Cadastre-se grátis

10 dicas financeiras para jovens que são verdadeiras lições de vida

O tema educação financeira ainda é muito incipiente no Brasil, sobretudo entre os mais jovens. Isso é um dado preocupante, uma vez que jovens despreparados a lidar com o dinheiro e com os gastos tendem a enfrentar sérios problemas no futuro. Neste cenário de exceção, saiba que, se você é jovem e realiza planejamento e controle financeiro, já está um passo a frente. 

De acordo com uma pesquisa da SPC Brasil, apenas 25% dos jovens de 18 a 30 anos fazem algum controle financeiro pessoal.

No artigo de hoje, vamos lhe apresentar as melhores dicas financeiras para você aplicar à sua vida enquanto ainda é jovem e ter tranquilidade no futuro, bem como lidar com o dinheiro com mais facilidade hoje. Vamos lá?


Quais são as melhores dicas de educação financeira para jovens?

Vamos abordar algumas das principais dicas financeiras para jovens que vão fazer toda a diferença no modo de lidar com o dinheiro e enriquecer. 

1. Gaste menos do que ganha e saia das dívidas

Por mais óbvio que isso possa parecer, muitas pessoas, especialmente os jovens encontram dificuldades em fazer um controle orçamentário para manter os gastos dentro do limite do que recebem das suas fontes de renda.

Isso gera complicações que podem afastá-los da independência financeira, tais como o endividamento e a dificuldade de ter recursos para investir.

Uma boa dica para quem quer ter dinheiro para investir com regularidade é primeiro definir um valor para economizar mensalmente e encaixar o restante das contas no excedente.

Ou seja, ao receber, economize primeiro e gaste depois. 

Além disso, é importante sair de dívidas como carro, financiamentos e viagens que estão fora de controle, bem como ter o máximo de cuidado e planejamento antes de assumir novas dívidas.

Para ter um bom planejamento financeiro e seguir essa dica sem dificuldade, o primeiro passo é reconhecer o problema, isto é, reconhecer que não tem o pleno controle dos seus gastos e não saber como chegar à independência financeira.

Entenda os riscos envolvidos na sua vida (trabalho, saúde, emprego, por exemplo), reorganize o orçamento e liste os seus objetivos financeiros visando alcançar a independência. Por último, entenda que não é preciso sacrificar totalmente a sua renda hoje para aproveitar no futuro.

Por falar em planejamento financeiro, confira um vídeo especial do Head de Assessoria aqui da Toro, Felipe Borges, e saiba como fazer o seu para conquistar sua tão sonhada independência financeira.

{%module”module_16555104457841731″path=”/Toro2022/Tema_Artigos/modules/youtube”, video=”Qgcn_5jCDWo” %}

2. Comece a investir o quanto antes

A segunda e mais fundamental dica para os jovens, dado qualquer cenário econômico, é economizar e começar a investir o mais cedo possível. Plantar as sementes ainda na juventude é a primeira iniciativa para gerar patrimônio no futuro.

Warren Buffet, por exemplo, comprou suas primeiras ações aos 11 anos de idade.

Quanto mais cedo se começa a investir, mais tempo os efeitos juros compostos jogam ao seu favor. Além disso, é fundamental criar um planejamento financeiro e controle de gastos para poder economizar nem que seja um pouquinho todos os meses pensando no longo prazo.

Então, coloque seus gastos na ponta do lápis, estude onde é possível economizar e comece os investimentos financeiros. Isso vai fazer uma enorme diferença no futuro, pois as grandes fortunas começam com pequenos passos.

Antes de passar para a próxima dica, assista a um vídeo especial do sócio-diretor da Toro Investimentos, André Barbosa, sobre como começar a investir e turbinar de vez as suas finanças pessoais:

{%module”module_16555104457841731″path=”/Toro2022/Tema_Artigos/modules/youtube”, video=”p1KQqGv8750″ %}

3. Use a tecnologia a favor das suas finanças pessoais

Para fazer um planejamento financeiro e ter mais controle sobre os seus gastos, você pode recorrer a aplicativos, planilhas e outras ferramentas tecnológicas específicas para isso.

Um exemplo é o Mobills, app em que você pode registrar os seus gastos, fazer planejamentos financeiros e entender melhor como controlar a sua renda. 

Por meio dessas ferramentas, você terá pleno conhecimento de onde está gastando mais, onde está errando, como economizar e fazer planos para o futuro.

4. Defina metas pequenas e grandes

Além disso, com o pleno conhecimento dos seus gastos, é essencial também definir suas metas financeiras. Com base nos seus sonhos e objetivos pessoais, estabeleça metas factíveis para chegar lá.

Você pode fazer isso por meio da definição de uma meta principal − como comprar um apartamento − e metas menores que vão criar o caminho para atingi-la, tais como: criar um plano de economia mensal, investir recorrentemente, estudar as taxas do mercado imobiliário, etc.

As metas, por mais elementares que sejam, são fundamentais para conseguir o que se quer e não cair em descontrole financeiro, uma vez que também auxiliam a ter controle sobre as compras por impulso e/ou sem necessidade.

5. Não compre por impulso e não subestime pequenos gastos

Dois “ladrões invisíveis” da nossa renda são as compras por impulso e os pequenos gastos. Isoladamente, eles podem parecer menores e inofensivos, mas, no acumulado mensal, causam algum estrago nas finanças pessoais. Afinal, quem nunca se assustou ao ver o quanto gastou com transporte por aplicativos na fatura do cartão de crédito, não é mesmo?

Então, a dica aqui é aumentar o controle desses pequenos gastos − os aplicativos que sugerimos no tópico anterior são ótimos para isso − e evitar os gastos por impulso

Para gastar menos impulsivamente e ficar de olho nas comprinhas, siga atitudes como:

  • Fazer listas de compras.
  • Ter cuidado com as promoções, liquidações e descontos.
  • Ter cuidado redobrado com as compras parceladas, o prazo e o tamanho das parcelas.
  • Economizar com taxas, optando por um cartão de crédito sem anuidade.
  • Se perguntar por que está comprando cada coisa (investigar a real necessidade).
  • Não realizar compras quando estiver psicologicamente abalado por algum motivo.
  • Não ir às compras com pessoas que são mais consumistas que você.
  • Antes de comprar, se pergunte se pode esperar e comprar aquilo depois.

6. Invista no seu desenvolvimento e capacitação

Outra dica fundamental para o sucesso financeiro do jovem é continuar investindo na sua educação e capacitação. Para se ter uma ideia, quem possui diploma universitário tem maior empregabilidade e um salário ao menos duas vezes superior a quem concluiu apenas o ensino médio, de acordo com dados do IBGE.

Já segundo uma pesquisa da FGV, para cada ano de ensino, sua renda pode aumentar em até 15%.

Por mais essencial é básico que essa dica possa parecer, boa educação e mão de obra qualificada ainda são diferenciais de mercado. Segundo dados do Instituto Semesp, apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados no ensino superior.

Ou seja, não encare a educação como gasto, mas como investimento. Continue sempre se capacitando e melhorando suas habilidades profissionais que isso comprovadamente trará reflexos positivos na sua vida financeira.

7. Ajuste o seu padrão de vida

Uma das questões mais fundamentais que impulsiona os hábitos de consumo entre os jovens atualmente é o reconhecimento pela imagem. A construção da sua própria identidade e estilo são armadilhas muito exploradas pela publicidade moderna.

É muito comum ainda que essas questões estejam atreladas às imagens de outras pessoas ou grupo. Afinal, qual jovem não gostaria de se vestir, consumir e frequentar lugares como aquela celebridade ou influencer, não é mesmo?

Porém, reconheça que isso tem impacto direto na sua vida financeira. É fundamental aqui a compreensão de que você não deve “viver a vida dos outros”.

Ajuste o seu padrão de vida para consumir conforme os próprios gostos, como o que gosta de vestir, o que gosta de comer, onde prefere ir, etc.

Isso feito, sua renda e planejamento financeiro deve comportar esse padrão de vida. Um dos fatores mais críticos ao endividamento descontrolado é quando as pessoas procuram viver acima do seu padrão de vida atual.

8. Construa uma reserva de emergência

Um dos principais ensinamentos de educação financeira, seja para jovens ou para os mais experientes, é a formação de uma boa reserva de emergência.

A reserva de emergência é aquele dinheiro que você guarda em uma aplicação de boa liquidez, isto é, fácil sacar quando precisar em situações e gastos inesperados, tais como: desemprego, gastos com saúde não cobertos, manutenção imprevista no carro, entre outras.

O tamanho dessa reserva, estimam os especialistas, varia entre 6 e 18 meses dos seus gastos pessoais mensais. Isso te dará mais tranquilidade para realizar os outros investimentos e traçar planos com liberdade financeira, ou seja, sem ficar refém do dinheiro.

Saiba mais sobre a reserva de emergência no conteúdo em vídeo abaixo:

{%module”module_16555104457841731″path=”/Toro2022/Tema_Artigos/modules/youtube”, video=”VlgaDQ4BfvM” %}


9. Veja se é possível comprar usado ou conseguir de graça

Muito do apelo do marketing moderno reside no incentivo às pessoas a comprar coisas sempre novas o tempo todo. No entanto, ao recorrer aos produtos usados ou seminovos, é possível conseguir verdadeiras barganhas. 

A vantagem de comprar produtos seminovos é eliminar boa parte dos custos que as marcas têm para promover as vendas. Além disso, você pode negociar diretamente com quem está vendendo. 

Pense bem, há uma enorme gama de produtos que podemos comprar usados ou seminovos com boa qualidade que faria pouquíssima diferença de comprá-los novinhos em folha, tais como: livros, móveis, alguns eletroeletrônicos, entre outros.

Por fim, antes de comprar alguma coisa nova, se pergunte também se é possível consegui-la de modo gratuito ou com desconto, seja com amigos, parentes e até mesmo no mercado, como, por exemplo: cursos básicos online, utensílios para a casa, programas de indicação, programas de fidelidade de marcas, entre outros.

10. Bônus: acompanhe a Toro Investimentos no Telegram

Para receber as melhores dicas de educação financeira, recomendações e análises de investimentos, conteúdos sobre economia e Bolsa de Valores, a melhor pedida é acompanhar a Toro Investimentos no Telegram. 

Com conteúdos diários e gratuitos, você terá acesso ao melhor conteúdo educacional e às notícias do que há de mais relevante acontecendo no mercado e na economia com uma linguagem simples e didática. Acesse o link abaixo e entre no canal agora mesmo:

Com qual idade posso começar a investir?

Como dissemos na dica número 1, quanto antes você começar a investir, mais tem a ganhar com o poder do tempo e dos juros compostos nos seus investimentos. E não precisa esperar completar os 18 anos para começar a investir!

Inclusive, os menores de 18 anos também podem abrir sua conta na Toro e começar as primeiras aplicações pensando no futuro.

Confira todas as informações sobre os documentos necessários e os procedimentos para abrir a sua conta na Toro, caso seja menor de idade, no link abaixo:

Dúvidas frequentes • A Toro abre conta para menor de idade?

Por fim, caso já seja maior de idade e queira descobrir o seu perfil de investidor para começar as aplicações agora mesmo, basta acessar o link a seguir. Mas antes, veja um vídeo especial de como começar a investir na Toro com enorme facilidade:

{%module”module_16555104457841731″path=”/Toro2022/Tema_Artigos/modules/youtube”, video=”fKlZsv9qFYY” %}

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!