Cadastre-se grátis

Quais são as maiores mineradoras do mundo hoje? Vale a pena investir?

As maiores mineradoras do mundo, considerando o valor de mercado, são: BHP Billiton (Austrália), Rio Tinto (Austrália), Glencore (Suíça), Vale (Brasil), Freeport-McMoRan (EUA) Anglo American (Reino Unido), Southern Copper (México), Ma’aden (Arábia Saudita), Fortescue Metals (Austrália) e Zijin Mining (China). 


As empresas de mineração são fundamentais para a economia global, já que são responsáveis pela extração de diversos minerais e metais que são utilizados em diferentes setores da indústria, como a construção civil, a tecnologia e a produção de energia.

Para quem tem interesse em investir em commodities, conhecer as maiores mineradoras do mundo é essencial, já que essas empresas possuem grande influência no mercado global de minérios e metais.

No conteúdo de hoje, você vai conhecer as maiores mineradoras do mundo em termos de valor de mercado, produção e ativos, além de saber o que elas extraem, além de alguns dados do setor. Se você quer aplicar em empresas de commodities, acompanhe este texto e conheça as empresas que pode incluir na sua carteira de investimentos de longo prazo.

Por que investir nas maiores mineradoras do mundo?

As maiores mineradoras do mundo desempenham um papel fundamental na extração e fornecimento de matérias-primas para as indústrias de diversos setores, desde a construção civil até a fabricação de eletrônicos.

Além disso, muitas dessas empresas estão presentes em vários países, o que as proporciona diversificação geográfica de ativos e receitas.

Por esses motivos, muitos investidores buscam investir nessas empresas, almejando não apenas a possibilidade de lucro, mas também a estabilidade e segurança que elas  podem oferecer.

Entre as principais vantagens de ter empresas de mineração em uma carteira de ações de longo prazo, destacamos:

  • Diversificação de risco: geralmente são empresas de grande porte, com operações diversificadas em vários países, o que pode ajudar a reduzir o risco.

  • Destaque econômico: estão envolvidas na extração e produção de matérias-primas utilizadas em diversas indústrias, o que as torna importantes players em um setor crucial para o desenvolvimento econômico.
  • Alta demanda: a procura pelas commodities pode passar por ciclos de crescimento, especialmente com o aumento da urbanização e da industrialização em muitos países emergentes.
  • Grandes receitas e lucros: tem o potencial de gerar grandes receitas e lucros, a depender do ciclo de preços das commodities.
  • Pagamento de dividendos: também podem oferecer um fluxo de caixa constante por meio de dividendos, o que pode ser atraente para quem busca renda passiva.
  • ESG: muitas mineradoras têm investido em tecnologias mais avançadas e em práticas sustentáveis, o que pode aumentar sua eficiência e melhorar sua imagem perante o mercado e a sociedade.

Quais são os maiores mercados mineradores do mundo?

Os principais países mineradores do mundo são a China, Canadá, Austrália, Estados Unidos, África do Sul e Canadá. Além desses, outras nações se destacam como o Brasil, a Índia, o Reino Unido e a Rússia.

Confira, na imagem a seguir, como é a distribuição do mercado em número de companhias no ranking das 50 maiores, em relação value share (proporção do valor de mercado) e matérias-primas exploradas:

paises-lideres-na-mineracao-1Fonte: Mining.com

Esses países possuem uma significativa participação no mercado global de mineração, e as empresas de mineração com operações nesses países geralmente têm destaque no setor.

Entre as principais commodities que essas empresas extraem, estão:

  • Minério de ferro: principal matéria-prima do aço e para a produção no setor de construção civil. 
  • Cobre: importante condutor de eletricidade e utilizado em fios elétricos, tubulações, peças de máquinas e eletrônicos.
  • Níquel: uso em aços inoxidáveis, baterias, moedas e eletrodos de solda.
  • Ouro e prata: utilizados principalmente em joalheria, reserva de valor e em alguns processos industriais, como eletrônicos e fotografia.
  • Alumínio: amplamente útil na indústria de construção civil, automotiva, embalagens e eletrônicos devido à sua alta resistência e baixa densidade.
  • Lítio: usado na fabricação de baterias recarregáveis e em aplicações de vidro e cerâmica.
  • Estanho: revestimento para proteger o ferro e o aço da corrosão. Também é usado na fabricação de latas de comida, soldas, ligas e em alguns dispositivos eletrônicos
  • Platina: utilizada em catalisadores para veículos e processos industriais, joalheria e indústria eletrônica.
  • Paládio: usado em catalisadores para processos químicos, joalheria e eletrônicos.
  • Zinco: útil em processos galvanização, baterias, ligas metálicas e produtos químicos.
  • Cobalto: base para em ligas metálicas, baterias, catalisadores e em indústrias de pigmentos e corantes.
  • Chumbo: utilizado em baterias, pigmentos, soldas e proteção contra radiação.
  • Carvão: fonte de energia em indústrias e geração de eletricidade.

Além destes, outros recursos minerais podem fazer parte do rol produtivo dessas empresas, tais como: manganês, nióbio, bauxita, quartzo, entre outros.

Cotação do minério de ferro hoje

Acompanhar dados históricos de commodities como essa é fundamental para entender tendências de mercado, identificar oportunidades de investimento e tomar decisões estratégicas de negócios.

Além disso, a análise de dados históricos permite a comparação de desempenho ao longo do tempo e a avaliação do impacto de eventos externos, como crises econômicas ou desastres naturais, na indústria de commodities.

Nos últimos anos, a cotação histórica dos contratos futuros de minério de ferro apresenta uma forte volatilidade, com oscilações significativas no seu preço.

Em comparação com a cotação das ações da Vale (VALE3) podemos perceber que há uma correlação direta entre esses dois indicadores.

Isso ocorre porque a Vale é uma das principais exportadoras de minério de ferro e, portanto, as oscilações nos preços desse recurso natural afetam diretamente o valor das suas ações. Observe: 

Quais são as maiores mineradoras do mundo?

Agora que você já conhece mais sobre o setor e o mercado, vamos falar das principais companhias que deles fazem parte. 

As 50 maiores empresas do setor, juntas, valiam US$ 1,39 trilhão ao final de 2022.

Dessa lista, as 25 maiores mineradoras do mundo, segundo ranking da Mining.com, são: 

1. BHP Billiton 

A BHP Billiton é uma empresa multinacional de recursos naturais sediada em Melbourne, Austrália e constituída em 1885. Ela é a maior mineradora do mundo, com operações em mais de 90 localidades, em cerca de 20 países.

A empresa é especializada na extração e processamento de minerais, incluindo minério de ferro, carvão metalúrgico, cobre, níquel e potássio.

A companhia possui uma forte presença na Austrália e nas Américas, mas também opera em outros mercados importantes como a Ásia, Europa e África. 

2. Rio Tinto (RIOT34)

A Rio Tinto é uma empresa multinacional de recursos naturais anglo-australiana. A empresa é uma das maiores mineradoras do mundo, com operações em mais de 35 países, mais de 150 anos de história e mais de 50 mil funcionários.

A mineradora é especializada na extração e processamento de minerais, incluindo minério de ferro, alumínio, cobre e diamantes.

A companhia possui operações significativas na Austrália, América do Norte e África, mas também está presente em outros mercados importantes como a Europa e a Ásia. Além disso, também busca a transição para operações de baixo carbono. Seus BDRs tem o código RIOT34 na B3

3. Glencore

A Glencore é uma empresa multinacional de recursos naturais sediada na Suíça e fundada nos anos 1970. A Glencore possui operações em mais de 35 países e é uma das maiores empresas de mineração do mundo, produzindo uma variedade de produtos como cobre, zinco, carvão e níquel.

Ela atua em diversas áreas, como mineração, petróleo e gás, reciclagem e comercialização de commodities.

Além disso, trabalha com mais de 60 ativos de mineração metalurgia e produção de petróleo. Os principais clientes da companhia são os setores automotivo, siderúrgicos, geração de energia, fabricação de baterias e petróleo. 

4. Vale (VALE3)

A brasileira Vale é a empresa de maior peso no Ibovespa e uma das maiores do setor de mineração. Também oferece serviços de siderurgia, logística e energia. 

Destaca-se como uma das gigantes na produção de minério de ferro de alta pureza, embora também opere em outros segmentos como manganês, ferro liga, carvão térmico e metalúrgico, cobre, cobalto, e subprodutos de metais do grupo platina, ouro e prata. 

Fundada como uma estatal no ano de 1942 e atualmente uma empresa privada, a Vale é uma das principais mineradoras do mundo e possui um dos maiores valores de mercado entre as companhias brasileiras. Hoje, está presente em mais de 30 países. 

5. Freeport-McMoRan (FCXO34)

A Freeport-McMoRan é uma empresa multinacional de recursos naturais sediada em Phoenix, Arizona, nos EUA. Seu portfólio inclui um dos maiores depósitos de cobre e ouro do mundo.

A empresa é uma das maiores produtoras de cobre, ouro e molibdênio do mundo. Além disso, a Freeport-McMoRan possui ativos significativos de petróleo e gás natural.

 A empresa tem operações em vários países, incluindo EUA, Chile, Peru e Indonésia. A Freeport-McMoRan destaca-se pela operação de ativos grandes e de longa duração, aproveitando sua diversificação geográfica e reservas significativas.

6. Anglo American

A Anglo American é uma empresa multinacional de recursos naturais sediada em Londres, Reino Unido. Ela também tem escritórios corporativos no Brasil.

A empresa é uma das maiores produtoras de diamantes, platina, cobre, níquel, minério de ferro e carvão do planeta.

Por meio da De Breers, ela é líder mundial na produção de diamantes. A Anglo American possui operações em diversos países, incluindo Brasil, África do Sul, Chile e Austrália. 

7. Southern Copper

A Southern Copper é uma empresa mineradora de cobre com sede na Cidade do México. A empresa possui minas e operações de refino em várias partes do mundo, incluindo México, Peru, Chile e Argentina. Ela é uma subsidiária indireta do seu acionista majoritário, o Grupo México SAB. 

A Southern Copper é uma das maiores produtoras de cobre do mundo e também produz quantidades menores de molibdênio, zinco e prata.

8. Ma’aden

A Ma’aden (Saudi Arabian Mining Company) é uma empresa mineradora com sede em Riad, na Arábia Saudita, sendo a maior do setor no Oriente Médio. 

A empresa é especializada na extração e processamento de minerais, como ouro, cobre, alumínio e fosfato.

A Ma’aden possui operações em diversos locais da Arábia Saudita, incluindo minas, refinarias e usinas. Além disso, a empresa exporta para mais de 30 países e lançou um plano robusto de crescimento para as próximas décads..

9. Fortescue Metals

Mais uma australiana na lista, a Fortescue Metals Group é uma empresa de mineração de ferro com sede em Perth.

A empresa é uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo e também opera portos e ferrovias para transporte de minério de ferro.

A Fortescue também tem uma firma de energia e tecnologia verde (FFI) para diversificar seus negócios e se destaca como fornecedora de minério de ferro transoceânico de baixo custo para a China.

10. Zijin Mining

A Zijin Mining é uma empresa de mineração de metais com sede em Xiamen, China. Ela  possui operações em várias partes do mundo, incluindo o mercado interno chinês, Austrália, África e América do Sul. 

A empresa é uma das maiores produtoras de lítio, ouro, cobre e zinco do país.

A mineradora chinesa obteve destaque por estar na 325ª posição da lista Forbes Global 2000 de 2022, sendo a 1ª entre as empresas globais de ouro e a 7ª entre as mineradoras de metais. 

Outras mineradoras no ranking

Para completar o ranking das 25 líderes em valor de mercado, temos:

EmpresaPaís
NutrienCanadá
NewmontEUA
Norilsk NickelRússia
Barrick GoldCanadá
Shaanxi CoalChina
Franco-NevadaCanadá
AlbermarleEUA
Yanzhou CoalChina
Agnico EagleCanadá
SQM Chile
Anglo American PlatinumÁfrica do Sul
Ganfeng LithiumChina
Teck ResourcesCanadá
AntofagastaReino Unido
Wheaton Precious MetalsCanadá

Lembrando que as empresas, BDRs e ações citadas nesse artigo não representam recomendação de compra nem necessariamente expressam a opinião dos Analistas da Toro.

Para acessar recomendações de investimentos de nossos Analistas pensando nas maiores mineradoras do mundo, indicadmos um relatório especial.

Entenda como a reabertura da China está prestes a acelerar a economia mundial e pode gerar grande valorização de empresas da Bolsa brasileira. Acesse o link abaixo e veja quais ações serão beneficiadas:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!