Cadastre-se grátis

Curva de juros: o que é, como funciona e por que ela importa?

A curva de juros é uma ferramenta essencial nos investimentos, refletindo expectativas do mercado sobre rendimentos de títulos ao longo do tempo. Em um gráfico, mostra variações das taxas de juros em diferentes prazos. O fato de apontar para taxas mais altas ou mais baixas no futuro interfere diretamente no tipo de título que é mais atrativo para o investidor, bem como o prazo do investimento.


Se você está em busca de conhecimento e estratégias para alcançar o sucesso nos mercados financeiros, está no lugar certo. Hoje, vamos mergulhar em um tema fundamental para qualquer trader experiente: a curva de juros.

Você já ouviu falar dela, mas você sabe realmente o que é, como funciona e por que ela é tão importante? Prepare-se para desvendar os segredos por trás dessa ferramenta poderosa que influencia as decisões de investimento em todo o mundo.

A curva de juros é uma janela para entender as expectativas dos investidores, o estado da economia e até mesmo antecipar movimentos no mercado.

Então, vamos embarcar nessa jornada fascinante e desvendar os mistérios da curva de juros juntos. Leia até o final e fique por dentro desse assunto!

O que é a curva de juros futuros DI?

Para início de conversa, o que é essa tal de curva de juros que tanto vemos nos noticiários sobre trading, operações no mercado financeiro, atratividade da Renda Fixa e especulação sobre os próximos movimentos da Selic?

A curva de juros, igualmente chamada de curva a termo e yield curve, é uma ferramenta fundamental no mundo dos investimentos, que nos ajuda a compreender o que o mercado espera em relação à rentabilidade dos títulos públicos e privados ao longo do tempo, além da própria taxa básica de juros da economia, a Selic.

Ela é representada graficamente e mostra como as taxas de juros variam de acordo com o prazo dos contratos futuros de juros, também conhecidos como DI (Depósito Interfinanceiro).

Os investidores negociam contratos futuros atrelados à taxa DI, que é uma taxa média das operações interbancárias no Brasil. Esses contratos refletem as expectativas em relação às taxas de juros lá no futuro.

Juros futuros e investimentos de longo prazo: qual é a relação?

A curva de juros é importante porque ela permite aos investidores terem uma noção do rendimento que podem esperar de determinadas aplicações no futuro.

Por exemplo, se a curva de juros estiver apontando para taxas mais altas no futuro, pode ser interessante investir em títulos pós fixados, visando aproveitar o possível aumento dos juros.

Por outro lado, se a curva de juros estiver apontando para taxas mais baixas no futuro, pode ser uma oportunidade para investir em títulos prefixados, aproveitando a oportunidade para travar os rendimentos na sua carteira em taxas elevadas.

 

Juros futuros e trading: qual é a relação?

Já os traders devem acompanhar as variações da curva de juros por diversas razões. Vamos explicar algumas delas:

  • Previsão de movimentos do mercado: variações na curva podem indicar mudanças nas expectativas dos investidores em relação às taxas de juros futuras. Essas mudanças podem afetar diretamente o preço de diversos ativos financeiros, como ações, títulos, minicontratos e moedas.
  • IImpactos no valuation: quando os juros sobem o valuation das empresas se torna menos atrativo, e tende a fazer os preços das ações caírem (bolsa para baixo). Além disso, tende fazer o real ficar mais forte em relação ao dólar.
  • Operações com contratos DI: o mercado futuro de contratos de DI servem como proteção frente à volatilidade (hedge), mas também para traders montarem posições visando lucrar com as tendências e com a arbitragem
 

Em resumo, os traders devem acompanhar as variações da curva de juros para obter insights sobre os movimentos do mercado, avaliar o risco dos investimentos, identificar oportunidades de arbitragem e tomar decisões informadas sobre a alocação de recursos.

Como funciona a curva de juros?

Vamos entender essa curva com um exemplo prático. Suponha que você queira investir em um título público ou um produto de renda fixa atrelado à 100% do CDI com de prazo de 5 anos.

A curva de juros irá mostrar, de forma estimada, qual a taxa de juros que o mercado espera para esse período.

Ou seja, qual o valor dos juros que o mercado estima para um período de X meses ou anos à frente. Se a curva estiver inclinada para cima, isso indica que o mercado espera taxas de juros mais altas no futuro. Por outro lado, se a curva estiver inclinada para baixo, mostra a expectativa por taxas mais baixas.

Como você sabe, não temos como determinar o valor do CDI exatamente, pois ele varia com a Selic. Então, possui apenas uma estimativa de quanto vai resgatar no vencimento.

Essa indefinição, representa a incerteza, que também é uma medida de risco. Em finanças, quanto maior a incerteza, maior o risco. Por outro lado, maior também tende a ser o retorno.

Eis um exemplo da curva de juros com dados no final de maio de 2023:

As 3 curvas representam a leitura dos contratos DI em 3 semanas diferentes (25 de abril, 18 e 25 de maio de baixo para cima).

Lembre-se que o gráfico acima é só um exemplo esses valores podem mudar o tempo todo, conforme as expectativas do mercado. 

Quais são os principais tipos de curva de juros?

Em relação ao formato e inclinação da curva de juros, é preciso conhecer alguns tipos para melhor compreendê-las:

1. Curva normal

Caracterizada por uma inclinação ascendente, ou seja, taxas de juros mais baixas no curto prazo e  mais altas no longo prazo. Esse padrão reflete a expectativa de que a economia esteja em crescimento e que haja maior demanda por crédito e investimentos.

2. Fortemente inclinada

Ocorre quando há uma diferença significativa entre as taxas de juros de curto prazo e longo prazo. Geralmente, indica um ambiente de alta volatilidade e incerteza no mercado. Pode ser causada por fatores econômicos, políticos ou eventos globais que impactam as expectativas dos investidores.

3. Curva flat

Mostra pequenas diferenças entre as taxas de juros de curto e longo prazo. Isso geralmente indica um período de estabilidade econômica e baixa volatilidade. Investidores podem interpretá-la como um sinal de que não há grandes mudanças esperadas nas condições econômicas no futuro próximo.

4. Plana

É semelhante à curva flat, com taxas de juros praticamente iguais em diferentes prazos. Essa curva pode indicar uma desaceleração econômica ou a expectativa de uma política monetária restritiva por parte do Banco Central. Os investidores podem interpretar uma curva plana como um sinal de cautela em relação aos investimentos de longo prazo.

5. Curva invertida

Se dá quando as taxas de juros de curto prazo são mais altas do que as de longo prazo. Esse padrão reflete a expectativa de que as taxas de juros cairão no futuro devido a uma possível desaceleração econômica. Investidores costumam interpretar uma curva invertida como um sinal de alerta e podem ajustar suas estratégias de investimento em conformidade.

O que significa abrir a curva de juros?

Abrir a curva de juros é uma expressão utilizada para descrever uma situação em que as taxas de juros de longo prazo estão subindo de forma mais acentuada em comparação com as de curto prazo. Isso resulta em um aumento da diferença entre as taxas diferentes prazos.

Essa abertura da curva de juros geralmente reflete uma expectativa de crescimento econômico e, possivelmente, um aumento da inflação no futuro e subida na Selic para esfriar o IPCA.

Os investidores interpretam essa abertura como um sinal de que as condições econômicas podem se fortalecer, levando a uma demanda maior por crédito e investimentos de longo prazo.

O que significa a inversão da curva de juros?

A inversão da curva de juros ocorre quando as taxas de juros de longo prazo se tornam menores do que as taxas de juros de curto prazo.

Isso é considerado um evento significativo e pode indicar uma expectativa de recessão econômica no futuro.

Tal situação ocorre porque os investidores estão dispostos a investir em títulos de longo prazo, mesmo com taxas mais baixas, quando acreditam que a economia pode enfrentar dificuldades.

Tradicionalmente, as taxas de juros de longo prazo tendem a ser mais altas do que as taxas de juros de curto prazo. Isso reflete a percepção de que, no longo prazo, há mais incertezas e riscos associados ao investimento, o que justifica um prêmio maior.

O que afeta a curva de juros no Brasil?

Agora que você aprendeu o que é essa curva e como ela funciona, também deve estar atento a alguns fatores e situações que vão afetá-la, tais como:

  • Decisões de política monetária do Banco Central do Brasil.
  • Expectativas de inflação.
  • Indicadores econômicos, como crescimento do PIB e taxa de desemprego.
  • Políticas fiscais e orçamentárias do governo.
  • Eventos políticos e econômicos globais.
  • Fluxos de capital estrangeiro.
  • Sentimento de mercado e aversão ao risco.
  • Mudanças nas taxas de câmbio.
  • Perspectivas de crescimento econômico.
  • Tendências de oferta e demanda por títulos de dívida.

Onde ver e consultar dados da curva de juros?

Para consultar dados da curva de juros, há várias fontes de informação no mercado, sendo que as principais são a B3 (Bolsa de Valores do Brasil) e a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Clique nos links a seguir e confira as informações:

 

Além disso, para terminar, fique sempre atento aos conteúdos e dicas dos nossos Analistas sobre os movimentos das taxas de juros, especialmente no Morning Call da Toro e na live de trading, todos os dias no nosso YouTube.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!