Cadastre-se grátis

Fundos Multimercado: o que são e como investir nos melhores?

Um Fundo Multimercado é aquele que aloca o capital dos seus cotistas em diferentes opções financeiras do mercado, tanto em Renda Variável, quanto Renda Fixa, buscando a melhor rentabilidade. Esses tipos de Fundos podem ter estratégias diferentes, de acordo com os objetivos a alocações dos recursos.


Na busca de opções para diversificar a carteira e investir bem, algumas pessoas acabam se perguntando o que são Fundos de Investimento. Você sabe como funciona essa aplicação?

Os Fundos Multimercado são uma categoria de Fundos de Investimentos que podem alocar recursos em diferentes tipos de ativos, sejam de Renda Fixa e/ou Variável. 

Preparamos este texto para explicar o que são Fundos Multimercado e como aplicar nesse tipo de investimento. Continue lendo este texto até o fim que você vai aprender:

  • O que são Fundos Multimercado?
  • Como investir em um Fundo Multimercado?
  • Quais as vantagens e os riscos deste tipo de Fundo?
  • Vale a pena investir em Fundos Multimercado?
  • Como encontrar os melhores Fundos de Investimentos do mercado hoje.

O que é um Fundo Multimercado?

O Fundo Multimercado é uma categoria de Fundo de Investimento. Ou seja, ele é um tipo de aplicação financeira, como CDB, Tesouro IPCA e assim por diante. Ele tem esse nome porque investe o patrimônio dos cotistas em vários mercados (Renda Fixa e Variável), em vez de trabalhar com apenas um.

Pode ser administrado por uma pessoa ou por um grupo de especialistas. Quem cuida de um Fundo como esse aplica em diferentes modalidades de investimento, que variam de acordo com o risco e com o ativo em questão.

Imagine que, em sua casa, os membros da sua família deixem contribuições em dinheiro em uma caixa. E cabe a você controlar e escolher bons produtos para comprar.

No exemplo dado acima, você faz um papel semelhante ao de quem cuida de um Fundo. Seus familiares confiam na sua capacidade para comprar os itens necessários para o cotidiano. E quem investe em um Fundo também confia em seus gestores para fazer boas aplicações.

Não é tão difícil de entender, não é mesmo? Mas se quiser tirar outras dúvidas sobre como funcionam os Fundos de Investimentos e suas principais vantagens, confira este vídeo:

 

 

Qual é a estrutura do Fundo Multimercado?

Os Fundos Multimercado — e os Fundos de Investimentos em geral — são compostos por 4 funções, basicamente. Confira logo abaixo quais são elas e o que elas fazem.

Administrador

Como diz o próprio nome, o administrador é o profissional ou empresa que cuida do dia a dia do Fundo. Por isso, é quem acompanha o fluxo de caixa do Fundo e defende os direitos de quem participa do investimento.

Gestor

O gestor é o responsável por cuidar das compras e vendas dos ativos do Fundo Multimercado. Ele decide em quais ações ou títulos investir. Muitas vezes, há um comitê gestor que toma essas decisões — é um grupo especializado em economia e finanças, geralmente.

Custodiante

O custodiante, na maioria das vezes, é uma empresa, contratada para guardar os ativos do Fundo. Além de guardá-los em segurança, o custodiante também tem a responsabilidade de confirmar a compra ou venda dos ativos que o gestor escolher.

Distribuidor

O distribuidor é a entidade que se relaciona com quem investe no Fundo. É para ele que você poderá perguntar sobre os próximos passos do Fundo de Investimento, seus rendimentos e outras dúvidas.

Quais são as estratégias dos Fundos Multimercado?

Antes de aplicar seu valioso dinheiro em algum Fundo Multimercado, é interessante prestar atenção na estratégia adotada por ele. Como esses Fundos investem de jeitos diferentes, torna-se fundamental conhecer a abordagem que utilizam. Confira as principais a seguir.

1. Estratégia Macro

Envolve uma série de operações. Investem em Renda Fixa, Renda Variável, câmbio e outros tipos de ativo. Consideram sempre o cenário macroeconômico e pensam a longo e médio prazo.

2. Estratégia Trading

Diferentemente da modalidade anterior, aqui a ideia é investir pensando no curto prazo. Portanto, os melhores investimentos são escolhidos a partir desse critério.

3. Estratégia Long and Short

Esses Fundos também são chamados de Equity Hedge. Eles operam com ativos de renda variável, como as ações na Bolsa de Valores, por exemplo. Nessa estratégia, o gestor busca retorno e rentabilidade ao vender e comprar ações.

4. Estratégia Juros e Moedas

Fundos com essa conduta são conhecidos por operar com moedas estrangeiras, como o dólar e o euro, por exemplo. Eles também lidam bastante com taxas de juros e índices de preços, como IPCA, taxa Selic e afins. Os gestores não podem aplicar em Renda Variável.

5. Estratégia Livre

Esses Fundos apostam em diferentes estratégias e variam ao longo do tempo. Eles geralmente se moldam de acordo com o momento dos mercados financeiro e de capitais.

6. Estratégia Específica

Como diz o próprio nome, essa tática mira um alvo específico. Ao contrário das estratégias livres, um ativo é definido com antecedência e é o escolhido da vez.

Antes de passar ao próximo tópico, confira quais são os outros tipos de Fundos de acordo com a sua alocação de patrimônio líquido:

Como investir em Fundos Multimercado?

Antes de tudo, é preciso ter uma conta em uma boa corretora de valores. Dê preferência às empresas que oferecem soluções práticas e seguras, e certifique-se de que ela é reconhecida no mercado. Não se esqueça de caprichar na escolha, ok? Poder contar com profissionais qualificados faz toda diferença na hora de investir.

Depois de escolher sua corretora, veja quais são os Fundos Multimercado disponíveis. Leia com bastante atenção o prospecto de cada Fundo, analise seu histórico, tente entender quem são os responsáveis por ele e observe qual a estratégia adotada. Essa etapa também é muito importante.

Verifique se os ativos do Fundo combinam com seu perfil e com seus objetivos. Assim, você tem mais chances de fazer a escolha certa para o seu bolso.

Após fazer a aplicação, lembre-se de acompanhá-la. Assim, você pode ver se o seu investimento está seguindo conforme suas expectativas. Afinal, você quer que eles rendam bem, não é mesmo? Veja a seguir como é fácil encontrar os melhores Fundos Multimercado na Toro e investir com poucos cliques:

 

 

Quais são os riscos de investir em Fundos Multimercado?

Saiba que todo e qualquer tipo de investimento tem riscos — do Tesouro Direto às ações na Bolsa. Isso não quer dizer que você não deve aplicar seu dinheiro em nenhuma opção. Para investir bem, é preciso ter completa noção sobre os riscos de cada modalidade e saber como gerenciá-los da melhor forma em sua carteira de investimentos.

Risco de liquidez

Se você investe em uma aplicação com liquidez diária, isso significa que demora um dia apenas para o dinheiro voltar para você quando você solicita o resgate. Caso você opte por um Fundo Multimercado com pouca liquidez, saiba que seu dinheiro ficará “preso” durante um período combinado na hora da aplicação. Portanto, leia cuidadosamente o prospecto e o regulamento.

Risco de mercado

Esse é um dos riscos mais difíceis de estimar, porque ele muda de acordo com inúmeros fatores. Ele é consequência direta das próprias oscilações do mercado e vários detalhes que o influenciam. Alguns dos principais fatores são a política monetária e a inflação.

Risco de crédito

Essa ameaça que faz parte de qualquer aplicação. Em termos resumidos, estamos falando da chance do Fundo falir por causa de uma má administração ou outras complicações do gênero.

Aprenda mais sobre os riscos dos Fundos de Investimentos e saiba como investir com segurança no vídeo abaixo:

 

 

Quais são as taxas e tributações dos Fundos Multimercados?

É preciso ter muita atenção a estas taxas. Afinal, se eles forem muito altas e o Fundo obtiver um desempenho abaixo do esperado, seus resultados podem ficar comprometidos e você não quer isso, certo?

Taxa de administração

Essa taxa é bastante comum e você, provavelmente, vai vê-la em outros tipos de investimentos. Ela é cobrada para pagar as instituições responsáveis pela gestão, distribuição e administração dos Fundos.

Taxa de performance

A incidência da taxa de performance é uma particularidade dos Fundos de Investimento. Ela não é cobrada sempre, mas apenas quando as aplicações superam alguns índices de referência do mercado financeiro.

Taxa de saída

Como sugere o nome, a taxa de saída é cobrada no momento de resgatar suas cotas e reaver seu dinheiro. Ela, normalmente, é cobrada quando existe um prazo estabelecido para o resgate das cotas. Por exemplo: devido a algum imprevisto, você não pode esperar todo esse tempo para pegar seu capital de volta e solicita o resgate antecipado.

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras incide apenas sobre os resgates realizados em um período inferior a 30 dias da data da aplicação dos recursos. Se você aplicou e não quis esperar um mês para fazer o resgate, deverá pagá-lo.

Lembre-se também que o Imposto de Renda (IR) é cobrado dependendo da política de investimento do Fundo. Fundos de Investimento com menor prazo de aplicação se associam às maiores alíquotas do tributo.

Vale a pena investir em Fundos Multimercado?

A resposta imediata para essa pergunta é: sim, investir em Fundos Multimercado pode valer a pena. Esse tipo de Fundo conta com uma variedade dos títulos para conseguir boas rentabilidades e aumentar o ganho de seus cotistas.

Porém, saiba que toda escolha relacionada ao universo dos investimentos depende do seu perfil e da sua estratégia.

Um Fundo de Investimento Multimercado pode ser uma ótima opção para uma amiga sua, mas pode não ser tão indicado para você. Por isso, sempre verifique se a modalidade do seu interesse é, de fato, adequada aos seus objetivos.

Quais são os melhores Fundos Multimercado?

Para conhecer os melhores Fundos Multimercado disponíveis no mercado hoje, você pode acessar o site da Toro e buscar por aqueles do seu interesse.

Na plataforma da Toro, você encontra todos os Fundos Multimercado na área de Fundos do aplicativo. Daí, basca buscar pela categoria do Fundo. Na tela (ver imagem abaixo), você verá logo de cara: o nome do Fundo, o nível de risco, a rentabilidade nos últimos 12 meses, o investimento mínimo e o prazo de resgate.

Se quiser conhecer mais sobre as aplicações, basta clicar em Saiba Mais. Lembrando que os Fundos mostrados a seguir são apenas exemplos e não recomendações de compra. 

Fundos Multimercados

Mas se você quiser ajuda de especialistas para saber quais Fundos estão se destacando no mercado agora, nós também podemos te ajudar. Acesse gratuitamente nossa página de Fundos em destaque e confira a seleção feita pelo nosso time de especialistas.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!