Cadastre-se grátis

O que é Position Trading e como funciona? Entenda!

O Position Trading é uma modalidade de operação do mercado financeiro focada no longo prazo. Os movimentos de preço no curto prazo são não considerados e o foco está nas operações que podem durar de meses a anos. 

Embora seja muito parecido com o buy and hold, a diferença principal é que no Position Trading é possível operar tanto no longo quanto no curto prazo.

Para saber como ele funciona, quais são as diferenças para as operações de Day Trade e Swing Trade e descobrir se essa modalidade combina com o seu perfil, continue a leitura. 

O que é Position Trading?

Position Trading é um prazo operacional, isto é, uma modalidade em que traders compram um ativo no longo prazo com expectativa de que vai valorizar com o tempo. 

Então, quem opera nessa modalidade não se importa com as flutuações de preço no curto prazo, como no Day Trade.

Vale ressaltar que, ainda que o foco seja no longo prazo, position traders não podem ser chamados de investidores, porque não pretendem ficar com aqueles ativos por tempo indeterminado.

Essa é a principal diferença do Position Trading com o buy and hold, em que os investidores aplicam dinheiro em empresas e permanecem sócios delas enquanto elas forem boas, independentemente do valor das cotações. 

No buy and hold, geralmente o foco é construir um portfólio de ativos para um objetivo longo, como a aposentadoria. Por outro lado, o position trader detecta uma tendência, faz uma compra baseada nisso e espera o maior pico para vender. 

Logo, esses traders acompanham o mercado com um prazo maior, porém esperam obter resultados diferentes de quem aplica em Renda Fixa, por exemplo.

Para esclarecer essas diferenças, no próximo tópico vamos mostrar as diferenças entre Position Trade, Day Trade e Swing Trade.

Diferenças entre Position Trade, Day Trade e Swing Trade

O Position Trade é operado na Bolsa de Valores da mesma forma que o Day Trade e o Swing Trade. Então, quais são as diferenças entre eles? 

Na tabela abaixo, mostramos quais são as características de cada modalidade:

ModalidadeCaracterísticas
Position TradeAs posições são mantidas por um período mais longo do que no Swing Trade, geralmente meses ou anos. A volatilidade diária não é um fator de preocupação e as mudanças do mercado no curto prazo são desconsideradas.
Swing TradeSão operações curtas que levam dias ou até semanas. O intuito é lucrar com as oscilações dos preços tanto para cima (operações de compra) quanto para baixo (operações de venda). Apesar de durar mais que o Day Trade, o prazo é menor que no Position Trade.
Day TradeAs operações são iniciadas e encerradas no mesmo pregão, sendo que muitas delas chegam a durar apenas alguns poucos minutos. O prazo é curtíssimo e totalmente influenciado pelas oscilações do mercado.

Em resumo, temos:

Day traders compram e vendem ativos em horas ou minutos.

Swing traders compram e vendem ativos em dias ou semanas.

Position traders compram e mantém o ativo até o pico de uma tendência, por meses ou anos.

⏰ Investidores buy and hold compram para o longo prazo, visando um objetivo maior.

 

Agora que esclarecemos as principais diferenças, vamos entender como funciona essa categoria de trading.

Como funciona essa modalidade?

O Position Trading funciona com base nas valorizações a longo prazo, ignorando as oscilações rápidas do pregão. Assim, quem opera nessa categoria segue tendências, que geralmente permanecem por um período extenso.

O Position Trading explora o movimento ascendente de uma tendência. 

Então, para ter sucesso nessa operação, é necessário identificar os preços de entrada e saída corretos para o ativo e fazer um bom gerenciamento de riscos.

Quem opera nessa modalidade utiliza Análise Técnica combinada com a Análise Fundamentalista para tomar as melhores decisões.

É importante também conhecer fatores macroeconômicos, tendências gerais do mercado e padrões históricos de preços, para identificar e selecionar os ativos que estão prestes a subir.

Taxas e custos para operar no Position Trading

Outro fator que deve ser considerado são as taxas e custos operacionais para efetuar as operações, como:

  • Taxa de corretagem: percentual pago à corretora por contratos de compra e venda. Aqui na Toro, você tem Corretagem Zero em ações, minicontratos, Fundos Imobiliários e ETFs. 
  • Taxa de custódia: custo operacional que supre os gastos na Bolsa de Valores. Na Toro, essa taxa só é cobrada em títulos do Tesouro Direto.
  • Emolumentos: valor pago à B3 para cobrir custos de serviços, cobrados conforme o volume da transação.
  • ISS: também conhecido como Imposto Sobre Serviço, que é recolhido sobre o valor da corretagem. A alíquota obrigatória é de 5%.
  • Imposto de Renda: operações de Position Trade devem ser declaradas no IRPF. A alíquota sobre os lucros é no valor de 15%. Porém, vale ressaltar que esse valor é cobrado somente se o valor bruto da venda de ações ultrapassar R$20 mil por mês. 

Quais são as vantagens e desvantagens do Position Trade?

No mercado financeiro, as oscilações são frequentes, independentemente da modalidade de investimento escolhida. Quando falamos de operações de trading, as mudanças são ainda mais nítidas. 

Por isso, é importante considerar as vantagens e desvantagens de cada categoria, para você conseguir montar uma estratégia eficiente e obter lucros com suas operações. 

Veja a seguir os prós e contras do Position Trading:

Vantagens

  • É uma modalidade de longo prazo que pode levar a grandes ganhos.
  • As posições não precisam ser monitoradas diariamente, o que torna a vida dos traders menos estressante.
  • Os riscos são menores, porque é possível aguardar a confirmação de uma projeção antes de realizar a ação desejada. 
  • As oscilações diárias do mercado não afetam a estratégia. Depende apenas do position trader aguardar a retomada da estabilidade do ativo e o momento ideal para vender.

Desvantagens

  • Pequenas flutuações que parecem inofensivas podem se transformar em reversões de tendência.
  • É necessário ter bastante capital para manter as posições abertas por um longo período. Como as negociações podem durar vários meses, o seu dinheiro estará indisponível até chegar a hora certa de vender.
  • O risco é bem menor do que no Day Trade ou Swing Trade, mas se for cometido um erro, o prejuízo será alto. Ir contra a tendência resultará não apenas na perda do dinheiro investido, mas também do tempo gasto para realizar aquela operação.

Quais são os melhores ativos para negociar no Position Trading?

Os ativos mais recomendados para negociação são ações, ETFs e BDRs. Como eles têm uma durabilidade indeterminada e informações suficientes para realizar análises aprofundadas, são melhores para operar nessa modalidade.

É possível também realizar operações com derivativos e contratos futuros, que têm um prazo de expiração. A diferença é que isso exige mais ajustes, o que torna o processo um pouco mais complicado, principalmente se você for trader iniciante.

Inclusive, em momentos de grande volatilidade na bolsa, as regras de margens e garantias podem ser alteradas no meio do caminho, mesmo que temporariamente. Isso pode afetar diretamente uma operação de longo prazo, como no Position Trading.

Por isso, antes de selecionar os ativos, é fundamental estudar o mercado e entender quais são as alternativas mais rentáveis de acordo com o seu objetivo

Como saber se o Position Trading é para você?

Em primeiro lugar, é essencial conhecer o seu perfil como trader. Depois, mesclar seu estilo de negociação com seus objetivos pessoais.

Além disso, pense em quanto tempo você tem disponível para acompanhar as operações da Bolsa. Isso é o que vai definir se o Position Trading casa com o seu propósito.

Como funciona o Clube Trader Toro?

Por fim, agora que você já conhece os benefícios dessa categoria de trading, aproveite e conheça o Clube Trader Toro. Quer receber os melhores benefícios do mercado para lucrar de verdade? Então veja só quantas vantagens:

Todo trader que realiza operações na Toro tem:

  • Trilha de cursos 100% grátis: acesse dezenas de cursos feitos pelos experts da Toro, em trilhas completas do iniciante ao avançado.
  • Profit grátis para sempre: opere qualquer quantidade de minicontrato de dólar ou índice sem pagar pelo uso da plataforma Profit.
  • Co-location DMA4 nas operações: use o sistema de alta performance Co-location DMA4 para enviar suas ordens com a máxima velocidade.
  • Corretagem Zero com ou sem RLP: tenha Corretagem Zero em todas as operações da casa com o RLP ligado ou até mesmo desligado.

Você pode se tornar membro em 3 modalidades distintas:

clube trader toro - modalidades

Ou seja, os benefícios aumentam de acordo com a quantidade de minicontratos operados no mês. Por isso, se você quer aumentar seus lucros nas operações, cadastre-se agora e seja um membro do Clube Trader Toro.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!