Conseguir rendimentos a partir de uma quantia aplicada é o desejo de todas as pessoas que possuem algum investimento. Boa parte dos investidores conseguem bons resultados, porém sabemos também que há muita gente que não investe, pois tem dificuldade em encontrar aplicações financeiras mais rentáveis.

Aplicar seu dinheiro, atualmente, é fácil. A internet facilitou a forma como as pessoas têm acesso ao mercado de ações e títulos, entretanto, exige que você entenda onde está investindo e todas as características das aplicações financeiras.

Portanto, podemos dizer que o sucesso dos seus investimentos está relacionado com o seu conhecimento sobre este mercado e com sua capacidade de perceber as aplicações financeiras que se encaixam no seu perfil e no seu planejamento.

Antes de mais nada, dê uma olhada no que o analista chefe da Toro Investimentos, Rafael Panonko, está falando sobre as melhores aplicações financeiras para 2019: 

Aproveite o melhor que a Bolsa oferece.
Aprenda a investir em ações na prática.

O que é uma aplicação financeira

Você provavelmente já viu este termo em algum lugar, não é mesmo? É comum ouvir sobre ele em conversas de amigos, fóruns na internet e também em noticiários sobre a economia do país. Entretanto, o significado de o que é aplicação financeira ainda pode causar alguma confusão.

Quando falamos sobre uma aplicação financeira, queremos dizer a compra de um ativo (ação ou título, por exemplo) com o objetivo de alcançar um rendimento por determinado período.

Você pode encontrar vários tipos de aplicações financeiras no mercado, que podem ser classificados em dois grupos: renda variável e renda fixa.

As aplicações financeiras mais rentáveis de renda fixa são opções indicadas especialmente para os investidores mais conservadores, que esperam que o dinheiro fique aplicado por um tempo maior e que não ofereça grandes riscos de desvalorização.

Por outro lado, normalmente, os investimentos de renda variável são indicados para quem procura ganhos mais elevados, principalmente no curto prazo, e que aceite os riscos que essa modalidade oferece.

Entender a diferença entre esses dois grupos de investimentos é fundamental para você conseguir entender quais são as aplicações financeiras mais rentáveis de acordo com seu planejamento e objetivos, estabelecidos no momento em que você decidiu começar a investir.

Agora que você já sabe o que é uma aplicação financeira, está mais perto de começar a ter bons resultados em seus investimentos. Afinal, ter seus objetivos e perfil bem definidos é uma atitude comum entre quem trilhou um caminho de sucesso nos investimentos.

Aprenda como se tornar um investidor de sucesso na Bolsa
Acesse o curso para iniciantes

Como identificar as aplicações financeiras certas para você

Como você já percebeu, estabelecer um objetivo é uma etapa fundamental para que você possa escolher as aplicações financeiras mais rentáveis.

Dizer que você quer que seu dinheiro renda mais não é suficiente para ser considerado um objetivo de verdade. Se você chegar em um restaurante e dizer que está com fome, mesmo assim precisará escolher um prato do cardápio para pedir ao garçom, certo?

Então, antes de investir, você deve identificar algumas questões fundamentais, por exemplo:

  • Tempo que pretende deixar o dinheiro aplicado.
  • Quantia que você deseja aplicar.
  • Expectativa de rendimento.
  • Motivo do investimento.

O planejamento dos seus investimentos deve ter como base a resposta para as questões que listamos agora, pois elas serão o norte para que você encontre aplicações financeiras mais rentáveis.

O motivo que leva você a investir provavelmente vai ser a primeira resposta que aparecerá, e essa informação é fundamental. Investimentos podem ser a ponte entre você e a realização dos seus sonhos, seja a reforma da sua casa, a compra de um carro zero ou mesmo garantir uma aposentadoria tranquila.

Por isso, é importante que seja definido esse motivo, para que você sempre se lembre sobre o que fez você escolher este caminho e manter o foco.

Este motivo é o que, geralmente, serve como fonte para a expectativa. Veja bem, se o seu desejo é investir para conseguir comprar um carro novo, então a expectativa é que, ao final do período de investimento, os rendimentos tenham sido suficientes para que você consiga realizar a compra.

Precisamos te lembrar que você precisa ter cuidado para alinhar sua expectativa com a sua realidade. A não ser que você ganhe na loteria ou receba uma herança inesperada, ficar milionário do dia para a noite é impossível. Portanto, sempre faça o alinhamento da sua expectativa com a realidade que você vive, ok?

Não estamos dizendo que você não pode sonhar alto.

No entanto, é preciso compreender que, quanto maior a distância entre a sua realidade agora e o seu sonho, maior será o tempo e o esforço necessários para chegar lá.

O tempo e também a quantia em dinheiro a ser investida são de grande importância para sua organização. Definir esses dois pontos é um caminho necessário para alinhar o planejamento com a realidade e encontrar aplicações financeiras mais rentáveis para você.

Estabelecendo essas diretrizes, você conhecerá o seu perfil de investidor, que é o último tópico que você deve entender antes de começar a procurar as melhores oportunidades de investimento.

O perfil de investidor pode ser identificado a partir das suas preferências e expectativas em relação aos investimentos.

Essa análise é feita por meio de um questionário online e que, a partir das suas respostas, é possível apontar qual é o seu perfil de investidor - se você é conservador, moderado ou arrojado.

Aqui na Toro, você consegue responder essas perguntas rapidamente, por meio de um questionário totalmente online, e ainda recebe dicas de como distribuir seu dinheiro para aumentar suas chances de sucesso.

Descubra em poucos minutos qual é o seu perfil de investidor
Saiba agora

Após criar seu planejamento e entender o seu perfil de investidor, é hora de procurar as aplicações financeiras mais rentáveis. Vamos te mostrar agora algumas possíveis opções para 2019, considerando alternativas de renda variável e renda fixa.

Aplicações financeiras mais rentáveis na renda variável

Quando mencionamos a renda variável, estamos falando sobre ativos negociados na Bolsa de Valores, como ações de empresas e contratos futuros. Alguns tipos de aplicações financeiras da Bolsa são:

  • Ações
  • Moedas
  • Commodities
  • Opções

Esses investimentos são chamados de renda variável por causa da variação dos rendimentos, que podem alternar de acordo com a movimentação do mercado. Esse tipo de aplicação financeira pode ser realizado das seguintes formas:

  • Curtíssimo prazo: ocorre quando as transações começam e terminam no mesmo dia, também chamado de Day Trade.
  • Curto e médio prazo: também podem ser conhecido como swing trade. É referente às operações que possuem entre 1 dia até 2 semanas de duração.
  • Longo prazo: podemos considerar os investimentos têm duração de, pelo menos, 1 ano.

Para o ano de 2019, é esperado que a economia cresça e forneça boas oportunidades para quem deseja investir em ações de empresas na Bolsa de Valores. Caso aconteça este movimento, para saber os melhores investimentos de 2019, é bom considerar aplicações em ativos de empresas do setor bancário, varejo e consumo e de infraestrutura.

Seguindo essa expectativa, veja algumas ações que podem ser consideradas aplicações financeiras mais rentáveis em 2019:

É importante considerar que este tipo de investimento envolve um certo risco, então é preciso analisar o desempenho das ações e usar ferramentas e estratégias para amenizar os riscos.

Por se tratar de renda variável, essa indicação que acabamos de dar não é uma certeza para o futuro. Portanto, pode haver mudanças nas perspectivas das ações listadas aqui, provocadas por acontecimentos difíceis de prever no momento.

Uma boa alternativa para realizar aplicações financeiras mais rentáveis em 2019 e proteger seu dinheiro é construir uma carteira de investimentos variada, que envolva ativos de renda variável e títulos de renda fixa. Desse jeito, você irá construir uma base sólida para os seus investimentos, diminuindo os riscos e aumentando as chances de ter bons resultados.

Quem vê de fora, pensa que é fazer investimentos na Bolsa de Valores é muito complexo, não é mesmo? A boa notícia é que na Toro você consegue navegar neste mercado de uma forma muito simples e aproveitar oportunidades indicadas por um time de experts.

Conheça as melhores oportunidades da Bolsa agora
Explore o mercado

Aplicações financeiras mais rentáveis na renda fixa

A renda fixa é um tipo de aplicação financeira muito procurada por quem deseja começar a investir e ainda não conhece muito o mercado. Por isso, ela atrai investidores mais conservadores, aqueles que buscam opções no longo prazo e que ofereçam mais segurança em relação aos rendimentos.

Por muito tempo, a Poupança foi a principal alternativa para quem desejava investir no longo prazo. Porém, hoje você consegue encontrar aplicações financeiras mais rentáveis do que a caderneta e que oferecem as mesmas vantagens: segurança e praticidade.

Conheça as principais aplicações financeiras mais rentáveis em renda fixa:

CDB

O Certificado de Depósito Bancário - CDB é uma aplicação financeira de renda fixa que costuma apresentar bons rendimentos aos investidores. Este título é emitido pelos bancos com o objetivo de arrecadar recursos para financiar suas atividades diárias.

Um dos motivos que faz muitas pessoas decidirem investir em CDB é que a segurança deste investimento é garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC. Veja como ele funciona:

Para o ano de 2019, há uma boa expectativa sobre a valorização destes títulos. O possível crescimento da economia deve favorecer o mercado bancário, transformando CDBs em boas alternativas para aplicações financeiras mais rentáveis, sobretudo os títulos de bancos considerados menores, que costumam oferecer taxas mais atrativas.

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras com a intenção de financiar, como o próprio nome sugere, o crescimento dos setores Imobiliário e do Agronegócio.

Esses dois setores devem ser beneficiados em um cenário de economia aquecida.

Então, você pode considerar essa opção na hora de escolher como investir em 2019.

Assim como os CDBs, essas aplicações financeiras também são protegidas pelo FGC. Além disso, outra vantagem é a isenção do pagamento do Imposto de Renda, o que faz muitas pessoas investirem em LCI e LCA em busca de melhores rendimentos.

Tesouro Direto

Entre as aplicações financeiras mais rentáveis de renda fixa em 2019, não há como não considerar o Tesouro Direto. Esse investimento oferece alta liquidez e segurança, além dos baixos valores exigidos.

Essa aplicação funciona como uma espécie de empréstimo para o Governo Federal, que devolve o dinheiro investido, somado aos juros do período, na data combinada.

Se você está procurando uma forma de investir de forma segura, começar pelo Tesouro Direto pode ser um bom caminho.

Pensando em 2019, o Tesouro IPCA pode ser uma boa alternativa para investimentos no Tesouro Direto. O movimento de crescimento da economia e a alta do dólar são fatores que beneficiam títulos com vencimento em 2035 e 2045, pois podem obter ganhos aproximados a 5% acima do IPCA (principal indicador que mede a inflação no país).

Como você viu, a renda fixa é uma forma de investimento que chama a atenção de investidores, pois oferece ótimas opções para garantir uma base financeira no seu futuro. Aprender mais sobre essa modalidade é uma boa ideia para saber onde investir em 2019.

Quer aprender tudo sobre renda fixa e Tesouro?
Curso grátis

Como investir nas aplicações financeiras mais rentáveis

Agora que você já sabe onde encontrar as aplicações financeiras mais rentáveis, chegou a hora de começar a investir. Na Toro, você encontra uma plataforma que te permite investir seu dinheiro de forma simples e fácil.

Se a sua escolha for a renda fixa, é possível fazer simulações colocando o valor que você tem disponível para aplicar e o tempo que você deseja que ele fique investindo. Com essas informações, você pode ver as oportunidades que mais se encaixam às suas necessidades e os rendimentos oferecidos por cada uma.

Na Toro você consegue investir na Bolsa de Valores com praticidade e a partir de R$200.

Nosso time de especialistas está atento ao movimento do mercado para encontrar oportunidades de investimento para você.

Quando isso acontece, você recebe uma notificação de uma oportunidade recomendada pelos nossos analistas e pode aproveitá-la já sabendo qual é seu potencial de ganho e definindo quanto está disposto a perder.

Tudo isso acontece com poucos cliques e pela internet com total segurança. Nossa plataforma é uma excelente alternativa para que você encontre as aplicações financeiras mais rentáveis e conquiste seus objetivos.

Veja como é fácil investir na Bolsa com a Toro:


Que tal aproveitar todas as facilidades que a Toro tem para te oferecer agora mesmo?

Descubra as ações mais interessantes do momento
Explore o mercado