Cadastre-se grátis

Quais são as ações do agronegócio e alimentos para investir na Bolsa?

As principais ações do agronegócio listadas na Bolsa são de empresas como: Brasil Agro, Agrogalaxy, Kepler Weber, Raízen, SLC Agrícola, São Martinho, Boa Safra e Três Tentos. Já entre as empresas de alimentos destacam-se: JBS, M.Dias Branco, Camil, Josapar, Marfrig e BRF.

O agronegócio é, historicamente, um dos principais setores da economia brasileira. O país sempre se destacou como um dos grandes produtores de commodities agrícolas e produtos alimentares que são exportados para o mundo inteiro, mesmo em momentos de crise.

A crise da pandemia e o início da sua recuperação ressaltou novamente a importância do agro para a economia e para o comércio internacional.

Você já pensou em ser sócio das empresas que atuam neste setor tão vital da economia? No artigo de hoje, apresentaremos as ações do agronegócio e de alimentos disponíveis na Bolsa de Valores, seu ramo de atuação e os destaques corporativos dos papéis para incluir na sua carteira de investimentos. Vamos lá?

Qual é a importância do agronegócio para o Brasil?

O agronegócio e a pecuária são importantes setores econômicos do Brasil, não só agora como historicamente.

Desde o Brasil-colônia, a produção agrária se destacava no mercado internacional, sobretudo com produtos como açúcar, café e algodão.

Hoje, ainda temos a liderança e alguns desses mercados e conquistamos outros, fazendo com que o país e se destaque como grande exportador no universo agro. Desse modo, as empresas do agronegócio representam significativo peso no nosso giro e crescimento econômicos.

Dados recentes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) também mostram a relevância do agro para a composição do PIB nacional. 

O agronegócio respondia, em 2020, por 26,6% do PIB brasileiro contra 20,5% do ano anterior.

Confira abaixo alguns destaques do agronegócio brasileiro, de acordo com o panorama traçado pelo Sistema CNA:

  • A soma de bens e serviços gerados no agro chegou a R$1,55 trilhão em 2019.
  • O setor absorve cerca de um a cada três trabalhadores brasileiros.
  • As exportações para a China somam 28% em volume e 26% em receita.

Outra importante pesquisa da Embrapa relacionou números relevantes da posição agropecuária brasileira no mercado mundial:

  • O Brasil é o 4º maior produtor mundial de grãos e detém 19% do mercado mundial, atrás somente de China, EUA e Índia. 
  • De 2000 a 2020, o Brasil foi o 2º maior produtor e exportador de soja do planeta e chegou ao 1º lugar em 2021.
  • O Brasil também é o 3º maior produtor de milho e o 4º maior produtor de feijão.
  • Em 2020, o Brasil alcançou a marca de maior rebanho bovino do mundo, o 4º maior rebanho de aves, o 3º maior de suínos e ocupa o 2º lugar na exportação de carnes exportadas (bovina, suína e aves).
  • Em relação às frutas, o Brasil é ocupa a 3ª posição entre os maiores produtores do mundo, atrás de China e Índia.
  • No mercado de açúcar, o Brasil é líder mundial na produção e detém um terço de todo o açúcar que é produzido no mundo.
  • Por fim, o país também liderou, em 2020, a produção mundial de café em grãos com 30,3% do total.

Vale a pena investir em empresas do setor de agronegócio?

Já percebemos que o agronegócio é fundamental para o motor da economia brasileira. Contudo, as empresas listadas na Bolsa são boas mesmo? Vale a pena investir nelas?

A boa notícia é que a variedade de companhias desse tipo é muito grande, dando ao investidor um bom poder de escolha.

Além disso, há empresas de diferentes ramos dentro do agronegócio: soja e cana-de-açúcar, por exemplo. Ou seja, se você não entende ou não gostar muito de um, pode estudar se tornar sócio em outro.

Ao aplicar em empresas alimentícias e ações do agronegócio, você aumenta a diversificação da sua carteira, bem como investe em um setor essencial para a economia e para as pessoas.

Além disso, o Brasil é um histórico e forte produtor agrário, sendo uma das nações que contribuem para a segurança alimentar do mundo. Assim sendo, as terras nacionais não são apenas boas, mas também são produtivas e eficientes, aumentando o poder de competição do país em nível internacional.

O agronegócio nacional também é capaz de produzir excedentes suficientes que abastecem o mercado interno e possibilitam a exportação, sendo um vetor fundamental do crescimento econômico.

Para terminar, como veremos a seguir, algumas das empresas e ações do agronegócio e do setor de alimentos se encaixam na categoria conhecida como Small Caps. Assista ao vídeo abaixo com o Analista da Toro, Lucas Carvalho, e entenda melhor o potencial de valorização desse tipo de investimento:

Quais as melhores ações do agronegócio e alimentos para investir na Bolsa de Valores?

As principais ações do agronegócio e/ou empresas de alimentos listadas na Bolsa de Valores (B3) são:

EmpresaCódigo Destaque ou perfil corporativo
Brasil AgroAGRO3Uma das empresas com maior quantidade de terras agricultiváveis focada em aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais com aptidão agropecuária.
AgrogalaxyAGXY3Plataforma de varejo de insumos e serviços agrícolas. Atua também na produção de sementes, originação, armazenamento e comercialização de grãos.
Minerva FoodsBEEF3Produtora e comercializadora de carne in natura e derivados, bem com exportadora de gado vivo. Faz também o processamento de carne bovina, suína e de aves.
BRF FoodsBRFS3Empresa com mais de 85 anos, 100 mil funcionários e atuação em 130 países. Possui marcas globais como a Sadia e a Qualy.
CamilCAML3Empresa de industrialização, comercialização e distribuição de grãos, sobretudo arroz, feijão, açúcar e pescados enlatados. Uma das marcas mais lembradas de arroz.
PomiFrutasFRTA3Produtora e comercializadora de maçãs in natura e processadas. Localizada em Santa Catarina, processa cerca de 40 mil toneladas de maçãs por ano.
Jalles MachadoJALL3Empresa produtora de açúcar e álcool, além de cogeração de energia elétrica, saneantes e levedura. Possui canavial 100% próprio.
JBSJBSS3 A maior produtora de proteína animal do mundo e a 2ª maior empresa global de alimentos. Tem mais de 400 unidades internacionais e várias marcas conhecidas.
JosaparJOPA3Empresa de produtos alimentícios dona de marcas como Arroz Tio João, Meu Biju e SupraSoy. Uma das maiores fornecedoras do varejo também exporta para 40 países.
Kepler WeberKEPL3Líder no setor de soluções para armazenagem, pós-colheita e conservação de grãos (silos, secadores, máquinas de limpeza e seus componentes) na América do Sul.
MarfrigMRFG3Uma das gigantes de proteína animal no mundo e líder internacional de fabricação de hambúrgueres. Exporta seus produtos para mais de 100 países.
M. Dias BrancoMDIA3Líder nacional no mercado de massas e biscoitos e com posição relevante no mercado de farinha de trigo. Possui marcas como Piraquê, Adria e Vitarella.
RaízenRAIZ4Empresa do Grupo Cosan com presença na produção de etanol e açúcar a partir da cana-de-açúcar. É referência em energias renováveis a partir do bagaço da cana.
SLC AgrícolaSLCE3Grupo produtor de soja, milho e algodão. Também realiza o plantio de pastagem e criação de gado. É dona da SLC Sementes, que produz e vende sementes de soja.
São MartinhoSMTO3Uma das maiores produtoras de açúcar e etanol do Brasil. 100% da sua é colheita mecanizada e tem 4 usinas próprias.
Boa SafraSOJA3Companhia líder nacional na produção de sementes de soja. Vende para 70% dos estados produtores de soja no Brasil.
Três TentosTTEN3Produtora de sementes (milho, trigo e soja). Possui centros de beneficiamento de sementes e uma unidade misturadora de fertilizantes.

Fontes: B3 e Relações Com Investidores das companhias

Lembre-se de que as ações apresentadas no artigo não são recomendações de compra nem necessariamente representam a opinião dos Analistas da Toro.

Quais são as diferenças entre ações do agronegócio e Fiagros?

As ações do agronegócio são títulos que representam a propriedade de uma parcela de uma empresa do setor agrícola. Essas ações são negociadas em bolsas de valores e permitem aos investidores participarem dos lucros e perdas das empresas.

Por outro lado, Fiagros (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais) são Fundos de Investimento voltados para o agronegócio.

Também chamados de “FIIs do agronegócio”, são compostos por diversos ativos, como ações de empresas agropecuárias, títulos do setor e commodities agrícolas. Os Fiagros oferecem aos investidores a oportunidade de diversificar seus investimentos no agronegócio, além de proporcionar benefícios fiscais específicos para o setor.

Em resumo, enquanto as companhias do agronegócio são investimentos diretos em empresas do setor, os Fiagros são Fundos de Investimento que englobam diversos ativos relacionados ao agronegócio.

Antes de passar ao próximo tópico, confira um vídeo especial da nossa Analista de Investimentos, Stefany Oliveira, sobre a montagem de uma carteira de ações completa e vencedora:

Como escolher ações do agronegócio para investir?

Como você pode perceber, são várias alternativas entre as empresas listadas na Bolsa que você pode incluir na sua carteira.

Mas, afinal como escolher a melhor empresa do agronegócio para investir? Para realizar esse estudo e não errar na escolha, considere os critérios abaixo:

  • Tenha certeza de que entendeu bem o que a empresa vende e como ela ganha dinheiro.
  • Compreenda que o agronegócio passa por ciclos e quais ciclos são esses.
  • Entenda os riscos do agronegócio, como fatores climáticos, demanda internacional, etc.
  • Avalie o crescimento das receitas, lucros e posição de caixa.
  • Veja se as margens da empresa (bruta e líquida) são competitivas no setor em que atua.
  • Analise o tamanho das dívidas da empresa, sobretudo em relação ao operacional (Ebitda).
  • Veja se o patrimônio líquido está crescendo.
  • Cheque se a empresa é pagadora de dividendos ou reinveste os lucros no próprio crescimento.

Esses são alguns dos fatores que podem ser analisados na tomada de decisão por uma ação do agronegócio.

Por fim, também é possível recorrer às recomendações de Analistas de mercado, que se dedicam a entender e estudar as empresas para você. Acesse a nossa área de Bolsa e confira as principais recomendações dos Analistas da Toro.

Como comprar ações do agronegócio e do setor de alimentos?

Por último, descubra como comprar ações do agronegócio e de empresas de alimentos na B3 com facilidade. No infográfico abaixo, listamos os passos que você deve seguir para incluir as ações na sua carteira. Lembre-se de que é necessário ter conta ativa em uma corretora.

Caso não tenha ficado completamente claro como fazer isso, assista ao vídeo abaixo e aprenda como comprar ações na plataforma da Toro Investimentos, a mais moderna do mercado e com Corretagem Zero:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!