Cadastre-se grátis

O que é robô de investimento? Saiba como funciona

Os robôs de investimentos são plataformas digitais que fornecem serviços financeiros automatizados conduzidos por algoritmos, com quase nenhuma supervisão humana. Eles são bastante utilizados no Day Trade para aumentar a eficiência das operações na Bolsa de Valores.

Inclusive, essa tecnologia está se popularizando mundo afora. Segundo estudo recente divulgado pela Oracle, 75% dos consumidores e líderes empresariais confiam mais em robôs para gerenciar as finanças do que em humanos. 

Mas afinal, será que isso é seguro? Como funciona na prática? É possível utilizar no Day Trade? Essas e outras questões serão respondidas neste artigo. Então, continue a leitura e tire dúvidas sobre o assunto. 

O que é um robô de investimento?

O robô de investimento é uma tecnologia que utiliza algoritmos para comprar e vender ativos, gerir patrimônio, recomendar uma carteira, definir qual é o melhor momento de sair de uma posição no pregão da Bolsa, entre outras funções.

Os melhores robôs oferecem funcionalidades que facilitam o momento de investir. É possível configurar rapidamente sua conta, planejar metas e gerenciar o portfólio. 

Entretanto, a sofisticação dele dependerá da programação feita por quem o criou. Logo, para que ele execute comandos com facilidade e reduza falhas, é necessário contar com uma inteligência artificial robusta.

Essa tecnologia foi criada no final da década de 1990 e era utilizada na Bolsa de Valores para conseguir gerenciar o enorme volume de dados das transações. 

Hoje, eles funcionam com a ajuda da ciência de dados, do machine learning e da inteligência artificial. 

Agora que você sabe o que são robôs de investimentos, vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento desse serviço automatizado.

Como funciona o robô de investimento?

Como vimos, os robôs são guiados por algoritmos e inteligência artificial. Normalmente, esses algoritmos são programados para entender como funciona o mercado financeiro, quais são as oportunidades disponíveis na Bolsa etc.

Depois que o algoritmo “entende” como funcionam as principais operações, o sistema é configurado. É possível ajustar as condições para manual e automático, alternar entre diferentes estratégias e criar condições personalizadas para os seus objetivos.

Assim, o robô de investimento consegue:

  • Analisar aplicações da Bolsa.
  • Conferir as condições do mercado.
  • Executar operações.
  • Monitorar o desempenho dos investimentos.
  • Indicar as possibilidades mais vantajosas para o seu objetivo.

Em resumo, ele funciona de modo personalizado e faz uma varredura do mercado, considerando diferentes variáveis. Tudo dependerá de como ele é configurado.

A grande diferença de utilizar robôs de investimentos está no potencial de rentabilidade.

Como eles são inteligências artificiais, não há o fator emocional envolvido. Além disso, eles analisam tudo em tempo real, baseados em estratégias preestabelecidas.

Existem diferentes tipos de robôs, com objetivos variados. No próximo tópico, veja quais são eles.

Quais são os principais tipos de robôs de investimentos?

Os robôs são personalizados, por isso têm funções e tipos diferentes. A seguir, listamos os principais.

1. Robô trader

O robô trader é a alternativa voltada para quem faz operações de Day Trade, Swing Trade e até mesmo Position Trading. Com ele, você consegue programar ordens de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores.

Lembra quando explicamos que os robôs analisam os movimentos do mercado? Nessa modalidade, ele consegue ser programado para adquirir ações de uma empresa e vendê-las quando o preço subir.

Além disso, outras estratégias são oferecidas por esses serviços, como arbitragem e Análise Técnica.

Como você viu, os robôs traders são ótimos para aumentar a eficiência das negociações da Bolsa. Nessa modalidade, o robô dispensa o fator emocional e consegue agilizar as ordens de compra e venda, deixando tudo mais ágil e eficaz.

2. Robô advisor

O objetivo do robô advisor é fazer uma análise de mercado e sugerir melhorias para a sua carteira. Para isso, é necessário responder a um questionário, para que o serviço detecte qual é o seu perfil, objetivos de investimentos e expectativas. 

Ao contrário do robô trader, ele é focado no longo prazo e consegue monitorar uma carteira de investimentos com base nas respostas obtidas pelo questionário. 

Nessa modalidade, existem duas subcategorias: o robô consultor e o robô gestor. Veja na sequência quais são as diferenças entre elas.

3. Robô consultor

Como o próprio nome indica, o robô consultor pode sugerir uma carteira de ativos e atuar como consultoria, mas é você quem irá fazer a aplicação final.

Embora o algoritmo analise as tendências de mercado e consiga investigar quais são as possibilidades mais rentáveis, ele não investe por você. Nesse caso, o melhor caminho é utilizar os serviços de uma corretora de valores.

4. Robô gestor

Por outro lado, o robô gestor faz exatamente o que o consultor não faz: ele recomenda ativos e depois faz a aplicação. O serviço automatizado rebalanceia automaticamente a sua carteira de investimentos e administra o seu portfólio.

No entanto, para fazer essas aplicações, o serviço precisa estar registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

É seguro investir com robôs de investimentos?

É seguro investir com robôs de investimentos, mas é necessário estar alerta para não cair em nenhuma promessa milagrosa. 

Assim como em qualquer tipo de aplicação, seja no curto ou longo prazo, existem riscos, por isso é fundamental conhecer recorrer a empresas confiáveis que mostrem exatamente como esses algoritmos funcionam.

Além disso, como já mencionamos, é necessário ter autorização da CVM, órgão responsável pela fiscalização dos serviços mobiliários.

Utilizando serviços de alta qualidade, você consegue lucrar com operações automatizadas sem passar por dores de cabeça. 

Se você ainda não tem certeza se vale a pena utilizar robôs de investimentos, no próximo tópico vamos listar os prós e contras dessa tecnologia. 

Quais são as vantagens e desvantagens dos robôs de investimentos?

Listamos os prós e contras dos robôs de investimentos. Confira:

Vantagens

  • Economia de tempo.
  • O custo é baixo.
  • Você consegue obter uma carteira personalizada, sem precisar pesquisar por conta própria.
  • Facilidade e rapidez nas operações de Day Trade.
  • Possibilidades de investir tanto no curto quanto no longo prazo.
  • Investimentos alinhados ao seu perfil e objetivos.
  • Não precisa acompanhar o mercado o dia inteiro.
  • Minimiza erros humanos e fatores externos.
  • Dispensa o fator emocional.

Desvantagens

  • Se você gosta de aplicar seu dinheiro por contra própria, utilizar serviços automatizados pode não ser uma boa escolha.
  • Não é a melhor alternativa para quem busca criar uma reserva de emergência. Se você precisar sacar o dinheiro, o robô pode interferir, já que ele monta estratégias e planos para médio e longo prazo.
  • Robôs não são milagrosos. Então, você precisa saber exatamente qual estratégia pretende seguir, para não se frustrar caso os algoritmos não mostrem aquilo que você esperava.

Agora você conhece os benefícios dos robôs de investimentos e como cada um funciona. Então, se quiser vencer na Bolsa, faça seu cadastro aqui na Toro e aumente agora mesmo suas oportunidades de lucro.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!