Cadastre-se grátis

Perfil de investidor: você é conservador, moderado ou arrojado?

O perfil de investidor nada mais é do que uma classificação do nível de tolerância ao risco, dado seus objetivos ao investir no mercado financeiro, suas características pessoais e dados como idade, patrimônio e situação financeira. .

Quem pretende começar a investir nem sempre sabe que alguns detalhes são muito importantes. Ter um dinheiro reservado apenas para investir e um objetivo bem delimitado são dois tópicos muito importantes para um investidor.

Provavelmente você já sabe disso, certo? Mesmo para quem é iniciante essas duas informações já são figuras carimbadas. No entanto, elas não são as únicas necessárias para conseguir ter bons resultados fazendo investimentos.

Um dado fundamental, mas que muitas pessoas desconhecem ou ignoram, é o perfil de investidor.

Você sabe o que é isso, afinal? E mais: sabe o quanto esse perfil é importante? Se você sempre quis saber sobre esse assunto, vamos te explicar agora mesmo neste segundo artigo da série: Como começar a investir na Bolsa.

O que é perfil de investidor?

Também chamado de suitability, o perfil de investidor é uma espécie de análise que identifica suas preferências e expectativas em relação aos riscos nos investimentos.

Ao responder perguntas básicas, como “qual sua tolerância ao risco”, “por quanto tempo deseja investir”, “o que sentiria se visse as cotações caindo” é possível apontar qual é o seu perfil de investidor.

Esse formulário hoje em dia é grátis e você responde pela internet mesmo, na hora de abrir sua conta na Toro. Todo o processo dura apenas alguns poucos minutos.

O perfil de investidor tem como base três requisitos principais:

  • Segurança.
  • Liquidez.
  • Rentabilidade.

Dessa forma, as perguntas respondidas tentam mapear quais destes pilares são mais importantes para você. Isso porque dificilmente você vai conseguir encontrar estes três critérios presentes, em altos níveis, em todos os investimentos do mercado.

Então, na hora de tomar uma decisão, é normal que você abra mão de parte da segurança, ou da liquidez ou da rentabilidade para chegar onde pretende com suas aplicações. E o que você escolher para ser deixado um pouco de lado tem tudo a ver com o seu perfil de investidor.

Por falar em liquidez, conheça a importância desse conceito antes de investir:

{% video_player “embed_player” overrideable=False, type=’hsvideo2′, hide_playlist=True, viral_sharing=False, embed_button=False, autoplay=False, hidden_controls=False, loop=False, muted=False, full_width=False, width=’1920′, height=’1080′, player_id=’89295523906′, style=”, conversion_asset='{“type”:”CTA”,”id”:”3f4e9959-f68a-4402-80ac-17c5e80feb49″,”position”:”POST”}’ %}

Um investidor que tem mais medo de se arriscar e quer investir no longo prazo vai preferir ativos da Renda Fixa, por exemplo.

Ou seja, ele preza mais pela segurança e não liga de abrir mão de parte da rentabilidade, na comparação com outros investimentos mais rentáveis.

Por outro lado, quem não liga de aumentar um pouco os riscos em busca de retornos maiores e gosta de agilidade na hora de investir, pode se dar bem na Bolsa de Valores. Assim, valoriza muito mais a rentabilidade, ou seja, ter mais chances de ganhar dinheiro, enquanto a segurança fica em segundo plano.

Perfil de investidor: por que é tão importante?

Como você viu, demos alguns exemplos ali em cima de como funciona o perfil de investidor. Já foi possível perceber que ele tem papel importante na hora de começar a investir e escolher os melhores investimentos adequados para você.

Pensou que no mundo dos investimentos só existe um caminho? Nada disso. Existem várias opções, mas nem todas elas são interessantes para você. A verdade é que não existe melhor ou pior investimento, existe aquele que é mais (ou menos) adequado para o que você deseja.

Pense em um carro. Existem várias marcas e modelos, certo? Mas eles podem até servir para o mesmo propósito (se deslocar com mais agilidade de um local para outro), mas não possuem as mesmas características sempre.

Alguns são mais compactos, para serem práticos e econômicos. Outros, por sua vez, são mais esportivos e têm um custo de manutenção bem maior. Há também aqueles que são mais espaçosos para levar toda a família.

O perfil de investidor é uma análise que
vai te ajudar a escolher o “carro” com as melhores qualidades para você.

Talvez a escolha mais acertada para você não será a mesma para a sua irmã ou para o seu vizinho. E tudo bem. É pra isso mesmo que a pesquisa de perfil serve.

Ela é uma ferramenta importante para guiar seus passos na hora de investir, considerando sua tolerância ao risco, os seus objetivos e outros requisitos. Com essa ajuda, fica bem mais fácil saber quais modalidades de investimentos se encaixam melhor no que você busca e, assim evitar frustrações.

Nada de colocar todo o seu dinheiro em um lugar só. O mais indicado é diversificar, isto é, distribuir seu dinheiro em diferentes modalidades, para aumentar suas chances de ter bons resultados e suavizar os riscos. É o que chamamos de montar uma carteira de investimentos.

Sabe uma ótima notícia? Aqui na Toro nós te entregamos uma carteira de investimentos completa de acordo com o seu perfil. E DE GRAÇA. Veja o passo a passo para ter a sua:


Surgiu o interesse de fazer a sua também? É muito fácil:

  • Abra sua conta grátis na Toro e responda ao questionário de perfil de investidor em poucos minutos para ficar sabendo qual é o seu.
  •  Transfira o dinheiro que você quer investir para a sua nova conta na Toro (não se preocupe porque tudo fica em seu nome).
  • Baixe nosso aplicativo gratuito para Android ou iOS.
  • E pronto! Veja a carteira que nosso time recomenda para você aproveitar o melhor do mercado, sempre respeitando seu perfil de investidor.

Quais são os tipos de perfil de investidor?

Agora que você já sabe o que é e porque o perfil de investidor é tão importante. Chegou a hora de conhecer melhor os tipos existentes.

Os principais perfis de investidor são o conservador, o moderado e o arrojado, que variam conforme o apetite por risco nos investimentos. Confira mais detalhes sobre cada um deles:

1. Perfil de investidor conservador

Quem é mais conservador costuma dar muito mais importância para a segurança.

Ou seja, essa pessoa prefere investir em opções que oferecem baixo risco. Isso acaba influenciando seus objetivos, que normalmente estão focados em não perder nada e, assim, preservar seu patrimônio.

Diante desse cenário, é comum que o investidor conservador seja alguém com mais de 40 anos, que preza pela segurança do que acumulou durante os anos, ou então é alguém que está começando agora, então tem mais medo de se arriscar por causa da falta de experiência.

2. Perfil de investidor moderado

Esse é um perfil que incorpora características do conservador
e do arrojado.

Seria como um meio termo entre quem é muito conservador e quem é muito arrojado. O investidor moderado é uma pessoa que ainda mantém forte interesse pela segurança, mas está disposta a abrir mão de parte dela às vezes para ter retornos melhores.

Isso significa que alguém moderado pode, eventualmente, investir em algo mais arriscado do que os investimentos conservadores. Em muitos casos, um investidor moderado já tem um pouco mais de conhecimento sobre o mercado e está no processo para fazer seu patrimônio crescer.

3. Perfil de investidor arrojado

O investidor arrojado, na comparação com outros perfis, é o mais tolerante ao risco.

Isso quer dizer que está mais aberto para investir na Bolsa de Valores, por exemplo, e está mais maduro para entender a dinâmica do mercado.

Alguém arrojado costuma ser mais experiente e não se abala facilmente por eventuais perdas, porque entende que uma certa exposição ao risco pode ser compensada com melhores ganhos no final.

Essas perdas não significam que quem se enquadra nesse perfil investe sem muita estratégia. Pelo contrário, essa pessoa precisa entender bem do mercado e ter visão estratégica para aproveitar as pequenas oscilações do dia a dia para realizar lucros.

Além disso, vale destacar que o arrojado também pode ter uma parcela menor do seu capital investido em ativos um pouco mais conservadores, como uma forma de manter uma reserva financeira em caso de emergência, por exemplo.

⚠️IMPORTANTE: devido à determinação dos órgãos reguladores, somente pessoas com o Perfil de Investidor do tipo Arrojado poderão receber recomendações de Bolsa ou operar usando plataformas avançadas. Essa norma foi definida para aumentar sua segurança e garantir que você apenas invista em ativos recomendados para o seu perfil.

Se você acredita que seu perfil de investidor já é arrojado, mas ainda não atualizou na nossa plataforma, você pode responder às perguntas novamente:

➡️ REFAZER O MEU PERFIL DE INVESTIDOR

Como montar sua carteira de investimentos ideal para seu perfil de investidor?

Lembra que falamos há pouco sobre a importância de diversificar suas aplicações e construir uma carteira de investimentos? Bem, essa ideia também tem tudo a ver com os tipos de investidor que existem.

Aquela velha história de alguém que perdeu tudo apostando em uma oportunidade perigosa acende uma luz vermelha na hora.

Será que essa pessoa levou em consideração seu perfil de investidor? É bem provável que não. Por isso é essencial entender a importância de ter uma carteira de investimentos balanceada. Dê o play no vídeo a seguir e aprenda com um expert:

Vejamos agora algumas dicas bem legais para montar uma carteira de investimentos considerando cada um dos tipos de investidor que existem no mercado:

Carteira de investimentos para investidor conservador

Quem tem um perfil de investidor mais conservador e, portanto, não curte muito correr riscos, deve buscar uma carteira de investimentos que dê prioridade máxima para a segurança. Com isso em mente, investimentos com retorno previsível podem chamar mais a atenção desse tipo de investidor.

Outros que podem ser interessantes são os investimentos em que é possível resgatar em pouco tempo o dinheiro aplicado.

Pensando nisso, espera-se que o investidor conservador invista 100% do seu dinheiro em investimentos de Renda Fixa, como o Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e as Letras de Crédito (LCI e LCA).

Outra dica importante é dividir o capital em títulos com rentabilidades diferentes, como:

  • Títulos prefixados (rentabilidade de taxa fixa).
  • Títulos pós-fixados (rentabilidade atrelada à variação do CDI ou da taxa Selic).
  • Títulos híbridos (rentabilidade atrelada à variação da inflação mais uma taxa prefixada).

Como existem muitos títulos de Renda Fixa disponíveis no mercado hoje, a nossa dica, se você se identifica como um investidor conservador, é aprender mais sobre cada um deles, usar uma calculadora para encontrar as melhores oportunidade para investir agora e, com o tempo, perder o medo de se expor a um pouco mais de risco em busca de resultados melhores. Seu bolso agradece.

Carteira de investimentos para investidor moderado

Se você descobriu que tem um perfil de investidor moderado, isso indica que você aceita correr alguns riscos para alcançar lucros melhores. Então, é possível que sua carteira de investimentos seja um pouco mais diversificada.

Uma ideia é combinar títulos de Renda Fixa com o investimento em ações, por exemplo, desde que tenham menor risco de perda.

Para equilibrar sua carteira de investidor moderado, o ideal é que você invista cerca de 40% em títulos de renda fixa, diversificando entre prazos diferentes, e 60% em ações, diversificando os setores, e outros títulos da renda variável, como os Fundos de Investimento Imobiliário (FII).

Essa diversificação em setores e prazos variados é importante para suavizar os riscos e aumentar suas chances de ter bons resultados. Dessa forma, se uma ação específica não corresponder à tendência prevista, outros títulos podem compensar essa diferença.

Carteira de investimentos para investidor arrojado

Para o tipo de investidor arrojado, podemos dizer que as alternativas focadas na renda variável, isto é, na Bolsa de Valores, são maiores. Não é à toa que muitas pessoas arrojadas optam por viver da Bolsa profissionalmente, são chamados de traders.

Um perfil arrojado pode investir em:

  • Ações.
  • Commodities (como café, milho, boi gordo etc).
  • Moedas (dólar, por exemplo).
  • Brazilian Depositary Receipts (BDR).
  • Exchange Traded Funds (ETF).
  • FIIs e Fundos de Investimento.

Um detalhe importante é que, mesmo sendo arrojado, você não precisa fugir da Renda Fixa. A indicação de profissionais é que você ainda invista um percentual menor em títulos de renda fixa (30%), mas ainda focar a maior parte (70%) em produtos de renda variável, diversificando entre eles.

Vale lembrar que um investidor arrojado deve prezar pelo equilíbrio. Portanto, é importante ter uma parte do capital investido em produtos menos arriscados para proteger seu dinheiro e construir uma reserva de emergência.

O tipo de investidor pode mudar com o tempo?

É isso mesmo que você leu. Tudo que dissemos até aqui sobre os tipos de investidor e em qual categoria você se enquadra melhor pode mudar no futuro. Isso quer dizer que, se hoje você é um investidor conservador, é possível que daqui a algum tempo você passe a ser um investidor moderado.

Mas como isso acontece? Bem, você deve ter percebido que parte dos investidores moderados e arrojados costumam se arriscar mais, certo? E esse risco quando ocorre de forma calculada pode trazer ótimos retornos. Então, agir com estratégia é essencial.

E como traçar uma estratégia vencedora? Com conhecimento, é claro. Ou seja, isso indica que muitos investidores moderados e arrojados têm um entendimento mais amplo sobre o mercado e sua dinâmica. E, por isso, conseguem aproveitar melhor as oportunidades com maiores retornos.

Isso quer dizer que um investidor conservador não sabe nada sobre investimentos? Não necessariamente.

Muitos conservadores conhecem bem o mercado, mas mesmo assim preferem dar mais importância à segurança do seu capital. E não há nada errado em respeitar seus próprios desejos e limites.

O que estamos dizendo é que, aprendendo cada vez mais sobre investimentos e com a possibilidade de mudança dos objetivos traçados, é normal que algumas pessoas vejam uma mudança no seu perfil de investidor.

É como sempre pensamos aqui na Toro: a educação é a chave para a evolução. Se você também pensa assim e quer continuar aprendendo mais sobre investimentos, conte sempre com a gente. E para mostrar que estamos mesmo ao seu lado nessa jornada, confira nossas cursos gratuitos e 100% online.

Aprenda do básico ao avançado, como construir sua carteira de investimentos respeitando o seu perfil e objetivos. Esta é a oportunidade que faltava para você descobrir o caminho do sucesso e começar a investir como os melhores do mercado.

Em quais ativos devo investir este ano de acordo com meu perfil?

Quer saber em quais ativos investir neste ano? Então confira um conteúdo especial que nosso time de Analistas preparou para você com as recomendações de BDRs, ações, Fundos de Investimentos, Renda Fixa e outros ativos para investir nos próximos 365 dias.

Desse modo, com a ajuda dos nossos experts, você pode investir nos melhores ativos do mercado, contar com análises aprofundadas e fazer tudo com corretagem zero. Se você ainda não investe pela Toro, aproveite e faça o seu cadastro gratuito agora mesmo.


Leia outros artigos da nossa série:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!