Investir em ações na Bolsa é uma ótima forma de conseguir rendimentos maiores para o seu dinheiro. Quem compra uma ação, compra uma parte de uma empresa: se essa empresa crescer, suas ações se valorizam, aumentando também os lucros do seu investimento. Porém, não é apenas com o crescimento das empresas que é possível ganhar dinheiro na Bolsa.

As empresas que encerram o ano com lucro distribuem parte desses ganhos para seus acionistas na forma de dividendos. Ou seja, se você possui ações, você é também sócio da empresa e tem direito de receber parte dos seus lucros.

Por lei, todas as empresas listadas em Bolsa são obrigadas a distribuir pelo menos 25% do seu lucro aos acionistas.

O valor não distribuído pode ser reinvestido na empresa para garantir o crescimento futuro da companhia. A decisão de quanto do lucro será distribuído aos acionistas e quanto será reinvestido é tomada em assembleias periódicas.

Apesar do mínimo obrigatório, cada empresa distribui volumes diferentes de dividendos seguindo sua própria estratégia de negócio. Por isso, na hora de investir, é importante saber quais as empresas que pagam dividendos com frequência e com valores mais atrativos.

Aprenda a investir em ações da Bolsa.
Curso completo para iniciantes.

Ações que pagam dividendos melhores

Como o pagamento de dividendos depende do lucro conseguido em cada ano, esse valores variam ao longo do tempo. Mesmo assim, há empresas já maduras, com lucros relativamente estáveis e que não necessitam de tanto reinvestimento de capital. Ou seja: sobra mais para distribuir aos acionistas.

Um dos indicadores mais utilizados para determinar empresas que pagam dividendos interessantes é o Dividend Yield (DY), que é uma relação entre o valor distribuído e o preço da ação. A seguir falaremos um pouco melhor como este cálculo funciona.

Levando em consideração este indicador, veja abaixo as ações que pagaram dividendos melhores entre março/18 e março/19:

Empresa Código da ação Dividend Yield
Transmissão Paulista TRPL4 16,2%
Cielo CIEL3 14,0%
Direcional DIRR3 11,5%
Taesa TAEE11 11,2%
BB Seguridade BBSE3 10,7%
Tupy TUPY3 9,9%
Enauta ENAT3 9,8%
Telefônica Brasil VIVT4 9,5%
Porto Seguro PSSA3 8,9%
Itaúsa ITSA4 8,8%
Engie Brasil EGIE3 8,0%
Ecorodovias ECOR3 7,7%
MRV MRVE3 7,3%
Duratex DTEX3 7,2%
Itaú ITUB4 7,2%
Cyrela CYRE3 6,9%
Energias Brasil ENBR3 6,9%
Copasa CSMG3 6,8%

*Valores relativos ao acumulado de março/2018 a março/2019.

Todas essas empresas tiveram yields maiores que a taxa Selic em março deste ano, o que significa que teriam sido boas oportunidades para quem investiu nelas há um ano. Por outro lado, é importante lembrar que apenas o yield não garante um bom investimento. Por se tratarem de ações, todas essas empresas estão sujeitas a se desvalorizarem durante o tempo, o que pode comprometer o rendimento alcançado com os dividendos.

Além disso, uma boa rentabilidade passada não garante que a empresa continue apresentando boa rentabilidade daqui para a frente. Por isso é essencial basear suas decisões de investimento em análises e recomendações profissionais e atualizadas.

Veja as melhores ações para investir em dividendos hoje.
Confira as recomendações.


O que escolher: dividendos mensais ou valores maiores?

Quando pensamos em viver de dividendos, a primeira ideia que temos é de investir em empresas que distribuem o lucro com frequência. Contudo, ainda que seja sempre desejável a maior frequência possível, normalmente é mais importante pensar no volume distribuído ao longo do ano, mesmo que seja todo distribuído apenas uma vez.

Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), por exemplo, são notórias por serem empresas que pagam dividendos mensais, em valores próximos de R$0,015. Contudo, a maior parte dos dividendos do Itaú e do Bradesco são pagos em outras duas ocasiões: no meio e no final do ano. Os dividendos mensais, por mais atraentes que pareçam, no fim são uma fatia muito menor do que os valores pagos no final do ano.

Na hora de escolher boas pagadoras de dividendos, um dos indicadores mais usados é o Dividend Yield (DY) da ação. O Yield é o valor pago em dividendos em relação ao preço da ação:

dividend-yield-1

E como saber se o valor é bom ou não? A comparação mais comum é com a taxa Selic, a taxa de juros básica do mercado. Qualquer um pode investir em títulos públicos que remuneram de acordo com a Selic, então, se vamos investir em ações em busca de dividendos, é importante que essas ações paguem uma taxa maior que a que ganharíamos ao investir no Tesouro Direto.

Isso não significa, contudo, que empresas que não atingem esse patamar não são bons investimentos. Há muitas empresas que combinam yields satisfatórios, mesmo que menores que a Selic, e ainda apresentam perspectiva de valorização do preço de suas ações, possibilitando ao investidor ganhar duplamente com elas.

Por isso, para escolher as melhores empresas que pagam dividendos, é importante observar não só o Dividend Yield, mas uma análise completa sobre a ação. Dessa maneira, você poderá saber a hora certa de comprar e vender, além de investir de forma inteligente e com uma estratégia bem definida.

Quer saber as melhores ações para investir em dividendos hoje?
Veja recomendações gratuitas.

As melhores ações para viver de renda

Investir em dividendos pode ser uma excelente oportunidade de viver de renda, e é por isso que muitos investidores montam suas carteiras com este objetivo. Mas na hora de investir, é muito importante entender o momento atual de cada companhia para não atirar na direção errada. Para fazer boas escolhas, é preciso analisar:

  • Mercado em que a empresa atua.
  • Os indicadores de cada empresa.
  • As perspectivas futuras da companhia.
  • Taxa de endividamento.
  • Riscos de mercado.
  • Outros fatores.

Esta pode parecer uma tarefa complexa e que toma muito tempo do investidor. Mas este caminho pode ser mais fácil.

Para facilitar para você que quer investir nas melhores ações que pagam dividendos, a equipe de analistas da Toro estudou o mercado e fez todo este trabalho. Tudo o que você precisa é escolher quais ativos e começar a investir agora mesmo.

Veja as melhores ações para viver de renda hoje.
Acesse as recomendações grátis.