Cadastre-se grátis

Engolfos de alta e baixa: o que são e como identificar esses padrões?

Engolfos de alta e baixa são padrões de preços em gráficos de Análise Técnica usados por traders para identificar possíveis pontos de reversão de tendência no mercado financeiro.

Na Análise Técnica, é fundamental conhecer os diferentes padrões de candlestick para conseguir fazer boas negociações.

Por isso, saber o que são e como funcionam os engolfos de alta e de baixa é importante para que você consiga visualizar as melhores oportunidades no Day Trade.

Neste artigo, vamos mostrar o que são engolfos de alta e de baixa, quais são as suas principais funções e como obter resultados satisfatórios nas suas operações utilizando esses padrões. Boa leitura!

O que é engolfo de alta?

Em inglês, o engolfo de alta é chamado de bullish engulfing. Quando falamos de operações na Bolsa de Valores, o que está relacionado com a palavra bull (touro) significa que o mercado está em alta, isto é, os preços dos ativos estão subindo.

Com o engolfo de alta não é diferente. Ele é um padrão de candlestick bastante utilizado na Análise Técnica para analisar o sentimento do mercado e identificar uma nova tendência de alta quando ela está começando.

Quando ocorre o engolfo de alta, significa que mais compradores entraram no mercado e empurraram o preço para cima, resultando em uma reversão de tendência.

Este candle geralmente ocorre na parte inferior de uma tendência de baixa. Em resumo, um engolfo é um padrão que sempre envolve dois candles, em que o primeiro é “engolido”, isto é, engolfado pelo segundo.

Características do engolfo de alta

  • O 1º candle (vermelho) tem um corpo pequeno e o 2º (verde) mais longo, sendo que este último deve envolver completamente o anterior.
  • Ele indica que há um grande volume durante a ocorrência do 2º candle, confirmando o padrão, e pode sinalizar uma reversão para uma tendência de alta.
  • Logo, a tendência de queda ou falta de tendência pode ter perdido força e os compradores voltam a pressionar os preços para cima.

O engolfo de alta aparece em plataformas como o Profit Toro Trader da seguinte maneira:

O que é engolfo de baixa?

Enquanto o engolfo de alta representa uma tendência de subida, o engolfo de baixa (bearish engulfing) indica uma confirmação de que os traders estão vendendo a descoberto, sinalizando, portanto, uma possível reversão de tendência.

Esse padrão é importante porque mostra que os vendedores ultrapassaram os compradores e estão empurrando o preço de forma mais agressiva para baixo. 

O engolfo de baixa pode ocorrer em qualquer lugar, mas é mais significativo se ocorrer após um avanço de preço

Características do engolfo de baixa

  • Ao contrário do engolfo de alta, aqui o 1º candle (verde) é pequeno e o 2º (vermelho) é longo e envolve todo o anterior.
  • Esse padrão indica que há um grande volume durante o 2º candle, confirmando o padrão, e pode sinalizar uma reversão para uma tendência de baixa.
  • Logo, a tendência de alta ou ausência de tendência pode ter perdido força e os vendedores voltam a pressionar os preços para baixo.

No Profit Toro Trader, ele pode ser visto da seguinte maneira:

Uma vez que você esteja familiarizado com os padrões de alta e de baixa, será mais fácil de identificar os engolfos, que podem fornecer boas taxas de risco por retorno para quem faz Day Trade.

Qual é a importância dos engolfos de alta e baixa?

Nas operações diárias da Bolsa, é importante conhecer os padrões de candlestick para conseguir visualizar movimentos de reversão. 

Entender como funcionam os movimentos do mercado é uma grande vantagem para traders, que podem lucrar em poucos segundos.

No engolfo de baixa, por exemplo, você pode vender um ativo pelo melhor preço em um determinado período e evitar perdas.

Mas apesar da importância do engolfo e alta e baixa, é sempre bom lembrar que na Análise Gráfica o ideal é usar os padrões de candles junto a outros indicadores, tais como VWAP, médias móveis, suporte e resistência, retração de Fibonacci etc.

Quais são as limitações dos engolfos de alta e baixa?

Mesmo sendo muito favoráveis para quem utiliza Análise Técnica ao operar ações, esses engolfos também possuem alguns alertas e limitações para quem vai utilizá-los, como:

  • Se a ação do preço for instável, mesmo que o preço esteja subindo, a importância do engolfo é diminuída, pois é um sinal bastante comum.
  • O segundo candle no engolfo pode ser enorme. Isso pode levar a um stop loss grande se o trader optar por negociar esse padrão. Logo, a potencial recompensa da negociação pode não justificar o risco.
  • Estabelecer um possível lucro também pode ser difícil com engolfos, pois os candles não fornecem uma meta de preço. Em vez disso, será necessário usar outros métodos, como indicadores ou análise de tendências, para selecionar uma meta de preço ou determinar quando sair de uma negociação lucrativa.

Então, uma boa alternativa é utilizar suas estratégias e setups em simuladores de Day Trade para testar e descobrir diferentes possibilidades antes de começar a operar em tempo real. 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!