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Recibo IRPF: como recuperar o recibo do Imposto de Renda?

O recibo do IRPF é o documento emitido após você declarar o Imposto de Renda. Esse documento é o que comprova que o seu documento foi enviado à Receita Federal.

Além disso, ele é essencial para aqueles contribuintes que gostam de acompanhar a situação da declaração pela internet. Se você perdeu ou esqueceu de salvar seu recibo, veja agora como você pode recuperar esse documento.

Recuperar o recibo do Imposto de Renda é essencial para diversos procedimentos fiscais, como retificar a declaração ou acompanhar pendências junto à Receita Federal.

Neste conteúdo completo, abordaremos de maneira clara e simples os passos necessários para recuperar o recibo do IRPF, garantindo assim a regularidade fiscal do contribuinte.

Como recuperar o recibo do Imposto de Renda (IRPF)?

Como você já sabe, o recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda é um documento que comprova que seus dados foram enviados à Receita Federal. A principal informação desse recibo é o seu número de identificação composto de 12 dígitos.

Por meio dele, o contribuinte poderá acompanhar o andamento da sua declaração no site da Receita e, até mesmo, retificar o documento, caso seja necessário.

Quando o contribuinte perde o recibo, fica muito difícil saber qual era o número de acompanhamento da sua declaração.

Pensando nisso, a Receita Federal criou alguns mecanismos para que o contribuinte possa recuperar o recibo e, assim, ter acesso ao seu código e aos dados da sua declaração.

Basicamente, temos três formas distintas de fazer isso. Vamos passar por cada uma delas detalhadamente. Veja só:

1. Como recuperar o recibo IRPF no portal e-CAC?

O Portal e-CAC é uma página administrada pela Receita Federal e disponibilizada para toda pessoa física ou jurídica que possua CPF ou CNPJ.

Nesse local, é possível realizar uma série de consultas sobre a vida de uma pessoa com relação à Receita: seus débitos fiscais, declarações enviadas, processos, parcelamentos, entre outros.

Além dessas opções, também é possível recuperar o número do recibo das declarações do Imposto de Renda transmitidas pelo contribuinte. O acesso no Portal e-CAC pode ser feito utilizando um certificado digital de sua titularidade. Assim, basta entrar na página com suas credenciais e selecionar esta opção.

2. Como recuperar o recibo IRPF no computador?

Uma das formas mais simples de recuperar o recibo de transmissão da sua declaração é por meio do PC utilizado para transmiti-la. Quando o arquivo produzido pelo programa que gera a declaração é salvo no disco rígido do seu computador, basta abri-lo e solicitar a impressão.

Para fazer isso, abra o programa da Receita usado para envio da declaração e selecione o menu superior “Declaração” em seguida, “Imprimir” e, depois, “Recibo”.

Abrirá uma página com todos os recibos de declarações transmitidas. Assim, basta selecionar aquele do seu interesse e fazer o download.

Entretanto, para que isso funcione de forma correta, é preciso que a declaração anterior esteja devidamente salva em uma pasta específica dentro do seu computador.

O programa fará a localização desse documento, caso ele não encontre, não será possível restaurar o recibo dessa forma.

3. Como recuperar recibo IRPF no celular?

Desde o ano de 2013, é possível preencher e transmitir a sua declaração do Imposto de Renda por meio de um dispositivo móvel, ou seja, tablets e celulares. Assim, nesses casos, também é possível recuperar o recibo de transmissão.

Celulares Android

No caso de smartphones equipados com sistema operacional Android, basta acessar a pasta de downloads do seu aparelho e clicar sobre o arquivo do recibo que ficou salvo neste diretório.

Celulares iOS

Para os aparelhos que contam com o sistema iOS, os arquivos poderão ser encontrados dentro da pasta em que o programa está instalado.

Sendo assim, para localizar o recibo é necessário utilizar o iTunes, programa que explora os dados instalados nos aparelhos com esse sistema operacional.

Independentemente do aparelho, é necessário que você tenha instalado em seu celular o app IRPF e tenha a cópia da declaração enviada e o recibo baixados em seu smartphone.

4. Como recuperar recibo IRPF em uma unidade da Receita Federal?

Por fim, se nenhuma das opções que mencionamos funcionar, o que é improvável, você ainda tem uma última oportunidade de recuperar o recibo da sua declaração do Imposto de Renda.

Basta agendar o atendimento em uma unidade da Receita Federal do Brasil espalhadas pelos quatro cantos do país.

➡️ Fazer agendamento na Receita Federal

Os cidadãos e microempreendedores podem receber atendimento na Receita Federal ou nos Pontos de Atendimento Virtual (PAV), onde um servidor avalia solicitações, oferece orientações e, se necessário, encaminha documentos para análise digital.

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) também oferecem serviços gratuitos, enquanto os serviços para empresas são exclusivamente digitais. O agendamento é recomendado para atendimento presencial, com prioridade para pessoas com mais de 80 anos.

Também é importante levar os seus documentos pessoais para comprovar a sua titularidade.

Como a declaração do IR é um documento sigiloso e carrega alguns dados muito sensíveis do contribuinte, somente ele ou alguém com uma procuração pode dirigir-se à Receita para emitir uma 2ª via do recibo da declaração.

Como pagar até 12% menos Imposto de Renda?

Você sabia que pode deduzir até 12% da sua renda tributável do ano anterior? Essa é uma das principais vantagens do investimento em Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), uma modalidade de previdência privada.

Você pode diminuir a base de cálculo que será apurado o IR a ser pago, fazendo com que o total do tributo também seja reduzido.

Fazendo a declaração completa PGBL ao invés de optar pela declaração simplificada, você pode desbloquear mais de R$2.500 da sua restituição do IR.

Inclusive, você pode utilizar nossa calculadora e descobrir quanto você está deixando de ganhar anualmente com a sua restituição do Imposto de Renda.

Quais são os documentos necessários para o Imposto de Renda?

A declaração do Imposto de Renda é um documento que precisa ser armazenado por, no mínimo, 5 anos após a sua transmissão. Sendo assim, além do recibo que comprova o envio do documento, é necessário que você armazene os documentos que comprovam os dados que constam em sua declaração.

O Informe de Rendimentos é o principal deles.

Com ele, é possível comprovar que as receitas informadas, bem como os descontos para contribuição do INSS e para o próprio Imposto de Renda, estão corretos e conferem com o documento oficial.

Além disso, é importante armazenar uma cópia de segurança, gerada no próprio programa da declaração, e salvar em, no mínimo, dois dispositivos. Pode ser no seu computador e em um HD externo, por exemplo.

Dessa forma, caso você precise recuperar o recibo de transmissão, pode seguir as dicas que mencionamos nos tópicos anteriores deste artigo. Por fim, é necessário guardar todos os documentos que comprovam as despesas informadas, tais como: gastos com saúde e educação.

Esses documentos poderão servir para comprovar a veracidade dos dados informados na sua declaração do IR, caso você venha a cair na malha fina.

Por exemplo, caso você tenha passado por um procedimento cirúrgico em hospital particular, deve guardar todas as notas fiscais e laudos. Isso porque um fiscal da Receita pode achar estranho aquela grande movimentação de despesas médicas e solicitar os documentos que comprovem que você, efetivamente, passou pelo tratamento.

Por isso, é muito importante checar se todas as informações foram inseridas da forma correta e guardar os comprovantes. Caso contrário, você poderá receber um convite para prestar esclarecimentos, e isso pode atrasar o pagamento da sua restituição de IR e também seus planos para o futuro.

Como evitar cair na malha fina do Imposto de Renda?

A malha fina é um problema que afeta muitas pessoas e, acredite, a grande maioria dos casos é devido a questões simples que poderiam ter sido facilmente evitadas, caso o contribuinte tomasse cuidado com alguns pontos.

Evitar cair na malha fina do Imposto de Renda é fundamental para manter a regularidade fiscal.

A omissão de rendimentos, especialmente de fontes adicionais de renda e de dependentes, é uma das principais causas.

Além disso, erros na digitação de valores retidos na fonte também podem gerar problemas. Despesas médicas e aluguéis devem ser informados com precisão.

Ademais, as movimentações bancárias e despesas no cartão de crédito também exigem atenção para evitar questionamentos da Receita Federal.

Além disso, é preciso ter atenção aos valores retidos para Imposto de Renda durante todo o ano.

Esse montante precisa ser devidamente informado na sua declaração. Um simples erro de digitação pode fazer com que você caia na malha fina.

A Receita Federal tem mecanismos extremamente avançados para encontrar diferenças entre o que você declarou e os planos de saúde ou médicos que você consultou declararam.

Além desses pontos, é necessário avaliar outros detalhes que podem causar dor de cabeça se não forem feitos da forma correta:

Agora que você já sabe como recuperar recibo IRPF, é só escolher uma alternativa que mostramos aqui e retirar o seu quanto antes. Afinal, ele também é utilizado na declaração deste ano e você não pode perder o prazo de envio.

Se tiver alguma dúvida sobre o IR, vale pedir ajuda a um profissional de contabilidade da sua confiança. Assim, você pode declarar tudo certinho e ainda foge da malha fina.

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