Cadastre-se grátis

Simulador de CDB grátis da Toro

Calculadora gratuita de investimentos

⚠️ Importante: Os simuladores de CDB estimam os resultados com base nas projeções de mercado e nos retornos aproximados e, por isso, podem não retratar inteiramente a realidade, uma vez que os investimentos também estão sujeitos às variações tanto nas taxas de juros da economia e nos custos administrativos da aplicação. Portanto, a simulação não se trata de uma garantia absoluta de resultados futuros, mas sim de uma estimativa conforme o cenário hoje.

O que é e como funciona um CDB?

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário que, na prática, funciona como um empréstimo do investidor aos bancos. Eles são oferecidos pela maioria dos bancos, sejam grandes ou pequenos, como forma de captação de recursos que serão usados no financiamento de atividades de crédito.

Então, o CDB é um investimento de Renda Fixa em que o investidor aplica em um título com determinado prazo e com o objetivo de receber uma remuneração em juros.

Como funciona o tesouro direto

Qual é a diferença entre CDB e CDI?

Como vimos, o CDB é uma aplicação de Renda Fixa disponível a todos os investidores. Já o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), por sua vez, é um título negociado apenas entre os bancos. Ele serve como um mecanismo para que essas instituições financeiras façam empréstimos diários entre si.

Então, não é possível investir no CDI sendo pessoa física, mas apenas em títulos que usam sua taxa como indexador.

A taxa do CDI – ou simplesmente “taxa DI” – é que determina os juros dessa operação e segue bem de perto o valor da taxa Selic do momento. Por isso, o CDI é a principal referência de rentabilidade das aplicações de Renda Fixa.

Confira a variação da taxa do CDI mensal nos últimos anos:

Qual é o rendimento de um CDB?

Similar às outras aplicações da Renda Fixa, os CDBs têm sua rentabilidade atrelada à taxa do CDI ou à inflação.

Os principais tipos de CDB são:

Prefixado

A taxa de rentabilidade no final do prazo é definida no momento da aplicação.

Pós-fixado

Comumente atrelados à taxa do CDI como referência de rentabilidade. Ou seja, a rentabilidade pode ser de diferentes percentuais dessa taxa, tais como 100% do CDI, 110% do CDI, 125% do CDI etc.

Atrelado à inflação

Oferecem uma taxa fixa (prefixada) mais a variação de algum índice de inflação do período (IPCA ou IGP-M).

Veja, no gráfico abaixo, uma simulação de rentabilidade a diferentes proporções do CDI:

Lembre-se que é preciso estar atento ao nível de risco, pois os títulos mais seguros tendem a pagar menos. Já aqueles com nível de risco de crédito elevado, isto é, com mais chance de inadimplência, oferecem taxas de retorno maiores

O que é CDB com liquidez diária?

A liquidez nada mais é do que o prazo necessário para reaver seus recursos quando de um pedido de resgate. No caso dos CDBs, há dois tipos de liquidez: diária e no vencimento.

A liquidez diária significa que você pode resgatar a qualquer momento (também pode existir um período de carência antes disso). Já a liquidez no vencimento permite a retirada apenas ao final do prazo do CDB.

As regras de prazo obedecem à máxima de investimentos de Renda Fixa: quanto mais tempo você deixar seu dinheiro aplicado, melhores serão as taxas oferecidas.

Quais são os custos e o valor mínimo?

Os CDBs não cobram taxa de administração como os Fundos de Investimentos. Já a tributação do Imposto de Renda segue a tabela regressiva em que a taxa varia entre 22,5% a 15% sobre a rentabilidade de acordo com o tempo investido (geralmente entre seis meses e acima de dois anos). 

Por fim, sobre o valor mínimo, também vai depender das características do CDB e da instituição que o oferece, mas é possível encontrar aplicações com valor inicial baixo, ou seja, sem dificuldades.

Como usar o simulador de CDB grátis da Toro?

Para descobrir o melhor CDB para sua realidade e objetivos, basta fazer simulações. Por meio do simulador de CDB gratuito da Toro, é possível compará-los e descobrir qual será mais lucrativo.

O simulador de CDB funciona de maneira extremamente simples: informe o valor a ser investido e o prazo em que os recursos ficarão aplicados (em número de anos)

Então, a ferramenta vai selecionar as melhores opções de investimento com esses parâmetros e calcular qual será o saldo e o retorno percentual projetado após o prazo escolhido. 

Para escolher qual é o mais adequado, o investidor deve considerar os seguintes fatores:

  • Objetivos: determinar qual é o objetivo do investimento de acordo com o prazo, ou seja, comprar um carro, reformar a casa, construir uma reserva de emergência etc.
  • Prazo de resgate: estudar qual é o prazo estipulado para o resgate do investimento e se há a possibilidade de resgatar antes, caso você precise.
  • Liquidez: caso precise retirar o investimento, avaliar quais são as condições de liquidez, isto é, em quanto tempo o dinheiro retorna para você e quais são os impactos financeiros disso.
  • Rentabilidade: fazer uma simulação de rentabilidade considerando que os investimentos de Renda Fixa são de baixo risco e, por isso, tendem a render menos que na Bolsa de Valores.
  • Impostos e taxas: avaliar quais são as isenções, impostos, taxas e custos administrativos que o investimento está sujeito, sobretudo em relação ao prazo.

Se tiver alguma dúvida de como investir em CDB ou qualquer outro ativo de Renda Fixa pela Toro, confira o tutorial em vídeo que preparamos para você:

Como fazer um investimento em CDB?

Após terminar a simulação, o processo para aplicar também não apresenta dificuldades: