Cadastre-se grátis

Empresas que pagam dividendos: as 25 melhores ações para ganhar mais

Investir em ações na Bolsa é uma ótima forma de conseguir rendimentos maiores para o seu dinheiro. Quem compra uma ação, compra uma parte de uma empresa: se essa empresa crescer, suas ações se valorizam, aumentando também os lucros do seu investimento.

Porém, não é apenas com o crescimento das empresas que é possível ganhar dinheiro na Bolsa. As empresas que encerram o ano com lucro distribuem parte desses ganhos para seus acionistas na forma de dividendos.

Ou seja, se você possui ações, você é também sócio da empresa e tem direito de receber parte dos seus lucros.

O valor não distribuído pode ser reinvestido na empresa para garantir o crescimento futuro da companhia. A decisão de quanto do lucro será distribuído aos acionistas e quanto será reinvestido é tomada em assembleias periódicas.

Apesar do mínimo obrigatório, cada empresa distribui volumes diferentes de dividendos seguindo sua própria estratégia de negócio e uma agenda de dividendos própria. Por isso, na hora de investir, é importante saber quais as empresas que pagam dividendos com frequência e com valores mais atrativos.

Quais são as principais empresas que mais pagam dividendos?

Como o pagamento de dividendos depende do lucro conseguido em cada ano, esse valores variam ao longo do tempo. Mesmo assim, há empresas já maduras, com lucros relativamente estáveis e que não necessitam de tanto reinvestimento de capital. Ou seja: sobra mais para distribuir aos acionistas.

Um dos indicadores mais utilizados para determinar empresas que pagam dividendos interessantes é o Dividend Yield (DY), que é uma relação entre o valor distribuído e o preço da ação. A seguir falaremos um pouco melhor como este cálculo funciona.

Quais foram as maiores pagadoras de dividendos de 2023?

Em 2023, algumas empresas que compõem o Ibovespa se destacaram na Bolsa. Foram elas:

Quais são as empresas que mais pagaram dividendos em 2022?

No fechamento de 2022, as 25 empresas que mais pagaram dividendos foram:

EmpresaCódigoDividend yield
PetrobrasPETR458,65%
PetrobrasPETR354,08%
CopelCPLE615,51%
CSN MineraçãoCMIN315,31%
CieloCIEL315,19%
Banco do BrasilBBAS314,38%
CemigCMIG413,57%
TaesaTAEE1113,41%
GerdauGGBR413,38%
BradesparBRAP413,36%
CPFL EnergiaCPFE312,27%
Gerdau MetalúrgicaGOAU411,10%
Energias do BrasilENBR310,71%
CSNCSNA310,31%
ValeVALE39,82%
MarfrigMRFG39,81%
BB SeguridadeBBSE39,50%
EngieEGIE37,94%
EnergisaENGI117,67%
SantanderSANB117,38%
ItaúsaITSA47,09%
SLC AgrícolaSLCE36,88%
KlabinKLBN115,88%
FleuryFLRY35,69%
SuzanoSUZB35,30%

Quais empresas pagam dividendos mensais?

Hoje, na Bolsa de Valores do Brasil (B3) as ações que pagam dividendos mensais são: Banestes (BEES3), Bradesco (BBDC3 e BBDC4) e Itaú (ITUB3 e ITUB4). Outras companhias adotam uma política de pagamento frequente de proventos, ainda que não mensal, como: Itaúsa, Banco do Brasil, Telefônica, Cemig, Petrobras, entre outras.

Criando uma boa carteira de dividendos, é possível estabelecer um fluxo de recebimento de renda passiva constante, garantindo um dinheiro extra com a participação nos lucros de renomadas companhias.

Confira abaixo um passo a passo de como comprar ações na Bolsa de Valores de empresas que pagam dividendos:

Um detalhe importante: não há como ter certeza de que as empresas acima irão pagar bons dividendos todos os meses. Ainda, por se tratarem de ações, todas essas empresas estão sujeitas a se desvalorizarem durante o tempo, o que pode comprometer o rendimento alcançado com os dividendos.

Por falar em desempenho mensal, não deixe também de conferir quais são as ações da carteira recomendada da Toro. Nela, os Analistas sugerem quais são os papeis com o maior potencial de valorização.

Além disso, uma boa rentabilidade passada não garante que a empresa continue apresentando boa rentabilidade daqui para a frente. Por isso é essencial basear suas decisões de investimento em análises e recomendações profissionais e atualizadas.

Veja um vídeo especial sobre como encontrar boas empresas que pagam dividendos na plataforma da Toro:

O que escolher: dividendos mensais ou valores maiores?

Quando pensamos em investir na Bolsa de Valores e viver de dividendos, a primeira ideia que temos é de investir em empresas que distribuem o lucro com frequência. Contudo, ainda que seja sempre desejável a maior frequência possível, normalmente é mais importante pensar no volume distribuído ao longo do ano, mesmo que seja todo distribuído apenas uma vez.

Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), por exemplo, são notórias por serem empresas que pagam dividendos mensais, em valores próximos de R$ 0,015.

Contudo, a maior parte dos dividendos do Itaú e do Bradesco são pagos em outras duas ocasiões: no meio e no final do ano. Os dividendos mensais, por mais atraentes que pareçam, no fim são uma fatia muito menor do que os valores pagos no final do ano.

Na hora de escolher boas pagadoras de dividendos, um dos indicadores mais usados é o dividend yield (DY) da ação. O yield é o valor pago em dividendos em relação ao preço da ação:

dividend-yield

E como saber se o valor é bom ou não? A comparação mais comum é com a taxa Selic, a taxa de juros básica do mercado. Qualquer um pode investir em títulos públicos que remuneram de acordo com a Selic, então, se vamos investir em ações em busca de dividendos, é importante que essas ações paguem uma taxa maior que a que ganharíamos ao investir no Tesouro Direto.

Isso não significa, contudo, que empresas que não atingem esse patamar não são bons investimentos.

Há muitas empresas que combinam yields satisfatórios, mesmo que menores que a Selic, e ainda apresentam perspectiva de valorização do preço de suas ações, possibilitando ao investidor ganhar duplamente com elas.

Por isso, para escolher as melhores empresas que pagam dividendos, é importante observar não só o dividend yield, mas uma análise completa sobre a ação. Dessa maneira, você poderá saber a hora certa de comprar e vender, além de investir de forma inteligente e com uma estratégia bem definida.

Veja como analisar uma ação pagadora de dividendos no vídeo abaixo:

Por que empresas pagam dividendos?

Uma das obrigações das empresas que abrem o seu capital na Bolsa de Valores é compartilhar parte dos lucros com os seus acionistas. Isso faz parte do prêmio de risco que aquelas pessoas e empresas que adquirem frações da companhia ganham por acreditar no negócio e nos seus resultados.

Abrir capital no mercado é uma forma de captar recursos para fazer a empresa crescer sem fazer dívidas, como faz ao tomar um empréstimo no banco, por exemplo.

Em outras palavras, ao negociar suas ações na Bolsa, a companhia perde uns poucos sócios para ter milhares de novos acionistas, cada um com uma parcela da propriedade da empresa. Então, o risco do empreendimento fica diluído no mercado, concorda?

Assim sendo, as empresas, assim que vendem parte de suas ações, ficam com dinheiro em caixa para investir na sua operação, nas vendas dos seus produtos e expansão do negócio. O resultado obtido com o bom desempenho do negócio será então compartilhado com os sócios, conforme o percentual de participação de cada um.

Portanto, o pagamento dos dividendos é uma forma não apenas de remunerar os sócios da companhia, mas também uma maneira de tornar as ações da empresa mais atrativas no mercado, favorecendo a sua valorização pelo conceito de oferta x procura. Afinal, no longo prazo, os investidores tendem a procurar as empresas mais lucrativas, não é mesmo?

Pagamento de dividendos e Payout: qual é o percentual mínimo dos lucros?

Ao contrário do que muitas pessoas tendem a acreditar, a Lei 6404, também conhecida como lei das SA, não determina um percentual do lucro líquido que as empresas são obrigadas a distribuir como forma de dividendos.

A legislação orienta que as empresas devem definir em estatuto qual o percentual do lucro será distribuído aos sócios.

Então, a critério da administração e ao definir o estatuto, isto é, as regras que vão guiar a gestão do negócio, é que será definido o percentual dos lucros que chegará aos bolsos dos sócios. Esse percentual também é chamado de Payout, ou seja, qual proporção dos lucros do exercício será distribuído como forma de proventos.

Portanto, empresas com Payout alto distribuem a maior parte dos seus lucros e as com Payout baixo retém a maioria do resultado para reinvestir na empresa, como mencionamos. É importante dizer que não existe bom e ruim nessa esfera. Distribuir ou reter os lucros devem estar alinhados visando o crescimento da empresa.

Dessa maneira, ao analisar quais empresas que mais pagam dividendos, é preciso avaliar o payout associado ao dividend yield, combinado?

Empresas que pagam dividendos: melhores ações para viver de renda

Investir em dividendos pode ser uma excelente oportunidade de viver de renda, e é por isso que muitos investidores montam suas carteiras com este objetivo. Mas na hora de investir, é muito importante entender o momento atual de cada companhia para não atirar na direção errada.

Para fazer boas escolhas e encontrar as melhores ações para comprar hoje, é preciso analisar:

  • Mercado em que a empresa atua.
  • Os indicadores de cada empresa.
  • As perspectivas futuras da companhia.
  • Taxa de endividamento.
  • Riscos de mercado.
  • Outros fatores.

Esta pode parecer uma tarefa complexa e que toma muito tempo do investidor. Mas este caminho pode ser mais fácil.

Para facilitar para você que quer investir nas melhores ações de empresas que pagam dividendos, a nossa equipe de Analistas aqui na Toro estudou o mercado e fez este trabalho por você. Tudo o que você precisa fazer é abrir sua conta gratuita, escolher quais ativos deseja e começar a investir agora mesmo.

Antes de fechar essa página, veja um passo a passo simplificado de como comprar ações na Toro:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!