Cadastre-se grátis

Small Caps: como aproveitar os melhores investimentos?

Quando falamos em investimentos na Bolsa de Valores do Brasil, a primeira coisa que muita gente pensa é a compra de ações de empresas mundialmente conhecidas e valorizadas como a Petrobrás, Vale, Itaú, entre outras.

No entanto, o mercado de capitais é composto por outros tipos de ações, muitas vezes mais acessíveis pelo preço e com potencial de rentabilidade melhor do que essas companhias gigantes. Estamos falando das Small Caps.

Essas ações são procuradas por muitos investidores que enxergam oportunidades em ativos muitas vezes considerados de segunda linha. Por isso, neste conteúdo você vai ver algumas Small Caps para investir este ano e entender como aproveitar o melhor que elas oferecem.

O que são Small Caps?

Na Bolsa de Valores, as empresas podem ser divididas de acordo com o seu valor de mercado. Tecnicamente, economistas e especialistas chamam esse valor de capitalização. Fato é que as empresas que possuem valor de mercado entre US$300 milhões e US$2 bilhões têm suas ações categorizadas como Small Caps.

Normalmente, as ações dessas empresas são consideradas de segunda ou terceira linha, afinal, a movimentação financeira em torno desses ativos é menor, quando comparada com empresas mais renomadas.

O resultado direto dessa movimentação menor é também uma procura menor pela negociação dessas ações, que muitas vezes estão precificadas abaixo do seu valor real. Portanto, esse fato é fundamental para o surgimento de grandes oportunidades em torno do investimento nas Small Caps.

Se você quer saber quais ações desta categoria têm forte potencial para crescer daqui em diante, continue a leitura pois vamos apresentar a seguir algumas ações que podem ser consideradas as melhores Small Caps.

Melhores Small Caps para este ano

Antes de apresentar algumas opções de Small Caps promissoras para 2020, é necessário ressaltar que não é possível bater o martelo e garantir que determinados ativos irão obter valorização no futuro.

A melhor forma para encontrar essa resposta é contar com o auxílio de especialistas. Estes profissionais são responsáveis por desenvolver análises aprofundadas, com base nesses dados é possível identificar os melhores investimentos do momento e construir uma carteira de Small Caps com forte potencial de ganhos.

Assim, vamos apresentar 3 exemplos de Small Caps que estão com bom desempenho no mercado atualmente para que você entenda o que são essas ações.

É importante lembrar que essas ações não se tratam de recomendações, são apenas alguns exemplos de papéis que podem se transformar em boas opções de Small Caps.

Além disso, destacamos que se você quiser realmente investir em Small Caps , existem formas de ter uma carteira com grande potencial de surpreender contando com a ajuda de especialistas do mercado.

Exemplos de Small Caps

Confira alguns exemplos de Small Caps listadas na Bolsa:

Movida (MOVI3)

A Movida é a terceira maior locadora de automóveis do Brasil, atuando também no segmento de venda de seminovos. A empresa mostrou resiliência durante a crise econômica no país e pode apresentar bons resultados com a melhora da economia.

Log Commercial Properties (LOGG3)

A Log é uma empresa de exploração de imóveis que administra galpões logísticos. Ela se destaca por um modelo inovador de gestão, que dá grande flexibilidade no manejo dos galpões e faz dela uma das empresas com a maior taxa de ocupação de seus ativos.

Banco Inter (BIDI11)

O Banco Inter é uma instituição financeira ativa desde 1994, que atualmente se destaca como pioneira no mercado bancário digital. Anteriormente chamado de Banco Intermedium, o banco passou por uma renovação de sua marca em 2017 e vem apresentando resultados financeiros positivos, aumentando o número de pessoas interessadas em comprar ações do Banco Inter.

Como falamos, esses são exemplos de Small Caps promissoras. Por isso, novamente, orientamos que a decisão de compra ou venda de um ativo deve ser embasada em uma análise aprofundada, realizada preferencialmente por um profissional da área.

Por que investir em Small Caps?

O principal motivo para investir em Small Caps é a possibilidade de encontrar boas oportunidades com valores abaixo de outras ações como as de empresas como Ambev, Petrobras e Itaú. 

Como essas empresas já estão em destaque na Bolsa, a tendência é que a entrada de novos investidores seja menos vantajosa e envolva maiores investimentos.

Dessa forma, se você está procurando alternativas para começar a investir seu dinheiro, obter rentabilidades melhores do que aplicações conservadoras e ainda apostar em companhias que podem obter destaque no futuro, as Small Caps se transformam em ótimas opções.

Se esse investimento for realizado de uma forma segura, confiável e embasada em dados, se torna melhor ainda. Podemos encontrar exemplos de ações que eram consideradas de segunda linha e hoje são atrativas para investidores de todos os tamanhos.

Quem aproveitou a oportunidade no momento certo e investiu no Magazine Luiza no início de 2016, conseguiu ter retornos incríveis. Por isso, investir em Small Caps envolve o fato de ser pioneiro, ou seja, ser um dos primeiros a acreditar no potencial de uma ação.

Como comprar Small Caps?

Se você gostou das informações sobre essas ações e deseja começar a investir em Small Caps, veja abaixo o passo a passo para tirar seus planos do papel e sair na frente do mercado.

1° passo: abra uma conta em uma corretora de valores 

As corretoras de valores são instituições que oferecem uma diversidade de investimentos para que você escolha o que mais combina com seu objetivo, momento e recursos. Essas organizações são responsáveis por fazer a ligação entre você e a Bolsa de Valores, que é o ambiente responsável por comercializar as ações.

Atualmente, corretoras, como a Toro Investimentos, possibilitam que o processo de abrir conta seja totalmente online, por meio do preenchimento de dados e envio de documentos também digitais.

Esse processo é muito simples e totalmente seguro, afinal, as corretoras devem ser credenciadas e reguladas pelos principais órgãos do mercado de investimentos, incluindo o Banco Central, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e também a Bolsa brasileira (B3).

Para completar e facilitar a execução deste passo, na Toro você não paga nada para abrir ou para manter sua conta.

2° passo: envie o dinheiro para sua conta na corretora 

O segundo passo necessário para investir em Small Caps é enviar recursos para a sua conta na corretora. A transferência pode ser realizada via DOC ou TED, diretamente do seu banco.

Normalmente, em pouco tempo, o dinheiro já aparece disponível para que você consiga avançar para o próximo passo: escolher o investimento que deseja realizar.

3° passo: invista nas melhores Small Caps 

Para isso, basta buscar a ação escolhida pelo código de negociação na plataforma da corretora, configurar a quantidade, conferir os valores e confirmar o investimento. Além disso, você também pode ampliar a sua diversificação por meio dos ETFs.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!