Cadastre-se grátis

Como sair do vermelho e se livrar das dívidas? Veja dicas!

Muitas pessoas enfrentam o desafio de estar endividadas e viver no vermelho, lidando com altos níveis de estresse e preocupação financeira. 

Aliás, essa é a realidade de muitos brasileiros. Segundo os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a parcela de famílias brasileiras com dívidas (em atraso ou não) chegou a 78,3% em abril de 2023.

Esse é um dos motivos pelos quais foi criado o programa Desenrola Brasil, do Governo Federal. O objetivo é promover um mutirão de renegociação de dívidas de pessoas físicas, ou seja,  tirar pessoas da lista de negativados e retomar o potencial de consumo da população.

Então, caso você esteja na lista de pessoas endividadas, não perca a esperança: saiba que é possível recuperar o controle de suas finanças e construir um futuro financeiro mais sólido.

Neste artigo, vamos apresentar um passo a passo para te ajudar a sair do vermelho e se livrar das dívidas, permitindo que você conquiste a tão desejada liberdade financeira. Vamos lá?

Como sair do vermelho?

Para sair do vermelho e se livrar das dívidas, você pode seguir alguns passos que mostraremos a seguir. Sabemos que não é uma tarefa fácil e que ter uma boa saúde financeira depende de múltiplos fatores, mas é sempre bom lembrar que não é impossível.

1. Reflita sobre a sua realidade

O primeiro passo é enfrentar a realidade de sua situação financeira. Liste todas as suas dívidas, incluindo seus valores, prazos e taxas de juros.

Isso ajudará a ter uma visão clara da extensão do problema. Além disso, faça um orçamento detalhado para entender suas receitas e despesas. Identifique áreas em que você pode reduzir gastos supérfluos.

Evite comer em restaurantes muito caros, assinar serviços que você não usa e tente comprar menos coisas que não sejam de grande importância.

2. Dê prioridade às dívidas

Agora que você já sabe o que deve, é hora de priorizar suas dívidas. Concentre-se em quitar aquelas com as taxas de juros mais altas primeiro, pois elas consomem mais dinheiro ao longo do tempo.

Ao pagar essas dívidas prioritárias, você estará economizando dinheiro em juros acumulados. Além disso, considere a possibilidade de renegociar ou consolidar suas dívidas, que é justamente o que vamos explicar no próximo tópico.

3. Procure uma renegociação

Tente entrar em contato com seus credores para renegociar suas dívidas. Muitas vezes, eles estão dispostos a oferecer planos de pagamento mais flexíveis ou até mesmo reduzir os juros para evitar inadimplências. 

Explique sua situação financeira e busque uma solução que seja benéfica para ambas as partes. Inclusive, você pode tentar utilizar o programa Desenrola Brasil para isso, que citamos no início do texto.

Renegociar dívidas é o melhor caminho para que você consiga ter um respiro e conseguir montar um planejamento financeiro adequado.

4. Crie uma reserva de emergência

Esse passo pode te ajudar a evitar que você faça mais dívidas no futuro. O conceito de reserva de emergência é muito simples: guarde uma quantia mensal para construir uma reserva que cubra pelo menos três a seis meses de despesas básicas.

Assim, você não precisará recorrer a empréstimos ou cartões de crédito em momentos de imprevistos. 

Quer aprender como investir e se preparar para imprevistos? Então assista ao vídeo abaixo:

5. Controle os gastos no cartão de crédito

O cartão de crédito é um grande facilitador, mas também pode se tornar um vilão se você não tiver um bom controle dos gastos.

O crédito fácil e rápido pode prejudicar as suas metas financeiras, já que ele está ligado a uma das maiores taxas de juros do mercado. 

Portanto, é importante recorrer ao cartão apenas quando necessário, com mais consciência. Lembre-se também de avaliar o custo da fatura mensal e não apenas o valor de cada parcela, assim você consegue ter uma visão maior dos seus gastos.

Muitas pessoas, inclusive, preferem usar o cartão de débito para controlar os gastos, já que é necessário ter o dinheiro em conta para efetuar compras. Se você tem dificuldade de controlar os parcelamentos e gastos do crédito, pode ser uma solução para iniciar uma mudança de mentalidade.

Por outro lado, ao utilizar o cartão de débito você não tem a vantagem de acumular pontos no cartão, para trocar por produtos, milhas etc. Então, faça uma lista dos prós e contras antes de tomar uma decisão final, ok?

6. Tenha paciência

Parece fácil falar, não é mesmo? Mas ter paciência é um dos pontos-chave para conseguir sair do vermelho e se livrar das dívidas. 

Quando pensamos nos motivos que levam uma pessoa a se endividar e não conseguir manter uma vida financeira saudável, a falta de disciplina e persistência normalmente estão no topo da lista. 

Por isso, a paciência e o cuidado com as finanças deve fazer parte da sua rotina. Você não precisa comprar tudo o que quiser imediatamente, você pode esperar fechar a sua fatura e quitar os gastos anteriores para fazer novas compras, certo?

Quando os bons hábitos são cultivados no dia a dia, os resultados logo aparecem. Afinal, a organização financeira só se conquista aos poucos, devagar e com constância.

7. Procure métodos de aumentar sua renda

As contas apertaram esse mês? Sempre há a opção de buscar novas fontes de renda para conseguir aumentar seus ganhos. 

Considere buscar um emprego extra, trabalhar como freelancer ou empreender um pequeno negócio. A renda adicional pode ser destinada diretamente ao pagamento de dívidas, acelerando o processo de quitação. Sabemos que nem sempre é fácil, mas também é uma possibilidade.

8. Aprenda a investir

Para evitar novas dívidas futuras, uma alternativa é aprender a investir. Depois que você renegociar e quitar seus gastos, pode começar a pensar em conquistar sua independência financeira.

E para que essa empreitada seja um sucesso, antes é necessário estudar sobre finanças e buscar informações que podem te ajudar a nunca mais deixar sua conta bancária no vermelho.

Aqui na Toro, temos mais de 200 aulas, com mais de 100 horas para você aproveitar o melhor e mais completo conteúdo sobre investimentos e trading.

Além disso, você conta com uma enorme variedade de outros conteúdos como vídeos, relatórios, e-books, carteiras, simuladores e artigos educacionais. Veja alguns exemplos abaixo:


Para se livrar das dívidas de uma vez por todas, é interessante se esforçar para aprender mais sobre o mercado financeiro em geral. Dessa maneira, você pode compreender como funciona a Bolsa de Valores, os investimentos de Renda Fixa, e outras modalidades que vão além da Poupança.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como você pode começar a investir de um jeito fácil e seguro:

Por fim, sair do vermelho e se livrar das dívidas não é uma tarefa fácil, mas com disciplina, planejamento e perseverança, é totalmente possível.

Encare sua situação financeira de frente, priorize suas dívidas, renegocie quando possível, crie um fundo de emergência e busque aumentar sua renda.

Lembre-se de que a jornada para a estabilidade financeira requer tempo e esforço, mas os benefícios a longo prazo valerão a pena. Mantenha o foco em seus objetivos e celebre cada conquista ao longo do caminho. Com dedicação, você estará no caminho certo para uma vida financeira mais tranquila e sustentável.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!