Cadastre-se grátis

Ações do setor de varejo: veja as melhores empresas varejistas da B3

Entre as principais ações de empresas do varejo na Bolsa de Valores temos companhias como Magazine Luiza, Carrefour, Lojas Renner, Grupo Casas Bahia e Petz. Entre os BDRs, destacam-se nomes como Wal-Mart, Target, Costco, Amazon e outros.Você já entrou em um supermercado e se perguntou se não poderia ser um dos donos daquela loja que você frequenta toda semana? E isso vale para diversas opções do varejo, como lojas de roupas, de produtos pet, artigos esportivos e muitas outras.
Por meio de Bolsa de Valores, você pode se tornar sócio das lojas que mais gosta e nas quais faz compras frequentemente.
No artigo de hoje, você vai conhecer quais são as principais ações do varejo brasileiro, quais são as principais companhias varejistas, seus segmentos e diferenciais. Além disso, também conhecerá algumas alternativas para investir em empresas varejistas no exterior por meio de BDRs.

Como é o setor de varejo no Brasil?

O comércio varejista é um dos principais segmentos empresariais do Brasil, tanto em faturamento quanto em geração de empregos, apontam os dados da recente Pesquisa Anual de Comércio do IBGE.
O comércio varejista emprega mais de 7,5 milhões de pessoas e tem mais de 1,4 milhão de empresas, sendo 1,6 milhão de lojas.
Ainda de acordo com dados da pesquisa, o varejo também emprega 74% dos trabalhadores do comércio como um todo.Além disso, os números apontam também que a região Sudeste é responsável por 50% da receita bruta de revenda do país. Por fim, os dados mostram também que essa receita só aumenta, assim como sua representatividade no PIB.
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), constatou que o varejo restrito (que não inclui automóveis e materiais de construção) teve um impacto de 22,9% no PIB, com um volume de R$ 1,99 trilhão e crescimento nominal de 13,9%.
Portanto, além de ser um setor vital para a economia, está em crescimento. Grandes empresas desse setor inclusive têm ações listadas na Bolsa de Valores, permitindo que investidores pessoa física e institucionais se tornem sócios.

Ações de varejo: quais são as melhores empresas varejistas da Bolsa?

Nesta seção do artigo, vamos conhecer as principais empresas do varejo nacional que tem ações listadas na Bolsa. As companhias estão separadas conforme o ramo de atuação: varejo em geral e marketplace, moda, supermercados, entre outros.Algumas dessas empresas fazem parte do índice Small Caps da Bolsa. Confira o vídeo a seguir e entenda mais sobre esse tipo de classificação:

Ações do varejo em geral e eletroeletrônicos

Comecemos a nossa apresentação das empresas varejistas com aquelas que se destacam por serem fortes no mundo online com lojas próprias, lojas em shoppings e marketplaces, bem como são conhecidas como top of mind no ramo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e produtos para casa:
EmpresaCódigoDestaque ou perfil corporativo*
Magazine LuizaMGLU3Varejista com mais de 1.100 lojas físicas em mais de 800 cidades. Também possui centros de distribuição, marketplace e um enorme ecossistema digital.
Grupo Casas BahiaBHIA3Antiga Via Varejo, dona de marcas como Casas Bahia, Ponto (antigo Ponto Frio), Bartira e Extra. Uma das maiores empresas de eletroeletrônicos e móveis do Brasil.
AmericanasAMER3Empresa resultante da combinação operacional da antiga B2W com a Lojas Americanas. Dona de marcas como Americanas, Submarino e Shoptime e Ame.

Fonte: B3 *Dados do departamento de Relações com Investidores das empresas

Ações do varejo de moda, vestuário e calçados

Outra importante categoria entre as varejistas é aquela que engloba empresas do segmento de moda, vestuário e calçados. Aqui, destacamos principalmente as companhias que possuem lojas ou pontos de vendas próprios. São elas:
EmpresaCódigoDestaque ou perfil corporativo*
AlpargatasALPA4Dona das marcas Havaianas, Osklen e Dupé. Possui loja digital e lojas físicas, principalmente em shoppings e no exterior por meio de lojas próprias ou franquias.
ArezzoARZZ3Dona das marcas Arezzo, Schutz e AnaCapri. Também vende produtos da marca Vans. É líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos. Possui e-commerce e lojas físicas.
C&ACEAB3Desde 1976 no varejo de moda brasileiro. Possui mais de 280 lojas em mais de 120 cidades. Abril capital na Bolsa em 2019.
Centauro (Grupo SFB)SFBG3Dono das marcas Centauro e Fisia. Também possui tanto lojas físicas quanto renomada força nas vendas online de produtos esportivos.
GuararapesGUAR3Dona das marcas Riachuelo, Carter’s e Midway Financeira. Toda  a confecção da Guararapes abastece as mais de 300 lojas da Riachuelo.
Grupo SomaSOMA3Resultado da fusão das marcas Animale e Farm. Com mais de 200 lojas no Brasil, recentemente anunciou a fusão com a Hering.
Lojas RennerLREN3Dona das Lojas Renner, Camicado, Realize e Youcom. Possui mais de 600 lojas físicas no Brasil, Uruguai e Argentina, além de e-commerce.
MarisaAMAR3A maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. É Prêmio Top of Mind na categoria e possui lojas físicas e online.
Track & FieldTFCO4Marca especializada em vestuário esportivo e moda praia. Possui mais de 260 lojas (entre próprias e franquias) em praticamente todos os estados do Brasil.

Fonte: B3 *Dados do departamento de Relações com Investidores das empresas

Ações de supermercados, atacarejos, comércio e distribuição

Também não é possível deixar de ressaltar as empresas do varejo de consumo cíclico, como supermercados, atacados, atacarejos, comércio e distribuição. Entre as principais ações de supermercados listadas na Bolsa, temos:
EmpresaCódigoDestaque ou perfil corporativo*
AssaíASAI3Empresa de capital aberto a partir da cisão com o Pão de Açúcar. Possui cerca de 190 lojas em 22 estados brasileiros. Atende 30 milhões de clientes por mês.
CarrefourCRFB3Varejista de produtos alimentares líder no Brasil. Está em todos os estados do país e também é dono da marca Atacadão. Recentemente, adquiriu as lojas da Rede Big.
Grupo MateusGMAT3Quarto maior varejista do Brasil com lojas de atacado e varejo. É um dos maiores conglomerados de empresas das regiões Norte e Nordeste.
Grupo Pão de AçúcarPCAR3Dono de marcas como Pão de Açúcar, Taeq e Qualitá . Tem mais de 800 lojas físicas em todas as regiões do Brasil e operações na Colômbia, Uruguai e Argentina com o Grupo Éxito.

Fonte: B3 *Dados do departamento de Relações com Investidores das empresas

Outras ações de empresas do comércio varejista

Por fim, há outras importantes varejistas de setores diversos como − móveis, decoração, farmácias, produtos pet, produtos de uso e higiene pessoal − que merecem destaque. As demais empresas desse ramo listadas na B3 são:
EmpresaCódigoDestaque ou perfil corporativo*
Lojas Quero-Quero LJQQ3Varejista especializada em material para construção, eletrodomésticos e móveis. Tem lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
MoblyMBLY3Referência no comércio eletrônico de móveis e decoração Também possui lojas físicas e megastores. Abriu capital na Bolsa de Valores em 2021.
NaturaNTCO3Dona de marcas como Natura, Avon, The Body Shop e Aesop. Possui operações no Brasil, América Latina, Europa e Ásia.
Pague MenosPGMN3Uma das maiores redes de farmácias do Brasil. Possui mais de 1.000 lojas e está em praticamente todos os estados do país.
PetzPETZ3Plataforma com canais físicos e digitais para a venda de produtos pet. Tem cerca de 150 lojas e também possui centros veterinários da marca Seres.
RaiaDrogasilRADL3Líder no mercado brasileiro de farmácias em receita e lojas. Possui mais de 2.100 pontos de venda em 23 estados. É resultado da fusão entre Raia SA e Drogasil SA.
WestwingWEST3Plataforma de e-commerce com mais de 9 milhões de usuários cadastrados. Referência no segmento de casa e decoração.

Fonte: B3 *Dados do departamento de Relações com Investidores das empresas

BDRs de varejo: como investir em varejistas no exterior?

Outra excelente alternativa para aumentar a diversificação da sua carteira com as varejistas é investir também em empresas deste setor no exterior por meio dos BDRs. Entre os principais ativos que você pode comprar na Bolsa de Valores do Brasil, pagando em reais, são:
EmpresaCódigoDestaque ou perfil corporativo*
AmazonAMZO34Empresa multinacional conhecida pelo slogan “a loja de tudo”. É uma das poucas empresas a passar de US$1 trilhão em valor de mercado.
AlibabaBABA34Empresa chinesa que concentra seus negócios em e-commerce, vendas no varejo e pagamentos online. É uma das maiores plataformas de negócios B2B do mundo.
Best BuyBBYY34Empresa americana de eletrônicos com mais de 1.000 lojas.  Tem mais de 100 mil empregados nos EUA e no Canadá.
CostcoCOWC34Varejista americana que funciona no modelo “clube de vendas”. Possui mais de 100 milhões de membros cadastrados.
Dollar GeneralDGCO34Cadeia de lojas de variedades dos EUA. É uma das gigantes do varejo americano com mais de 17 mil lojas de conveniência em 46 estados.
GapGPSI34Uma das maiores varejistas de roupas dos EUA. Dona de marcas como Gap, Old Navy, Banana Republic e Athleta.
Home DepotHOME34Varejista dos EUA especializadas em produtos para lar e construção. Tem mais de 2.300 lojas na América do Norte.
Macy’sMACY34Rede de loja de departamentos com cerca de 720 lojas. É  dona de marcas icônicas como Macy’s, Bloomingdale’s e Bluemercury.
TargetTGTB34Varejista americana que “vende de tudo” com lojas em todos os estados. Cerca 75% da população dos EUA vive a menos de 16 km de uma loja Target.
Wal-MartWALM34Tem mais de 10 mil lojas e clubes sob 48 marcas em 24 países. Uma das maiores varejistas do mundo.

Fonte: B3 *Dados dos sites das próprias empresas

Importante: as ações e BDRs apresentados no texto não são recomendações de compra nem necessariamente expressam a opinião dos Analistas da Toro.
Antes de passar ao próximo assunto, confira um conteúdo em vídeo a seguir e veja como é fácil investir em BDRs aqui na Toro:

Como analisar empresas do setor de varejo na Bolsa?

Para balizar sua escolha por ações de varejo, podemos incluir na análise o ranking anual do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar). Todos os anos, o instituto realiza rankings para averiguar quais são as melhores varejistas, conforme critérios pré-estabelecidos, tais como: eficiência, faturamento e imagem.Por último, ao realizar o checklist da análise fundamentalista, alguns fatores devem ser considerados no estudo:
  • Governança corporativa e ESG: analisar se a empresa apresenta bons quesitos de governança corporativa e práticas ESG.
  • Lucros: avaliar se a empresa é lucrativa ao longo dos anos.
  • Receita e faturamento recorrente: observar o crescimento das receitas, isto é, o dinheiro que entra na empresa pela venda de produtos.
  • Política de preços: como todas as varejistas normalmente vendem os mesmos produtos, os consumidores dão preferência pela loja onde encontram os preços mais baixos. Por isso, as margens são reduzidas.
  • Margens: entender que as varejistas, por realizar compra e venda de mercadorias, trabalham com margens de lucro mais baixas, mas isso não significa que sejam menos eficientes. É apenas uma característica do setor. Elas ganham na alta receita e geração de caixa.
  • Caixa e geração de caixa: empresas varejistas precisam de boa posição de caixa tanto para honrar seus compromissos quanto para realizar a compra de estoques de mercadorias que serão revendidas.
  • Endividamento: observar se a empresa tem controle das suas dívidas e o tamanho do endividamento, principalmente em relação ao caixa e ao desempenho operacional (Ebitda).
  • Crescimento do patrimônio líquido: em linhas gerais, mostra se a empresa está conseguindo crescer de modo forte no longo prazo, gerando riqueza ao acionista.
  • Crescimento em geral: observar se a empresa está crescendo no mercado por meio da compra de outras companhias, fusões, parcerias, novos produtos, entre outros.
  • Força da marca: quanto mais forte a marca e o reconhecimento da empresa, mais ela tende a atrair clientes e vender.
  • Diferenciais de mercado: estudar quais são os diferenciais que fazem determinada empresa se destacar frente às concorrentes. Exemplos: qualidade das lojas, logística, preços, distribuição, loja online, serviços e comodidades, formas de pagamento, produtos diferenciados etc.

Vale a pena investir em empresas do comércio varejista?

A resposta é sim! As empresas varejistas vendem produtos e serviços essenciais que os consumidores compram frequentemente, como alimentos, roupas e remédios, materiais para construção.
Logo, esse tipo de empresa costuma apresentar grandes volume de vendas e faturamentos.
Elas são conhecidas por serem empresas de consumo cíclico, isto é, o nível de vendas varia de acordo com o momento da economia e o poder de compra das famílias.Incluir ações do varejo na sua carteira é também uma boa oportunidade de aumentar a diversificação, tanto de empresas quanto de setores. Confira abaixo artigos especiais sobre ações de outros setores na B3:

Como comprar ações de varejo na Bolsa de Valores?

Antes de fechar essa página, veja como investir em empresas varejistas na Bolsa de Valores do Brasil, seja por meio das ações ou BDRs. No infográfico abaixo, você encontra um passo a passo para todo o processo: desde abrir conta na corretora até comprar o ativo desejado:Se você ainda assim ficar com dúvidas, assista ao vídeo abaixo e veja o tutorial de como comprar ações na plataforma da Toro, a mais moderna do mercado e com Corretagem Zero:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!