Cadastre-se grátis

Como investir em ações? Guia completo para iniciantes

Investir em ações pode ser uma ótima maneira de fazer o seu dinheiro trabalhar para você. No entanto, é importante entender como funciona o mercado de ações antes de começar a investir.

As ações representam pequenas partes de uma empresa e podem ser compradas e vendidas na Bolsa de Valores.

Existem diferentes tipos de ações, como as ordinárias, que dão direito a voto, e as preferenciais, que dão preferência na distribuição de lucros. Além disso, é importante conhecer o funcionamento da Bolsa de Valores e os horários de negociação.

Com todas essas informações em mente, você pode começar a investir em ações de forma segura e estratégica. Quer aprender como? Neste artigo especial, vamos mostrar em detalhes como você pode comprar e vender ações na Bolsa de Valores de maneira descomplicada. Vamos lá?

O que são ações?

Ações são pequenas partes de uma organização que podem ser compradas e vendidas no mercado financeiro. Ao adquirir ações de uma empresa, o investidor se torna dono de uma parte dela, tendo direito a receber parte dos lucros e participar das decisões.

As ações também são chamadas de papéis. Isso porque, antes da inovação digital, elas eram impressas em papel para provar o direito de uma pessoa a uma pequena propriedade da empresa.

Hoje, felizmente, tudo é feito de forma digital. O registro das ações está no ambiente eletrônico. Assim, não é preciso mais nenhum documento impresso para comprovar que você possui uma ação de determinada empresa, por exemplo.

Mesmo com as mudanças tecnológicas recentes, ainda é comum se referir a uma ação como papel.

Além da impressão das ações, antigamente, todo o processo para comprar e vender uma ação era muito complicado. Eram necessários vários mediadores e conhecimentos muito específicos sobre finanças e técnicas para operar os sistemas.

Muitas pessoas não sabem, mas as ações são divididas em alguns grupos específicos. Cada grupo proporciona ao comprador um tipo de direito e responsabilidades na empresa. Conheça os principais tipos de ações:

  • Ações ordinárias (ON): ao investir neste tipo de ação, você terá direito a voto e poderá participar das decisões da empresa. É importante saber que quanto mais ações ordinárias um investidor possui, maior será o poder de voto em uma assembleia da organização.
  • Ações preferenciais (PN): se sua escolha for uma ação PN, você não terá direito à participação em decisões sobre o negócio, mas terá preferência na hora de receber distribuição de lucros da empresa, como dividendos, e outras compensações.
  • Certificado de depósito de ações (Unit): são ativos compostos por mais de um tipo de ação, normalmente, ações ordinárias e preferenciais. A lógica é bem simples: é como se você comprasse um conjunto de ações variadas em um mesmo pacote.
  • Ações Blue Chips: são ações das empresas com maior volume de negócio da Bolsa de Valores do Brasil. Algumas Blue Chips da B3 são: ações da Petrobras, Ambev, Itaú e Vale.
  • Mid caps: são ações que apresentam um nível intermediário de negociação na Bolsa. Dessa forma, esses ativos costumam ser de organizações de médio porte.
  • Small caps: se você procura por ações mais baratas, geralmente, você encontrará essa oportunidade nas Small Caps. Elas são ações ligadas a empresas “menores”, levando em consideração o capital financeiro da organização.

Entender sobre cada tipo existente é um passo importante para que você entenda como investir em ações. O volume de ações negociadas diariamente e a variedade de opções, pode confundir investidores. Por isso, é preciso entender bem esse mercado, para poder observar melhor sua movimentação.

Para facilitar essa tarefa para você, na Toro, desenvolvemos uma plataforma inovadora onde você pode ver quais ações estão sendo mais negociadas no momento e receber recomendações de bons investimento em tempo real.

Agora que explicamos o que são ações, vamos falar sobre o ambiente onde acontecem as transações envolvendo estes ativos: a Bolsa de Valores.

O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é o ambiente onde acontece a negociação de ações de empresas, alguns tipos de commodities (como café e milho), moedas (como dólar e euro), Fundos Imobiliários, entre outros ativos.

A Bolsa de Valores possui dois objetivos bem claros: organizar a negociação de ativos e garantir a segurança dos papéis e dados envolvidos nessas operações.

Isso significa que, ao realizar a compra ou venda de algum ativo, a Bolsa garante que o negócio seja realizado corretamente, entre quem está comprando e a pessoa que está vendendo o ativo em questão.

Entenda mais sobre o que é a Bolsa de Valores neste vídeo e tire todas as suas dúvidas:

Para assegurar as negociações, a Bolsa de Valores atua em conjunto com outras entidades, que também estão envolvidas nos processos de organização e segurança das transações que acontecem nesse mercado.

Veja as instituições que compõem esse sistema:

  • A B3 é a Bolsa de Valores do Brasil. Ela já foi conhecida como BM&F Bovespa, porém, recebeu o novo nome após a fusão com a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos) em 2017.
  • A B3 atua em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), que é responsável por garantir a segurança de todas as operações realizadas na Bolsa.
  • Além dessas entidades, há também a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão responsável por regular e fiscalizar esse mercado, evitando fraudes e garantindo a integridade das transações envolvendo ações e outros valores mobiliários.

Como funciona a Bolsa de Valores?

Antes de saber como investir em ações, é importante explicar todo o processo desde o início.

A Bolsa de Valores começa sua atuação no momento que uma empresa decide realizar a Oferta Pública Inicial (IPO), ou seja, quando essa organização abre seu capital e disponibiliza parte do seu negócio em forma de ações.

Normalmente, as empresas realizam este procedimento para conseguir recursos que vão financiar a expansão dos seus negócios, seja a abertura de novas filiais ou mesmo o lançamento de novos produtos, por exemplo.

A partir deste momento, acontece o que chamamos de mercado primário. Ele é caracterizado pela transferência das ações que eram exclusivas da empresa para os investidores da Bolsa, que estão comprando esses ativos pela primeira vez.

O mercado secundário é a etapa seguinte ao mercado primário. Ele é caracterizado pela negociação das ações entre os investidores.

Ou seja, o mercado secundário se refere às compras e vendas de ações realizadas entre as pessoas que querem investir, sem ter que passar pela empresa que emitiu as ações através do IPO.

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que essas negociações na Bolsa de Valores não acontecem 24 horas por dia. Na verdade, elas seguem alguns horários específicos, e para saber como investir em ações, é preciso ter atenção a estes horários.

Horário de negociação de ações

Agora que você já sabe o que é a Bolsa de Valores, é hora de entender como investir em ações. Para isso, o primeiro passo é saber o horário de abertura e fechamento do mercado. Confira na tabela:

Momento da BolsaHorárioInformações
Pré-abertura09:45 a 10:00Espécie de leilão para determinar o preço de abertura das ações.
Negociação10:00 a 17:00Momento em que acontecem as negociações e transações.
Call de fechamento16:55 a 17:00Algumas ações possuem um leilão para determinar o preço de fechamento.
After market17:30 a 18:00Funciona como uma espécie de prorrogação, com algumas restrições sobre as ações e amplitude das variações.

Estes horários podem sofrer alterações e adaptações, como acontece no horário de verão. Assim, é sempre bom conferir o horário atualizado no site da B3 e verificar o funcionamento para determinada época do ano.

Você deve entender estes horários para saber como investir em ações e explorar o melhor que a Bolsa de Valores pode oferecer. Sabendo disso, é possível avançar para o próximo passo e aproveitar as janelas de oportunidade para investir em ações.

Como investir em ações?

Você chegou até aqui e ainda não falamos sobre como investir em ações, não é mesmo? Bom, pode ter certeza que todas as informações que passamos até agora serão úteis na hora que você for fazer uma aplicação na Bolsa de Valores, especialmente se você busca investimentos para iniciantes.

Afinal, seu dinheiro foi conquistado com muito esforço e merece ser valorizado de verdade com bons investimentos.

Que tal saber como colocar tudo o que aprendeu em prática? Veja os 8 passos que você precisa seguir para começar a investir em ações agora mesmo e confira um resumo na sequência:

1° passo: realize um planejamento financeiro

Antes de sair investindo todo seu dinheiro para comprar ações, é preciso planejar o que você vai fazer realmente.

Saber onde quer chegar e quais conquistas deseja realizar é determinante para você ter bons resultados.

Você já parou para pensar de onde vai tirar os recursos para investir seu dinheiro? Alinhou sua expectativa de ganhos à realidade do seu bolso? Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas durante o seu planejamento.

Esse é um processo essencial para o sucesso dos seus investimentos. Ter organização será a base para você alcançar seus maiores objetivos e evitar que você corra riscos desnecessários. Por isso, vale a pena dedicar tempo e esforço nesse passo.

Além disso, é muito mais fácil ter sucesso ao investir em ações quando se está com um controle financeiro em dia e seguindo um planejamento maior.

2° passo: abra uma conta na Toro

Para que você consiga investir em ações na Bolsa de Valores é necessário contar com uma corretora de valores. Essas entidades funcionam como uma ponte entre os investidores e os investimentos.

Muitas pessoas acreditam que não importa a corretora, que o importante é saber investir. Esse é um grande erro, já que essas instituições devem ser vistas como uma parceira que pode facilitar bastante o caminho entre você e os seus sonhos.

Aqui na Toro, temos um compromisso de levar a melhor experiência de investimentos na Bolsa de Valores para você.

Pensando nisso, criamos uma plataforma simples e tão fácil de usar que é possível investir em ações com poucos cliques.

Portanto, na hora de escolher uma corretora de valores, é fundamental que você conheça bem a instituição e o custo-benefício que ela oferece. Escolher bem poderá fazer uma grande diferença nos seus resultados, além de evitar surpresas desagradáveis.

Hoje em dia é possível abrir uma conta em uma corretora em poucos minutos, por meio de um processo simples. Na Toro, este processo é ainda mais fácil, tudo é realizado pela internet e você pode fazer pelo celular ou computador, em pouco tempo. O mais legal é que você não paga nada para abrir ou manter sua conta na Toro.

3° passo: entenda seu perfil de investidor

Ao ativar sua conta em uma corretora, você terá acesso a várias opções de investimentos, entretanto, nem todos são adequados ao seu perfil. Por isso é importante entender suas preferências e expectativas em relação aos investimentos, para descobrir em qual perfil de investidor você se encaixa.

Na Toro, você pode identificar seu perfil de investidor gratuitamente. Por meio de um questionário bem simples e online, você responde em poucos minutos algumas perguntas sobre suas preferências e tolerância ao risco.

Esse perfil é importante na hora de definir como investir em ações, pois nem todo mundo tem as mesmas características como investidor. Entender essa lógica, antes de começar a aplicar seu dinheiro, é fundamental para evitar que você entre em uma situação em que não se sente confortável.

4° passo: escolha as ações certas para investir

Escolher as melhores ações do momento é o último passo dessa jornada. Vale a pena dizer que o conhecimento é essencial para ter sucesso na escolha. Dessa forma, quanto mais você souber identificar a hora certa de comprar ou vender uma ação, melhor poderá ser seus resultados.

A boa notícia é que, hoje em dia, o acesso aos investimentos está mais democrático.

Por meio da internet é possível comprar ou vender ações de empresas, investindo grandes valores e também quantias menores de dinheiro.

Você pode escolher ações de acordo com os recursos que tem para aplicar, mas sem esquecer de alinhar com seu perfil e planejamento. Porém, se você ainda não sabe como começar, saiba que você não está só para realizar essa escolha.

A Toro conta com especialistas do mercado que estão sempre atentos para identificar e te oferecer recomendações dos melhores investimentos do momento. Assim, você pode investir em ações com grandes chances de sucesso, contando com a expertise dos nossos Analistas.

Como aprender a investir em ações de forma simples?

Você deve estar pensando que, para seguir os passos apresentados e começar a investir na Bolsa, é preciso um processo demorado e burocrático, não é mesmo? Bem, até pouco tempo, essa era a realidade.

Ainda bem que lidar com um home broker complicado e pouco intuitivo não é mais necessário. A plataforma da Toro foi pensada para facilitar seus investimentos e te ajudar a alcançar seus maiores sonhos. Você pode abrir sua conta, transferir dinheiro e começar a investir em ações em muito pouco tempo.

A simplicidade também aparece na forma como você recebe recomendações de investimentos. Durante todo o pregão, nossos especialistas realizam análises baseados nos dados do mercado e conseguem identificar quais são as oportunidades que apresentam maior probabilidade de ganho.

Assim sendo, ao escolher uma oportunidade recomendada pela nossa equipe, você tem acesso às principais informações sobre ela antes mesmo de investir, como risco de perda e também potencial de ganho.

Quer saber mais sobre como investir em ações pela Toro é fácil e seguro? Veja no vídeo:

Quais são os riscos de investir em ações?

Ao ouvir a palavra risco, muitas pessoas automaticamente desistem de investir em ações, pois pensam que vão perder muito dinheiro. De fato, o investimento na Bolsa de Valores é mais arriscado do que opções de Renda Fixa, como CDB e Tesouro Direto. Afinal, o preços das ações sobem e descem a todo momento.

Entretanto, é possível saber lidar com este risco e utilizar estratégias, ferramentas e plataformas que ajudam a minimizar o perigo. Alguns caminhos interessantes para suavizar os riscos são as análises de ações e a definição do prejuízo estimado.

As análises ajudam a identificar uma oportunidade com maior probabilidade de acontecer e aproveitá-la a tempo para ter bons resultados nos investimentos.

Já o prejuízo estimado é uma ferramenta que permite que você programe um limite de perda máxima que você tem disposição para aceitar. Também conhecido como stop loss, esse mecanismo é extremamente importante porque evita que os prejuízos sejam ainda maiores.

Veja só: imagine que você comprou uma ação por R$ 50 esperando que ela se valorize. No entanto, você sabe que esse mercado pode mudar o cenário de repente. Então, você definiu o valor de R$ 48 como prejuízo estimado, se preparando para caso o preço dela caia ao invés de se valorizar.

Pode parecer estranho aceitar perder dinheiro. Mas saiba que essa atitude é muito valorizada por quem investe com estratégia.

É por isso que destacamos que o conhecimento também é importante para saber como investir em ações e amenizar os riscos. Além disso, utilizando dados para basear seus investimentos você aumenta suas chances de sucesso.

A nossa plataforma foi pensada para que você tenha acesso a todas as informações relevantes de uma transação, como valor mínimo e potencial de ganho. Isso inclui, obviamente, os riscos que a compra e venda de um ativo podem apresentar.

Que tal ver quais as melhores ações para investir agora, selecionadas pelos nossos especialistas? É só clicar no link abaixo:

Quais são as vantagens de investir em ações?

Você já sabe que o mercado de investimentos apresenta várias opções para você escolher. Desde a tradicional Poupança, passando pelos títulos de Renda Fixa, chegando nas ações de empresas e também nos contratos do Mercado Futuro, todas essas alternativas são caminhos para você aplicar seu dinheiro.

Entretanto, nem todas opções apresentam a mesma rentabilidade. A Poupança, por exemplo, está mais para uma forma de poupar dinheiro do que para investi-lo.

Os títulos de Renda Fixa, por outro lado, podem render mais que a caderneta, mas ainda são opções para quem quer investir dando mais prioridade para a segurança do que para a rentabilidade.

A grande vantagem de investir em ações é a possibilidade de conquistar resultados melhores e assim alcançar sonhos maiores. Além disso, o tempo também é uma vantagem.

É possível fazer operações como um trader, em operações ágeis que podem durar só alguns minutos, como no Day Trade, ou então investir no longo prazo, para quem não tem tempo de acompanhar o mercado o dia todo.

Se você tem disposição para se arriscar mais em busca de retornos maiores, investir em ações pode ser uma grande oportunidade.

Quer ver um exemplo claro de como as ações podem se tornar os melhores investimentos? Em 2002, a Netflix lançou suas ações pela primeira vez na Bolsa de Valores nos Estados Unidos. Segundo dados levantados pela CNN, quem aplicou US$ 1.000 na empresa, em maio de 2017 teria cerca de US$ 140.000.

Já pensou em investir na próxima Netflix e conseguir uma valorização 140 vezes maior do que aplicou inicialmente? É claro que este é apenas um exemplo, que apesar de ter ocorrido na Bolsa de Valores dos Estados Unidos, serve para ilustrar as possibilidades que a Bolsa pode oferecer.

Entretanto, é sempre bom lembrar que a rentabilidade do passado não serve como garantia do que ainda vai acontecer.

Para identificar as oportunidades de agora, é sempre bom ter atenção ao vai e vem da Bolsa e contar com a experiência de quem conhece muito o mercado.

Agora você já sabe como investir em ações e pode começar hoje mesmo. Lembre-se: o planejamento deve ser o primeiro passo para entender sua realidade e estabelecer seus objetivos de acordo com os recursos que você tem agora.

Além disso, é importante que você continue buscando informações que serão úteis na sua jornada. Adquirir conhecimento será fundamental para você dar cada passo rumo ao sucesso, evitando que as incertezas prejudiquem seu desempenho e conquistando excelentes resultados ao investir em ações.

Conte com o nosso time da Toro para estar ao seu lado por todo o caminho rumo ao seu sucesso nos investimentos. Cadastre-se grátis e confira todos os nossos cursos, do básico ao avançado, para você construir o futuro que sempre quis.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!