnica, também chamada de Análise Gráfica, é uma metodologia de estudo de ativos utilizada por traders como forma de encontrar os melhores pontos de entrada e saída de uma operação na Bolsa de Valores.

Além disso, permite realizar a identificação de tendências de mercado, mudanças de tais tendências e fazer o gerenciamento de riscos das operações.

O objetivo da Análise Gráfica bem realizada é montar estratégias para ganhar com as oscilações de preços dos ativos do mercado financeiro, como ações, contratos de índices, Mercado Futuro e outros.

Mas afinal, como começar a fazer Análise Gráfica? É o que mostraremos no próximo tópico. Continue lendo!

Como começar a fazer Análise Gráfica?

Agora, vamos ao ponto principal desse artigo: apresentar as melhores dicas de Análise Gráfica para você aprimorar as suas técnicas de operação e minimizar os erros.

1. Comece com pouco: faça cursos e estude bastante

Inicialmente, sobretudo para quem está começando a realizar suas primeiras operações de Day Trade ou Swing Trade, o ideal é começar com pouco e ter um planejamento sólido para evitar prejuízos.

Após realizar um planejamento e definição de estratégias, você precisa definir:

  • Em qual mercado operar.
  • Quais recursos serão utilizados.
  • Quais são as suas metas de ganhos e limites de perdas.

Para isso, é fundamental fazer cursos e estudar bastante. Aqui na Toro, você pode conferir a nossa trilha de cursos gratuitos para traders, que passam pelos conceitos iniciais até os mais avançados. Veja:

2. Conheça os principais padrões gráficos da Análise Técnica

Outra dica essencial é estudar e conhecer os padrões gráficos mais comuns e utilizados na Análise Gráfica de ativos.

O tipo de gráfico mais usado na Análise Técnica é o de candlesticks, que possibilita a interpretação de muitos padrões de negociação à medida que os candles vão se formando.

Logo, é recomendável que, antes de operar, o trader conheça e simule as principais situações que podem acontecer durante a Análise Gráfica, como elas se encaixam à sua estratégia de negociação e quais operações são possíveis a partir de então.

Alguns dos padrões de candlesticks e formações gráficas mais recorrentes são:

Para conhecer mais padrões de candlestick, preparamos um conteúdo especial para você. É só clicar no link abaixo para acessar:

2.1 Estude as figuras de reversão da Análise Técnica

Bem como os padrões gráficos ajudam a interpretar a ocorrência e manutenção de tendências, as figuras de reversão possibilitam estruturar estratégias para uma tentativa de antever a mudança de rumo no mercado.

Assim, é fundamental conhecer as principais figuras e padrões de reversão mais utilizados por especialistas e mais comentados na literatura para entender em quais momentos o mercado pode passar por uma alteração na tendência (de baixa para alta, por exemplo).

2.2 Fique de olho nos candles grandes e pequenos

A ocorrência de candles maiores no gráfico pode sinalizar uma mudança no humor do mercado ou um momento de estresse nas negociações.

Por isso, analise as situações em que isso acontece e o que esperar a partir daí. Dessa maneira, você evita agir levado pela emoção e mantém a racionalidade alinhada ao seu gerenciamento de risco.

O mesmo vale para os candles pequenos, ou seja, naqueles momentos em que o mercado pouco se mexe. Avalie os motivos pelos quais isso está acontecendo e as expectativas que rondam a formação de uma próxima tendência, seja de baixa ou alta.

Exemplo de um candle grande

2.3 Observe os candles com grandes sombras

Os candles com grandes sombras são aqueles que têm um corpo pequeno e uma linha comprida. Esses tipos de candles, em determinadas situações da Análise Gráfica, permitem identificar indícios de mudança de tendência no mercado.

Portanto, assim como citamos anteriormente, estude os principais e o que esperar dessas situações.

Exemplo de candle com grande sombra

2.4 Cuidado com os gaps de abertura 

Por fim, há momentos em que o mercado pode abrir com um espaço (gap) entre o fechamento anterior e a próxima abertura, especialmente no início do pregão.

Por isso, é importante analisar no gráfico os momentos antes da abertura do mercado, dar uma olhada no leilão de negociação e nos índices futuros para avalar a possibilidade de um mercado abrir com algum tipo de gap, seja de alta ou baixa.

Exemplo de gap de alta

3. Trabalhe e respeite a tendência dos preços

Por falar em tendências, boa parte das operações no mercado são as que trabalham para encontrar uma direção na oscilação das cotações.

As tendências podem ser de alta, baixa ou lateralizadas (sem direção definida).

A Análise Técnica trabalha, por meio de indicadores, como um meio de identificar essas tendências e as operações que podem ser feitas a partir delas. Ou seja, operar contra a tendência torna as operações mais arriscadas, especialmente para os menos experientes.

Logo, respeite as tendências de mercado identificadas na Análise Gráfica, pois será mais fácil lucrar dessa maneira, principalmente quando não houver sinais de reversão do movimento, como citamos anteriormente.

4. Entenda os suportes, resistências e momentos de consolidação

Assim como é preciso identificar e respeitar as tendências, outros pontos fundamentais ao realizar a Análise Gráfica de qualquer ativo, é determinar as regiões de suporte e resistência, bem  identificar os momentos de consolidação do mercado.

Ao fazer isso, o trader, seja ele iniciante ou experiente, poderá colocar os stops da operação com mais clareza e alinhamento com sua estratégia, fazer o manejo de tais stops de acordo com a evolução da operação, com as saídas parciais e com controle de perdas.

Vamos relembrar os conceitos:

  • Topo: preço máximo atingido no gráfico em um período específico.
  • Fundo: preço mínimo identificado no gráfico em um período específico.
  • Resistência: série de topos em determinada faixa de preço que o mercado ainda não superou.
  • Suporte: sequência de fundos pelos quais aparenta concluir que o mercado não aceita pagar menos.

Ao identificar os topos e fundos que constituem os suportes e resistências, também é possível fazer estudos de quão fortes são aquelas barreiras. Por exemplo, um ponto resistência no gráfico que já foi tocado 5 vezes é mais forte do que aquele tocado apenas 2 vezes.

Isso também vale para as linhas de tendências, isto é, quanto mais longas são as tendências, mais difícil se tornam as suas reversões.

Muitos traders inexperientes erram as entradas e saídas de uma operação devido a uma má identificação dos suportes e resistências ou da força da tendência. Isso pode ser corrigido ao analisar o gráfico em mais de um tempo.

Por fim, com esse conhecimento em mente, será muito mais simples realizar o seu gerenciamento de riscos nas operações. 

5. Utilize mais de um tempo gráfico

Uma técnica também bastante utilizada, por mais que pareça básica, é estudar a formação das tendências, suportes, resistências e padrões de reversão em mais de um tempo gráfico.

Em Day Trade, nos gráficos de 1, 5, e 15 minutos, por exemplo. No Swing Trade: 1 hora, 1 dia e 1 semana, de maneira similar.

Ao estudar a Análise Gráfica em mais de um tempo, é possível traçar as linhas de tendência com mais assertividade, estudar quais são os topos e fundos mais importantes, bem como estabelecer as regiões de suporte e resistência sem errar.

6. Fique atento ao volume de negociação

Associar o estudo das linhas de tendência, topos e fundos ao estudo do volume de negociação é uma maneira de confirmar a força da direção do mercado.

Os volumes de negociação vão permitir entender qual movimento está fazendo mais força na cotação do ativo, o comprador ou o vendedor.

Além disso, o estudo do volume ajuda a entender e filtrar quais ativos podem estar em bom momento para realizar negociações.

Por fim, entenda que o aumento do volume não está ligado à subida dos preços: ele indica o crescimento do número de negócios sendo realizados em determinado ativo.

7. Use indicadores, linhas, médias móveis e ferramentas matemáticas

Por fim, as melhores ferramentas de Análise Gráfica do mercado possuem recursos que permitem ao trader usar indicadores, linhas, triângulos, médias e várias ferramentas matemáticas para complementar seus estudos. Alguns dos mais populares são:

8. Esteja atento aos horários de maior liquidez

Estar atento aos horários de maior liquidez é importante em operações de trading por algumas razões:

  • Melhores oportunidades de entrada e saída: durante os horários de maior liquidez, há um maior número de participantes ativos no mercado. Isso cria melhores oportunidades para entrar e sair de uma operação com eficiência, evitando derrapagens (slippage) e garantindo preenchimentos rápidos.
  • Menor spread: o spread é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de um ativo. Durante os horários de maior liquidez, o spread tende a ser mais apertado.
  • Maior volume de negociação: nos horários de maior liquidez, o volume de negociação é geralmente mais alto. Isso indica maior interesse e participação dos investidores, aumentando a confiabilidade dos padrões de preço e fornecendo informações mais precisas sobre a direção do mercado.

Em resumo, estar atento aos horários de maior liquidez permite que os traders aproveitem as melhores oportunidades de negociação, reduzam os custos de transação, tenham informações mais precisas sobre o mercado e lidem com um ambiente de negociação mais estável.

No entanto, é importante lembrar que cada mercado e ativo pode ter características específicas em relação aos horários de maior liquidez, e é recomendável realizar uma análise específica para cada caso.

Lembrando que nunca se deve copiar totalmente a estratégia de outro trader, uma vez que seus objetivos, gerenciamento de risco e metas são diferentes. 

Portanto, veja o que há de disponível na sua plataforma de gráficos, estude como esses recursos podem ser usados na definição das suas estratégias, quais tipos de operações são mais comentados pelos especialistas e pela literatura e se faz sentido trabalhar com elas de acordo com o seu planejamento.

Quer saber mais sobre as melhores plataformas para fazer sua Análise Gráfica? Confira no tópico a seguir.

Quais são as melhores plataformas para fazer Análise Gráfica?

Como você viu neste artigo, conhecimento, planejamento e estratégia são essenciais para encontrar excelentes oportunidades na Bolsa.

No entanto, também é importante ter uma ferramenta de ponta, que te ofereça a tecnologia e a agilidade necessárias. 

Por isso, use boas plataformas e volte sempre ao simulador quando achar necessário. Aqui na Toro, nós disponibilizamos excelentes ferramentas 100% gratuitas, como o Profit Toro Trader e o Profit Pro, as mais utilizadas por traders de sucesso.  

Veja quais são as principais vantagens:

  • Ambiente de simulação incluído para você chegar mais preparado ao mercado.
  • Alta performance com mais funcionalidades e infraestrutura de ponta para ter mais estabilidade.
  • Gráficos de periodicidades clássicas para o intraday e dezenas de indicadores e estudos gráficos.
  • Velocidade na execução de ordens, mantendo agilidade nas suas operações.
  • Possibilidade de operar pelo seu computador e também pelo celular.
  • Co-location DM4, para aumentar a eficiência das operações.
  • Alavancagem 303x em ações no Day Trade.
  • Gráficos em tempo real do TradingView.

Na Toro, além de usar as melhores ferramentas de Análise Gráfica, você pode operar com Corretagem Zero de verdade.

A seguir, veja qual plataforma de Day Trade combina com o seu perfil e comece hoje mesmo:

Conheça a live Day Trade e Mercado ao vivo

Antes de finalizarmos este artigo, é importante dizer que, para acompanhar o andamento da movimentação do mercado, a dica final é entrar nossa live de Day Trade ao vivo.

De segunda à sexta, das 9h às 17h, nossos Analistas ficam de olho no mercado, comentam sobre as principais mudanças no cenário econômico, mostram as diferentes possibilidades de operações e ainda tiram suas dúvidas em tempo real.

Para quem opera Day Trade, é a oportunidade de participar de um bate-papo com outros traders, fazer networking e não perder os principais negócios do dia.

Além disso, para quem deseja ficar por dentro de todas as novidades do universo trader, é a chance de ter uma fonte confiável de informações.

Clique no link abaixo e participe da nossa live no YouTube:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!