O Morning Call da Toro Investimentos traz para você, logo no começo do dia, as principais notícias que vão mexer com os mercados e serão úteis para investidores e traders. Saiba como foi o dia anterior na Bolsa de Valores, a agenda econômica do dia e o que está na pauta nas cenas local, financeira, corporativa e internacional.

Stock Chart on LG Como foi o último pregão?


Na última sexta-feira (1º), o Ibovespa avançou 1,73% e fechou o pregão aos 112.900 pontos. O índice mostrou recuperação no primeiro pregão de outubro após um mês de setembro bastante nebuloso para os investidores de Renda Variável. No entanto, o fechamento da semana foi negativo em 0,34% e o volume financeiro da sexta-feira foi de R$30 bilhões. Já o dólar terminou a semana com alta acumulada de 0,46%.

Para esta semana, o mercado fica de olho em fatos como: Boletim Focus (hoje), dados do PMI ao redor do mundo, vendas no varejo do Brasil (quarta), IPCA de setembro (sexta), taxa de desemprego nos EUA (sexta), além do desenrolar de assuntos que já eram notícia como as tensões políticas, crises na China, crises energéticas no Brasil e no exterior, dados de inflação e política monetária dos bancos centrais mundo afora. 

As maiores altas da semana passada foram: PetroRio (+19,83%), Marfrig (+13,86%) e BRF Foods (+10,75%). Por outro lado, as ações que mais caíram na semana: Banco Inter Unit (−16,34%), Banco Inter PN (−15,69%) e Méliuz (−9,50%).

Por fim, no último pregão, entre as altas e baixas, os destaques foram:

🔼 Maiores altas do Ibovespa  🔽 Maiores baixas do Ibovespa
BIDI11 (+9,50%) SUZB3 (−3,76%)
BIDI4 (+4,86%) PCAR3 (−2,56%)
BPAN4 (+3,95%) FLRY3 (−2,12%)
COGN3 (+3,24%) JBSS3 (−1,97%)
CVCB3 (+3,05%) KLBN11 (−1,86%)

Fonte: Investing

Nova call to action

Quais são as melhores ações para investir hoje? Acesse grátis e descubra

Índices internacionais

No pregão anterior, os principais índices dos mercados internacionais tiveram o seguinte fechamento:

Índice Variação (%)
Flag: United States on Twitter S&P 500 −1,19%
Flag: United States on Twitter Nasdaq −0,44%
Flag: United States on Twitter Dow Jones −1,59%
Flag: Germany on Twitter Frankfurt (Dax) −0,68%
Flag: France on Twitter  Paris (CAC 40) −0,62%
Flag: United Kingdom on Twitter Londres (FTSE 100) −0,31%
Flag: European Union on Twitter Euro Stoxx 50 −0,79%
Flag: Hong Kong SAR China on Twitter Hong Kong −2,19%
Flag: China on Twitter Xangai Feriado
Flag: Japan on Twitter Nikkei 225 −1,13%

Câmbio

No mercado de câmbio, acompanhe os dados do Real em relação às principais moedas do mundo:


Investing.comTaxas de Câmbio fornecidas por Investing.com Brasil.

Sunrise Over Mountains on Apple Bom dia Toro

Confira os principais detalhes da abertura do mercado e onde ter atenção no pregão hoje. Veja tudo no nosso Bom dia Toro com André Barbosa, sócio-diretora da Toro Investimentos:

Quer aproveitar o melhor da Bolsa todos os dias como um profissional? Faça o treinamento completo: Trader de 0 a 100

Tear-Off Calendar on Google Calendário econômico


Na agenda de hoje, o mundo observa e aguarda os eventos e os indicadores abaixo:

Calendário Econômico fornecido por Investing.com Brasil, o portal líder financeiro.

Fonte: Investing
Veja como montar uma carteira diversificada com ETFs, BDRs, FIIs  Assista aulas grátis

Flag: Brazil on Google Cena nacional

[Forbes Brasil] O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afirmou que a estatal não irá "segurar os preços dos combustíveis" e manterá sua política de paridade com as cotações globais.

  • [O Globo] Lira se reúne com líderes para acordo nos combustíveis
    Visando conter a alta nos combustíveis, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se reúne com lideranças para costurar acordo e colocar em votação projetos como o que cria um fundo de estabilização para amortecer alta dos preços, diz reportagem.
Heavy Dollar Sign on JoyPixels Cena econômica

[Bacen] Sem grandes novidades, Boletim Focus traz aumento da inflação pela 26ª semana consecutiva. Demais indicadores permaneceram inalterados.

Boletim-Focus (1)
  • [Correio Braziliense] Investidores estão pressionados por inflação e instabilidade
    Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, as duas questões que mais preocupam os investidores nacionais são o nível de preços e a instabilidade política que ameaçam as questões fiscais e podem elevar as tensões.
  • [Valor InvesteIbovespa "come poeira" em relação a pares internacionais
    Levantamento do desempenho em dólares no ano chama a atenção por ser o pior em relação "ao mercado acionário americano e ao índice de que acompanha a bolsa de 26 países emergentes", incluindo Argentina, Chile, México e China, diz reportagem. 
  • [CNN Brasil] Novas regras do Pix valem a partir de hoje
    As novidades que visam aumentar a segurança, como o limite de R$1 mil para transferências realizadas entre 8h da noite e 6h da manhã, começam a valer a partir de hoje. Também valerá o novo prazo de 48 horas para os bancos atenderem pedidos de aumento de limite do Pix. 

[Estado de Minas] O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FIPE, que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 1,14% em setembro. Em 12 meses, a alta acumulada é de 10,52%.

  • [Valor InvesteCDBs foram os investimentos mais procurados pelo 3º mês seguido
    Em tempos de destaque para a Renda Fixa, os CDBs foram os investimentos mais buscados do mês passado, informa a Yubb. O top 10 foi: CDBs, LCI/LCA, LC/RDB, Ações livres, Tesouro Direto, Fundos Multimercados, Fundos de Ações, Criptoativos, FIIs e ETFs.
Office Building on Samsung Cena corporativa

[Reuters/Investing] O Banco Pan (BPAN4) anunciou, ontem, um acordo para a incorporação da Mosaico (MOSI3), que será paga com a troca de ações. O negócio revela a estratégia do banco em desenvolver seu próprio marketplace.

  • [G1/Reuters] Embraer recebe pedido de 100 carros voadores
    A Embraer (EMBR3) recebeu uma encomenda de 1té 100 unidades da Avantto para os chamados "carros voadores". A sua subsidiária Eve deve começar as entregas em 2026.
  • [Valor Econômico] Empresas aproveitam demanda por Renda Fixa para emitir debêntures
    Valor destaca que as empresas estão aproveitando a demanda por Renda Fixa e emitindo debêntures não conversíveis em ações com prazos próximos a 10 anos para alongar dívida e favorecer fluxo de caixa.
  • [Seu DinheiroETF de tecnologia estreia hoje na Bolsa
    O ETF TECB11 estreia hoje na Bolsa. O Fundo de Índice é composto pelas empresas de tecnologia listadas na Bolsa de Valores do Brasil. Na carteira do ETF, também entram empresas listadas no exterior como Mercado Livre, Stone e PagSeguro.
Globe Showing Americas on JoyPixels Cena internacional e commodities

[Valor Investe] As ações da Evergrande tiveram suas negociações interrompidas na Bolsa de Hong Kong e os motivos par aa mudança ainda não foi esclarecido.

  • [The Wall Street Journal] Pressões de inflação mais amplas começam a aparecer
    Alguns índices que eliminam as mudanças de preços devido a oscilações idiossincráticas na oferta e demanda mostram que a inflação está correndo à frente da meta de 2% do Fed.
  • [Exame] Reino Unido retira restrições de quarentena à brasileiros
    O Reino Unido reduzirá a lista vermelha de 54 países, incluindo o Brasil, para apenas 9 nações que precisam realizar quarentena para entrar na ilha britânica. A medida deve ser anunciada ainda nesta semana. 
  • [Reuters/Investing] Opep+ discute aumento da produção
    A Opep e seus aliados se reúnem nesta semana para debater uma possível alta na produção de petróleo, tendo em vista os altos preços. Fontes ouvidas disseram à Reuters que os produtores já consideram aumentar a produção.
Bar Chart on Google Gráfico do dia - o dinheiro em imagens


O gráfico abaixo, divulgado pelo Our World in Data, mostra o número de pessoas empregadas na agricultura em países de destaque entre 1800 e 2015. O estudo chama a atenção para o rápido declínio nos EUA, Japão e Coreia do Sul quando incentivaram a industrialização.

number-of-people-employed-in-agriculture-since-1800

Fonte:  Our World in Data

Nova call to action

Cursos, e-books, vídeos, relatórios… tudo isso grátis para você Acesse agora