Cadastre-se grátis

Gráfico de pontos no trading: como funciona e quais as vantagens?

No contexto do trading, o gráfico de pontos é um gráfico de preços atemporal, isto é, não considera o fator tempo dentro da sua regra de formação. Os pontos são conectados para formar uma linha que mostra a direção geral do movimento dos preços ao longo do tempo, o que facilita a identificação de tendências e padrões nos preços dos ativos. 

O universo trader é repleto de ferramentas e técnicas para auxiliar nas análises de mercado. Entre as alternativas disponíveis, o gráfico de pontos tem ganhado destaque como uma abordagem eficaz para potencializar os resultados nas operações.

Neste artigo, vamos explicar o que é o gráfico de pontos, suas vantagens e por que ele se tornou uma opção relevante em comparação aos outros tipos de gráficos. Acompanhe!

O que é gráfico de pontos?

O gráfico de pontos é um gráfico cuja principal característica é ser atemporal, ou seja, ele não leva em consideração o fator tempo ao ser construído.

Um exemplo clássico de gráfico atemporal é o gráfico Renko, entretanto, apesar de serem parecidos, o gráfico de pontos tem suas próprias particularidades.

Sua formação é simples: o trader define um valor mínimo de variação do ativo (chamado de tick) e o gráfico de pontos cria uma marca sempre que essa quantidade de ticks é alcançada.

Por exemplo, no mini-índice futuro (WINFUT), a variação mínima é de 5 pontos, então um tick equivale a 5 pontos. Assim, se o trader definir um gráfico de pontos de 10 ticks, teremos a formação de um box a cada 50 pontos.

Então, ao contrário do gráfico Renko, a direção do movimento não é relevante. Assim que atingir a quantidade de ticks estipulada, o box será fechado.

O gráfico de pontos é útil para identificar tendências, especialmente durante períodos de consolidação.

Nas operações de trading, essa abordagem é interessante para evitar situações arriscadas durante os momentos de consolidação, especialmente para quem busca velocidade.

Ademais, é importante lembrar que o mercado não segue um ritmo de tempo específico. Embora existam gráficos baseados no tempo, as negociações não ocorrem em intervalos fixos. Os players do mercado não fazem negociações de 5 em 5 minutos, por exemplo. 

Em resumo, o mercado não é impulsionado pelo tempo, mas sim pelas negociações que acontecem aleatoriamente entre os diversos players, que têm objetivos variados.

Mas afinal, como o gráfico de pontos é representado visualmente? Mostraremos no próximo tópico. Continue lendo para saber mais.

Como o gráfico de pontos é representado?

Se você utiliza o Profit Toro Trader, poderá visualizar o gráfico de pontos da seguinte forma:

gráfico de pontos

Cada ponto no gráfico representa uma mudança no preço que ultrapassa um valor predeterminado. Isso significa que, se o preço se move o suficiente para cima ou para baixo para justificar uma nova coluna de pontos, essa coluna é criada, independentemente do tempo que isso levar.

No gráfico de candlesticks, observamos a variação dos preços em relação ao tempo. Então, um novo candle sempre aparece quando o tempo do gráfico é alcançado, por exemplo: 5 minutos, 1 hora, 1 dia e assim por diante.  

Por outro lado, no gráfico de pontos, o tempo não é considerado na sua formação. Logo, um novo tijolo vai aparecer somente quando um determinado nível de preço for alcançado.

Na imagem abaixo, publicada pela Nelogica, há o WINFUT na periodicidade 2P (2 pontos). Considerando que a variação mínima do mini índice é de 1 tick = 5 pontos, o box será formado a cada 10 pontos:

gráfico de pontos winfut

Pode parecer complicado a princípio, mas conforme você for estudando mais os princípios da Análise Técnica, a tendência é se acostumar com esse formato de gráfico.

Quais são os tipos de gráficos mais usados no trading?

Como vimos, o gráfico de pontos é apenas uma das modalidades de gráficos utilizadas no trading. Existem outras alternativas que também podem ser eficientes para a sua estratégia e setup vencedor. Veja a seguir:

1. Candlesticks

Os gráficos de candlesticks são bastante utilizados no trading. Cada vela (candle) representa um determinado período de tempo (como 1 minuto, 5 minutos, 1 hora etc.).

Cada vela possui uma “corpo” e “sombras”. O corpo representa a diferença entre o preço de abertura e de fechamento durante o período, enquanto as sombras indicam os preços mais altos e mais baixos atingidos nesse período.

Os candlesticks trazem informações relevantes sobre a ação do preço e são usados para identificar padrões, tendências e reversões. Veja um exemplo:

gráfico de candlesticks

No vídeo abaixo, saiba como funcionam os gráficos de candlesticks:

2. Linhas

Os gráficos de linhas são simples e traçam uma linha que conecta os preços de fechamento de cada período.

Eles são úteis para observar tendências gerais ao longo do tempo, mas não fornecem detalhes sobre a volatilidade ou preços de abertura e máximos/mínimos, por exemplo.

Veja um exemplo:

gráfico de linhas
Fonte: TradingView

3. Barras

Os gráficos de barras mostram os preços de abertura, fechamento, máximo e mínimo de um período específico.

Cada barra tem uma linha vertical que se estende do preço mínimo ao preço máximo, com uma linha horizontal à esquerda indicando o preço de abertura e à direita indicando o preço de fechamento.

O tamanho da barra (distância entre a máxima e a mínima) mostra como foi a negociação entre compradores e vendedores. Assim, quanto maior é a barra demonstrada, maior foi a oscilação no período analisado.

Veja como esse tipo de gráfico é representado no Profit:

gráfico de barras

4. Renko

Outro gráfico bastante popular entre traders é o Renko.

Os gráficos Renko são diferentes dos outros tipos mencionados acima, pois não dependem do tempo, mas sim da variação de preço. Nesse sentido, é bem parecido com o gráfico de pontos.

Cada bloco ou “tijolo” é construído com base em um intervalo de preço fixo. O próximo tijolo só é criado quando o preço se move acima ou abaixo desse intervalo. Isso ajuda a filtrar o ruído do mercado e focar nas mudanças significativas de preço.

Confira um exemplo visual do gráfico Renko:

gráfico renko

Até aqui, você viu quais são as principais diferenças entre os gráficos mais utilizados no Day Trade. Agora, vamos entender melhor se vale a pena utilizar o gráfico de pontos nas suas operações.

Vale a pena usar o gráfico de pontos nas operações?

Na hora de montar o seu setup, você precisa considerar qual será a sua estratégia e, portanto, qual gráfico mais condiz com os seus objetivos. 

Então, para saber se vale a pena usar o gráfico de pontos nas operações, elencamos algumas características dessa modalidade para você poder tomar uma decisão mais acertada. 

  • Exclui o fator tempo: uma das maiores vantagens do gráfico de pontos é que ele elimina o fator tempo. Isso ajuda a reduzir o ruído do mercado que pode ocorrer em intervalos mais curtos. Assim, você pode se concentrar somente nas mudanças significativas de preço.
  • Filtragem de ruído: com a eliminação do tempo, os movimentos de preço menores e mais voláteis podem ser filtrados, permitindo maior concentração nas tendências de maior relevância.
  • Facilita a identificação de tendências: o gráfico de pontos ajuda a identificar tendências de maneira mais clara, pois as mudanças de preço significativas são destacadas, tornando as reversões e as tendências mais visíveis.
  • Mais foco na ação do preço: ao se concentrar 100% nas mudanças no preço, o gráfico de pontos auxilia a entender a dinâmica do mercado e a tomar decisões baseadas na ação do preço real.

Por outro lado, uma das principais desvantagens do uso de gráficos que não dependem do tempo, é que eles não fornecem informações sobre a sequência temporal dos eventos.

Isso pode dificultar a identificação de tendências de curto prazo e a interpretação de eventos econômicos ou notícias que podem influenciar o mercado.

No entanto, combinar o gráfico de pontos com indicadores técnicos pode auxiliar na criação de estratégias vencedoras de Day Trade, tornando a tomada de decisão mais precisa e eficaz.

Agora que você sabe como funciona o gráfico de pontos, que tal começar a utilizar no seu setup? Cadastre-se gratuitamente e comece a operar com o Profit Toro Trader agora mesmo.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!