Os topos e fundos duplos e triplos são alguns dos padrões gráficos da Análise Técnica mais recorrentes e mais utilizados por traders em suas operações com ativos de Renda Variável, sendo extremamente simples de identificar e interpretar. 

Tais padrões servem tanto para períodos curtos quanto para tempos gráficos mais longos.

Neste artigo, vamos conhecer as características das formações gráficas dos topos e fundos duplos e triplos, o que pode acontecer com o mercado quando eles aparecem e as oportunidades de operação e ganhos que surgem nesse cenário. Vamos lá?

Aprenda estratégias de trading que funcionam de verdade.

Aprenda com quem realmente entende do assunto Veja aulas gratuitas do básico ao avançado

Como identificar topos duplos e triplos na análise gráfica?

Primeiro, vamos aprender o que são e como se formam os topos duplos e triplos, assim como identificar essas figuras no gráfico.

Topo duplo ou "M"

O topo duplo – também chamado de topo em "M" – é um padrão de reversão de uma tendência de alta. Similarmente à letra M, ele se forma na ocorrência de dois topos consecutivos, geralmente de altura parecida, intercalados por um fundo moderado.

Esse pode ser um sinal de que o mercado tentou subir mais, mas encontrou resistência em um nível de preços, momento em que os compradores perdem força e os vendedores começam a se sobressair.

Observe um exemplo a seguir no gráfico diário das ações da Cyrela:

topo-duplo-grafico-1

Quer ter o Profit grátis para sempre?  Clique aqui e vença na Bolsa com a  melhor ferramenta do mercadoAo observar os topos duplos, os traders também ficam de olho com "topos duplos enganosos" (sem um bom espaço entre os topos) e, então, esperam o rompimento do suporte, isto é, abaixo do fundo entre os topos para se posicionar vendido na operação

Fique de olho em algumas características dos topos duplos para confirmar a sua correta ocorrência: 

  • Tendência e 1º topo: é fundamental que o mercado venha de uma tendência anterior e que o primeiro topo seja o ponto culminante de alta dessa tendência recente. 
  • 2º topo e volume: o ideal é esperar topos de mesma altura, mas saiba que o tamanho dos picos podem variar. Além disso, ao final do 2º topo, costuma haver um aumento do volume, mostrando que os vendedores estão superando a demanda.

Veja, na imagem abaixo, outro exemplo de topos duplos com alturas diferentes. Nesse caso, após o rompimento, houve o reteste do suporte que também se formou como o 1º pico de um novo topo duplo:

topo-duplo-analise-tecnicaOpere minicontratos sem pagar mensalidade e nem corretagem Vença na Bolsa com  Profit grátis para sempre

 

Topo triplo

Os topos triplos são figuras semelhantes aos duplos, em que o mercado vem em uma tendência de alta, deixa 3 picos de altura semelhante e inverte o movimento com maior poder dos vendedores e perda de força dos compradores.

Esse padrão é muito semelhante ao Ombro-Cabeça-Ombro (OCO), com a diferença de que o fundo do meio é de altura parecida com os laterais. 

O movimento de alta perde força quando atinge uma determinada região das cotações, deixando os topos triplos. Uma linha de suporte pode ser traçada abaixo dos fundos entre eles.

As características também incluem o menor volume em cada subida e sua formação completa se dá no rompimento do suporte. 

Outra diferença para o topo duplo é que os compradores fizeram uma tentativa adicional de quebrar a resistência, mas não conseguiram. Observe um exemplo de um gráfico com topo trilo na imagem a seguir:

topo-triplo-grafico

Como operar topos duplos e triplos?

Para aproveitar as oportunidades nos topos duplos, pode-se adotar os seguintes procedimentos:

  • Confirmação: verificar as características de volume, desenho gráfico e traçar as linhas de suporte (ponto mais baixo entre os 2 topos).
  • Rompimento: a tática mais comum é aguardar a formação do padrão e entrar vendido no rompimento do suporte.
  • Nova resistência: quando o suporte é quebrado, ele vira um nível de resistência que pode vir a ser testado. No reteste, há a chance de encerrar a posição comprada ou entrar com uma venda a descoberto
  • Candle de rompimento: observar os primeiros candles após o rompimento e o que suas características informam sobre a confirmação da reversão.
  • Projeção e objetivo: costuma-se traçar uma distância calculada entre o rompimento do suporte e o topo como alvo. Ou seja, quanto maior o tamanho do pico, maiores os objetivos e o risco. 


Quer saber mais sobre essas e outras formações gráficas em tempo real, então acompanhe a nossa live do mercado ao vivo, em que nossos Analistas trazem conteúdos educacionais, respondem dúvidas e apontam as melhores oportunidades para Day Trade.

Melhores oportunidades de day trade ao vivo

Observe o mercado em ótima companhia Participe da live gratuita e aproveite o  melhor da Bolsa ao lado de experts

Como identificar fundos duplos e triplos no gráfico?

Agora que você já conhece os topos, fica mais fácil entender o que são os fundos duplos e triplos, que tem mecânica parecida, mas a direção da reversão é a oposta, ou seja, de baixa para alta.

Fundo duplo ou "W"

Como dissemos, o estudo da ocorrência de fundos duplos é tentar detectar potenciais momentos em que o mercado vai reverter uma tendência de baixa para alta.

Você observará que ele deixa o formato de um "W" no gráfico, isto é, dois fundos de altura semelhante com um topo suave entre eles.

Veja um exemplo desse padrão na imagem a seguir:

fundo-duplo-grafico-analiseAproveite o melhor do mercado com plataformas profissionais Acesse grátis e escolha a sua

Semelhante aos topos duplos, ele também tem algumas características essenciais na sua formação:

  • Tendência e 1º fundo: o mercado vem de uma tendência de baixa e o 1º fundo será o ponto mais baixo desse movimento.
  • 2º fundo e volume: há a diminuição do volume em cada descida e aumento do em cada subida, mostrando que a oferta está perdendo para a demanda. Além disso, os fundos podem ou não ser do mesmo tamanho, mas apenas com uma ligeira diferença.
Nos fundos duplos, o volume tem uma importância de maior destaque, demonstrando a força dos compradores ao final do 2º fundo.

Nesses casos, o trader também deve estar atento aos "fundos duplos enganosos", em que sua formação não é completa ou não há um bom espaço entre os fundos. 

Fundo triplo

Da mesma forma, os fundos triplos são desenhos que se assemelham aos duplos. Nessas situações, o mercado vinha de uma tendência de baixa, forma 3 fundos similares e reverte a tendência com os compradores vencendo os vendedores.

Portanto, os fundos triplos são parecidos com o Ombro-Cabeça-Ombro Invertido (OCOI), com a diferença de que o topo central é de altura parecida com os dos lados. 

O movimento perde força quando chega a uma determinada região das cotações, deixando os fundos triplos. Uma linha de resistência pode ser traçada abaixo dos topos entre eles.

Outra diferença para o fundo duplo é que os vendedores fizeram uma tentativa adicional de superar o suporte, mas não obtiveram êxito ou perderam força. Observe um exemplo de um gráfico com fundo triplo:

fundo-triplo-graficoQuer ter o Profit grátis para sempre?  Clique aqui e vença na Bolsa com a  melhor ferramenta do mercado

Como operar fundos duplos e triplos?

Portanto, ao constatar fundos duplos e triplos, há a oportunidade de entrar comprado após a completude do movimento ou adotar as seguintes estratégias:

  • Confirmação: verificar as características de volume, desenho gráfico e traçar as linhas de resistência (ponto mais alto entre os 2 fundos).
  • Rompimento: a tática mais comum é aguardar a formação do padrão e entrar comprado no rompimento do suporte.
  • Novo suporte: quando a resistência é rompido, ele vira um nível de suporte que pode vir a ser testado. No reteste, há a chance de encerrar a posição vendida ou entrar com uma compra. 
  • Candle de rompimento: observar os primeiros candles após o rompimento e o que suas características informam sobre a confirmação da reversão.
  • Projeção e objetivo: costuma-se traçar uma distância calculada entre o rompimento da resistência e o topo como alvo. Ou seja, quanto maior o tamanho do fundo, maiores os objetivo e o risco.

Detectar os topos e fundos duplos e triplos fica muito mais simples quando você tem a ferramenta adequada para isso. Confira um vídeo especial gravado pelo nosso Analista de Investimentos Victor Lima, sobre as melhores plataformas de Day Trade do mercado: 

Quer ter o Profit grátis para sempre?  Clique aqui e vença na Bolsa com a  melhor ferramenta do mercado