O que é Provedor de Liquidez?
O Provedor de Liquidez, conhecido também como RLP, é um serviço gratuito desenvolvido pelo mercado, em conjunto com a Bolsa de Valores brasileira (a B3), que traz mais liquidez para as operações de mini índice e mini dólar.
Como são as negociações com maior volume da Bolsa, a rapidez é essencial para garantir que os preços variem o mínimo possível entre o envio e a execução de cada ordem.
Embora seja novo no Brasil, esse modelo já foi implementado há vários anos em grandes Bolsas do mundo, como a Bolsa de New York (NYSE).
Quais as vantagens?
As principais vantagens de utilizar o Provedor de Liquidez são:
- Preço: ordens executadas sempre com preço melhor ou igual ao mercado.
- Performance: aumento da liquidez nas operações de mini-índice e minidólar.
- Eficiência: o sistema tende a aumentar naturalmente o volume de negociações.
- Otimização: atende todas as ordens a mercado no primeiro nível de preço.
- Transparência: operações auditadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e dados divulgados mensalmente pelas corretoras.
Como ativar o Provedor de Liquidez?
Para ativar este serviço na sua conta Toro e ter suas operações com minicontratos de Índice e de Dólar sendo sempre executadas com maior velocidade e com preço melhor ou igual ao preço de mercado, basta seguir os seguintes passos:
1- Acesse www.toroinvestimentos.com.br e entre com seu CPF e senha.
2- Clique no menu no canto superior direito e depois em "Minha conta".
3- Selecione a opção "Provedor de Liquidez - RLP" e escolha a opção "Ativo (Recomendado)"
Você pode desativar o Provedor de Liquidez a qualquer momento, sem custos, seguindo os passos acima e escolhendo a opção "Inativo" no último passo.
A decisão de aderir ou não ao RLP é de total responsabilidade do cliente.
Como funciona?
O Provedor de Liquidez funciona através de um sistema no qual a corretora pode negociar com as suas próprias carteiras, ou seja, ela atua como contraparte dos seus clientes pessoas físicas nas compras e vendas de minicontratos futuros de Índice e de Dólar.
Dessa forma, a Toro disponibiliza aos seus clientes ofertas, expressando qual é o seu intuito de compra ou venda. Cada oferta deve conter um preço que seja o melhor disponível no mercado no momento da negociação.
Esse sistema melhora a liquidez de minicontratos, ou seja, aumenta o volume de negociações, trazendo maior facilidade e velocidade para que a sua ordem possa ser executada pelo preço que você sugere ou o mais próximo dele possível.
Com isso, o investidor consegue acessar ativos com preços mais competitivos, o que pode aumentar a rentabilidade das suas operações com minicontratos.
Tendo em vista assegurar que essa modalidade seja um benefício para o cliente, ao invés de se tornar uma regra absoluta, existe um limite de uso dela: não pode ultrapassar 15% do volume negociado.
Veja um exemplo na prática:
Veja a seguir um exemplo para compreender melhor como o Provedor de Liquidez facilita a execução de ordens.
Suponha que você queira vender 10 contratos a mercado. Porém, no livro de ofertas do mercado como um todo, a oferta de compra com o primeiro melhor preço disponível tenha a quantidade de apenas 2 contratos a 110.000 pontos, enquanto a oferta de compra com o segundo melhor preço disponível tenha a quantidade de 15 contratos a 109.999,5 pontos.
Utilizando o Provedor de Liquidez, você poderia conseguir fechar a venda dos 10 contratos ao melhor preço disponível no mercado, o que neste caso seria a 110.000 pontos.
Mas, caso você não estivesse usando o Provedor de Liquidez, a sua venda seria executada de acordo com cada uma das melhores ofertas do mercado que atendam a quantidade demandada por você: neste caso 2 contratos seriam vendidos a 110.000 pontos e os outros 8 contratos seriam vendidos a 109.999,5 pontos.
Abaixo, você pode visualizar este mesmo exemplo:
Regras
Você pode conferir a seguir as principais regras e informações sobre o Provedor de Liquidez, de acordo com a Bolsa de Valores (B3):
- A oferta do Provedor de Liquidez é visível apenas para a instituição financeira que a enviou e, somente se torna transparente para o cliente, quando o negócio for fechado.
- Apenas pessoas físicas (clientes do segmento de varejo) podem negociar ofertas através do Provedor de Liquidez.
- Ao final do dia, se o negócio não tiver sido fechado, a oferta do Provedor de Liquidez será cancelada.
- O preço é ajustado pela plataforma de modo contínuo e automático. Dessa forma, o sistema disponibiliza para o investidor as melhores condições de liquidez e de preço.
- O limite de contratos negociados é de 15% do total.
Você pode acessar as diretrizes da Toro para o Provedor de Liquidez e o relatório mensal de utilização desse serviço, na página de conformidade da Toro.
Qualquer dúvida, acesse sua conta e entre em contato com nossa equipe de assessoria.
Comentários